Início

Questões de Concursos Assistente Técnico

Resolva questões de Assistente Técnico comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


201Q554174 | Informática, Protocolo, Assistente Técnico, CEGAS CE, UECE

Sobre o SOAP — um protocolo de aplicação da pilha TCP/IP —, assinale o correto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

202Q452632 | Direito do Trabalho, Férias, Assistente Técnico, Companhia Docas de São Sebastião SP, FAT

O Sr. José, estudante, foi admitido na empresa em 03 de maio de 2010 com o cargo de ajudante geral na produção como seu primeiro emprego aos 18 anos de idade. No final de dezembro do mesmo ano, por problemas do alto estoque de produtos acabados, a empresa concedeu férias coletiva de 20 dias a todos os colaboradores de seu departamento, atendendo aos dispositivos da CLT. Este ano, o Sr. José pretende tirar suas férias em julho, juntamente com as férias da escola, sabendo que ele teve cinco faltas injustificadas.

Portanto, de acordo com a CLT, é correto afirmar o seguinte:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

203Q399042 | Direito Administrativo, Parte Geral, Assistente Técnico, CEGAS CE, UECE

3A licitação é um instituto destinado a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia e a selecionar a proposta mais vantajosa para a Administração. Deve ser processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade da impessoalidade da moralidade da igualdade da publicidade da probidade administrativa da vinculação ao instrumento convocatório do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos. Considere a seguinte listagem de bens e serviços:

I. Produzidos ou prestados por empresas brasileiras de capital internacional.

II. Produzidos no país.

III. Produzidos ou prestados por empresas com filiais ou sedes no país.

IV. Produzidos ou prestados por empresas que invistam em pesquisa e no desenvolvimento de tecnologia no país.

Em igualdade de condições como critério de desempate será assegurada preferência sucessivamente aos bens e serviços listados

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

204Q374009 | Português, Redação Oficial, Assistente Técnico, Universidade Estadual da Paraíba PB

A Redação Oficial, de acordo com o Manual de Redação da Presidência da Republica, é conceituada como aquela que rege os atos normativos e comunicativos do Poder Público. Nesse sentido, pode-se inferir que suas principais características estão relacionadas ao:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

205Q687247 | Direito Administrativo, Contratos Administrativos, Assistente Técnico, IDAM, IBFC, 2019

Sobre o regime jurídico dos Contratos Administrativos, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

206Q682900 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Assistente Técnico, IDAM, IBFC, 2019

Sobre os atos administrativos, assinale a alternativa correta. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

207Q551916 | Informática, Excel, Assistente Técnico, CEGAS CE, UECE

Em uma planilha do Microsoft Excel 2003 as células têm os valores que seguem: A1=1, A2= 2, A3=3, A4=4, A5=5, B1=1, B2=2, B3=3, B4=4 e B5=5; e a célula C6 tem a fórmula: =SE(MÉDIA(A1:A5)<3;SOMA(B1:B5);10).

Assinale a alternativa correspondente ao resultado exibido na célula C6, após a execução da fórmula.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

208Q550323 | Informática, Placas de rede, Assistente Técnico, CEGAS CE, UECE

Sobre cabos de par trançado, são feitas as seguintes afirmações:

I. Os cabos de categoria 5 atingem freqüência de 500MHz.

II. Os cabos de categoria 6 e 5e podem ser usados em redes gigabit ethernet.

III. A blindagem dos cabos de par trançado diminui a interferência de ondas eletromecânicas.

Sobre as três afirmações anteriores, assinale o correto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

209Q595017 | Química, Elementos Químicos, Assistente Técnico, CEGAS CE, IESES

Após a leitura do enunciado apresentado a seguir, identifique a afirmação correta:

A definição; ?é o gás natural no estado líquido obtido mediante processo de criogenia a que foi submetido e armazenado em pressões próximas à atmosférica?; corresponde ao conceito de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

210Q559744 | Informática, Linux Unix, Assistente Técnico, CEGAS CE, IESES

O Sistema Operacional Linux é um software livre e portável, com a vantagem de funcionar em dezenas de plataformas, desde os supercomputadores IBM aos dispositivos móveis, smartphones ou tablets. Este sistema operacional possui a arquitetura do núcleo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

211Q559535 | Informática, Linux Unix, Assistente Técnico, CEGAS CE, UECE

Sobre a criação de usuários no sistema operacional Linux, são feitas as seguintes afirmações:

I. O sistema cria automaticamente um diretório para o novo usuário localizado em /var.

II. Se o grupo não for especificado, o Linux cria um grupo para o novo usuário cujo nome é definido por “user” + data da criação.

III. O novo usuário herda os direitos de acesso do usuário que o criou.

Sobre as três afirmações anteriores, assinale o correto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

212Q686906 | Direito Administrativo, Licitações Públicas Lei 8666 93, Assistente Técnico, IDAM, IBFC, 2019

A respeito da Lei de Licitações, das hipóteses em que é obrigatória sua aplicação e de suas modalidades, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

213Q159341 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Assistente Técnico, Câmara Municipal do Rio de Janeiro, FJG

A Lei Orgânica do Município do Rio de Janeiro, em seus Artigos 126 e 127, trata da criação e manutenção dos Conselhos Municipais, definindo finalidades, funções e responsabilidades dos mesmos, enquanto no Art. 133 veda a remuneração à participação, a qualquer título, nesses órgãos, à exceção do Conselho Municipal de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

214Q559233 | Informática, Rede de Computadores, Assistente Técnico, CEGAS CE, IESES

No modelo OSI, esta camada é responsável pelas regras de diálogo (por exemplo, verificar se uma conexão permite comunicação em half duplex ou full duplex), pela sincronização do fluxo de dados e pelo restabelecimento da conexão em caso de falha. A camada que se refere a definição é denominada de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

215Q688802 | Informática, Assistente Técnico, IDAM, IBFC, 2019

Tanto para a Internet como para a Intranet, quando existe a necessidade de transferir dados e arquivos, utiliza-se basicamente do protocolo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

216Q561640 | Informática, Correio Eletronico E mail, Assistente Técnico, CEGAS CE, UECE

O Mozilla Thunderbird é um conhecido cliente de e-mail. Assinale a alternativa que contém uma tarefa que NÃO PODE ser realizada pelo Thunderbird.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

217Q558882 | Informática, Software, Assistente Técnico, CEGAS CE, UECE

Assinale a alternativa que contém a função realizada pelo desfragmentador de disco do sistema operacional MS indows.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

218Q555342 | Informática, Linux Unix, Assistente Técnico, CEGAS CE, IESES

Com relação ao Sistema Operacional Linux, assinale a única alternativa que corresponde ao comando, que tem como finalidade a de remover arquivos e diretórios:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

219Q160350 | Matemática, Assistente Técnico, SP URBANISMO, VUNESP

André e Diego colecionam selos. André tem, hoje, 50 selos e Diego, 106 selos. Se, todos os meses, André comprar 25 selos e Diego comprar 18 e se não se desfizerem de nenhum, pode-se concluir que ambos terão a mesma quantidade de selos após

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

220Q832132 | Português, Morfologia Verbos, Assistente Técnico, IDIB, 2021

TEXTO I 


O macacão branco


    Sejamos honestas, colegas de trabalho: quem de nós pode vestir um macacão branco decotado na frente e nas costas, colado ao corpo, sem antes passar por uma lipoescultura, uma sessão de bronzeamento e ficar duas semanas sem comer? Resposta no final dessa coluna.

    Não teria adjetivos suficientes para comentar o show que Maria Rita fez no Anfiteatro Pôr do Sol, semana passada, cantando músicas da sua mãe, Elis Regina. O espetáculo foi perfeito do início ao fim, e São Pedro ainda deu uma canja, oferecendo um entardecer de cinema, com direito a uma lasca de lua, céu estrelado e brisa suave. Se Elis não fosse gaúcha, teria se naturalizado naquele instante, em algum cartório no céu.

    Mas voltemos a Maria Rita. Toda de branco, ela entrou no palco com uma túnica diáfana que ia até os pés: praticamente um anjo de bons modos. Até que, quatro ou cinco músicas depois do início do show, ela retirou a túnica e ficou só de macacão branco decotado, com as costas de fora, colado no corpo. Pensei: é peituda essa mulher.

    Peituda porque, além de peito, Maria Rita tem coxa, tem bunda, tem barriguinha, tem sustância, tem o corpo da brasileira típica, que passa longe das esquálidas das revistas, das ossudas das passarelas. A numeração de Maria Rita não é 36, mas vestiu aquele macacão branco como se fosse.

    Quaquaraquáquá, quem riu? Quaquaraquáquá, foi ela. Cantando Vou Deitar e Rolar e outros tantos hits da sua talentosa genitora, Maria Rita rebolou, sambou, jogou charme, braço pra cima, braço pro lado, ajeitadinha no cabelo, caras e bocas, dona e senhora do pedaço e com o namorado bonitão (Davi Moraes, na guitarra) ali na retaguarda, babando – se não estava, deveria. Porque Maria Rita, além de cantar divinamente, mostrava 100% seu lado fêmea, segura e incomparável. Que nem as modelos de revista? Quaquaraquaquá. Muito melhor.

    Fiquei matutando depois: como mulher se preocupa com besteira. Usa roupa preta para afinar, veste bermudas compressoras para chapar a barriga, manga comprida para esconder os braços roliços, e mais isso, e aquilo, quando o maior segredo de beleza consta do seguinte: sinta-se num palco, mesmo que nunca tenha chegado perto de um. Imagine-se com 60 mil pessoas te aplaudindo, te admirando pelo que você faz, pelo que você é, imagine-se com o público na mão, pois você é competente e tem uma elegância natural. Conscientize-se de que sua inteligência é superior às suas medidas, que ser magrinha não atrai amor instantâneo, que sua personalidade é um cartão de visitas, que a felicidade é a melhor maquiagem, que ser leve é que emagrece.

    E dá-se a mágica.

    Quem de nós pode vestir um macacão branco decotado na frente e nas costas, colado ao corpo, sem antes passar por uma lipoescultura, uma sessão de bronzeamento e ficar duas semanas sem comer? Qualquer uma de nós, ora.


MEDEIROS. Martha. A graça da coisa. 1ª ed. Porto Alegre – RS: L&PM, 2013.

O uso do modo imperativo no trecho “Sejamos honestas, colegas de trabalho...”, tem o objetivo de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.