Início

Questões de Concursos Assistente Técnico Legislativo

Resolva questões de Assistente Técnico Legislativo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q437772 | Direito Constitucional, Fiscalização Contábil, Assistente Técnico Legislativo, Câmara Municipal do Rio de Janeiro RJ, FJG

O Tribunal de Contas da União é integrado por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

42Q9162 | Administração Financeira e Orçamentária, Assistente Técnico Legislativo, Câmara de Rio de Janeiro RJ, FJG

Na Lei Orçamentária Anual de um determinado município foi consignada uma dotação classificada, quanto à natureza da despesa, com a seguinte codificação numérica: 4.6.90. Com base na norma aplicada ao orçamento público, essa despesa corresponde ao gasto a ser realizado com:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

43Q650177 | Ciências Políticas, Ciência Política, Assistente Técnico Legislativo, Câmara Municipal de Juiz de Fora MG, 2018

Muitas mudanças sociais e políticas vêm ocorrendo ao longo dos tempos em nosso território nacional. Durante o período colonial e imperial essas mudanças eram lentas e graduais, porém, a partir da década de 1930 passaram a formatar grandes mudanças. Dentre as opções abaixo uma apresenta características verdadeiras que desencadearam essas mudanças, aponte-a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

44Q391449 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Assistente Técnico Legislativo, Câmara de Santo André SP, MOURA MELO

São todos aqueles que se destinam a dar andamento aos processos e papéis que tramitam pelas repartições públicas, preparando-os para a decisão de mérito a ser proferida pela autoridade competente. São atos de rotina interna, sem caráter decisório, sem caráter vinculante e sem forma especial, geralmente praticados por servidores subalternos, sem competência decisória. Estamos nos referindo a que tipo de Ato Administrativo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

45Q9161 | Administração Financeira e Orçamentária, Assistente Técnico Legislativo, Câmara de Rio de Janeiro RJ, FJG

Das possíveis fontes de arrecadação de receitas orçamentárias, aquela que, quanto à repercussão patrimonial, é considerada uma receita não efetiva é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

46Q453611 | Direito do Trabalho, Extinção do CT Verbas Rescisórias, Assistente Técnico Legislativo, Câmara de Santo André SP, MOURA MELO

Com base no Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, assinale a alternativa incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

47Q9166 | Administração Financeira e Orçamentária, Assistente Técnico Legislativo, Câmara de Rio de Janeiro RJ, FJG

De acordo com a técnica orçamentária, o demonstrativo regionalizado do efeito, anistias, remissões, subsídios e benefícios de natureza financeira, tributária e creditícia, deverá acompanhar o seguinte documento:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

48Q9177 | Direito Administrativo, Assistente Técnico Legislativo, Câmara de Rio de Janeiro RJ, FJG

O princípio da impessoalidade pode ser conceituado como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

49Q9183 | Direito Administrativo, Assistente Técnico Legislativo, Câmara de Rio de Janeiro RJ, FJG

No âmbito da responsabilidade civil do Estado, houve um processo evolutivo caracterizado pela existência de diversas teorias, sendo possível afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

50Q452067 | Direito do Trabalho, Organização Sindical, Assistente Técnico Legislativo, Câmara de Santo André SP, MOURA MELO

Artigo 513 do Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943. São prerrogativas dos sindicatos, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

51Q9174 | Direito Constitucional, Assistente Técnico Legislativo, Câmara de Rio de Janeiro RJ, FJG

Constituem princípios constitucionais sensíveis:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

52Q719521 | Arquitetura, Arquitetura, Assistente Técnico Legislativo, Câmara Municipal de Juiz de Fora MG, 2018

Roberto Lobato Corrêa em sua obra O Espaço Urbano detalha sobre diversos pontos sobre o espaço urbano. Dentre as opções de Espaço, o autor caracteriza a Segregação e define que existem três forças básicas que estruturam as classes sociais. Dentre as opções abaixo a força que CORRETAMENTE está descrita é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

53Q9160 | Administração Financeira e Orçamentária, Assistente Técnico Legislativo, Câmara de Rio de Janeiro RJ, FJG

Com base em dispositivo constitucional, o tipo de orçamento que engloba os recursos dos Poderes Executivo e Legislativo, representado pelos fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta dos municípios, é aquele denominado de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

55Q9158 | Administração Financeira e Orçamentária, Assistente Técnico Legislativo, Câmara de Rio de Janeiro RJ, FJG

De acordo com a legislação vigente aplicada à execução orçamentária e financeira, os recursos financeiros obtidos com a alienação de bens móveis e aqueles empregados na aquisição de bens imóveis são classificados, respectivamente, nas seguintes categorias econômicas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

56Q341536 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória, Assistente Técnico Legislativo, Câmara Municipal do Rio de Janeiro RJ, FJG

Usando apenas os algarismos 1, 2, 3, 4, 5 e 6, João irá formar uma senha de quatro algarismos que deve obedecer às seguintes regras:

- O algarismo 4 deve obrigatoriamente ser usado uma única vez.

- O algarismo 6, se usado, deve aparecer exatamente duas vezes.

A quantidade máxima de senhas que João poderá formar, nessas condições, corresponde a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

57Q410884 | Direito Administrativo, Regime Disciplinar, Assistente Técnico Legislativo, Câmara Municipal do Rio de Janeiro RJ, FJG

Em certas circunstâncias, o servidor público pode ser responsabilizado perante a Administração Pública. Dessa forma, o servidor responde civil, penal e administrativamente pelo exercício irregular de suas atribuições. De acordo com o entendimento doutrinário sobre as responsabilidades dos servidores públicos, é possível afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

58Q718444 | Arquitetura, Arquitetura, Assistente Técnico Legislativo, Câmara Municipal de Juiz de Fora MG, 2018

Com o crescimento contínuo nas cidades brasileiras, é necessário o ordenamento do sistema de redes de infraestrutura para atender as necessidades da população do local. Sabendo que a câmara municipal tem um papel fundamental nesse ordenamento, assinale a opção que corresponde CORRETAMENTE aos elementos desse sistema:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

59Q417878 | Direito Civil, Teoria das Obrigações Contratuais, Assistente Técnico Legislativo, Câmara de Santo André SP, MOURA MELO

De acordo com a Lei Nº 10.406, de 10 de JANEIRO de 2002, assinale a alternativa incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

60Q444566 | Direito Constitucional, Sistema Único de Saúde, Assistente Técnico Legislativo, Câmara Municipal de Juiz de Fora MG, 2018

“É certamente no campo dos programas de saúde pública que ocorreram os mais bem-sucedidos avanços em direção a uma reforma de tipo descentralizador. Ao longo dos anos 80, a coalizão favorável à consolidação de um sistema hierarquizado e descentralizado de prestação de serviços de saúde, com forte presença nos fóruns nacionais e em aliança com governadores e prefeitos, conseguiu uma série sucessiva de medidas que redundaram em uma efetiva reforma do setor. Esta reforma, que redistribuiu funções e competências entre os níveis de governo tem uma direção clara: os municípios passam progressivamente a ter capacidade decisória, competências e recursos para a prestação dos serviços básicos de saúde. Se é verdade, contudo, que uma articulação positiva entre a burocracia do Ministério da Saúde, a elite profissional do setor, governadores e prefeitos viabilizou a aprovação de medidas de reforma a partir do centro do sistema político, é verdade também que as dificuldades na implementação destas reformas decorrem das dificuldades financeiras e institucionais do governo federal para dar continuidade ao processo de reformas. Nesta medida, as feições do sistema descentralizado tornam-se crescentemente heterogêneas no território nacional, dadas as diferentes possibilidades financeiras e administrativas e as distintas disposições políticas de governadores e prefeitos: em algumas regiões onde os recursos são mais escassos e as demandas são mais agudas, o sistema dá sinais evidentes de falência; em outras regiões, com maiores recursos, os municípios demonstram capacidade de gestão praticamente autônoma de seus sistemas de saúde”. IN: ARRETCHE, Marta T. S. Mitos da descentralização: Mais democracia e eficiência nas políticas públicas? Revista Brasileira de Ciências Sociais. ANPOCS, n. 31, ano 11, 1996, p. 16.

O Princípio da descentralização em saúde é uma das diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), no artigo 198 da CF. Assim, assinale a opção CORRETA que melhor refere-se ao que o Brasil propôs ao adotar a descentralização em saúde como uma diretriz do SUS segundo ARRETCHE, 1996:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.