Questões de Concursos: Assistente de Aluno

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11 Q917039 | Informática, Internet, Assistente de Aluno, UFCG, UFCG, 2025

O Google Workspace (antigo G-Suite) é uma central de ferramentas oferecida pelo Google que facilita a produtividade e colaboração. Sobre essas ferramentas, considere as seguintes afirmações:



I - A ferramenta “Documentos Google” permite criar e editar documentos de texto em tempo real.


II - A ferramenta “Google Meet” permite que qualquer pessoa com uma Conta do Google possa criar uma videochamada com até 10 participantes e duração de até 70 minutos, sem custos financeiros.


III - A ferramenta “Google Drive” permite fazer upload e compartilhamento de arquivos e pastas.



A partir do exposto, está CORRETO o que se afirma em:

12 Q917046 | Pedagogia, Assistente de Aluno, UFCG, UFCG, 2025

No contexto das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – DCNEI (Resolução CNE/CEB nº 5, de 17 de dezembro de 2009), a oferta da Educação Infantil, através das creches e pré-escolas, caracterizadas como espaços institucionais não domésticos na forma de estabelecimentos educacionais públicos ou privados, adota a seguinte concepção para Educação Infantil:

13 Q917047 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Assistente de Aluno, UFCG, UFCG, 2025

“O Projeto Político-Pedagógico é o plano global da instituição. Pode ser entendido como a sistematização, nunca definitiva, de um processo de planejamento participativo, que se aperfeiçoa e se objetiva na caminhada, que define claramente o tipo de ação educativa que se quer realizar, a partir de um posicionamento quanto à sua intencionalidade e de uma leitura da realidade. Trata-se de um importante caminho para a construção da identidade da instituição. É um instrumento teórico-metodológico para a transformação da realidade” (Vasconcellos, 2013, p. 17).Considerando o texto, avalie as proposições apresentadas a seguir, em relação ao Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola:



I - Documento fechado, elaborado pela direção da escola, que orienta as atividades pedagógicas.


II - Plano estático que serve para cumprir exigências legais e burocráticas.


III - Plano participativo e em constante aperfeiçoamento, que reflete a intencionalidade da ação educativa e visa à transformação da realidade.


IV - Guia pedagógico focado nos aspectos administrativos e financeiros da escola.


V - Documento que reflete a identidade da escola construída a partir de um processo dinâmico e participativo.



A partir do texto, é CORRETO concluir o que se afirma em:

14 Q917043 | Informática, Planilha Eletrônica, Assistente de Aluno, UFCG, UFCG, 2025

Considerando que planilhas eletrônicas são programas projetados para a elaboração de tabelas, assinale a alternativa CORRETA:

15 Q917040 | Informática, Microsoft Powerpoint, Assistente de Aluno, UFCG, UFCG, 2025

Os programas editores de apresentações eletrônicas oferecem inúmeros recursos para a construção de apresentações de qualidade e atrativas para o público-alvo. Considerando o Microsoft PowerPoint, assinale a alternativa CORRETA:

16 Q953475 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Assistente de Aluno, UFCG, UFCG, 2025

“O Projeto Político-Pedagógico é o plano global da instituição. Pode ser entendido como a sistematização, nunca definitiva, de um processo de planejamento participativo, que se aperfeiçoa e se objetiva na caminhada, que define claramente o tipo de ação educativa que se quer realizar, a partir de um posicionamento quanto à sua intencionalidade e de uma leitura da realidade. Trata-se de um importante caminho para a construção da identidade da instituição. É um instrumento teórico-metodológico para a transformação da realidade” (Vasconcellos, 2013, p. 17).Considerando o texto, avalie as proposições apresentadas a seguir, em relação ao Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola:

I - Documento fechado, elaborado pela direção da escola, que orienta as atividades pedagógicas.

II - Plano estático que serve para cumprir exigências legais e burocráticas.

III - Plano participativo e em constante aperfeiçoamento, que reflete a intencionalidade da ação educativa e visa à transformação da realidade.

IV - Guia pedagógico focado nos aspectos administrativos e financeiros da escola.

V - Documento que reflete a identidade da escola construída a partir de um processo dinâmico e participativo.

A partir do texto, é CORRETO concluir o que se afirma em:

17 Q917063 | Pedagogia, Legislação da Educação, Assistente de Aluno, UFCG, UFCG, 2025

Para a Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), a educação constitui um direito da pessoa com deficiência, de modo a ter assegurado o sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida. Considerando o direito à educação disposto na Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, analise as proposições:



I - O projeto pedagógico deve institucionalizar o atendimento educacional especializado, assim como os demais serviços e adaptações razoáveis, para atender às características dos estudantes com deficiência, garantindo o seu pleno acesso ao currículo em condições de igualdade, de modo a promover a conquista e o exercício de sua autonomia.


II - O aprimoramento dos sistemas educacionais precisa garantir as condições de acesso, permanência, participação e aprendizagem dos estudantes com deficiência, através da oferta de serviços e de recursos de acessibilidade que eliminem as barreiras e promovam a inclusão plena.


III - A adoção somente de medidas individualizadas em ambientes que maximizem o desenvolvimento acadêmico e social dos estudantes com deficiência faz-se necessária, uma vez que pode favorecer o acesso, a permanência, a participação e a aprendizagem em instituições de ensino.



A partir das proposições, é CORRETO concluir o que se afirma em:

18 Q917034 | Direito Administrativo, Modalidades e Critérios de Julgamento, Assistente de Aluno, UFCG, UFCG, 2025

Sobre as modalidades de licitações previstas na Lei nº 14.133/2021, marque a alternativa CORRETA:

19 Q917069 | Pedagogia, Assistente de Aluno, UFCG, UFCG, 2025

O trabalho intencional realizado na Educação Infantil que oferece à criança contato com o contexto cultural no qual está inserida e contribui para ampliação da sua visão de mundo, através do planejamento de um local agradável e instigante à curiosidade infantil (Adaptado de Barbosa, 2009. Práticas cotidianas na educação infantil – bases para a reflexão sobre as orientações curriculares), está em diálogo com as orientações previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil - DCNEI (Resolução CNE/CEB nº 5, de 17 de dezembro de 2009).

Considerando as informações apresentadas no texto, analise as asserções a seguir e a relação entre elas:



I - Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil - DCNEI, as propostas pedagógicas da Educação Infantil devem respeitar os princípios éticos, políticos e estéticos desde o planejamento até a sua aplicação.


PORQUE


II - Atividades que incluem momentos de conversa, de contação de histórias, de brincadeiras diversificadas, de exploração das diferentes linguagens, de alimentação, de horário de descanso, de prevenção de acidentes, dentre outras, podem ser consideradas como exemplo de atendimento aos princípios éticos, políticos e estéticos previstos nas DCNEI.



A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:

20 Q953482 | Pedagogia, Assistente de Aluno, UFCG, UFCG, 2025

A Educação Infantil é uma etapa importante na vida das crianças, pois é seu direito vivenciar este espaço institucional não doméstico que em sua proposta pedagógica deve promover “acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como o direito à proteção, à saúde, à liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e à interação com outras crianças” (art. 8º, das DCNEI).

Nesse sentido, podemos dizer que a organização dos espaços e tempos, o planejamento de atividades e a postura do adulto que interage com as crianças ao possibilitar experiências relacionadas com o direito à confiança, ao respeito, à convivência e à interação com outras crianças estão dando ênfase a qual campo de desenvolvimento humano?

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