Início

Questões de Concursos Assistente Técnico

Resolva questões de Assistente Técnico comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


241Q544874 | Física, Física de Materiais, Assistente Técnico, CEGAS CE, IESES

Após a leitura do enunciado apresentado a seguir, identifique a afirmação correta: Um motor de combustão interna, monocilíndrico tem o diâmetro do cilindro com 82mm, e o pistão se desloca do ponto morto superior até o ponto morto inferior (curso) em 8,2cm.

Qual o valor em litros do volume varrido por este pistão?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

242Q591408 | Química, Assistente Técnico, CEGAS CE, IESES

Após a leitura do enunciado apresentado a seguir, identifique a afirmação correta:

Uma unidade bastante empregada em mecânica, é a vazão de elementos em Pés Cúbicos por Minuto [cfm], do inglês ?cubic feet per minute?. Qual o valor em litros por minuto [l/min] de uma vazão de 650 [cfm]? Lembrando que um ?feet? são 12 polegadas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

243Q158256 | Administração Financeira e Orçamentária, Assistente Técnico, Câmara Municipal do Rio de Janeiro, FJG

Na Lei Orçamentária Anual de um determinado município foi consignada uma dotação classificada, quanto à natureza da despesa, com a seguinte codificação numérica: 4.6.90. Com base na norma aplicada ao orçamento público, essa despesa corresponde ao gasto a ser realizado com:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

244Q449594 | Direito Constitucional, Administração Pública, Assistente Técnico, CEGAS CE, IESES

Assinale como ?V? as assertivas verdadeiras e ?F? as falsas, de acordo com o art. 37 da Constituição Federal, que regula a administração pública:

I. Os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei.

II. A investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração.

III. O prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período.

IV. Durante o prazo prorrogável previsto no edital de convocação, aquele aprovado em concurso público de provas ou de provas e títulos será convocado com prioridade sobre novos concursados para assumir cargo ou emprego, na carreira.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

245Q337509 | Matemática, Assistente Técnico, CHESF, CESPE CEBRASPE

Fortes chuvas provocaram uma enchente que isolou completamente uma pequena comunidade. A falta de água potável e o risco de contaminação fizeram com que as autoridades providenciassem o resgate das pessoas dessa comunidade. Helicópteros foram acionados. Em 5 horas, 3 helicópteros transportaram 3/5  das pessoas da comunidade. Considerando que cada helicóptero transporta o mesmo número de pessoas e gasta o mesmo tempo para fazer esse transporte, julgue os itens subseqüentes. Se a frota for acrescida de mais um helicóptero do mesmo tipo, então serão necessárias mais 2 h e 50 min para completar o resgate.
  1. ✂️
  2. ✂️

246Q373935 | Português, Texto, Assistente Técnico, Ministério Público Estadual BA, FGV

“...porque ocorre com regularidade e de modo informal”; a maneira mais adequada de reescrever-se esse segmento do texto 1 é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

247Q452857 | Direito do Trabalho, Remuneração e Salário, Assistente Técnico, Companhia Docas de São Sebastião SP, FAT

A empresa ZYZ, após analisar o desempenho de outro colaborador contratado por prazo determinado para a execução do importante projeto, decidiu romper o contrato por justa causa com base no descumprimento das atividades e responsabilidades a ele delegadas.

É dever da empresa

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

248Q158775 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Assistente Técnico, SP URBANISMO, VUNESP

Termina neste sábado (2 de agosto) o prazo de quatro anos para as cidades brasileiras adequarem sua gestão do lixo às regras da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). (G1, 2/ago/2014 . Disponível em .
Último acesso: 6/set/2014. Adaptado) As principais características da PNRS são

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

249Q561296 | Informática, Software, Assistente Técnico, CEGAS CE, IESES

. Gigabyte (símbolo GB) é uma unidade de medida de informação, segundo o Sistema Internacional de Unidades (S.I.), que equivale a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

250Q557526 | Informática, Navegadores, Assistente Técnico, CEGAS CE, UECE

Com relação a navegadores web, assinale o INCORRETO.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

251Q550892 | Informática, Software, Assistente Técnico, CEGAS CE, UECE

A integração entre os sistemas operacionais Linux e Windows pode ser obtida utilizando
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

252Q374002 | Português, Redação Oficial, Assistente Técnico, Universidade Estadual da Paraíba PB

Compete do redator de atos normativos e comunicações oficiais, empregar uma linguagem
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

253Q447275 | Direito Constitucional, Administração Pública, Assistente Técnico, CEGAS CE, IESES

Os princípios da administração pública que encontramse estampados no caput do art. 37 da Constituição Federal são os seguintes:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

254Q739667 | Economia, Inflação, Assistente Técnico, Prefeitura de Nova Tebas PR, UNIUV

De acordo com algumas teorias sobre inflação, pode-se dizer que:

I. Segundo a teoria monetarista o excesso de gastos públicos provocará inflação, quando a demanda cresce, a ponto de pressionar os mercados de fatores de produção. Com isso, os preços dos fatores elevar-se-ão, pressionando os custos e a inflação.

 II. A teoria estruturalista diz que os setores da economia crescem a ritmos diferentes, causando excesso de demanda nos mercados em que a oferta não tem capacidade de resposta, o que provocará tensões inflacionárias.

III. A teoria keynesiana entende que a causa básica da inflação encontra-se na emissão de moeda em ritmo superior às necessidades da economia. Essa emissão é provocada pelo déficit do setor público.

IV. A teoria inercialista atribui aos mecanismos de indexação uma parcela importante na explicação do processo inflacionário, e propõe o congelamento dos preços e salários e a troca simultânea de moeda, como formas de combater a inflação inercial.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

255Q693846 | Informática, Assistente Técnico, IDAM, IBFC, 2019

Na célula H5 de uma planilha eletrônica da Microsoft temos especificamente a seguinte fórmula: =SOMA(C5:G5;C6:G6). Essa fórmula seria equivalente a fazer:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

256Q160458 | Legislação Municipal, Assistente Técnico, Câmara Municipal do Rio de Janeiro, FJG

O Regimento Interno da Câmara Municipal do Rio de Janeiro dispõe que as deliberações do Plenário comportam o processo de votação:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

257Q160403 | Direito Administrativo, Responsabilidade Civil do Estado, Assistente Técnico, Câmara Municipal do Rio de Janeiro, FJG

No âmbito da responsabilidade civil do Estado, houve um processo evolutivo caracterizado pela existência de diversas teorias, sendo possível afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

258Q442807 | Direito Constitucional, Competência Exclusiva da União, Assistente Técnico, Prefeitura de Nova Tebas PR, UNIUV

A competência de legislar sobre normas gerais de licitação e contratação, em todas as suas modalidades, em qualquer nível de governo, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

259Q159206 | Direito Constitucional, Classificação das Constituições, Assistente Técnico, Câmara Municipal do Rio de Janeiro, FJG

A constituição dogmática pode ser conceituada como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

260Q483057 | Geografia, Geografia Física, Assistente Técnico, CEGAS CE, IESES

Identifique a opção que preenche de forma correta o enunciado abaixo:

O gás natural é extraído a partir de longas perfurações por meio de ____________. O processamento inicia-se após a parte superior do poço, onde se separa _________, da água e de sedimentos. O gás é, então, tratado, __________ e enviado para uma Unidade de Processamento de Gás Natural, a fim de se obter, além de outros derivados, um gás com excelente qualidade comercial.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.