Início

Questões de Concursos Assistente Social

Resolva questões de Assistente Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


5181Q1081296 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Disposições Preliminares, Assistente Social, Prefeitura de Palmeira PR, FAU, 2023

Assinale a alternativa que NÃO corresponde ao Estatuto da Pessoa com Deficiência:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5182Q1086188 | Matemática, Análise Combinatória em Matemática, Assistente Social, Prefeitura de Marília SP, VUNESP

Dois grupos de peças, um deles com 54 peças do tipo A e outro com 90 peças do tipo B, serão separados em caixas, contendo ambos os tipos de peças cada uma, com x peças do tipo A e y peças do tipo B. A fim de se formar o maior número possível de caixas, o número total de peças em cada caixa deverá ser igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5183Q1087471 | Matemática, Análise Combinatória em Matemática, Assistente Social, Prefeitura de Seara SC, AMAUC, 2022

Se 10 jogadores estão inscritos para um torneio de tênis, como são necessários 2 jogadores em cada partida, de quantas maneiras diferentes os organizadores poderão formar a dupla do primeiro jogo?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5184Q1086718 | Serviço Social, Instrumentos Técnicos Operativos do Serviço Social, Assistente Social, TJ RJ, CESPE CEBRASPE, 2021

O laudo social caracteriza-se por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5185Q1086719 | Serviço Social, Instrumentos Técnicos Operativos do Serviço Social, Assistente Social, TJ RJ, CESPE CEBRASPE, 2021

A entrevista, instrumento de trabalho muito utilizado pelo assistente social, exige que o profissional se organize para realizá-la, pois
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5186Q1020673 | Português, Interpretação de Textos, Assistente Social, EBSERH, VUNESP, 2020

Texto associado.

Descanso ensurdecedor

Uma explicação evolucionista para a qualidade contagiosa dos bocejos reza que eles servem para sincronizar o ciclo de sono e vigília em grupos humanos, desde o tempo das cavernas. Numa cidade de 12 milhões de habitantes, há muito isso se tornou impossível.

Nessa megamultidão sempre haverá notívagos e madrugadores, os que podem dispor da noite para divertir-se e os que precisam padecer horas a fio em meios de transporte para chegar ao trabalho.

Sem chance de coordenar suas atividades, resta torná­-las compatíveis por meio de regras de convivência, e compete ao poder público garantir seu cumprimento.

Dormir bem, afinal, constitui direito do cidadão. O sono é imprescindível para recuperar o corpo de fadigas e até para a mente fixar coisas aprendidas durante o dia, mas quem consegue adormecer e descansar na metrópole barulhenta?

Poucos saberão, mas vigora em território paulistano uma norma que estipula o máximo de 60-65 decibéis de ruído no período diurno e 50-55 no noturno, a depender da classificação urbana da área.

O limiar legal para a madrugada fica pouco acima do volume recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), 40 decibéis, o equivalente a uma conversa em voz baixa.

A iniciativa Mapa do Ruído, por exemplo, já mediu 92 decibéis em ruas do Brás. O munícipe conta com um serviço de denúncias e reclamações da prefeitura, pelo telefone 156, mas as 440 multas aplicadas neste ano pelo programa Psiu não parecem surtir muito efeito.

Considere-se o bairro de Santa Cecília, primeiro no ranking das queixas. Só em 2019 acumularam-se 595 reclamações. As próximas vítimas do descaso ensurdecedor são os moradores de Pinheiros, que fizeram 511 denúncias neste ano.

A gastronomia e a vida noturna de São Paulo constituem um patrimônio cultural da metrópole, não se discute. Há que fiscalizar e punir com mais rigor, no entanto, quem as utiliza como álibi para perturbar o sono alheio.

(Editorial. Folha de S.Paulo, 27.11.2019. Adaptado)

Considere os trechos:

•  Uma explicação evolucionista para a qualidade contagiosa dos bocejos reza que eles servem para… (1° parágrafo)

•  O sono é imprescindível para recuperar o corpo de fadigas… (4° parágrafo)

•  O limiar legal para a madrugada fica pouco acima do volume recomendado pela Organização Mundial da Saúde… (6° parágrafo)

Os termos destacados significam, correta e respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5187Q995607 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Assistente Social, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

Com base na Lei 8.080/1990, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5188Q1088048 | Direito Constitucional, Direitos Sociais, Assistente Social, Prefeitura de Pedras de Fogo PB, EDUCA, 2025

De acordo com o Art. 200 da Constituição Federal de 1988, Ao sistema único de saúde compete, além de outras atribuições, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5189Q1087544 | Matemática, Análise Combinatória em Matemática, Assistente Social, Prefeitura de Turuçu RS, OBJETIVA, 2024

Rodrigo levou sua namorada para jantar em um restaurante. Chegando lá, o restaurante oferecia uma refeição completa (entrada, prato principal e sobremesa) com 2 opções de entradas, 4 opções de pratos principais e 5 tipos de sobremesas diferentes. Sendo assim, de quantas maneiras diferentes Rodrigo pode montar sua refeição, considerando que ele vá escolher uma entrada, um prato principal e uma sobremesa?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5191Q1012059 | Serviço Social, Assistente Social, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item a seguir, considerando a dimensão técnico-operativa do serviço social, suas técnicas, seus instrumentos, seus procedimentos interventivos e a atuação em equipe.

A instrumentalidade, compreendida como suporte técnico da ação profissional, é exterior à práxis, servindo como um meio operativo para a execução de tarefas.

  1. ✂️
  2. ✂️

5192Q1080685 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Assistente Social, Prefeitura de Afogados da Ingazeira PE, IGEDUC, 2024

No que diz respeito aos direitos fundamentais das pessoas com deficiência estabelecidas na Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015 que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), julgue o item a seguir:

Em caso de pessoa com deficiência em situação de curatela, deve ser assegurada sua participação, no maior grau possível, para a obtenção de consentimento.

  1. ✂️
  2. ✂️

5193Q994434 | Matemática, Sistemas de Numeração e Operações Fundamentais, Assistente Social, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

Vitor irá realizar uma viagem de carro com tempo estimado de duração de 7 horas e 46 minutos. Se ele saiu de sua casa às 9 horas e 32 minutos, ele chegará ao seu destino às:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5194Q1036422 | Serviço Social, Saúde, Assistente Social, Banestes, FGV, 2023

O programa de qualidade de vida no trabalho (PQVT) é um conjunto de ações voltadas à promoção de hábitos saudáveis entre os trabalhadores. Assim, é possível construir um ambiente de trabalho que valoriza o bem-estar das pessoas. Essa é uma iniciativa bastante prática e eficiente para proporcionar benefícios tanto aos trabalhadores quanto à empresa. Os profissionais poderão ter uma vida mais equilibrada e, por consequência, serão mais produtivos e engajados com o trabalho.
Com base nos princípios que orientam os Programas de Qualidade de Vida no Trabalho, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Para a efetividade do Programa, é necessário realizar uma avaliação da realidade atual, definir objetivos, desenvolver um plano de ação, implementar o programa, acompanhar os resultados.
( ) O Programa busca criar um ambiente de trabalho baseado na segurança psicológica e no bem-estar.
( ) As ações do Programa propiciam maior proteção na relação trabalhista aos que participam.
( ) A principal meta do Programa é fortalecer a organização sindical dos trabalhadores.
As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5195Q980873 | Português, Assistente Social, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Com uma trama intensa e provocações perturbadoras sobre a convivência escolar e digital dos jovens, a minissérie Adolescência (Netflix, 2025) dominou os debates nas redes sociais. Para além da ficção, a produção escancara dilemas da juventude contemporânea, desde o impacto das relações virtuais até os problemas das relações escolares. Mas como responsáveis e educadores podem lidar com esses desafios?

Raul Alves de Souza, doutor em Educação Escolar pela UNESP e membro associado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral da UNICAMP/UNESP, alerta para o papel essencial da escola na formação social, moral e emocional dos estudantes. Segundo ele, os desafios enfrentados pelos adolescentes atualmente são mais complexos do que os das gerações passadas, e a solução passa, necessariamente, por mais diálogo, planejamento e formação dos professores para lidar com essas questões. Em entrevista, o educador defende:

“A escola é responsável pela formação sociomoral e emocional dos alunos e pelas questões da saúde mental. Ela sempre foi e sempre será. Trata-se de um lugar que, por excelência, permite que os alunos convivam e criem laços sociais. Isso deve ser olhado pela escola de maneira concreta e objetiva, estabelecendo ações planejadas e intencionais que visam a melhoria da qualidade da convivência dentro do seu âmbito. Na série, fica claro o quanto a escola falhou nesse aspecto. Convivência escolar bem planejada é pré-requisito para saúde mental e relações mais saudáveis.

Lidar com situações de conflitos, indisciplina, bullying, entre outros problemas de convivência existentes dentro da escola é parte da tarefa de educar. A grande questão é o quanto nós, professores, estamos preparados para lidar com esses problemas.”

(Tatiane Calixto. “Adolescência: quais alertas a minissérie traz para pais e escolas?”, 02.04.2025. Disponível em: https://novaescola.org.br/. Adaptado)
No trecho “Para além da ficção, a produção escancara dilemas da juventude contemporânea…” (1º parágrafo), a expressão destacada pode ser substituída, preservando o sentido do texto, por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5196Q1087456 | Serviço Social, Proteção Social à Criança, Assistente Social, TJ RJ, FGV, 2024

Em se tratando do processo de adoção, os divorciados, os judicialmente separados e os ex-companheiros
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5197Q989666 | Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Os principais métodos de pesquisa utilizados para informar o planejamento de campanhas educativas em saúde pública incluem entrevistas em profundidade. Sobre esse assunto, analise os itens abaixo:

I. São uma técnica quantitativa de coleta de dados.
II. Geralmente adotam uma amostragem intencional, na qual os participantes são selecionados com base em critérios específicos relacionados ao objetivo da pesquisa.
III. As respostas dos participantes são examinadas em busca de padrões, que podem ser usadas para desenvolver conclusões significativas.
IV. Sua validade e confiabilidade podem ser influenciadas pela subjetividade do entrevistador, pelo viés dos participantes e pela interpretação dos dados.

Estão CORRETOS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5198Q1031415 | Matemática, Aritmética e Problemas, Assistente Social, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Em um conjunto de 6 registros numéricos, a mediana é 7,0. Sabese que a média aritmética dos 4 menores é 6,5 e a média aritmética dos 4 maiores é 7,75.
A média aritmética dos 6 registros
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5199Q995593 | Matemática, Assistente Social, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

Alice, Bernardo e Carlos planejam uma viagem, mas seus destinos preferidos divergem:
Alice vai para Paris se Bernardo for para Roma. Bernardo vai para Roma se Carlos for para Londres. Carlos vai para Londres se Alice for para Paris.
Assinale a alternativa que apresenta o destino de cada um.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5200Q1020685 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Assistente Social, EBSERH, VUNESP, 2020

Como uma atividade curricular obrigatória no curso de Serviço Social, o estágio é estratégico no processo de formação profissional do assistente social, uma vez que objetiva aprofundar os conhecimentos apreendidos em sala de aula, permitindo a convergência e o desvelamento dos diversos conteúdos a partir de sua inserção efetiva em campo de estágio. Como atividade complementar para a formação, essa inserção no contexto social aproxima o profissional, em processo de formação, do caráter interventivo da profissão, explicitando suas dificuldades, dilemas e contradições cotidianas, objetivando ainda vincular e fortalecer o projeto profissional a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.