Início

Questões de Concursos Assistente Social

Resolva questões de Assistente Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


801Q671240 | Geografia, Assistente Social, Prefeitura de Frecheirinha CE, CETREDE, 2021

Texto associado.

Sobre Globalização e Geopolítica, analise as afirmativas a seguir e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) A Geopolítica é uma área da Geografia que tem como objetivo interpretar os fatos do desenvolvimento político utilizando como parâmetros as informações geográficas. ( ) A globalização envolve aspectos sociais e econômicos a partir da integração entre pessoas e países do mundo todo. ( ) A DIT é uma divisão produtiva do trabalho em âmbito internacional. ( ) São exemplos de organismos globais: Organização das Nações Unidas (ONU), Fundo Monetário Internacional (FMI) e Organização Mundial da Saúde (OMS).
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

803Q446534 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Assistente Social, Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos RJ, FGV, 2018

Como consequência da precariedade do sistema de educação, da concentração de renda e do déficit habitacional, o processo de exclusão social pode ser evidenciado nos Municípios pelo aumento da população em situação de rua. O poder público encontra grande dificuldade para atuar nesse tema, mas é certo que qualquer política pública adotada deve se pautar pelo respeito ao princípio constitucional fundamental da:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

804Q694160 | Português, Interpretação de Textos, Assistente Social, UFRN, COMPERVE, 2019

                    Um silêncio que MATA
                                                                               Cláudia Maria França Pádua
      A agressividade é a arma que o indivíduo utiliza para manifestar seu ódio. Existem vários tipos de violência, e os estudos desse tipo de comportamento são constantes com o intuito de descobrir as causas que levam o ser humano a cometer tal infração e que causam indignação aos olhos atentos da sociedade.
      Inúmeras pesquisas mostram, há anos, a vergonhosa prevalência da violência contra as mulheres. Em 2013, 13 mulheres morreram, todos os dias, vítimas de feminicídio, isto é, assassinato em função de seu gênero. Cerca de 30% foram mortas pelo parceiro ou ex-companheiro (Mapa da Violência 2015). Outra pesquisa do Instituto Locomotiva, dessa vez de 2016, aferiu que 2% dos homens admitem espontaneamente ter cometido violência sexual contra uma mulher, mas, diante de uma lista de situações, 18% reconhecem terem sido violentos. Quase um quinto dos 100 milhões de homens brasileiros. E, curiosamente, um estudo recente revelou que 90% concorda que quem presencia ou toma conhecimento de um estupro e fica calado também é culpado. Um percentual relevante, mas por que ainda há tanto silêncio?
      Cinco tipos de violência enquadram todos esses estudos: 1 - violência psicológica: causa danos à autoestima da vítima, podendo ocorrer em casa, na escola, no trabalho, proporcionando humilhação, desvalorização, ofensa, chantagem, manipulação, constrangimento e outros; 2 - violência física: causa danos ao corpo da vítima, podendo ocorrer sob a forma de socos, pontapés, chutes, amarrações e mordidas, impossibilitando defesa; 3 - violência moral: qualquer conduta que proporcione calúnia, difamação ou injúria; 4 - violência sexual: esta não se limita somente ao estupro propriamente dito, mas a atos de violência proibitivos, como, por exemplo, não uso de contraceptivos, obrigação de práticas sexuais, "encoxada" nos transportes públicos, exploração do corpo de adolescentes e pedofilia; 5 - violência simbólica: utilização feminina como "objeto de desejo" (propagandas, outdoors etc.), traçando uma imagem negativa da mulher. O alerta que ecoa é que a violência é silenciosa. Ela ocorre nas residências, nos espaços públicos e em qualquer lugar onde a mulher é assediada.
      O assédio é um comportamento criminoso e deve ser severamente tratado como tal. Seu desenvolvimento relaciona-se com a carência emocional ou com a separação, na infância, do elo materno. A partir desse momento, criam-se, no indivíduo, condutas antissociais, um desajuste afetivo, que podem levá-lo ao cometimento de crimes para sentir prazer no sofrimento dos outros e gerar uma excitação cortical, causando-lhe grande satisfação da libido e de seu ego malformado por uma personalidade psicopática e doentia, na qual os impulsos do mal ganham lugar e ímpeto para cometer tais absurdos. Nesse exato momento, instaura -se o grau de periculosidade do agressor. Portanto, muitas vezes, senão na maioria delas, o agressor sabe que está cometendo um delito e sente, inclusive, prazer nesse comportamento.
      É necessário que as autoridades realizem emergencialmente políticas que inviabilizem esse avanço, para que esse crime não faça parte das principais estatísticas, em que 22 milhões das brasileiras com 16 anos ou mais relatam ter sofrido algum tipo de assédio em 2018. Vítimas com ensino médio e superior relatam, em seus depoimentos, terem sofrido algum tipo de assédio em maior número do que aquelas com ensino fundamental. O caso mais comum citado pela maioria das mulheres entrevistadas é o de comentários desrespeitosos na rua.
      Sabemos que, desde a Idade Média, a violência psicológica e moral contra as mulher es era muito comum, e a violência física se valia até mesmo dos mais diferentes instrumentos de tortura utilizados nas mulheres de forma cruel e sem condenação aos torturadores. O "estripador de seios", por exemplo, costumava ser utilizado para punir mulheres acusadas de realizar bruxaria, aborto ou adultério. As garras aquecidas por brasas eram usadas para arrancar-lhes os seios. E existiram tantos outros instrumentos cruéis que marcaram a história mundial e registraram como a mulher foi e ainda é tratada.
      No Brasil, a tortura se divide em duas fases: a primeira se estende do Brasil Império até a nossa Constituição Federal de 1988. A produção de prova se fazia, até aquela época, de forma brutal, e a escravatura, legalizada, tornava o ambiente adequado à violação da dignidade humana. O Código Criminal de 1830 previu o aumento da dor física, como agravante, e o termo "tortura", que aparece na Lei Penal Brasileira em 1940, quando é arrolada entre os meios cruéis que agravam o delito.
      A segunda fase se inicia com a Constituição de 1988, sob o desrespeito sistemático às liberdades fundamentais do homem, ocorrido nas décadas anteriores. Tipificada finalmente a tortura como crime em nossa legislação, espera-se que as formas mais silenciosas, como as violências psicológica, moral e simbólica, recebam um olhar atento para sua erradicação. Infelizmente, nosso país ainda caminha a passos lentos na recrudescência de leis mais efetivas, em que o respeito deveria permanecer como palavra-chave.
       As mulheres têm, sim, exercido sua voz, mas mergulham, por vezes, em um conformismo de cultura social que não deverá mais ser aceito e precisa urgentemente ser resolvido com políticas públicas adequadas e conscientização. Afinal, não se pode ficar inerte diante da violência que assola o país e gera incredulidade. Sabemos que as palavras têm a força da razão, enquanto a crueldade emana do poder do ódio e da anomia.
PÁDUA, Cláudia Maria França. Um silencia que mata. Psique, ciência e vida. São Paulo: Editora Escala, Ed. 158, abr. 2019. p. 18-19. [Adaptado].
Prioritariamente, o texto objetiva
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

805Q158787 | Serviço Social, Serviço Social no campo sócio jurídico, Assistente Social, Polícia Civil ES, AOCP, 2018

O Serviço Social consiste em uma profissão inscrita na divisão sociotécnica do trabalho, na busca pela investigação, análise e apresentação. Atua no sentido de propor soluções mediante as complexas expressões da questão social na atualidade. Dado esse contexto profissional, compreende-se que diversos são os espaços sócio-ocupacionais nos quais o assistente social poderá atuar e uma dessas áreas é a sociojurídica, como Ministério Público, Defensoria Pública, Sistema Prisional, Conselhos Gestores, Delegacias, etc. Considerando o exposto, assinale a alternativa correta quanto às atribuições da Defensoria Pública e à atuação do(a) Assistente Social.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

806Q651307 | Códigos de Ética, Código de Ética do Assistente Social, Assistente Social, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, MSConcursos

De acordo com o Código de Ética do/a Assistente Social – Capítulo II – Das relações com as Instituições Empregadoras e outras, assinale a alternativa INCORRETA: Artigo 9º - “É vedado ao/a Assistente Social”:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

807Q332081 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Assistente Social, Prefeitura de Conselheiro Pena MG, MSConcursos

Em um curso de engenharia, a quantidade de alunos homens é o quádruplo de mulheres. Se 18 homens desistirem do curso, a quantidade de homens passa a ser o dobro da quantidade de mulheres. No total, quantos alunos há nesse curso?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

808Q804803 | Legislação e Decretos, Decreto n 7234 2010, Assistente Social, Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas PE, 2018

De acordo com o Decreto nº 7.234/2010, são objetivos do Programa Nacional de Assistência Estudantil, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

809Q559575 | Informática, Softwares, Assistente Social, IFB BA

Com relação aos sistemas operacionais Linux e Windows e seus programas, avalie as afirmações abaixo e marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso.

( ) O arquivo de instalação do Microsoft Office para o Windows é o mesmo para o Linux.

( ) O navegador web Google Chrome pode ser instalado tanto no Windows quanto no Linux.

( ) A ferramenta de escritório LibreOffice pode ser instalada tanto no Windows quanto no Linux.

Com relação às afirmações, a sequência correta é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

810Q160474 | Serviço Social, Assistente Social, CEFET RJ, EXATUS

É no âmbito da adoção ______________ como referência analítica, que se torna hegemônica no Serviço Social no Brasil a abordagem da profissão como componente da organização da sociedade inserida na dinâmica das relações sociais participando do processo de reprodução dessas relações. (IAMAMOTO, 1982). Assinale a alternativa que complete corretamente a afirmação acima:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

811Q805855 | Legislação e Decretos, Decreto n 7508 2011, Assistente Social, SESAU RO, FUNRIO

De acordo com o decreto 7.508/11, as seguintes afirmativas a respeito das Regiões de Saúde estão corretas, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

812Q703206 | Saúde Pública, Assistente Social, Prefeitura de Paulistana PI, Crescer Consultoria, 2019

Conforme as disposições estabelecidas pela Lei 8080/90, no âmbito administrativo do Sistema Único de Saúde (SUS), caracteriza uma atribuição comum a União, Estados, Distrito Federal e Municípios:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

813Q817926 | Legislação Federal, Lei n 8742 1993 Organização da Assistência Social LOAS, Assistente Social, TCE RO, CESGRANRIO

De acordo com a LOAS, as ações na área da assistência social devem:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

814Q157706 | Regimento Interno, Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, Assistente Social, TJ MG, FUNDEP

Ante o disposto no Regimento Interno do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, é INCORRETO afirmar que se trata de cargo de Direção do Tribunal de Justiça, o de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

815Q859429 | Serviço Social, Código de Ética do Serviço Social, Assistente Social, CONTEMAX, 2020

O Código de Ética Profissional do/a Assistente Social, de 1993, possui princípios fundamentais. Com relação a esses princípios, analise as proposições abaixo.

  • I. Defesa da democracia com a restrição dos espaços institucionais de participação política.
  • II. Reconhecimento da liberdade, como valor ético central e das demandas políticas a ela inerentes - autonomia, emancipação e expansão dos clientes sociais.
  • III. Defesa intransigente dos direitos humanos e recusa do arbítrio e do autoritarismo.
  • IV. Compromisso com a seletividade dos/as usuários/as nos serviços prestados à população.

Está (ão) correta (s), apenas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

816Q157736 | Serviço Social, Seguridade Social, Assistente Social, UFAL, COPEVE UFAL

A Seguridade Social brasileira, assegurada pela Constituição de 1988, caracteriza-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

817Q823379 | Legislação Federal, Lei n 8742 1993 Organização da Assistência Social LOAS, Assistente Social, DPE RR, FCC

Um assistente social recebeu uma solicitação para instruir um procedimento que tinha como tema a concessão do Benefício de Prestação Continuada, instituído pela Constituição Federal de 1988 e regulamentado pela Lei Orgânica da Assistência Social - LOAS, Lei no 8.742/1993. Com base nos critérios de concessão, estão autorizados a receber esse benefício pessoas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

818Q821081 | Legislação Federal, Lei 8662 1993, Assistente Social, IF SC, IESES

Segundo a Lei 8662, que dispõe sobre a profissão de Assistente Social, constituem competências do Assistente Social: I. Elaborar, implementar, executar e avaliar políticas sociais junto a órgãos da administração pública, direta ou indireta, empresas, entidades e organizações populares. II. Elaborar, coordenar, executar e avaliar planos, programas e projetos que sejam do âmbito de atuação do Serviço Social com participação da sociedade civil. III. Encaminhar providências, e prestar orientação social a indivíduos, grupos e à população. Estão corretas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

819Q160195 | Informática, Windows, Assistente Social, IF SE, IF SE

Considerando os sistemas operacionais windows XP e Linux, assinale a opção CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

820Q373465 | Português, Período Composto, Assistente Social, Prefeitura de Nhandeara RJ, CONRIO

É oração reduzida de infinitivo substantiva subjetiva:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.