Início

Questões de Concursos Assistente Social

Resolva questões de Assistente Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


561Q14584 | Português, Assistente Social, VIVA COMUNIDADE VIVA RIO, CEPERJ

Texto associado.
OUTRO PARADIGMA: ESCUTAR A NATUREZA

Agora que se aproximam grandes chuvas, inundações, temporais, furacões e deslizamentos de encostas temos que reaprender a escutar a natureza. Toda nossa cultura ocidental, de vertente grega, está assentada sobre o ver. Não é sem razão que a categoria central - ideia - (eidos em grego) significa visão. A televisão é sua expressão maior. Temos desenvolvido até os últimos limites a nossa visão. Penetramos com os telescópios de grande potência até a profundidade do universo para ver as galáxias mais distantes. Descemos às derradeiras partículas elementares e ao mistério íntimo da vida. O olhar é tudo para nós. Mas devemos tomar consciência de que esse é o modo de ser do homem ocidental e não de todos.

Outras culturas, como as próximas a nós, as andinas (dos quéchuas e aimaras e outras) se estruturam ao redor do escutar.Logicamente eles também veem. Mas sua singularidade é escutar as mensagens daquilo que veem. O camponês do altiplano da Bolívia me diz: “eu escuto a natureza, eu sei o que a montanha me diz”. Falando com um xamã, ele me testemunha: “eu escuto a Pachamama e sei o que ela está me comunicando”. Assim, tudo fala: as estrelas, o sol, a lua, as montanhas soberbas, os lagos serenos, os vales profundos, as nuvens fugidias, as florestas, os pássaros e os animais. As pessoas aprendem a escutar atentamente estas vozes. Livros não são importantes para eles porque são mudos, ao passo que a natureza está cheia de vozes. E eles se especializaram de tal forma nesta escuta que sabem ao ver as nuvens, ao escutar os ventos, ao observar as lhamas ou os movimentos das formigas o que vai ocorrer na natureza. 

Quando Francisco Pizarro em 1532 em Cajamarca, mediante uma cilada traiçoeira, aprisionou o chefe inca Atahualpa, ordenou ao frade dominicano Vicente Valverde que com seu intérprete Felipillo lhe lesse o requerimento,um texto em latim pelo qual deviam se deixar batizar e se submeter aos soberanos espanhóis, pois o Papa assim o dispusera. Caso contrário poderiam ser escravizados por desobediência. O inca lhe perguntou donde vinha esta autoridade. Valverde entregou-lhe o livro da Bíblia. Atahaualpa pegou-o e colocou ao ouvido. Como não tivesse escutado nada jogou a Bíblia ao chão. Foi o sinal para que Pizarro massacrasse toda a guarda real e aprisionasse o soberano inca. Como se vê, a escuta era tudo para Atahualpa. O livro da Bíblia não falava nada.

Para a cultura andina tudo se estrutura dentro de uma teia de relações vivas, carregadas de sentido e de mensagens. Percebem o fio que tudo penetra, unifica e dá significação. Nós ocidentais vemos as árvores mas não percebemos a floresta. As coisas estão isoladas umas das outras. São mudas. A fala é só nossa. Captamos as coisas fora do conjunto das relações. Por isso nossa linguagem é formal e fria. Nela temos elaborado nossas filosofias, teologias, doutrinas, ciências e dogmas. Mas esse é o nosso jeito de sentir o mundo. E não é de todos os povos.

Os andinos nos ajudam a relativizar nosso pretenso “universalismo”. Podemos expressar as mensagens por outras formas relacionais e includentes e não por aquelas objetivísticas e mudas a que estamos acostumados. Eles nos desafiam a escutar as mensagens que nos vêm de todos os lados.

Nos dias atuais devemos escutar o que as nuvens negras, as florestas das encostas, os rios que rompem barreiras, as encostas abruptas, as rochas soltas nos advertem. As ciências na natureza nos ajudam nesta escuta. Mas não é o nosso hábito cultural captar as advertências daquilo que vemos. E então nossa surdez nos faz vítimas de desastres lastimáveis. Só dominamos a natureza, obedecendo-a, quer dizer, escutando o que ela nos quer ensinar. A surdez nos dará amargas lições.

Leonardo Boff (Adaptado de: alainet.org/)
A crítica do autor ao “modo de ser homem ocidental" está melhor sintetizada em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

562Q14231 | Português, Assistente Social, SEDUC AM, FGV

“Maioria crescente dos brasileiros.” 

No fragmento, o adjetivo “crescente” está grafado com sc. Assinale, dentre as opções a seguir, a que apresenta o vocábulo corretamente grafado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

563Q340413 | Raciocínio Lógico, Assistente Social, Prefeitura de Cantagalo RJ, CONSULPLAN

André, Bruno, Carlos e Diego são irmãos e suas idades formam, na ordem apresentada, uma proporção. Considere que André tem 3 anos, Diego tem 18 anos e Bruno é 3 anos mais novo que Carlos. Assim, a soma das idades destes quatro irmãos é igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

564Q160464 | Legislação Estadual, Estatuto dos Funcionários Públicos, Assistente Social, TJ MG, FUNDEP

Pela análise do Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de Minas Gerais, é CORRETO afirmar que a licença para tratar de interesse particular para os funcionários interinos e aos comissionados

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

565Q35370 | Serviço Social, Assistente Social, IFMA

O conhecimento científico é sempre uma busca de articulação entre uma teoria e a realidade empírica, sendo o método o fio condutor para se formular esta articulação. Desse ponto de vista, pode-se afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

566Q815045 | Legislação Federal, Medida Provisória Bolsa Família, Assistente Social, Prefeitura de Sengés PR, UNIUV

Sobre o Programa Bolsa Família, assinale a alternativa que não corresponde a esse programa:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

567Q823040 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Assistente Social, SPU, CESPE CEBRASPE

De acordo com o disposto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), julgue os itens subsequentes. O dirigente de entidade que desenvolve programa de acolhimento institucional é equiparado, para todos os efeitos de direito, ao guardião, de modo que deve remeter anualmente à autoridade judiciária relatório detalhado acerca do desenvolvimento de cada criança ou adolescente acolhido.
  1. ✂️
  2. ✂️

568Q159523 | Serviço Social, LOAS Lei Orgânica de Assistência Social, Assistente Social, CAERN, FGV

Segundo a Lei Orgânica da Assistência Social - Lei 8.742/93 -, o funcionamento das entidades e organizações de assistência social depende de prévia inscrição no(s) respectivo(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

569Q51791 | Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de Catuji MG, Reis e Reis

A cidadania é um instituto comum a todos os modernos ordenamentos jurídicos estatais. Diante disso, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

570Q14816 | Administração Pública, Assistente Social, UFF, COSEAC

Se o servidor de uma autarquia pratica um dano civil contra um terceiro:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

571Q159611 | Serviço Social, Código de Ética Profissional, Assistente Social, CAERN, FGV

O Código de Ética Profissional do Assistente Social em vigor é regido por alguns princípios fundamentais. Entre estes princípios, pode-se destacar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

572Q427700 | Direito Constitucional, Assistente Social, Prefeitura de Venda Nova do Imigrante ES, CONSULPLAN

Segundo a Constituição Federal de 1988, a seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social. Compete ao Poder Público, nos termos da lei, organizar a seguridade social, com base nos seguintes objetivos:

I. Diversidade da base de financiamento; equidade na forma de participação e custeio.

II. Universalidade da cobertura e do atendimento; equidade na forma de participação no custeio.

III. Descentralização da gestão pública; seletividade e distributividade na prestação dos benefícios e serviços.

IV. Caráter democrático e descentralizado da administração, mediante gestão bipartite, com a participação dos trabalhadores e do Governo nos órgãos colegiados; irredutibilidade do valor dos benefícios.

Estão corretas apenas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

573Q445645 | Direito Constitucional, Diversos, Assistente Social, SEAS CE, FUNECE

No que tange à organização do Estado brasileiro, assinale a assertiva verdadeira.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

574Q14819 | Administração Pública, Assistente Social, UFF, COSEAC

Para fins de apuração de comprometimento ético, o Decreto nº 1.171/94 entende por servidor público:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

575Q853818 | Informática, Internet, Assistente Social, GUALIMP, 2020

Protocolos de rede (conhecidos também como protocolos de internet) nada mais são do que um conjunto de normas que permitem que uma máquina conectada à internet possa se comunicar com outra também já conectada à rede, permitindo a troca de arquivos entre usuários, envio de mensagens e etc. Trata-se de uma espécie de linguagem universal entre máquinas, independentemente do fabricante ou sistema operacional utilizado por elas. Diante disto, assinale qual das alternativas a seguir não corresponde a um protocolo de rede.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

576Q51784 | Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de Catuji MG, Reis e Reis

Algumas doenças transmissíveis estão caminhando para o declínio, ou seja, estão quase sendo erradicadas. Dentre as doenças abaixo citadas, todas estão neste estágio citado acima, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

577Q157913 | Serviço Social, Assistente Social, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação ao planejamento como proposta de intervenção na área social, julgue os itens seguintes.

O planejamento operacional é detalhado e analítico; abrange cada tarefa ou operação bem como a etapa de supervisão; e deve estar intrinsecamente relacionado ao planejamento tático.

  1. ✂️
  2. ✂️

578Q158723 | Português, Interpretação de Textos, Assistente Social, UFAL, COPEVE UFAL

Texto associado.


Pode-se caracterizar empiricamente a sociedade de
consumo por diferentes traços: elevação do nível de vida,
abundância das mercadorias e dos serviços, culto dos objetos e
dos lazeres, moral hedonista e materialista, etc. Mas,
estruturalmente, é a generalização do processo de moda que a
define propriamente. A sociedade centrada na expressão das
necessidades é, antes de tudo, aquela que reordena a produção
e o consumo de massa sob a lei da obsolescência, da sedução e
da diversificação, aquela que faz passar o econômico para a
órbita da forma moda (LIPOVETSKY, Gilles. O império do
efêmero. São Paulo: Companhia das Letras, 1989, p. 159).

A expressão moral hedonista e materialista traduz

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

579Q805145 | Legislação e Decretos, Regulamento da Previdência Social, Assistente Social, UFPA PA

Com base no Decreto n.º 3.048 de 1999, diploma legal que aprovou o Regulamento da Previdência Social, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

580Q805503 | Legislação e Decretos, Decreto n 7234 2010, Assistente Social, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR

De acordo com o decreto n° 7234 de 19 de julho de 2010, que dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.