Início

Questões de Concursos Assistente de Aluno

Resolva questões de Assistente de Aluno comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q953477 | Pedagogia, Legislação da Educação, Assistente de Aluno, UFCG, UFCG, 2025

De acordo com o Decreto nº 5.296, de 2 de dezembro de 2004 e suas alterações, faz-se necessário um tratamento prioritário e diferenciado às pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida. Analise quais das alternativas abaixo estão coerentes com as proposições do referido decreto:

I - assentos de uso preferencial sinalizados, espaços e instalações acessíveis.

II - mobiliário de recepção e atendimento obrigatoriamente adaptado à altura e à condição física de pessoas em cadeira de rodas, conforme estabelecido nas normas técnicas de acessibilidade da ABNT.

III - serviços de atendimento para pessoas com deficiência auditiva, prestado por intérpretes ou pessoas capacitadas em Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS e no trato com aquelas que não se comuniquem em LIBRAS, e para pessoas surdocegas, prestado por guias-intérpretes ou pessoas capacitadas neste tipo de atendimento.

IV - pessoal capacitado para prestar atendimento às pessoas com deficiência visual, mental e múltipla, bem como às pessoas idosas.

V - divulgação, em lugar visível, do direito de atendimento prioritário das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.

As proposições CORRETAS são contempladas nas alternativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

102Q953483 | Pedagogia, Assistente de Aluno, UFCG, UFCG, 2025

O desenvolvimento humano pode abranger diferentes tipos ou domínios. No contexto da educação infantil, é importante considerar que há um entrelaçamento entre o desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial, pois cada domínio pode afetar outro Adaptado de Papalia (2013). Desenvolvimento humano [recurso eletrônico] Porto Alegre: AMGH..

No que diz respeito ao desenvolvimento psicossocial das crianças do nascimento até cerca de 10 (dez) anos, quando ele afeta positivamente o funcionamento cognitivo e físico, a criança apresenta características adequadas ao esperado em cada faixa etária. Considere o texto e avalie as proposições a seguir :

I - Do nascimento aos 3 (três) anos, aproximadamente, a criança aumenta o seu interesse por outras crianças.

II - Dos 3 (três) aos 6 (seis) anos, aproximadamente, a criança aumenta a sua independência, iniciativa e autocontrole em atividades diárias e escolares.

III - Dos 6 (seis) aos 10 (dez) anos, aproximadamente, o autoconceito torna-se menos complexo, sem afetar a autoestima da criança que perde o interesse por interagir com outras crianças.

A partir desses exemplos relacionados ao desenvolvimento psicossocial, é CORRETO o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q953490 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Assistente de Aluno, UFCG, UFCG, 2025

Analise o texto a seguir: Joan Scott, historiadora norte-americana, tem como um ponto importante, em seus estudos sobre gênero, a ideia de que é preciso desconstruir o caráter permanente da oposição binária “masculino-feminino”. Esta perspectiva abre, para a autora, uma possibilidade para que se compreendam e incluam as diferentes formas de masculinidade e feminilidade constituídas socialmente em diferentes espaços sociais, inclusive na escola (Louro, 1997). Considerando o texto, avalie as proposições a seguir:

I - Para a desconstrução dessa oposição binária “homem-mulher” seria pertinente compreender como as diferentes formas de masculinidade e feminilidade se constituem socialmente. E, para isso, pensar que todos os sujeitos sociais se "enquadram" em uma dessas formas.

II - Os sujeitos que constituem a dicotomia “homem-mulher” não são, de fato, apenas homens e mulheres, mas homens e mulheres de várias classes, raças, religiões, idades etc., e essa interseccionalidade pode provocar os arranjos mais diversos, perturbando a noção simplista e reduzida da oposição binária “homem-mulher”.

III - Romper a relação binária “homem-mulher” poderá abalar o enraizado caráter heterossexual que ainda está presente no conceito de “gênero”, sendo, portanto, relevante que estes questionamentos sejam feitos. Tal aspecto permitiria que mulheres e homens, que vivem feminilidades e masculinidades de formas diversas das hegemônicas, tivessem a possiblidade de ser representados(as) ou reconhecidos(as) como “verdadeiros(as)” mulheres e homens.

A partir do excerto do texto, é CORRETO concluir o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

104Q1081282 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Acessibilidade, Assistente de Aluno, IF Sertão PE, FUNDATEC, 2025

O Estatuto da Pessoa com Deficiência define conceitos fundamentais para a promoção da acessibilidade, como o desenho universal e as adaptações razoáveis. Assinale a alternativa que apresenta a correta distinção entre desenho universal e adaptações razoáveis conforme a referida Lei.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

105Q1080293 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Legislação das Pessoas com Deficiência, Assistente de Aluno, UFAM, COMVEST UFAM, 2023

Sobre a Lei nº 7.853/1989, de 24.10.1989, e o Decreto nº 3.298/1999, de 20.12.1999, é CORRETO afirmar que ambos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q1081492 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Assistente de Aluno, IF Sudeste MG, FCM

A Lei 13.146/2025, no capítulo V do Direito à Educação, no Art. 27, aborda que a educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegura sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem. Compete ao poder público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar: I- A participação no processo de ensino aprendizagem dos estudantes com deficiência com comprometimentos severos com o objetivo de socialização e interatividade com as demais crianças. II- A oferta de educação bilíngue, em Língua Portuguesa, como primeira língua, e Libras, como segunda língua, em escolas e classes bilíngues e em escolas inclusivas. III-O sistema educacional inclusivo em todos os níveis e modalidades, bem como o aprendizado ao longo de toda a vida. IV-O aprimoramento dos sistemas educacionais, visando a garantir condições de acesso, permanência, participação e aprendizagem, por meio da oferta de serviços e de recursos de acessibilidade que eliminem as barreiras e promovam a inclusão plena. São corretas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

107Q953492 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Assistente de Aluno, UFCG, UFCG, 2025

A Lei nº 9.394/1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, define que a educação escolar brasileira é composta por dois níveis. Um destes níveis inclui a Educação Infantil. Considerando o texto, avalie as proposições a seguir em relação à Educação Infantil:

I - É a primeira etapa da educação básica.

II - Atende crianças de até 5 (cinco) anos de idade.

III - Prevê o desenvolvimento da criança em seus aspectos cognitivos e psicomotores.

IV - Complementa a ação da família e da comunidade.

V - Atende crianças de 4 (quatro) e de 5 (cinco) anos de idade em situação de vulnerabilidade.

É CORRETO o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q953489 | Pedagogia, Legislação da Educação, Assistente de Aluno, UFCG, UFCG, 2025

Para a Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), a educação constitui um direito da pessoa com deficiência, de modo a ter assegurado o sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida. Considerando o direito à educação disposto na Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, analise as proposições:

I - O projeto pedagógico deve institucionalizar o atendimento educacional especializado, assim como os demais serviços e adaptações razoáveis, para atender às características dos estudantes com deficiência, garantindo o seu pleno acesso ao currículo em condições de igualdade, de modo a promover a conquista e o exercício de sua autonomia.

II - O aprimoramento dos sistemas educacionais precisa garantir as condições de acesso, permanência, participação e aprendizagem dos estudantes com deficiência, através da oferta de serviços e de recursos de acessibilidade que eliminem as barreiras e promovam a inclusão plena.

III - A adoção somente de medidas individualizadas em ambientes que maximizem o desenvolvimento acadêmico e social dos estudantes com deficiência faz-se necessária, uma vez que pode favorecer o acesso, a permanência, a participação e a aprendizagem em instituições de ensino.

A partir das proposições, é CORRETO concluir o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q953494 | Pedagogia, Assistente de Aluno, UFCG, UFCG, 2025

No contexto das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – DCNEI (Resolução CNE/CEB nº 5, de 17 de dezembro de 2009), cada escola de Educação Infantil cria seus procedimentos próprios para acompanhar o trabalho pedagógico realizado e avaliar o desenvolvimento das crianças. A escola, para cumprir a concepção de avaliação sem objetivo de seleção, promoção ou classificação das crianças, precisa garantir alguns procedimentos para esse fim. Considerando o texto, avalie as proposições a seguir:

I - Utilização de um único registro semanal, sob a forma de um desenho espontâneo, realizado pelas crianças.

II - Elaboração de documentação específica compartilhada com as famílias para que possam acompanhar o trabalho da instituição e as aprendizagens das crianças.

III - Observação crítica e criativa das atividades, das brincadeiras e interações das crianças no cotidiano.

É CORRETO o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q953497 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Assistente de Aluno, UFCG, UFCG, 2025

A escola, ao se organizar internamente enquanto uma instituição educativa, definirá, em seu Regimento Escolar ou outro documento similar, a estrutura que ordenará e disporá os setores e as funções que assegurarão o seu bom funcionamento. A forma como cada escola se estrutura reflete sua concepção de organização e gestão (Adaptado de Libâneo, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5. ed. Revista e ampliada. Goiânia: Editora Alternativa, 2004.).

Considerando as informações apresentadas no texto, analise as asserções a seguir e a relação entre elas:

I - O corpo docente da escola tem por objetivo principal conduzir o processo de ensino e de aprendizagem. Além da docência, também tem a responsabilidade de participar da elaboração do projeto pedagógico da escola e na realização de outras atividades, como formações pedagógicas, reuniões com pais e dos conselhos de classe.

PORQUE

II - Conforme preconiza a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Lei nº 9.394/1996, está entre as incumbências do estabelecimento de ensino, “promover medidas de conscientização, de prevenção e de combate a todos os tipos de violência, especialmente a intimidação sistemática (bullying), no âmbito das escolas”.

A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.