Questões de Concursos Assistente Social Educacional

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1Q845505 | Serviço Social, Interpretação de Textos, Assistente Social Educacional, FADESP, 2020

Projetos que funcionam apresentam certas características que devem ser consideradas e aplicadas em sua elaboração por serem imprescindíveis para garantir a qualidade da ação desencadeada sob sua orientação. A elaboração de projetos exige aspectos específicos, permitindo ao gestor desempenhar de modo eficaz sua gestão. Dentre esses aspectos destacam-se, em seu processo, as seguintes fases:
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2Q840986 | Serviço Social, Interpretação de Textos, Assistente Social Educacional, FADESP, 2020

É/São direito(s) fundamental/fundamentais às pessoas portadoras de deficiência
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3Q899464 | Serviço Social, Proteção Social Básica, Assistente Social Educacional, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

No que diz respeito às garantias de proteção socioassistencial, com base na Resolução CNAS nº 33/2012, assinalar a alternativa INCORRETA.
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4Q899466 | Serviço Social, Educação e Serviço Social, Assistente Social Educacional, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

Sobre a parceria entre família e escola, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Pode ser definida a partir das interações colaborativas para promover o desenvolvimento social, emocional, físico e intelectual de crianças e jovens.
( ) Trata-se de uma parceria que tem como objetivo central os interesses da escola.
( ) Parcerias bem-sucedidas devem estar embasadas em confiança, responsabilidade e respeito mútuos.
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5Q899468 | Serviço Social, Questão Social e Serviço Social, Assistente Social Educacional, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

As temáticas das questões sociais estão incorporadas nos temas contemporâneos transversais (TCTs) nas instituições de ensino. Sobre os TCTs, assinalar a alternativa CORRETA.
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6Q899463 | Serviço Social, Serviço Social e Controle Social, Assistente Social Educacional, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

Em relação ao controle social, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) O controle social tem sua concepção advinda da Constituição Federal de 1988, enquanto instrumento de efetivação da participação popular no processo de gestão político-administrativa-financeira e técnico-operativa, com caráter democrático e descentralizado.

( ) As conferências têm o papel de avaliar a situação da assistência social, definir diretrizes para a política, verificar os avanços ocorridos num espaço de tempo determinado.

( ) Os conselhos no campo da assistência social não podem ser paritários e têm como representação da sociedade civil, os usuários ou organizações de usuários, entidades e organizações de assistência social.
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7Q899467 | Serviço Social, Educação e Serviço Social, Assistente Social Educacional, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

Sobre o atendimento e o apoio aos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), analisar os itens.

I. É importante que se descubra um meio ou uma técnica que possibilite estabelecer uma comunicação com o estudante.
II. O estudante com TEA pode ter dificuldade em lidar com mudanças, por menores que sejam. Por isso, é importante manter a organização e a rotina.
III. As limitações que o transtorno pode provocar devem ser respeitadas.

Está CORRETO o que se afirma:
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8Q899461 | Serviço Social, Assistente Social Educacional, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

Em conformidade com o Código de Ética do/a Assistente Social, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE.

A pena de suspensão acarreta ao/à assistente social a interdição do exercício profissional ________, pelo prazo de 30 (trinta) dias a 2 (dois) anos.
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9Q899462 | Serviço Social, Lei Orgânica da Assistência Social, Assistente Social Educacional, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

Com base na Lei nº 8.742/1993 – Lei Orgânica da Assistência Social, o benefício de prestação continuada é a garantia de salário mínimo mensal a:
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10Q899465 | Serviço Social, Assistente Social Educacional, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

Sobre a violência contra crianças e adolescentes, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) O estresse associado à violência na primeira infância pode prejudicar permanentemente o desenvolvimento do cérebro e afetar outras partes do sistema nervoso.
( ) A violência pode causar sérios impactos, podendo levar a comportamentos agressivos ou antissociais, abuso de substâncias ilícitas, comportamentos sexuais de risco e práticas ilícitas.
( ) Pode resultar em lesões físicas, infecções sexualmente transmissíveis, ansiedade, depressão, ideação suicida ou mesmo morte, entre várias outras consequências.
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11Q1082897 | Serviço Social, Serviço Social Na Educação, Assistente Social Educacional, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

A Lei nº 13.935/2019, que dispõe sobre a prestação de serviços de psicologia e de serviço social nas redes públicas de educação básica, representa uma importante conquista para a categoria dos Assistentes Sociais e para a política pública de educação.

Sobre o referido arsenal jurídico, é CORRETO afirmar que:
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12Q1082887 | Serviço Social, Surgimento e Institucionalização do Serviço Social, Assistente Social Educacional, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

A reflexão teórica sobre as determinações sócio-históricas do surgimento do Serviço Social permite compreender que a sua origem como profissão ocorreu em um contexto histórico específico, marcado por contradições sociais.

Considerando esse cenário, é CORRETO afirmar que:
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13Q1082898 | Serviço Social, Serviço Social Na Educação, Assistente Social Educacional, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

No Brasil, a atuação do assistente social na política de educação apresenta uma trajetória histórica, marcada por conquistas e por diferentes tendências que delineiam seu percurso nessa área.

A respeito da trajetória histórica de inserção do assistente social na política de educação, constata-se que:

I- O início das experiências de atuação profissional em unidades de ensino deu-se nos anos de 1940, fundamentada pela vertente conservadora, através de práticas de adequação e integração dos estudantes e de suas famílias ao meio escolar.
II- O avanço do exercício do Serviço Social na educação, com o abandono das práticas conservadoras, ocorre, apenas, após a criação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em 1996.
III- O crescimento da inserção do profissional de Serviço Social no campo da educação ocorreu a partir dos anos 2000, impulsionado pelas discussões continuadas promovidas pelas entidades da categoria e suas produções teóricas acerca da temática.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
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14Q1082894 | Serviço Social, Surgimento e Institucionalização do Serviço Social, Assistente Social Educacional, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

As Diretrizes Curriculares do curso de Serviço Social, aprovadas em novembro de 1996, representam um projeto de formação profissional resultante da trajetória histórica de articulação coletiva da categoria no Brasil (ABEPSS, 2021).
Fonte: ABEPSS. Diretrizes gerais para o curso de Serviço Social. Edição comemorativa trilíngue - 25 anos das diretrizes curriculares da ABEPSS. Rio de Janeiro: ABEPSS, 2021.

A partir desta afirmação, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I- O projeto de formação profissional orientado pelas Diretrizes Curriculares de1996 se organiza em três núcleos de fundamentação: Núcleo de fundamentos teórico-metodológicos da vida social, Núcleo de fundamentos da formação sócio-histórica da sociedade brasileira e Núcleo de fundamentos do trabalho Profissional.
PORQUE
II- As Diretrizes Curriculares de Serviço Social de 1996 avançam na discussão e no fortalecimento do Serviço Social brasileiro oferecendo uma formação profissional aos assistentes sociais que tem como foco principal o fortalecimento da teoria, estruturada a partir de eixos de estudo organizados em campos de conhecimento distintos e sem conexão.

A respeito dessas asserções, é CORRETO afirmar que:
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15Q1082888 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Assistente Social Educacional, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

O Serviço Social tem na questão social a base de sua fundação como especialização do trabalho, sendo suas múltiplas expressões presentes na dinâmica da vida cotidiana, objeto de trabalho de Assistentes Sociais.

Partindo dessa análise sobre a questão social, pode-se afirmar que ela:

I- Se torna um pilar para a gênese da profissão de Serviço Social, quando passa a ser alvo das ações do Estado.
II- É compreendida como o conjunto das manifestações das desigualdades da sociedade capitalista desenvolvida.
III- Existe em qualquer tipo de sociedade, inclusive antes da sociedade burguesa.

ÉCORRETO o que se afirma apenas em:
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16Q1082896 | Serviço Social, Serviço Social e Equipe Multi e Interdisciplinar, Assistente Social Educacional, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

A Resolução CFESS nº 557/2009, que trata sobre a emissão de pareceres, laudos, opiniões técnicas conjuntos entre o Assistente Social e outros profissionais, norteia a categoria para os limites e possibilidades para a atuação multiprofissional.

Com base nas garantias previstas nessa Resolução, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I- No atendimento multiprofissional apesar da avaliação e discussão da situação ter a obrigatoriedade da presença do Assistente Social, deve-se respeitar a conclusão manifestada por escrito pela equipe multiprofissional, a partir da discussão coletiva da matéria.

PORQUE

II- Mesmo sendo matéria de serviço social, a elaboração, emissão e/ ou subscrição de opinião técnica a seu respeito, por meio de pareceres, laudos, perícias e manifestações, não se constitui como atribuição privativa do Assistente Social, cabendo essa competência à equipe multiprofissional, dado o respeito ao trabalho coletivo.

A respeito dessas asserções, é CORRETO afirmar que:
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17Q1082885 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Assistente Social Educacional, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

Um pesquisador social investigou como professores da Educação Básica compreendem a relação entre prática educativa e sociedade. O estudo buscou revelar os repertórios de concepções desses docentes, em atuação nas escolas públicas municipais da Paraíba, sobre o tema “Educação como fenômeno social”. Para isso, foram realizadas entrevistas nas quais os professores expressaram suas primeiras ideias sobre o tema.

A partir deste contexto, à luz da discussão de Libâneo (2017) sobre o tema da pesquisa, assinale a alternativa que evidencia CORRETAMENTE, de forma explícita, uma concepção docente que reflete um entendimento adequado da Educação como fenômeno social.

Fonte: Libâneo, J. C. Didática (Livro Eletrônico). São Paulo: Cortez, 2017.

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18Q1078968 | Noções de Informática, Hardware, Assistente Social Educacional, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, IDCAP, 2024

Considere as afirmativas relacionadas aos dispositivos de entrada e saída de dados, apresentadas a seguir. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

(__)O teclado é classificado como dispositivo de entrada de dados.
(__)O monitor é classificado como um dispositivo de entrada de dados.
(__)O pen-drive é classificado como um dispositivo de entrada de dados.

Assinale a alternativa com a sequência correta:
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19Q1082889 | Serviço Social, Surgimento e Institucionalização do Serviço Social, Assistente Social Educacional, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

A relação histórica existente entre as políticas sociais e o Serviço Social é um tema bastante vasto e de fundamental importância na trajetória da profissão. Em relação a esse tema, analise as assertivas a seguir.

I- Com a formação e entrada de Assistentes Sociais no mercado de trabalho, a partir de fins dos anos de 1930, a relação do Serviço Social com as políticas sociais seguiu caminhos sem variações.
II- O Serviço Social no Brasil possui hoje uma importante responsabilidade pelo tema da política social, tanto enquanto área de produção de conhecimento quanto como espaço de atuação profissional.
III- A relação entre as políticas sociais e o Serviço Social no Brasil surge e se expande durante o período do Desenvolvimentismo, no governo de Juscelino Kubitschek.
IV- A profissão de Serviço Social firma-se na medida em que no país são instituídas as políticas sociais e se definem os modelos de proteção social.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
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20Q1082890 | Serviço Social, Políticas Sociais, Assistente Social Educacional, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

O neoliberalismo passou a ditar o ideário e o programa a serem implementados pelos países capitalistas, contemplando reestruturação produtiva, privatização acelerada, enxugamento do Estado, políticas fiscais e monetárias, alinhadas a organismos internacionais do capital (ANTUNES, 1999).
Fonte: ANTUNES, Ricardo. Crise capitalista contemporânea e as transformações no mundo do trabalho. In: Capacitação em Serviço social e política social: Módulo 1. Brasília: CEAD/ABEPSS/CFESS, 1999.

Considerando o contexto da ofensiva neoliberal, no que se refere à implicação desse processo para o campo das políticas sociais e, em específico, para a política de educação, marque a alternativa CORRETA.
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