Início

Questões de Concursos Assistente Social

Resolva questões de Assistente Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


461Q651266 | Códigos de Ética, Código de Ética do Assistente Social, Assistente Social, INB, CONSULPLAN

Com relação ao sigilo profissional, de acordo com o Código de Ética em vigor, podemos afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

462Q159493 | Direito Administrativo, Desconcentração e Descentralização Administrativa, Assistente Social, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que se refere ao regime jurídico administrativo, aos poderes da administração pública e à organização administrativa, julgue os itens subsequentes.

Configura descentralização administrativa o ato de criação, pela administração direta, de órgão público para a distribuição interna de determinada atribuição.

  1. ✂️
  2. ✂️

463Q158611 | Direito Processual Penal, Inquérito Policial, Assistente Social, Polícia Civil ES, AOCP, 2018

Qual é o caráter do inquérito policial no direito brasileiro?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

464Q388266 | História, Paraná PR, Assistente Social, Prefeitura de Castro PR, FAUEL

Qual foi a data da instalação da Comarca do município de Castro?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

465Q14612 | Serviço Social, Assistente Social, VIVA COMUNIDADE VIVA RIO, CEPERJ

Matos e Bravo (2008), ao realizarem uma análise sobre o projeto ético-político do Serviço Social e sua relação com a Reforma Sanitária, ensinam que, na década de 1990, havendo dois projetos em disputa na área da saúde – o projeto privatista e o projeto da reforma sanitária estes apresentaram diferentes requisições para o Serviço Social. A opção que referencia as características dos diferentes projetos e as requisições postas ao Serviço Social, segundo a análise dos autores, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

466Q159744 | Direito Penal, Antijuricidade, Assistente Social, Polícia Civil ES, FUNCAB

A respeito da legítima defesa, prevista no Código Penal como excludente de antijuridicidade, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

467Q703000 | Português, Interpretação de Textos, Assistente Social, Prefeitura de Ananindeua PA, CETAP, 2019

Texto associado.
Leia o texto com atenção e responda a questão de acordo com os comandos.
A MÁGICA DA EDUCAÇÃO
Educar-se é a precondição para que o trabalho seja uma escola

Quase todos entendem: Os mais educados ganham mais. Por que será? O que a escola terá enfiado na cabeça do aluno, mudando sua forma de trabalhar - ou de se comportar como cidadão? Os números mostram claramente: quanto mais anos de escolaridade, maior o nível de renda. Que outras dúvidas haveria para demonstrar o poder da educação?
Isso é fácil de entender, pois aprendem-se na escola coisas que podemos usar no primeiro dia de trabalho. De fato, aprendem-se habilidades que o mercado valoriza e pelas quais está disposto a pagar, como ler, escrever, receber instruções por escrito e muito mais. A escolaridade permite decifrar um orçamento e entender um manual de instruções. Quem sabe fazer essas coisas ganha mais, pois é mais produtivo para a empresa. E, como os economistas demonstram de forma persuasiva, se alguém recebe salários maiores é porque produz mais. Mas os números contêm uma charada. Com o passar do tempo, vamos esquecendo o que aprendemos na escola. Alguns conhecimentos mal duram até o dia da prova.
Ao começarmos a trabalhar, usamos o que nos ensinou a escola. No ano seguinte, já teremos esquecido muito do que nos foi ensinado.
Sendo assim, diria a lógica, se ganhamos pelo que aprendemos na escola, ao irmos esquecendo, nosso salário deveria diminuir. Mas é exatamente o oposto. Os analfabetos se aposentam praticamente com o mesmo salário inicial. Para quem estudou, em vez de caírem, os salários sobem ao longo da vida profissional. E não é só isso: sobem mais quanto mais escolaridade se consegue acumular. Mas não voltamos à escola, não nos ensinaram nada de novo que pudesse ser remunerado. Ainda assim, sobem os salários.
Por que será? Diante de uma situação de trabalho, o analfabeto não consegue encontrar uma maneira melhor de lidar com ela. Portanto, continua fazendo sempre o mesmo. Já quem passou pela escola adquiriu formas de pensar e agir que permitem decifrar as situações de trabalho e lidar criativamente com os desafios que aparecem. Amadurece seu julgamento, toma melhores decisões e aprende formas mais eficazes de trabalhar. Além disso, alcança uma compreensão mais ampla do mundo. Enfim, adquire um equipamento intelectual que lhe permite transformar a experiência de trabalho em produtividade. Usando uma expressão comum aprender a aprender.
Portanto, quanto mais aprendemos na escola, mais somos capazes dessa conversão de experiência em aprendizado. O equipamento para lidar criativamente e aprender com o mundo do trabalho torna-se mais poderoso. Com um diploma superior, ao chegar à maturidade, um indivíduo ganha três vezes seu salário inicial. Os números são claros: a capacidade de aprender a aprender dos mais escolarizados vale mais que os conhecimentos úteis que possuíam no primeiro dia de trabalho. A educação consiste em equipar as pessoas para aprender a fazer coisas que não foram ensinadas na escola. O trabalho é uma grande escola, mas somente para quem estudou. No fundo, os conhecimentos incluídos nos currículos valem menos por sua utilidade intrínseca e mais pela oportunidade de exercitar nosso raciocínio, ao lidarmos com
eles.
(CASTRO, Cláudio de Moura. Revista Veja, 6 de AGOSTO, 2018. p. 73)
O sinônimo adequado para o objeto direto da frase: “(...) os números contêm uma charada." é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

468Q14621 | Informática, Assistente Social, CEFET RJ, CESGRANRIO

No Windows 7, o tipo de usuário que pode alterar configurações de segurança, instalar software e hardware, acessar todos os arquivos do computador e fazer alterações nas contas de outros usuários é chamado de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

469Q158237 | Informática, BrOffice LibreOffice, Assistente Social, IF SE, IF SE

O Pacote BrOffice é composto por vários aplicativos com funcionalidades distintas, marque a opção INCORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

470Q158532 | Serviço Social, Assistente Social, DPU, CESPE CEBRASPE

A distinção entre aparência e essência é fundamental, senão toda ciência não teria sentido. Na pesquisa em serviço social, para se fazer essa distinção, normalmente se adota um método de pesquisa no qual se parte
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

471Q158405 | Serviço Social, Instrumentalidade do Serviço Social, Assistente Social, Polícia Civil ES, AOCP, 2018

A instrumentalidade pode ser compreendida como mediação, visto que o cotidiano é o espaço para a realização das ações instrumentais, como um exercício profissional, crítico e competente. Dessa forma, há algo que precede a discussão acerca dos instrumentos e técnicas necessárias ao profissional: a sua instrumentalidade. Assinale a alternativa que caracteriza a instrumentalidade do exercício profissional do(a) Assistente Social.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

472Q704466 | Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de Ananindeua PA, CETAP, 2019

Sobre os recursos públicos, o art. 77 da LDB estabelece que eles serão destinados às escolas públicas, podendo ser dirigidos a escolas comunitárias, confessionais ou filantrópicas que, exceto: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

473Q805106 | Legislação e Decretos, Decreto n 7234 2010, Assistente Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE

O Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010, criou o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), voltado para a ampliação das condições de permanência dos jovens na educação superior pública federal. Um dos objetivos do PNAES é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

474Q51786 | Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de Catuji MG, Reis e Reis

São objetivos da vigilância epidemiológica após a vacinação da população, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

475Q15337 | Matemática, Assistente Social, Fundação Casa, CETRO

Em uma empresa, 4 funcionários pintam à mão 40 canecas personalizadas em 3 dias. Com o advento da festa da padroeira da cidade, tornou-se necessário que fossem pintadas 1.200 canecas em 12 dias. Diante do exposto, assinale a alternativa que apresenta quantos funcionários, de mesma capacidade que os primeiros, são necessários para que o trabalho seja entregue no prazo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

477Q158390 | Serviço Social, Assistente Social, DPU, CESPE CEBRASPE

Acerca da formulação de projeto de intervenção profissional no serviço social e dos aspectos teóricos e metodológicos, fundamentos, instrumentos e técnicas de pesquisa social, julgue o item a seguir.

Na elaboração do projeto profissional, é desnecessário que o assistente social aponte os recursos financeiros: esse item não integra o arcabouço teórico-metodológico e técnico-operativo da profissão.
  1. ✂️
  2. ✂️

478Q15330 | Português, Assistente Social, Fundação Casa, CETRO

De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e quanto à concordância verbal, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

479Q14118 | Direito Penal, Assistente Social, TJ SC, FGV

Felix, oficial de justiça, foi à casa de André para dar cumprimento a mandado de citação em ação penal em que este figurava como réu. No local, encontrou o denunciado, que arrumava suas malas para fugir do país. Diante da situação, resolveu solicitar R$ 2.000,00 (dois mil reais) para certificar que o acusado não foi localizado na diligência, o que foi efetivamente realizado mediante pagamento da quantia.

O crime praticado por Felix foi de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

480Q842840 | Serviço Social, Serviço Social e Minorias grupos étnicos raciais, Assistente Social, SES DF, IADES, 2020

  As raízes do conservadorismo ainda estão bem vivas no chão do Serviço Social, o que não poderia ser diferente, uma vez que uma profissão não é uma bolha e, assim como o conservadorismo tem encontrado espaço fértil para sua expressão na sociedade como um todo, encontra também espaço entre os (as) assistentes sociais. 

CARDOSO, P. F. G. Ética e formação profissional em Serviço Social: do conservadorismo à emancipação. Rev. Katálysis, Florianópolis, v. 20, n. 3, p. 325-334, dez. 2017, com adaptações. 

Quanto ao avanço do conservadorismo e às questões éticas contemporâneas no Serviço Social, julgue o item a seguir.

No campo ideocultural, o avanço do fundamentalismo religioso e da intolerância acirra a discriminação, e variadas formas de opressão manifestam-se de maneira cada vez mais violenta, mas também impulsiona novas maneiras de manifestação, organização e defesa de direitos de grupos sociais historicamente explorados e oprimidos, como mulheres, jovens, negros e LGBTQI+.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.