Início

Questões de Concursos Assistente Técnico

Resolva questões de Assistente Técnico comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


181Q159809 | Legislação Municipal, Assistente Técnico, Câmara Municipal do Rio de Janeiro, FJG

Cabe à Câmara Municipal, mediante controle externo, a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial do Município e das Entidades da Administração direta, indireta e fundacional. Nesse mister democrático, é previsto pela Lei Orgânica Municipal o auxílio do Tribunal de Contas do Município, ao qual competirá:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

182Q555656 | Informática, Outros, Assistente Técnico, CEGAS CE, UECE

Considere as seguintes afirmações, relativas a modelos relacional e de entidade e relacionamento:

I. As entidades só desempenham um papel nos relacionamentos unários.

II. Cada valor de uma chave estrangeira numa tabela corresponde a igual valor de chave primária em outra tabela, portanto os valores de uma chave estrangeira não podem ser duplicados.

III. Uma entidade fraca tem participação total num relacionamento identificador binário com cardinalidade 1:n.

Sobre as três afirmações, assinale o correto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

183Q563259 | Informática, Word, Assistente Técnico, CEGAS CE, UECE

Acerca dos tipos de arquivos que podem ser gerados pelo Microsoft Word 2003, são feitas as seguintes afirmações:

I. Pode ser gerado um documento XML.

II. Pode ser gerada uma página EB.

III. Pode ser gerado um arquivo com extensão RTF.

Sobre as três afirmações anteriores, assinale o correto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

184Q730754 | Direito Processual do Trabalho, Audiência de julgamento, Assistente Técnico, Companhia Docas de São Sebastião SP, FAT

Diante de uma reclamação trabalhista, a empresa designou um advogado para apresentar a defesa e um preposto para representa-la. Entretanto, no dia da audiência, o reclamante não compareceu.

De acordo com o estabelecido na CLT, é correto afirmar que, o não comparecimento do reclamante,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

185Q551116 | Informática, Word, Assistente Técnico, CEGAS CE, UECE

Com relação ao processador de texto Microsoft ord 2003, são feitas as seguintes afirmações:

I. Permite contar a quantidade de palavras no texto editado.

II. Permite o uso de macros o que possibilita infecção por vírus.

III. Permite proteger documentos contra acesso indevido através de senha

Sobre as afirmações, assinale o correto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

186Q559418 | Informática, Outros, Assistente Técnico, CEGAS CE, UECE

Assinale a alternativa que contém, apenas, componentes arquiteturais de um SGBD.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

187Q593741 | Química, Elementos Químicos, Assistente Técnico, CEGAS CE, IESES

Após a leitura do enunciado apresentado a seguir, identifique a afirmação correta:

A definição; ?conjunto de atividades econômicas relacionadas com a exploração, desenvolvimento, produção, refino, processamento, transporte, importação e exportação de petróleo, outros hidrocarbonetos fluidos e seus derivados?; corresponde ao conceito de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

188Q694117 | Direito Constitucional, Poder Constituinte Originário, Assistente Técnico, IDAM, IBFC, 2019

Sabe-se que Poder Constituinte é o poder de elaborar e modificar normas constitucionais, ou seja, é o poder de estabelecer uma nova Constituição ou de modificar uma já existente. A esse respeito é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

189Q553631 | Informática, Linguagem, Assistente Técnico, CEGAS CE, UECE

Com respeito a linguagens de programação para a web, assinale o correto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

190Q158483 | Direito Administrativo, Assistente Técnico, Câmara Municipal do Rio de Janeiro, FJG

A licitação é inexigível:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

191Q159064 | Administração Financeira e Orçamentária, Estágios da Receita e da Despesa Orçamentária, Assistente Técnico, Câmara Municipal do Rio de Janeiro, FJG

Com base nos preceitos da legislação vigente, no que concerne aos estágios da despesa orçamentária, o tipo de empenho destinado às despesas cujo montante seja previamente conhecido, mas cujos pagamentos devam ocorrer parceladamente, é aquele denominado:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

192Q158067 | Informática, Windows, Assistente Técnico, SP URBANISMO, VUNESP

Por meio do MS-Windows 7, em sua configuração padrão, um usuário deseja gerenciar seus arquivos e pastas.
Assinale a alternativa que contém o nome do aplicativo acessório do MS-Windows 7 utilizado para essa atividade.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

193Q556168 | Informática, Programação de Sistemas, Assistente Técnico, CEGAS CE, IESES

O padrão GoF apresenta três grupos. Indique a alternativa cujo termo NÃO pertence ao GoF:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

194Q452440 | Direito do Trabalho, Jornada de Trabalho, Assistente Técnico, Companhia Docas de São Sebastião SP, FAT

Na empresa XYZ Associados, os seus colaboradores têm como regime de trabalho o horário de entrada 08h, intervalo para refeição de 1 hora e saída às 18h de segunda à quinta-feira; e entrada 08h, intervalo para refeição de 1 hora e saída às 17h na sexta-feira, totalizando 44 horas semanais. Com base no exposto, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

195Q452632 | Direito do Trabalho, Férias, Assistente Técnico, Companhia Docas de São Sebastião SP, FAT

O Sr. José, estudante, foi admitido na empresa em 03 de maio de 2010 com o cargo de ajudante geral na produção como seu primeiro emprego aos 18 anos de idade. No final de dezembro do mesmo ano, por problemas do alto estoque de produtos acabados, a empresa concedeu férias coletiva de 20 dias a todos os colaboradores de seu departamento, atendendo aos dispositivos da CLT. Este ano, o Sr. José pretende tirar suas férias em julho, juntamente com as férias da escola, sabendo que ele teve cinco faltas injustificadas.

Portanto, de acordo com a CLT, é correto afirmar o seguinte:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

196Q835116 | Português, Morfologia Pronomes, Assistente Técnico, IDIB, 2021

TEXTO I 


O macacão branco


    Sejamos honestas, colegas de trabalho: quem de nós pode vestir um macacão branco decotado na frente e nas costas, colado ao corpo, sem antes passar por uma lipoescultura, uma sessão de bronzeamento e ficar duas semanas sem comer? Resposta no final dessa coluna.

    Não teria adjetivos suficientes para comentar o show que Maria Rita fez no Anfiteatro Pôr do Sol, semana passada, cantando músicas da sua mãe, Elis Regina. O espetáculo foi perfeito do início ao fim, e São Pedro ainda deu uma canja, oferecendo um entardecer de cinema, com direito a uma lasca de lua, céu estrelado e brisa suave. Se Elis não fosse gaúcha, teria se naturalizado naquele instante, em algum cartório no céu.

    Mas voltemos a Maria Rita. Toda de branco, ela entrou no palco com uma túnica diáfana que ia até os pés: praticamente um anjo de bons modos. Até que, quatro ou cinco músicas depois do início do show, ela retirou a túnica e ficou só de macacão branco decotado, com as costas de fora, colado no corpo. Pensei: é peituda essa mulher.

    Peituda porque, além de peito, Maria Rita tem coxa, tem bunda, tem barriguinha, tem sustância, tem o corpo da brasileira típica, que passa longe das esquálidas das revistas, das ossudas das passarelas. A numeração de Maria Rita não é 36, mas vestiu aquele macacão branco como se fosse.

    Quaquaraquáquá, quem riu? Quaquaraquáquá, foi ela. Cantando Vou Deitar e Rolar e outros tantos hits da sua talentosa genitora, Maria Rita rebolou, sambou, jogou charme, braço pra cima, braço pro lado, ajeitadinha no cabelo, caras e bocas, dona e senhora do pedaço e com o namorado bonitão (Davi Moraes, na guitarra) ali na retaguarda, babando – se não estava, deveria. Porque Maria Rita, além de cantar divinamente, mostrava 100% seu lado fêmea, segura e incomparável. Que nem as modelos de revista? Quaquaraquaquá. Muito melhor.

    Fiquei matutando depois: como mulher se preocupa com besteira. Usa roupa preta para afinar, veste bermudas compressoras para chapar a barriga, manga comprida para esconder os braços roliços, e mais isso, e aquilo, quando o maior segredo de beleza consta do seguinte: sinta-se num palco, mesmo que nunca tenha chegado perto de um. Imagine-se com 60 mil pessoas te aplaudindo, te admirando pelo que você faz, pelo que você é, imagine-se com o público na mão, pois você é competente e tem uma elegância natural. Conscientize-se de que sua inteligência é superior às suas medidas, que ser magrinha não atrai amor instantâneo, que sua personalidade é um cartão de visitas, que a felicidade é a melhor maquiagem, que ser leve é que emagrece.

    E dá-se a mágica.

    Quem de nós pode vestir um macacão branco decotado na frente e nas costas, colado ao corpo, sem antes passar por uma lipoescultura, uma sessão de bronzeamento e ficar duas semanas sem comer? Qualquer uma de nós, ora.


MEDEIROS. Martha. A graça da coisa. 1ª ed. Porto Alegre – RS: L&PM, 2013.

No trecho “Conscientize-se de que sua inteligência é superior às suas medidas...”, o pronome oblíquo destacado está posicionado corretamente em relação ao verbo, obedecendo às regras determinadas pela norma padrão culta da Língua Portuguesa. Assinale a alternativa em que a colocação do pronome átono não obedece a essas regras.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

197Q374009 | Português, Redação Oficial, Assistente Técnico, Universidade Estadual da Paraíba PB

A Redação Oficial, de acordo com o Manual de Redação da Presidência da Republica, é conceituada como aquela que rege os atos normativos e comunicativos do Poder Público. Nesse sentido, pode-se inferir que suas principais características estão relacionadas ao:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

198Q399042 | Direito Administrativo, Parte Geral, Assistente Técnico, CEGAS CE, UECE

3A licitação é um instituto destinado a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia e a selecionar a proposta mais vantajosa para a Administração. Deve ser processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade da impessoalidade da moralidade da igualdade da publicidade da probidade administrativa da vinculação ao instrumento convocatório do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos. Considere a seguinte listagem de bens e serviços:

I. Produzidos ou prestados por empresas brasileiras de capital internacional.

II. Produzidos no país.

III. Produzidos ou prestados por empresas com filiais ou sedes no país.

IV. Produzidos ou prestados por empresas que invistam em pesquisa e no desenvolvimento de tecnologia no país.

Em igualdade de condições como critério de desempate será assegurada preferência sucessivamente aos bens e serviços listados

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

199Q331985 | Matemática, Assistente Técnico, CHESF, CESPE CEBRASPE

Uma empresa aérea contratou pilotos e técnicos de manutenção de aeronaves, totalizando 11 contratações. O salário fixo mensal de cada piloto é igual a R$ 7.000,00 e de cada técnico, R$ 3.000,00. Sabe-se que a despesa mensal com esses salários é superior a R$ 46.000,00 e inferior a R$ 52.000,00. Com relação a essa empresa, julgue os itens que se seguem. A empresa contratou mais pilotos que técnicos de manutenção.
  1. ✂️
  2. ✂️

200Q691805 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Assistente Técnico, IDAM, IBFC, 2019

A administração pública pode revogar ato próprio discricionário, ainda que perfeitamente legal, simplesmente pelo fato de não mais o considerar conveniente ou oportuno. A respeito da teoria dos atos administrativos, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.