Questões de Concursos Assistente Técnico

Resolva questões de Assistente Técnico comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q160045 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Assistente Técnico, SEE MG, FCC

A LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) estabelece que é dever dos pais ou responsáveis efetuar a matrícula, no ensino fundamental, dos menores, a partir dos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

42Q11206 | Português, Assistente Técnico, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

Texto associado.
ESCOLA IDEAL PARA ALUNOS NÃO IDEAIS

Cláudio de Moura Castro

Na segunda metade do século XIX, dom Pedro II transformou a primeira escola pública secundária do Brasil em um modelo inspirado no colégio Louis Le Grand, reputado como o melhor da França. Mantiveram-se na sua réplica brasileira as exigências acadêmicas do modelo original. O próprio dom Pedro selecionava os professores, costumava assistir a aulas e arguir os alunos. Sendo assim, o colégio que, mais adiante, ganhou o seu nome constituiu-se em um primoroso modelo para a educação das elites brasileiras. Dele descendem algumas excelentes escolas privadas.

Mais tarde do que seria desejável, o ensino brasileiro se expande, sobretudo no último meio século. Como é inevitável, passa a receber alunos de origem mais modesta e sem o ambiente educacional familiar que facilita o bom desempenho. Sendo mais tosca a matéria-prima que chega, em qualquer lugar do mundo não se podem esperar resultados equivalentes com o mesmo modelo elitista.

Os países de Primeiro Mundo perceberam isso e criaram alternativas, sobretudo no ensino médio. A melhor escola é aquela que toma alunos reais - e não imaginários - e faz com que atinjam o máximo do seu potencial. Se os alunos chegam a determinado nível escolar com pouco preparo, o pior cenário é tentar ensinar o que não conseguirão aprender. O conhecimento empaca e a frustração dispara.

Voltemos a 1917, às conferências de Whitehead em Harvard. Para ele, o que quer que seja ensinado, que o seja em profundidade. Segue daí que é preciso ensinar bem o que esteja ao alcance dos alunos, e não inundá-los com uma enxurrada de informações e conhecimentos. Ouvir falar de teorias não serve para nada. O que se aprende na escola tem de ser útil na vida real.

Se mesmo os melhores alunos das nossas melhores escolas são entulhados com mais do que conseguem digerir, e os demais, os alunos médios? Como suas escolas mimetizam as escolas de elite, a situação é grotesca. Ensina-se demais e eles aprendem de menos. Pelos números da Prova Brasil, pouco mais de 10% dos jovens que terminam o nível médio têm o conhecimento esperado em matemática! A escola está descalibrada do aluno real.

Aquela velha escola de elite deve permanecer, pois há quem possa se beneficiar dela. Mas, como fizeram os países educacionalmente maduros, respondendo a uma época de matrícula quase universal, é preciso criar escolas voltadas para o leque variado de alunos.

Nessa nova escola, os currículos e ementas precisam ser ajustados aos alunos, pois o contrário é uma quimera nociva. Na prática, devem-se podar conteúdos, sem dó nem piedade. É preciso mostrar para que serve o que está sendo aprendido. Ainda mais importante, é preciso aplicar o que foi aprendido, pois só aprendemos quando aplicamos. A escola deve confrontar seus alunos com problemas intrigantes e inspiradores. E deve apoiá-los e desafiá-los para que os enfrentem. No entanto, sem encolher a quantidade de matérias, não há tempo para mergulhar em profundidade no que quer que seja.

Atenção! Não se trata de uma escola aguada em que se exige menos e todos se esforçam menos. Sabemos que bons resultados estão associados a escolas que esperam muito de seus alunos, que acreditam neles. A diferença é que se vai exigir o que tem sentido na vida do estudante e está dentro do que realisticamente ele pode dominar. Precisamos redesenhar uma escola voltada para os nossos alunos, e não para miragens e sonhos. Quem fará essa escola? [...]

Revista Veja, 05 fev. 2014 (adaptado).
O autor faz uso de palavra em sentido figurado em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

43Q374051 | Português, Colocação Pronominal, Assistente Técnico, CEGAS CE, IESES, 2017

Analise a colocação pronominal em: ?o controle da população dos mosquitos transmissores torna-se uma arma importante? e assinale a alternativa que contenha uma afirmação correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

44Q160002 | Raciocínio Lógico, Assistente Técnico, Câmara Municipal do Rio de Janeiro, FJG

Uma pesquisa realizada com N moradores da cidade do Rio de Janeiro verificou que: - 96 moradores não conheciam o Cristo Redentor; - 129 não conheciam o Pão de Açúcar; - 14 conheciam estes dois pontos turísticos; - 63 conheciam pelo menos um desses dois lugares. O valor de N é igual a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

45Q11204 | Português, Assistente Técnico, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

Texto associado.
ESCOLA IDEAL PARA ALUNOS NÃO IDEAIS

Cláudio de Moura Castro

Na segunda metade do século XIX, dom Pedro II transformou a primeira escola pública secundária do Brasil em um modelo inspirado no colégio Louis Le Grand, reputado como o melhor da França. Mantiveram-se na sua réplica brasileira as exigências acadêmicas do modelo original. O próprio dom Pedro selecionava os professores, costumava assistir a aulas e arguir os alunos. Sendo assim, o colégio que, mais adiante, ganhou o seu nome constituiu-se em um primoroso modelo para a educação das elites brasileiras. Dele descendem algumas excelentes escolas privadas.

Mais tarde do que seria desejável, o ensino brasileiro se expande, sobretudo no último meio século. Como é inevitável, passa a receber alunos de origem mais modesta e sem o ambiente educacional familiar que facilita o bom desempenho. Sendo mais tosca a matéria-prima que chega, em qualquer lugar do mundo não se podem esperar resultados equivalentes com o mesmo modelo elitista.

Os países de Primeiro Mundo perceberam isso e criaram alternativas, sobretudo no ensino médio. A melhor escola é aquela que toma alunos reais - e não imaginários - e faz com que atinjam o máximo do seu potencial. Se os alunos chegam a determinado nível escolar com pouco preparo, o pior cenário é tentar ensinar o que não conseguirão aprender. O conhecimento empaca e a frustração dispara.

Voltemos a 1917, às conferências de Whitehead em Harvard. Para ele, o que quer que seja ensinado, que o seja em profundidade. Segue daí que é preciso ensinar bem o que esteja ao alcance dos alunos, e não inundá-los com uma enxurrada de informações e conhecimentos. Ouvir falar de teorias não serve para nada. O que se aprende na escola tem de ser útil na vida real.

Se mesmo os melhores alunos das nossas melhores escolas são entulhados com mais do que conseguem digerir, e os demais, os alunos médios? Como suas escolas mimetizam as escolas de elite, a situação é grotesca. Ensina-se demais e eles aprendem de menos. Pelos números da Prova Brasil, pouco mais de 10% dos jovens que terminam o nível médio têm o conhecimento esperado em matemática! A escola está descalibrada do aluno real.

Aquela velha escola de elite deve permanecer, pois há quem possa se beneficiar dela. Mas, como fizeram os países educacionalmente maduros, respondendo a uma época de matrícula quase universal, é preciso criar escolas voltadas para o leque variado de alunos.

Nessa nova escola, os currículos e ementas precisam ser ajustados aos alunos, pois o contrário é uma quimera nociva. Na prática, devem-se podar conteúdos, sem dó nem piedade. É preciso mostrar para que serve o que está sendo aprendido. Ainda mais importante, é preciso aplicar o que foi aprendido, pois só aprendemos quando aplicamos. A escola deve confrontar seus alunos com problemas intrigantes e inspiradores. E deve apoiá-los e desafiá-los para que os enfrentem. No entanto, sem encolher a quantidade de matérias, não há tempo para mergulhar em profundidade no que quer que seja.

Atenção! Não se trata de uma escola aguada em que se exige menos e todos se esforçam menos. Sabemos que bons resultados estão associados a escolas que esperam muito de seus alunos, que acreditam neles. A diferença é que se vai exigir o que tem sentido na vida do estudante e está dentro do que realisticamente ele pode dominar. Precisamos redesenhar uma escola voltada para os nossos alunos, e não para miragens e sonhos. Quem fará essa escola? [...]

Revista Veja, 05 fev. 2014 (adaptado).
Em relação à constituição do texto, é CORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

46Q11210 | Informática, Sistemas Operacionais, Assistente Técnico, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

Analise as seguintes afirmativas sobre sistemas operacionais.

I. No Windows XP, os pontos de restauração do sistema podem ser criados tanto pelo sistema, automaticamente, quanto por solicitação do usuário.
II. O comportamento padrão do Windows é diferenciar letras maiúsculas de minúsculas na verificação de senhas, mas não há essa diferenciação para a identificação do usuário.
III. O utilitário traceroute, disponível nos sistemas operacionais Linux, funciona de forma similar ao tracert, disponível nos sistemas Windows.

Estão CORRETAS as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

47Q11203 | Direito Administrativo, Assistente Técnico, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

O ato unilateral e vinculado pelo qual a Administração Pública reconhece ao particular, que preencha os requisitos legais, o direito à prestação de um serviço público denomina-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

49Q554763 | Informática, HTTP HTTPS, Assistente Técnico, CEGAS CE, UECE

O HTTP é um dos principais protocolos da Internet. A sigla HTTP significa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

50Q551460 | Informática, Protocolos de Transferencia de Arquivo, Assistente Técnico, CEGAS CE, UECE

Sobre o Sistema de Arquivos em Rede (NFS) dos sistemas operacionais em rede, assinale o correto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

51Q560901 | Informática, Protocolos de Comunicação, Assistente Técnico, CEGAS CE, UECE

A sigla DHCP representa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

52Q374320 | Português, Sentido e significado da, Assistente Técnico, Ministério Público Estadual BA, FGV, 2017

“Os meios de comunicação, devidamente apoiados por informações científicas, dizem que alimentação é uma questão de saúde”.

A substituição proposta no segmento do texto 1 acima que está perfeitamente adequada em termos de correção e de manutenção do sentido original é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q159555 | Raciocínio Lógico, Problemas Lógicos, Assistente Técnico, SP URBANISMO, VUNESP

Três amigos, Antônio, Bento e Carlos, foram à floricultura do seu José e encomendaram, cada um, um vasinho de flores, que deveria ser entregue às suas respectivas namoradas. Um deles encomendou margaridas, o outro, violetas, e, o outro, begônias, não necessariamente nessa ordem. Conversaram muito com o seu José e depois foram embora. Por algum motivo, perdeu-se a informação de qual era a flor que cada um dos três amigos havia encomendado. Relembrando a conversa que tivera com os rapazes, seu José lembrou-se, com certeza, dos seguintes fatos:

I. Bento não encomendou violetas.
II. Carlos é mais velho do que o rapaz que encomendou violetas.
III. O rapaz que encomendou as margaridas é o mais jovem dos três.

Com base nessas informações, pode-se concluir corretamente que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q158791 | Raciocínio Lógico, Diagramas de Venn, Assistente Técnico, SP URBANISMO, VUNESP

A parede da fachada de um prédio vai ser pintada, e a empresa contratada para realizar essa tarefa fez uma pesquisa entre os moradores, perguntando se preferiam que a cor da tinta fosse branca ou bege. Os moradores podiam escolher uma dessas duas cores ou mesmo as duas cores em sua resposta, mas estas eram as únicas respostas possíveis, conforme acordo firmado entre eles.
Depois de todos os moradores responderem à pergunta, e levando-se em conta que cada morador respondeu à pergunta uma única vez, respeitando o acordo estabelecido entre eles, verificou-se que a cor branca apareceu em, exatamente, 49 respostas, enquanto que a cor bege figurou em exatamente 85 respostas. Além disso, exatamente 60 moradores optaram por uma única das duas cores sugeridas.
O número total de moradores do prédio é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q834711 | Raciocínio Lógico, Diagramas de Venn, Assistente Técnico, IDIB, 2021

Se X e Y são conjuntos, X é subconjunto próprio de Y se cada elemento de X está em Y, mas existe pelo menos um elemento de Y que não está em X, ou seja, X ⊂ Y ⇔ X ⊆ Y e X = Y. Diante disso, assinale o item com a quantidade de subconjuntos próprios do conjunto k = {x/ x ∈ ℤ; -13 < 6x – 1 < 17}.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

56Q338990 | Raciocínio Lógico, Algebra das Proposições, Assistente Técnico, Ministério Público Estadual BA, FGV, 2017

André, Beatriz, Carlos e Denise estão sentados em volta de uma mesa quadrada, cada um deles em um lado da mesa. André está sentado em frente a Beatriz e Beatriz está sentada à direita de Denise.

No sentido horário, a ordem dos quatro em volta da mesa é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q833654 | Informática, Sistema Operacional, Assistente Técnico, IDIB, 2021

Sobre a deleção de arquivos e pastas no Windows 10, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

58Q685858 | Informática, Assistente Técnico, IDAM, IBFC, 2019

Relacione a coluna da esquerda com o respectivo componente da coluna da direita: 

(1) Hardware 
(2) Software 
(A) banco de dados. 
(B) memórias RAM e ROM. 
(C) placa-mãe 
(D) editor de texto. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

59Q160039 | Matemática, Assistente Técnico, SP URBANISMO, VUNESP

A temperatura de um freezer cai 5°C a cada 4 minutos e 30 segundos. Esse freezer está a uma temperatura de 8°C. Assim, o tempo necessário para atingir a temperatura de -22°C será de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q551112 | Informática, Estação de trabalho e Servidor, Assistente Técnico, CEGAS CE, UECE

Com relação à configuração do servidor web Apache, assinale o correto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.