Questões de Concursos Assistente Social Educacional

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21Q1082884 | Português, Morfologia, Assistente Social Educacional, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

Texto associado.
O Texto IV se refere à questão.


Texto IV- Blanco
Marisa Monte


Me vejo no que vejo
Como entrar por meus olhos
Em um olho mais límpido
Me olha o que eu olho
É minha criação
Isto que vejo
Perceber é conceber
Águas de pensamentos
Sou a criatura do que vejo


Fonte: PAZ, Octavio. Blanco. Intérprete: Marisa Monte. Barulhinho Bom. Londres: EMI, 1996. Letra disponível em: https://www.letras.mus.br/marisamonte/47272/. Acesso em: 4 out. 2025.
No verso “Sou a criatura do que vejo”, o processo de formação da palavra em destaque é:
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22Q1081412 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Acessibilidade, Assistente Social Educacional, Prefeitura de Dourados MS, SELECON, 2023

Para fins de aplicação da Lei Federal nº 13.146, de 06 de julho de 2015, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), consideram-se barreiras atitudinais aquelas que:
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23Q1080401 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Disposições Preliminares, Assistente Social Educacional, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024

A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) é destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e:
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24Q1082892 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Assistente Social Educacional, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

A Lei nº 8.662, de 7 de junho de 1993, que regulamenta a profissão de Assistente Social, faz parte do referencial legal que orienta o exercício profissional dessa categoria.

Com base no que está previsto em seu texto, analise as assertivas a seguir.

I- O exercício da profissão de Assistente Social não requer prévio registro nos Conselhos da categoria profissional que tenham jurisdição sobre a área de atuação do interessado.
II- Constitui-se como uma das competências do Assistente Social, planejar, executar e avaliar pesquisas que possam contribuir para a análise da realidade social e para subsidiar ações profissionais.
III- Entre as atribuições privativas do Assistente Social, está a de encaminhar providências e prestar orientação social a indivíduos, a grupos e à população.

É CORRETO o que se afirma em:
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25Q1082893 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Assistente Social Educacional, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

As tendências éticas no Serviço Social se configuram de forma específica em cada contexto e momento histórico. Na sua trajetória, a profissão de Serviço Social contou com os Códigos de Ética de 1947, 1965, 1975, 1986 e com o Código atual de 1993, que contribuiu para a construção do projeto de ruptura profissional (BARROCO, 2009).
Fonte: BARROCO, Maria Lúcia. Fundamentos éticos do serviço social. In: Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais. Módulo I. Brasília. UNB, 2010.p.165 – 184.

A partir do texto apresentado, examine as assertivas relativas ao Código de Ética de 1993 e marque a alternativa CORRETA sobre esse instrumento.
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26Q1082895 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Assistente Social Educacional, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

A Resolução CFESS nº 493/2006, que dispõe sobre as condições éticas e técnicas do exercício profissional do Assistente Social, foi idealizada e aprovada para trazer parâmetros para a atuação do Assistente Social em seus locais de trabalho.

Sobre a referida Resolução, podemos afirmar que:

I- Apesar de estamos vivenciando um contexto de precarização das condições de trabalho da classe trabalhadora, é uma norma de pouco significado para o exercício profissional do Assistente Social na atualidade.
II- Estabelece requisitos como espaço físico adequado, privacidade e condições de trabalho para garantir um atendimento qualificado aos usuários.
III- Dentre as garantias referentes às condições éticas e técnicas, fica facultada, e não obrigatória, a existência de espaço físico para que o Assistente Social realize atendimentos aos usuários do Serviço Social.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
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27Q1082886 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Assistente Social Educacional, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

Nas escolas, ainda prevalece uma concepção bancária de educação, caracterizada pela valorização da consciência ingênua em detrimento da consciência crítica (Moreira, 2023).
Fonte: MOREIRA, M. A. Teorias da aprendizagem. 3. ed. ampl [Reimpr]. Rio de Janeiro: LTC, 2023.

A partir deste contexto, à luz dos pressupostos e críticas de Paulo Freire, assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE apenas as características da concepção de educação mencionada.
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28Q1082891 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Assistente Social Educacional, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

Para Netto (1999), os projetos profissionais apresentam a autoimagem de uma profissão, elegem os valores que a legitimam socialmente, delimitam e priorizam os seus objetivos e funções, formulam os requisitos para o seu exercício, prescrevem normas para o comportamento dos profissionais e estabelecem as balizas da sua relação com os usuários, com as outras profissões e com as instituições sociais.
Fonte: NETTO, José Paulo. A construção do projeto ético-político contemporâneo. In: Capacitação em Serviço Social e Política Social. Módulo 1. Brasília: CEAD/ABEPSS/CFESS, 1999.

Em relação ao projeto ético-político do Serviço Social, pode-se mencionar como seus elementos constitutivos e os componentes que o materializam os:
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30Q1080248 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Disposições Preliminares, Assistente Social Educacional, Prefeitura de Nova Odessa SP, MetroCapital Soluções, 2023

Dentro da Política Nacional de Integração da Pessoa com Deficiência, a Lei n. 13.146, de 6 de julho de 2015, institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Qual a finalidade do Estatuto da Pessoa com Deficiência?
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31Q1080336 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Assistente Social Educacional, Prefeitura de Matupá MT, OBJETIVA, 2023

No tocante à Lei nº 13.146/2015 — Estatuto da Pessoa com Deficiência, analisar os itens abaixo:

I. O Estatuto instituiu o cordão de fita com desenhos de girassóis como símbolo nacional de identificação de pessoas com deficiências ocultas.
II. O Poder Judiciário criará instrumentos para avaliação da deficiência.
III. A avaliação da deficiência, quando necessária, será biopsicossocial.

Estão CORRETOS:
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32Q1080402 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Assistente Social Educacional, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024

No artigo 27 da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) consta que a educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e:
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33Q1078967 | Noções de Informática, Sistema Operacional, Assistente Social Educacional, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, IDCAP, 2024

No sistema operacional Windows, qual ferramenta é comumente utilizada para gerenciar arquivos e pastas, copiar, mover e excluir arquivos, além de criar e organizar diretórios?
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