Início

Questões de Concursos Assistente Social

Resolva questões de Assistente Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


4961Q895718 | Serviço Social, Sistema Único de Saúde, Assistente Social, Prefeitura de Cururupu MA, FUNATEC, 2024

A participação popular no SUS é garantida principalmente através de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4963Q989678 | Direito Processual Penal, Assistente Social, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Associe as formas de violência doméstica e familiar contra a mulher (1ª coluna) com seus respectivos exemplos legais de acordo com a Lei Maria da Penha (2ª coluna) e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(1) Violência psicológica
(2) Violência patrimonial
(3) Violência moral
(_) Conduta que configure calúnia, difamação ou injúria.
(_) Conduta que causa dano emocional e diminuição da autoestima.
(_) Conduta que perturbe o pleno desenvolvimento ou que vise degradar ou controlar suas ações.
(_) Conduta que configure retenção de objetos, instrumentos de trabalho e documentos pessoais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4964Q1081081 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Assistente Social, Prefeitura de Juiz de Fora MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2024

Tendo como referência o Estatuto da Pessoa com Deficiência, analise as afirmativas a seguir.

I. Consideram-se barreiras arquitetônicas as existentes nas vias e nos espaços públicos e privados abertos ao público ou de uso coletivo.

II. Consideram-se barreiras urbanísticas as existentes nos edifícios públicos e privados.

III. Consideram-se barreiras nos transportes as existentes nos sistemas e meios de transportes.

IV. Consideram-se barreiras tecnológicas as que dificultam ou impedem o acesso da pessoa com deficiência às tecnologias.

Estão corretas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4965Q1086714 | Serviço Social, Surgimento e Institucionalização do Serviço Social, Assistente Social, TJ RJ, CESPE CEBRASPE, 2021

Julgue os itens a seguir, no que diz respeito às formas de intervenção profissional construídas pela categoria do serviço social em seus distintos contextos históricos.

I A ruptura com o conservadorismo profissional, consolidada nos anos 80 do século passado significou a superação, no interior da categoria, desse pensamento e com ele o reacionarismo.
II Antes do processo de ruptura com o conservadorismo, os assistentes sociais pensavam as políticas sociais como respostas a situações indignas de vida da população pobre e com isso compreendia a mediação que essas políticas representavam no processo de trabalho que realizavam, ao deparar-se com as demandas da população. A ruptura com o conservadorismo profissional, consolidada da década de 80 do século passado significou a superação, no interior da categoria, desse pensamento e com ele o reacionarismo.
III A partir dos anos 40 do século passado, o serviço social buscou uma instrumentalização técnica, valorizando o método e desvinculando-se dos princípios neotomistas. A linguagem do planejamento passou a ser uma das bases para o processo de profissionalização do serviço social.
IV Na segunda metade da década de 60 do século passado, a prática teve que se revestir com características formais e processuais, possibilitando o seu controle e verificação, segundo critérios burocrático-administrativos das instâncias hierárquicas e sua interseção com outros profissionais.
V O serviço social, em seu processo de profissionalização, foi marcado por uma concepção formalista que não reproduzia a realidade objetiva, apenas sistematiza regras formais. A totalidade era reduzida à justaposição de totalidades parciais.

Assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4966Q1080591 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Disposições Preliminares, Assistente Social, Prefeitura de Seara SC, AMAUC, 2023

Acerca do Art. 5º da igualdade e da não discriminação do Estatuto da Pessoa com Deficiência, marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4967Q1080343 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Assistente Social, Prefeitura de Unaí MG, COTEC, 2023

Com base na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, Lei n.º 13.416/2015, marque V para as afirmativas verdadeiras a seguir e F para as falsas.
( ) A pessoa com deficiência, submetida à medida restritiva de liberdade, não demanda o acesso a outros direitos e garantias que são comuns aos demais apenados.
( ) A pessoa que possui impedimento de natureza física, intelectual ou sensorial temporário é considerada com deficiência, para efeitos de recebimento do Benefício de Prestação Continuada.
( ) A tomada de decisão apoiada é o processo pelo qual duas pessoas idôneas e confiáveis são escolhidas, pela pessoa com deficiência, para a apoiar no acesso às informações e na tomada de decisões sobre atos da sua vida civil.
( ) A lei mencionada considera crime negar emprego, trabalho ou promoção à pessoa em razão de sua deficiência.
( ) O planejamento e as ações de urbanização das vias públicas, dos parques e dos demais espaços públicos precisam ser acessíveis para todas as pessoas, inclusive para aquelas com deficiências ou mobilidade reduzida.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4968Q1087772 | Matemática, Análise Combinatória em Matemática, Assistente Social, Prefeitura de Amaralina GO, GANZAROLI, 2024

Em um projeto social, são oferecidas as seguintes modalidades esportivas: “futebol de campo, futebol de salão, vôlei, handebol, basquete e xadrez”. A seleção inicial dos participantes por modalidade é realizado pelo preenchimento de um formulário “socioeconômico”. Para nova turma de 2024, os selecionadores analisaram a seguinte situação: “20 candidatos pretendem treinar somente futebol de salão e 8 pretendem treinar somente basquete”. O total dos inscritos para treinar basquete são 15. Ao todo, existem 17 candidatos que não pretendem praticar futebol de salão. O total de candidatos inscritos, foi de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4969Q1080866 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Assistente Social, Prefeitura de Cotriguaçu MT, Gama Consult, 2025

Segundo o Estatuto da Pessoa com Deficiência de 2015, o Poder Executivo criará instrumentos para:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4970Q1079852 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Legislação das Pessoas com Deficiência, Assistente Social, UFPE, COVEST COPSET, 2019

A Lei n.° 13861/2019 altera a Lei que dispõe sobre o apoio às pessoas com deficiência (Lei n.° 7853/1989). Em seu Artigo 17, que trata do censo demográfico, a Lei n.° 13861/2019 faz a seguinte alteração:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4971Q1081132 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Legislação das Pessoas com Deficiência, Assistente Social, Prefeitura de Lorena SP, Avança SP, 2024

De acordo com a Política Nacional de Integração da Pessoa com Deficiência, São diretrizes da Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência: Exceto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4972Q967213 | Português, Significação Contextual de Palavras, Assistente Social, CONAB, FJPF

Texto associado.
Faz pelo menos dois anos que o mundo aguarda uma pandemia do calibre da gripe espanhola, que matou mais de 20 milhões de pessoas entre 1918 e 1920. Se não provocou ainda a epidemia globalizada, porém, a cepa pré- apocaliptica do vírus H5N1 já garantiu um belo surto de pânico midiático.

Nunca os jornais falaram tanto de algo que não aconteceu. Talvez, apenas, na nunca materializada pandemia de Sars, a “pneumonia asiática” que tirou o sono de muita gente em novembro de 2002 e causou menos de 800 mortes.

O terror na forma de vírus vem mais uma vez da Ásia. A mortandade de aves domésticas e casos isolados de pessoas infectadas com o H5N1 se espalharam pelo Oriente a partir de 2003 e daí, periodicamente, para as manchetes do mundo todo. O contágio jornalístico parece muito mais fácil que o físico.

Há motivo para precaução de autoridades sanitárias? Sem dúvida. Mas não para pânico público, nem para sair comprando do próprio bolso caixas e caixas de oseltamivir (marca registrada Tamiflu). Até que haja contágio entre humanos, e não de ave para homem, corre-se o risco de gastar dinheiro à toa. Já se o H5N1 ganhar a faculdade de infectar humanos facilmente, nada garante que a droga vá ser eficaz contra o vírus mutante.

Enquanto isso, o remédio é buscar um pouco de informação. O H5N1 é uma cepa do tipo A do vírus da influenza (gripe), bem mais problemático que os outros dois, B e C. Normalmente infecta aves, domésticas ou selvagens (inclusive migratórias). Desse reservatório pode ser transmitido para pessoas, quando manifesta alta capacidade de matar (em alguns surtos, as mortes chegaram a um terço dos doentes).

O nome atribuído às cepas tem relação direta com seu poder sinistro, mais precisamente com proteínas de sua superfície cruciais para a capacidade de invadir células do aparelho respiratório, multiplicar-se dentro delas e depois abandoná-las em legião. O H se refere à hemaglutinina, envolvida na invasão, e o N à neuraminidase, que ajuda as partículas virais multiplicadas a deixarem a célula infectada.

O H5N1 só se tornaria realmente perigoso se sofresse uma mutação que facilitasse sua transmissão entre pessoas, do que ainda não se tem notícia. Os repetidos surtos de infecção de gente que lida com galináceos multiplicam as chances estatísticas de que isso se torne uma realidade. Aves migratórias e o comércio de aves ajudam a espalhar o vírus pelo mundo, levando-o por exemplo para a Europa, mas muito improvavelmente para a América do Sul.

O temor de epidemiologistas é que o vírus sofra uma recombinação (intercâmbio de material genético), no corpo dos raros doentes, com o vírus da gripe comum. Facilidade de contágio e poder de matar podem resultar dessa aliança, mas, de novo, nada garante que isso vá ocorrer

É como andar de avião, ou morar perto de uma usina nuclear: probabilidade muito baixa de um acidente, que no entanto teria efeitos devastadores. A diferença é que, no mundo globalizado, ninguém pode escolher deixar de respirar.

A argumentação desenvolvida ao longo do texto visa a justificar a seguinte proposição:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4973Q1080366 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Assistente Social, Prefeitura de Curvelo MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2024

A Lei nº 13.146 define como barreiras qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que limite ou impeça a participação social da pessoa, bem como o gozo, a fruição e o exercício de seus direitos à acessibilidade, à liberdade de movimento e de expressão, à comunicação, ao acesso à informação, à compreensão, à circulação com segurança, entre outros.
A respeito das barreiras, assinale a alternativa que apresenta a definição incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4975Q967223 | Serviço Social, Assistente Social, CONAB, FJPF

Um projeto de pesquisa tem a finalidade de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4976Q1077053 | Informática, Internet, Assistente Social, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Na URL “https://transparencia.itapevi.sp.gov.br/”, o trecho “.itapevi” corresponde ao
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4977Q1080639 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Disposições Preliminares, Assistente Social, Prefeitura de Salto do Lontra PR, FAU, 2024

Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. A avaliação da deficiência, quando necessária, será biopsicossocial, realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar e considerará, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4978Q999237 | Serviço Social, Sistema Único de Saúde, Assistente Social, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

A Resolução-RDC n. 63, de 25 de novembro de 2011, dispõe sobre os Requisitos de Boas Práticas de Funcionamento para os Serviços de Saúde. A respeito da mencionada resolução, analise as afirmativas abaixo.

I. Mencionada resolução não dispõe acerca dos mecanismos de controle de acesso de trabalhadores, pacientes, acompanhantes e visitantes.
II. O serviço de saúde deve garantir que seus trabalhadores com possibilidade de exposição a agentes biológicos, físicos ou químicos utilizem vestimentas para o trabalho próprias do trabalhador, sendo defeso o fornecimento destas pelo serviço de saúde. § 1º Estas vestimentas podem ser próprias do trabalhador ou fornecidas pelo serviço de saúde.
III. O serviço de saúde deve estar inscrito e manter seus dados atualizados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde - CNES.
IV. As unidades funcionais do serviço de saúde devem ter um profissional responsável conforme definido em legislações e regulamentos específicos.

Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4979Q1012044 | Serviço Social, Serviço Social e Saúde do Trabalhador, Assistente Social, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca da atuação do serviço social no campo da saúde do trabalhador, julgue o item que se segue.

O profissional de serviço social que atua na área de saúde do trabalhador pode ser requisitado para diversas frentes, como unidades básicas de saúde, reabilitação previdenciária (em organizações públicas ou privadas) ou Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST).

  1. ✂️
  2. ✂️

4980Q1080399 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Assistente Social, Prefeitura de Guamaré RN, FUNCERN, 2024

O Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146 / 2015 com as alterações pela Lei nº 14.624/2023), em seu CAPÍTULO IV, que trata do Direito à Educação, reza que a educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem. Nesse sentido, estabelece que incumbe ao poder público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.