Início

Questões de Concursos Assistente Social

Resolva questões de Assistente Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


721Q464669 | Direito Previdenciário, Histórico da Previdência Social, Assistente Social, Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Cariacica ES, CESPE CEBRASPE

A Constituição Federal de 1988 inaugurou um modelo de proteção social embasado na ampliação de direitos sociais. Acerca da regulamentação e da implementação dessas conquistas, julgue os itens a seguir.

Um dos objetivos da seguridade social consiste na irredutibilidade do valor dos benefícios, que não pode ser inferior a um salário mínimo.

  1. ✂️
  2. ✂️

722Q847720 | Ética na Administração Pública, Código De Ética Profissional Do Servidor Público Civil, Assistente Social, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir: I. A compreensão sobre a ética deve possibilitar que os servidores sejam capazes de assumir posições segundo seu próprio juízo de valor, considerando diferentes pontos de vista e aspectos de cada situação. II. É dever do servidor público cumprir, de acordo com as normas do serviço e as instruções superiores, as tarefas de seu cargo ou função, tanto quanto possível, com qualidade, segurança e rapidez, mantendo seu local de trabalho sempre em boa ordem. Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

723Q158172 | Serviço Social, Assistente Social, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca da aposentadoria por invalidez e do auxílio-doença previdenciário, julgue os itens subsecutivos.

O segurado que estiver recebendo auxílio-doença e desejar retornar ao trabalho voluntariamente terá seu benefício mantido até que seja realizada perícia médica da previdência social.

  1. ✂️
  2. ✂️

724Q159004 | Matemática, Conjuntos, Assistente Social, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considere que, em um conjunto S de 100 servidores públicos admitidos por concurso público, para cada x = 1, 2, 3, ..., Sx, seja o subconjunto de S formado pelos servidores que prestaram exatamente x concursos até que no concurso de número x foram aprovados pela primeira vez; considere, ainda, que Nx seja a quantidade de elementos de Sx. A respeito desses conjuntos, julgue os itens a seguir.

Se a e b forem números inteiros positivos e a ? b, então Na ? Nb.

  1. ✂️
  2. ✂️

725Q822314 | Legislação Federal, Legislação sobre Portadores de Deficiência, Assistente Social, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Tendo como referência a legislação direcionada à pessoa com deficiência, julgue os itens que se seguem.

A educação especial deve seguir o currículo do ensino regular, exigindo-se apenas que os métodos de ensino sejam adaptados às necessidades de aprendizagem e à estrutura física da unidade educacional.

  1. ✂️
  2. ✂️

726Q159275 | Serviço Social, Assistente Social, UFAL, COPEVE UFAL

A defesa da educação como direito social e como política pública está sintonizada com o projeto ético-político do Serviço Social. Identifique a opção que não está relacionada a esta afirmativa.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

727Q158034 | Informática, Linux Unix, Assistente Social, IF SE, IF SE

Em um sistema GNU/Linux, a interface gráfica de uma aplicação deixa de responder subitamente, quais devem ser os comandos usados para identificar e destruir a aplicação?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

728Q159110 | Serviço Social, Assistente Social, DPU, CESPE CEBRASPE

Entre os seminários e congressos realizados ao longo da história do serviço social brasileiro, o que constituiu o marco fundacional de mobilização contra o conservadorismo no universo profissional foi o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

729Q14815 | Administração Pública, Assistente Social, UFF, COSEAC

Acerca dos dispositivos constitucionais sobre os servidores públicos, considere as afirmativas seguintes:

I Os proventos de aposentadoria e as pensões, por ocasião de sua concessão, não poderão exceder ou ser inferiores à remuneração do respectivo servidor, no cargo efetivo em que se deu a aposentadoria ou que serviu de referência para a concessão da pensão.

II A lei não poderá estabelecer qualquer forma de contagem de tempo de contribuição ficto.

III Ao servidor ocupante, exclusivamente, de cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração, bem como de outro cargo temporário ou de emprego público, aplica-se o regime próprio do ente a que está vinculado.

Das afirmativas acima:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

730Q807941 | Legislação Federal, Lei n 10741 2003 Estatuto do Idoso, Assistente Social, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO

Segundo o Art. 51 do Estatuto do Idoso, as instituições filantrópicas ou sem fins lucrativos prestadoras de serviço ao idoso terão direito à:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

731Q848690 | Português, Morfologia Verbos, Assistente Social, CONTEMAX, 2020

Cultura clonada e mestiçagem

    Levantar hoje a questão da cultura é colocar-se em uma encruzilhada para a qual convergem, embora também se oponham, o avanço da globalização e a persistência das identidades nacionais. Mas a cultura não pode mais, presentemente, construir-se sem uma tensão constitutiva, existencial e vital entre o universal, o regional, o nacional e o comunitário.

     Apesar de as culturas se manterem arraigadas em seus contextos nacionais, torna-se cada vez mais difícil acreditar que os conceitos tradicionais de identidade, povo ou nação sejam "intocáveis". De fato, jamais nossas sociedades conheceram ruptura tão generalizada com tradições centenárias. Devemos, porém, indagar se as evoluções contemporâneas, em geral apresentadas como possíveis ameaças a essas tradições, inclusive a do Estado-nação, não constituiriam terrenos férteis para a cultura, ou seja, favoráveis à coexistência das diversidades. Um duplo obstáculo seria então evitado: a coesão domesticada e a uniformização artificial.

      O primeiro obstáculo advém da fundamentação do modelo hegemônico de identificação em uma cultura única, total, dominante, integrativa. Esta era percebida como algo estático e definitivo. Era brandida como uma arma, cujos efeitos só hoje avaliamos: neste século, vimos as culturas mais sofisticadas curvarem-se à barbárie; levamos muito tempo até perceber que o racismo prospera quando faz da cultura algo absoluto. Conceber a cultura como um modo de exclusão conduz inevitavelmente à exclusão da cultura. Por isso, o tema da identidade cultural, que nos acompanha desde as primeiras globalizações, é coisa do passado.

        Mas a cultura não deve emancipar-se da identidade nacional deixando-se dominar pela globalização e pela privatização. As identidades pós-nacionais que estão surgindo ainda não demonstraram sua capacidade de resistir à desigualdade, à injustiça, à exclusão e à violência. Subordinar a cultura a critérios elaborados nos laboratórios da ideologia dominante, que fazem a apologia das especulações na bolsa, dos avatares da oferta e da demanda, das armadilhas da funcionalidade e da urgência, equivale a privá-la de seu indispensável oxigênio social, a substituir a tensão criativa pelo estresse do mercado. Neste sentido, dois grandes perigos nos ameaçam. O primeiro é a tendência atual a considerar a cultura um produto supérfluo, quando, na realidade, ela poderia representar para as sociedades da informação o que o conhecimento científico representou para as sociedades industriais. Frequentemente se esquece que reparar a fratura social exige que se pague a fatura cultural: o investimento cultural é também um investimento social.

     O segundo perigo é o "integrismo eletrônico". Das fábricas e dos supermercados culturais emana uma cultura na qual o tecnológico tem tanta primazia que se pode considerá-la desumanizada.

     Mas como "tecnologizar" a cultura reduzindo-a a um conjunto de clones culturais e pretender que ela continue a ser cultura? A cultura clonada é um produto abortado, porque, ao deixar de estabelecer vínculos, deixa de ser cultura. O vínculo é seu signo característico, sua senha de identidade. E esse vínculo é mestiçagem - portanto o oposto da clonagem. A clonagem é cópia; e a mestiçagem, ao contrário, cria um ser diferente, embora também conserve a identidade de suas origens. Em todas as partes onde se produziu, a mestiçagem manteve as filiações e forjou uma nova solidariedade que pode servir de antídoto à exclusão.

         Parafraseando Malraux, eu diria que o terceiro milênio será mestiço, ou não será.

PORTELLA, Eduardo. Texto apresentado na série Conferências do Século XXI, realizada em 1999, e publicado em O

Correio da Unesco, jun., 2000

Todas as formas verbais destacadas nas opções abaixo estão flexionadas em tempos ou modos que são empregados discursivamente quando se quer expressar dúvida, desejo ou possibilidade; a EXCEÇÃO está apontada na alternativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

732Q159031 | Direito Processual Penal, Inquérito Policial, Assistente Social, Polícia Civil ES, AOCP, 2018

Sobre a disciplina do inquérito policial brasileiro, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

733Q805692 | Legislação e Decretos, Decreto n 7234 2010, Assistente Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE

Os estudantes prioritariamente atendidos pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) são aqueles
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

734Q850050 | Raciocínio Lógico, Fundamentos de Lógica, Assistente Social, CPCON, 2020

Considere as proposições P, Q, R e S abaixo:

P : A ? B

Q : A ? B

R : B ? A

S:(~ A ? B) ? (~ B ? A)

É CORRETO afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

735Q858514 | Matemática, Funções, Assistente Social, FUNDATEC, 2020

Dois taxistas, Pedro e Aurélio, cobram suas corridas de maneiras distintas. Pedro utiliza a seguinte f(x) = 2,8x + 4,50 e Aurélio usa a g(x) = 3,20x + 3,00, em que x é a quantidade de quilômetros rodados e o resultado será o valor a ser cobrado. Supondo que Márcia quer fazer uma corrida de 8 km e fez orçamento com os dois, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

736Q14245 | Direito Constitucional, Assistente Social, SEDUC AM, FGV

Acerca da organização constitucional dos poderes, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

737Q684453 | Serviço Social, Assistente Social, UFRN, COMPERVE, 2019

Na Lei 8.662/93, que regulamenta a profissão do Serviço Social no Brasil, o exercício da assessoria e o da consultoria é uma atribuição privativa do assistente social, bem como uma competência profissional. Por dispor de conhecimentos acumulados sobre o cotidiano da população usuária dos serviços sociais, os assistentes sociais vêm sendo requeridos a prestarem assessoramentos a diferentes sujeitos sociais que atuam na gestão/formulação de políticas sociais públicas e privadas e aos movimentos sociais. As assessorias postas ao Serviço Social na atualidade
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

738Q843689 | Serviço Social, Pesquisa em Serviço Social, Assistente Social, SES DF, IADES, 2020

  A pesquisa para o Serviço Social assume um papel decisivo na conquista de um estatuto acadêmico que possibilita aliar formação com capacitação, condições indispensáveis tanto a uma intervenção profissional qualificada, quanto à ampliação do patrimônio intelectual e bibliográfico da profissão. 

GUERRA, Yolanda. A dimensão investigativa no exercício profissional. In: Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009.  

No que tange à dimensão investigativa e à produção de conhecimento no Serviço Social, julgue o item a seguir.

O caráter investigativo é constitutivo de grande parte das competências e das atribuições profissionais dos (as) assistentes sociais.

  1. ✂️
  2. ✂️

739Q818114 | Legislação Federal, Lei 8662 1993, Assistente Social, COPEL PR, UFPR

O Serviço Social é reconhecido como profissão, uma especialização do trabalho coletivo, inserida na divisão social e técnica do trabalho e regulamentada pela Lei 8.662/93. Sobre o Serviço Social, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

740Q158160 | Serviço Social, Lei n8662 1993, Assistente Social, CAERN, FGV

Segundo a Lei de Regulamentação da Profissão de Assistente Social - Lei 8.662/93 - o assistente social tem algumas atribuições privativas no exercício profissional. Entre essas atribuições, pode-se destacar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.