Início

Questões de Concursos Assistente Social 20H

Resolva questões de Assistente Social 20H comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q671152 | Serviço Social, Assistente Social 20H, Prefeitura de Recife PE, AOCP, 2020

No âmbito dos instrumentos utilizados pelo assistente social, destaca-se um documento específico que se traduz na apresentação descritiva e interpretativa de uma situação ou expressão da questão social, enquanto objeto de intervenção desse profissional no seu cotidiano de trabalho. A sua apresentação se dá com maior ou menor nível de detalhamento, a depender de sua finalidade. O enunciado se refere
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q675851 | Direito Administrativo, Contratos Administrativos, Assistente Social 20H, Prefeitura de Recife PE, AOCP, 2020

O acordo de colaboração entre os entes federativos para a organização da rede interfederativa de atenção à saúde deverá ser firmado por meio de Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde (COAP). Sobre o COAP, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q658311 | Não definido, Assistente Social 20H, Prefeitura de Recife PE, AOCP, 2020

As “Bandeiras de Luta” do Conjunto CFESS-CRESS constituem um documento importante para pautar o exercício profissional da categoria de assistentes sociais. No referido documento, é possível evidenciar a preocupação do Serviço Social com o tema da Reforma Psiquiátrica e saúde mental. Sobre o assunto, assinale a alternativa que NÃO apresenta uma bandeira de luta dos assistentes sociais no âmbito da Reforma Psiquiátrica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q676465 | Português, Interpretação de Textos, Assistente Social 20H, Prefeitura de Recife PE, AOCP, 2020

Texto associado.

TEXTO I

Janeiro branco: campanha chama atenção para saúde mental dos brasileiros

Projeto de psicólogo pega carona no começo do ano para estimular pessoas a refletirem sobre seu bem-estar emocional

Marilia Marasciulo

      O Brasil está no 11º lugar do ranking de países mais ansiosos do mundo: são 13,2 milhões de pessoas com algum transtorno de ansiedade por aqui. E nós já fomos os primeiros dessa lista. Dá para entender, portanto, porque o psicólogo mineiro Leonardo Abrahão decidiu criar, em 2014, a campanha Janeiro Branco. O objetivo é chamar atenção para a saúde mental e promover conhecimento e compreensão sobre temas como depressão, ansiedade e fobias.

      Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma a cada quatro pessoas vai sofrer com algum transtorno mental durante a vida. Só a depressão afeta mais de 300 milhões de pessoas em todo mundo e é a principal causa de incapacidade. Mesmo assim, ainda de acordo com a OMS, os investimentos dos países no tratamento não correspondem à alta demanda.

      Um dos principais focos da campanha — que conta com palestras, rodas de conversa, distribuição de folhetos informativos, entre outras ações em diferentes estados brasileiros — são os jovens. De acordo com os idealizadores, nos últimos três anos o número de atendimentos no SUS a jovens com depressão aumentou 118%.

      A escolha do mês de janeiro não é por acaso: o período de fim de ano e início de um novo pode causar ou aumentar a ansiedade pela frustração de não ter cumprido metas ou anseio por mudanças. Embora seja liderada por psicólogos e outros profissionais da área, a ideia é que, aos poucos, uma cultura da saúde mental seja fortalecida e disseminada na sociedade brasileira, com desmistificação de crenças populares sobre o assunto.

Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Saude/noticia/2020/01/ janeiro-branco-campanha-chama-atencao-para-saude-mental-dosbrasileiros. html. Acesso em: 13 jan. 2020.

Assinale a alternativa que analisa corretamente a palavra em destaque em “Só a depressão afeta mais de 300 milhões de pessoas em todo mundo [...]”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q657412 | Não definido, Assistente Social 20H, Prefeitura de Recife PE, AOCP, 2020

Sobre o Estatuto dos Funcionários Públicos do Município do Recife, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q658196 | Não definido, Assistente Social 20H, Prefeitura de Recife PE, AOCP, 2020

Na década de 70, foram estabelecidos, por Leavell& Clark (1976), três níveis de prevenção que inter-relacionam atividade médica e saúde pública, sendo que a prevenção de doenças compreende três categorias: manutenção de baixo risco, redução de risco e detecção precoce. Nesse sentido, a redução de risco pode ser identificada como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q658181 | Não definido, Assistente Social 20H, Prefeitura de Recife PE, AOCP, 2020

                                              TEXTO II

                                        O Ano Passado

                                                                                Carlos Drummond de Andrade

O ano passado não passou,

continua incessantemente.

Em vão marco novos encontros.

Todos são encontros passados.


As ruas, sempre do ano passado,

e as pessoas, também as mesmas,

com iguais gestos e falas.

O céu tem exatamente

sabidos tons de amanhecer,

de sol pleno, de descambar

como no repetidíssimo ano passado.


Embora sepultos, os mortos do ano passado

sepultam-se todos os dias.

Escuto os medos, conto as libélulas,

mastigo o pão do ano passado.


E será sempre assim daqui por diante.

Não consigo evacuar

o ano passado.

Disponível em:<https://www.escritas.org/pt/t/10938/o-ano-passado> . Acesso em 14 jan. 2020.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q657658 | Não definido, Assistente Social 20H, Prefeitura de Recife PE, AOCP, 2020

Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta. Até o décimo primeiro mês de 2014,


Recife convivia apenas com uma arbovirose, ______________, porém, em 2015, constatou-se a presença de circulação de um novo vírus denominado ___________ e, ainda em 2015, no segundo semestre, detectou-se a transmissão ativa de mais uma arbovirose no Recife, ________________.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q658189 | Não definido, Assistente Social 20H, Prefeitura de Recife PE, AOCP, 2020

Uma das Leis Orgânicas de Saúde, a n° 8142 de 1990, trata da participação da comunidade na gestão do SUS e das transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde. Sobre essa Lei, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.


( ) Os Municípios e o Distrito Federal deverão aplicar anualmente, em ações e serviços públicos de saúde, no mínimo, 12% (doze por cento) da sua arrecadação de impostos.

( ) Determina que o Conselho Estadual de Saúde é a unidade orçamentária e gestora dos recursos destinados a ações e serviços públicos de saúde, ressalvados os recursos repassados diretamente às unidades vinculadas ao Ministério da Saúde.

( ) Relata que as instâncias colegiadas do SUS compreendem os Conselhos e as Conferências de Saúde.

( ) O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) terão representação no Conselho Nacional de Saúde.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q671475 | Serviço Social, Assistente Social 20H, Prefeitura de Recife PE, AOCP, 2020

Assinale a alternativa que NÃO apresenta princípios fundamentais do código de ética profissional do assistente social.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q657722 | Não definido, Assistente Social 20H, Prefeitura de Recife PE, AOCP, 2020

Entre 2007 e 2017, ocorreram 121.739 óbitos de residentes em Recife, com média de 11.072 mortes por ano, sendo que o Sistema de Informação utilizado para a obtenção regular de dados sobre mortalidade é o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q657686 | Não definido, Assistente Social 20H, Prefeitura de Recife PE, AOCP, 2020

Considerando as disposições da Lei nº 8.080/1990, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q673623 | Enfermagem, Assistente Social 20H, Prefeitura de Recife PE, AOCP, 2020

As Redes de Atenção à Saúde “são arranjos organizativos de ações e serviços de saúde, de diferentes densidades tecnológicas, que integradas por meio de sistemas de apoio técnico, logístico e de gestão, buscam garantir a integralidade do cuidado” (BRASIL, 2010). Assim, um dos elementos fundamentais das RASs é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q671687 | Serviço Social, Assistente Social 20H, Prefeitura de Recife PE, AOCP, 2020

Mariele foi contratada recentemente como assistente social em uma comunidade terapêutica para recuperação de dependência de álcool e outras drogas, substituindo Ana, também assistente social que acabara de cumprir aviso prévio naquele local. Ana tinha uma estagiária de serviço social que passou a ser supervisionada por Mariele. Assim, Mariele se ocupou em compreender a atuação do assistente social em comunidades terapêuticas e, a partir disso, iniciou seu planejamento e execução de trabalho. Ocorre que, logo no primeiro mês, o diretor da unidade chamou sua atenção, dizendo: “Para fazer a triagem, você tem que saber escolher: as pessoas devem merecer estar aqui porque, você sabe, não queremos bandidos e, se um dia foram, eles devem ter abandonado essa vida e estarem dispostos a serem salvos, ouvir a palavra, entendeu?”. Completou, dizendo que “Quero que você me conte toda a sua conversa com os entrevistados para eu ajudar a escolhê-los”. Mariele negou o pedido do diretor, explicando e justificando seu posicionamento com os pressupostos éticos, teóricos e políticos da profissão. Devido a esse episódio, Mariele foi dispensada por insubordinação. Sobre o caso hipotético, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q658207 | Não definido, Assistente Social 20H, Prefeitura de Recife PE, AOCP, 2020

Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta.


O Projeto da Reforma Sanitária tem como base o/a _______________________, responsável pelas políticas sociais e, consequentemente, pela saúde. Enquanto estratégias de ação, destacam-se o/a ___________________ com controle social. O projeto privatista, por sua vez, tem como base o ________________, com premissas de _________ e __________________.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q658299 | Não definido, Assistente Social 20H, Prefeitura de Recife PE, AOCP, 2020

                                                 TEXTO I

                 Janeiro branco: campanha chama atenção para

                            saúde mental dos brasileiros

Projeto de psicólogo pega carona no começo do ano para estimular pessoas a refletirem sobre seu bem-estar emocional

                                                                                                     Marilia Marasciulo


      O Brasil está no 11º lugar do ranking de países mais ansiosos do mundo: são 13,2 milhões de pessoas com algum transtorno de ansiedade por aqui. E nós já fomos os primeiros dessa lista. Dá para entender, portanto, porque o psicólogo mineiro Leonardo Abrahão decidiu criar, em 2014, a campanha Janeiro Branco. O objetivo é chamar atenção para a saúde mental e promover conhecimento e compreensão sobre temas como depressão, ansiedade e fobias.

      Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma a cada quatro pessoas vai sofrer com algum transtorno mental durante a vida. Só a depressão afeta mais de 300 milhões de pessoas em todo mundo e é a principal causa de incapacidade. Mesmo assim, ainda de acordo com a OMS, os investimentos dos países no tratamento não correspondem à alta demanda.

      Um dos principais focos da campanha — que conta com palestras, rodas de conversa, distribuição de folhetos informativos, entre outras ações em diferentes estados brasileiros — são os jovens. De acordo com os idealizadores, nos últimos três anos o número de atendimentos no SUS a jovens com depressão aumentou 118%.

      A escolha do mês de janeiro não é por acaso: o período de fim de ano e início de um novo pode causar ou aumentar a ansiedade pela frustração de não ter cumprido metas ou anseio por mudanças. Embora seja liderada por psicólogos e outros profissionais da área, a ideia é que, aos poucos, uma cultura da saúde mental seja fortalecida e disseminada na sociedade brasileira, com desmistificação de crenças populares sobre o assunto.

Disponível em:<https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Saude/noticia/2020/01/ janeiro-branco-campanha-chama-atencao-para-saude-mental-dosbrasileiros. html> . Acesso em: 13 jan. 2020.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q669083 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Assistente Social 20H, Prefeitura de Recife PE, AOCP, 2020

Determinadas condições são necessárias ao capital para a sua transformação em mercadoria em dinheiro e para possibilitar a acumulação capitalista. Essa valorização do capital se torna possível quando o processo de trabalho se converte na produção
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q657901 | Não definido, Assistente Social 20H, Prefeitura de Recife PE, AOCP, 2020

O capítulo III do Decreto 7508/11, que trata do planejamento em saúde, afirma que o planejamento da saúde é obrigatório para os entes públicos e será indutor de políticas para a iniciativa privada. Nesse contexto, o texto aborda um instrumento que deve ser utilizado na identificação das necessidades de saúde, orientando o planejamento integrado dos entes federativos e contribuindo para o estabelecimento de metas de saúde. Esse instrumento é o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q657479 | Não definido, Assistente Social 20H, Prefeitura de Recife PE, AOCP, 2020

A respeito da curatela conforme o disposto na Lei nº 13.146/2015, conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q658281 | Não definido, Assistente Social 20H, Prefeitura de Recife PE, AOCP, 2020

Considerando o caso hipotético da questão anterior, n° 33, o que acontece caso o diretor da unidade determine à estagiária de Serviço Social que substitua Mariele até a contratação de uma nova assistente social?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.