Início

Questões de Concursos Assistente Social

Resolva questões de Assistente Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


761Q814338 | Legislação Federal, Lei 8213 1991, Assistente Social, Companhia Energética do Rio Grande do Sul RS, CESPE CEBRASPE

Em cada um dos itens que se seguem, é apresentada uma situação hipotética acerca da legislação relativa ao funcionamento da previdência social no Brasil, seguida de uma assertiva a ser julgada. Heleusa é doméstica e segurada da previdência. Ela sofreu queimaduras graves com a explosão de uma panela de pressão na cozinha da casa onde trabalha. Nessa situação, ela tem direito aos benefícios acidentários.
  1. ✂️
  2. ✂️

762Q699915 | Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de Ananindeua PA, CETAP, 2019

De acordo com o art. 13 do ECA, os casos de suspeita ou confirmação de castigo físico, de tratamento cruel ou degradante e de maus-tratos contra criança ou adolescente serão obrigatoriamente comunicados:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

763Q35358 | Direito Administrativo, Assistente Social, IFMA

Conforme a Lei 8.112/90, no que diz respeito às penalidades aplicáveis ao servidor público, assinale a opção incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

764Q841767 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Assistente Social, EDUCA, 2020

As políticas públicas de saúde no SUS, por definição, são conjuntos de programas, ações e decisões tomadas pelos governos nacional, estadual ou municipal que afetam a todos os cidadãos, de todas as escolaridades, independente de sexo, cor, religião ou classe social.

Elas integram o campo de ação social do Estado orientado para a melhoria das condições de saúde da população e dos ambientes natural, social e do trabalho.

Sobre a regulamentação das ações de saúde para o público prioritário no território brasileiro, examine as afirmações a seguir:

I. São diretrizes da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa: promoção do envelhecimento ativo e saudável; atenção integral, integrada à saúde da pessoa idosa; estímulo às ações intersetoriais, visando à integralidade da atenção.

II. São objetivos da Política Nacional para a População em Situação de Rua: incentivo e apoio à organização da população em situação de rua e à sua participação nas diversas instâncias de formulação, controle social, monitoramento e avaliação das políticas públicas; respeito às singularidades de cada território e ao aproveitamento das potencialidades e recursos locais e regionais na elaboração.

III. São estratégias da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora: fortalecer a Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT), identificar as atividades produtivas da população trabalhadora e das situações de risco à saúde dos trabalhadores no território; identificar as necessidades, demandas e problemas de saúde dos trabalhadores no território; realizar a análise da situação de saúde dos trabalhadores; intervir nos processos e ambientes de trabalho.

IV. A Política Nacional de Atenção Básica prevê que as Equipes de Saúde da Família Fluviais (eSFF) serão formadas por equipe multiprofissional composta médico, enfermeiro, auxiliar ou técnico de enfermagem, o ACS e ACE e os profissionais de saúde bucal, além de técnico de laboratório e/ou bioquímico.

Assinale a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

765Q721749 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Diversos, Assistente Social, Prefeitura Municipal de Guaxupé MG, CONSULPLAN

No segundo semestre de 2010, um grupo de mineiros ficou várias semanas preso a uma profundidade de aproximadamente 700 metros na mina de San José, no norte do Chile, atraindo a atenção do planeta para o emocionante resgate, que teve início no dia 12 de outubro. Que minério estava sendo explorado nesta mina, pela companhia mineradora de capital norte-americano San Esteban, e tem o Chile como seu maior produtor no mundo?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

766Q158807 | Informática, Assistente Social, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de conceitos de informática, julgue os itens a seguir.

Phishing é um tipo de malware que, por meio de uma mensagem de email, solicita informações confidenciais ao usuário, fazendo-se passar por uma entidade confiável conhecida do destinatário.

  1. ✂️
  2. ✂️

767Q159644 | Direito Constitucional, Organização Político Administrativa do Estado, Assistente Social, MPE RS, MPE RS

Quanto à Organização do Estado, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

768Q687010 | Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de Salvador BA, FGV, 2019

No que concerne ao sistema de serviços, benefícios e assistência social, o SUAS está voltado, em todo o território nacional, à articulação
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

769Q339175 | Raciocínio Lógico, Assistente Social, Prefeitura de Cantagalo RJ, CONSULPLAN

Para digitar uma palavra em um computador uma pessoa deverá escolher dentre uma das seguintes fontes: Calibri, Arial ou Times New Roman. Considerando que o tamanho da fonte deve ser 10, 12 ou 14 e a cor escolhida vermelha ou azul, então o número de maneiras que essa pessoa pode escolher a formatação da palavra a ser digitada é igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

770Q807436 | Legislação Federal, Lei n 10741 2003 Estatuto do Idoso, Assistente Social, ELETROACRE AC, MAKIYAMA

No Estatuto do Idoso há o registro de Direitos Fundamentais. Identifique a alternativa correta para os direitos assegurados ao idoso.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

771Q857124 | Informática, Teclas de atalho, Assistente Social, GUALIMP, 2020

Tibúrcio precisa fazer a edição de partes de um documento elaborado no MS Office Word/2010. Ele identificou que será necessário centralizar o título, colocá-lo em negrito e sublinhá-lo. Ao selecionar este trecho, quais comandos de atalho serão utilizados para executar tal edição, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

772Q428589 | Direito Constitucional, Assistência Social, Assistente Social, Prefeitura de Conselheiro Pena MG, MSConcursos

40. Com a Constituição Federal de 1988, a assistência social:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

773Q160164 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Assistente Social, Polícia Civil ES, AOCP, 2018

A atuação do(a) Assistente Social se dá em uma determinada realidade social, a qual está em permanente movimento e transformação. A realidade se caracteriza em um campo de relações contraditórias, sendo evidenciada pelas expressões da questão social brasileira. O conhecimento assume, então, um papel significativo perante a categoria profissional, pois auxilia na compreensão da realidade e fundamenta para se chegar até ela, demonstrando uma capacidade analítica e propositiva. Acerca da importância do conhecimento para o Serviço Social, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

774Q814028 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Assistente Social, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Considerando as diferentes temáticas abordadas no texto acima, julgue os itens de 97 a 102.

O ECA prevê a aplicação de pena de detenção de seis meses a um ano para os proprietários de estabelecimento comercial que venderem bebida alcoólica a crianças e(ou) adolescentes.

  1. ✂️
  2. ✂️

775Q158460 | Direito Previdenciário, Carência, Assistente Social, MPE RS, MPE RS

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna tracejada do enunciado abaixo.

Considerando que o acesso aos direitos previdenciários ocorre pela condição de segurado à previdência social, ________ corresponde ao número mínimo de contribuições mensais indispensáveis para que o beneficiário faça jus ao benefício, consideradas a partir do transcurso do primeiro dia dos meses de suas competências.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

776Q436748 | Direito Constitucional, Objetivos e Princípios, Assistente Social, SPU, CESPE CEBRASPE

Com base nas disposições do capítulo da seguridade social da Constituição Federal de 1988 (CF), bem como na regulamentação de suas políticas, julgue os itens a seguir. A seguridade social tem como diretrizes a igualdade na forma de participação do custeio; a gestão bipartite entre gestores e representantes da população; e a universalidade do atendimento com o beneficiamento da população urbana e rural.
  1. ✂️
  2. ✂️

777Q849420 | Português, Interpretação de Textos, Assistente Social, CONTEMAX, 2020

Cultura clonada e mestiçagem

    Levantar hoje a questão da cultura é colocar-se em uma encruzilhada para a qual convergem, embora também se oponham, o avanço da globalização e a persistência das identidades nacionais. Mas a cultura não pode mais, presentemente, construir-se sem uma tensão constitutiva, existencial e vital entre o universal, o regional, o nacional e o comunitário.

     Apesar de as culturas se manterem arraigadas em seus contextos nacionais, torna-se cada vez mais difícil acreditar que os conceitos tradicionais de identidade, povo ou nação sejam "intocáveis". De fato, jamais nossas sociedades conheceram ruptura tão generalizada com tradições centenárias. Devemos, porém, indagar se as evoluções contemporâneas, em geral apresentadas como possíveis ameaças a essas tradições, inclusive a do Estado-nação, não constituiriam terrenos férteis para a cultura, ou seja, favoráveis à coexistência das diversidades. Um duplo obstáculo seria então evitado: a coesão domesticada e a uniformização artificial.

      O primeiro obstáculo advém da fundamentação do modelo hegemônico de identificação em uma cultura única, total, dominante, integrativa. Esta era percebida como algo estático e definitivo. Era brandida como uma arma, cujos efeitos só hoje avaliamos: neste século, vimos as culturas mais sofisticadas curvarem-se à barbárie; levamos muito tempo até perceber que o racismo prospera quando faz da cultura algo absoluto. Conceber a cultura como um modo de exclusão conduz inevitavelmente à exclusão da cultura. Por isso, o tema da identidade cultural, que nos acompanha desde as primeiras globalizações, é coisa do passado.

        Mas a cultura não deve emancipar-se da identidade nacional deixando-se dominar pela globalização e pela privatização. As identidades pós-nacionais que estão surgindo ainda não demonstraram sua capacidade de resistir à desigualdade, à injustiça, à exclusão e à violência. Subordinar a cultura a critérios elaborados nos laboratórios da ideologia dominante, que fazem a apologia das especulações na bolsa, dos avatares da oferta e da demanda, das armadilhas da funcionalidade e da urgência, equivale a privá-la de seu indispensável oxigênio social, a substituir a tensão criativa pelo estresse do mercado. Neste sentido, dois grandes perigos nos ameaçam. O primeiro é a tendência atual a considerar a cultura um produto supérfluo, quando, na realidade, ela poderia representar para as sociedades da informação o que o conhecimento científico representou para as sociedades industriais. Frequentemente se esquece que reparar a fratura social exige que se pague a fatura cultural: o investimento cultural é também um investimento social.

     O segundo perigo é o "integrismo eletrônico". Das fábricas e dos supermercados culturais emana uma cultura na qual o tecnológico tem tanta primazia que se pode considerá-la desumanizada.

     Mas como "tecnologizar" a cultura reduzindo-a a um conjunto de clones culturais e pretender que ela continue a ser cultura? A cultura clonada é um produto abortado, porque, ao deixar de estabelecer vínculos, deixa de ser cultura. O vínculo é seu signo característico, sua senha de identidade. E esse vínculo é mestiçagem - portanto o oposto da clonagem. A clonagem é cópia; e a mestiçagem, ao contrário, cria um ser diferente, embora também conserve a identidade de suas origens. Em todas as partes onde se produziu, a mestiçagem manteve as filiações e forjou uma nova solidariedade que pode servir de antídoto à exclusão.

         Parafraseando Malraux, eu diria que o terceiro milênio será mestiço, ou não será.

PORTELLA, Eduardo. Texto apresentado na série Conferências do Século XXI, realizada em 1999, e publicado em O

Correio da Unesco, jun., 2000

Em relação aos aspectos discursivos do texto, assinale a opção INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

778Q812828 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Assistente Social, Prefeitura de Sorriso MT, ATAME Grupo

O Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº. 8069, de 13 de julho de 1990), no Artigo 2º do Título I, que trata Das Disposições Preliminares apresenta a criança e adolescente como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

779Q157728 | Direito do Trabalho, Processo de Multas Administrativas, Assistente Social, MPE RS, MPE RS

Segundo o artigo 8º da Lei nº 7853/89 que trata do apoio às pessoas com deficiência e sua integração social, o fato de negar, sem justa causa, a alguém, por motivos derivados de sua deficiência, emprego ou trabalho
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

780Q847650 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Sistema Operacional, Assistente Social, EDUCA, 2020

O enredo parece simples: Bacurau sumiu do mapa e, aos poucos, os moradores percebem que há algo de estranho acontecendo. Pessoas aparecem mortas, drones sobrevoam a cidade e visitantes estrangeiros intimidam a comunidade. Os acontecimentos fazem com que os habitantes se unam para resistir aos problemas - nesse sentido, o filme carrega um tom de crítica social e política das variadas camadas da sociedade brasileira.

https://revistagalileu.globo.com/Cultura/Cinema/noticia/2019/08

Sobre o filme Bacurau, assinale a alternativa INCORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.