Questões de Concursos: Assistente de Aluno

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Assistente de Aluno. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q953496 | Pedagogia, Assistente de Aluno, UFCG, UFCG, 2025

Ao contextualizar os fundamentos da organização curricular do Ensino Fundamental, o artigo 5º das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (Resolução nº 7, de 14 de dezembro de 2010) assim estabelece: “O direito à educação, entendido como um direito inalienável do ser humano, constitui o fundamento maior destas Diretrizes. A educação, ao proporcionar o desenvolvimento do potencial humano, permite o exercício dos direitos civis, políticos, sociais e do direito à diferença, sendo ela mesma também um direito social, e possibilita a formação cidadã e o usufruto dos bens sociais e culturais”. Considerando as informações apresentadas no texto, analise as asserções a seguir e a relação entre elas:

I - O Ensino Fundamental tem a duração de 9 (nove) anos, com a matrícula obrigatória das crianças com 6 (seis) anos completos ou a completar até o dia 31 de março do ano em que ocorrer a matrícula no primeiro ano.

PORQUE

II - A carga horária mínima anual do Ensino Fundamental regular será de 800 (oitocentas) horas relógio, distribuídas em, pelo menos, 200 (duzentos) dias de efetivo trabalho escolar.

A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:

22 Q917026 | Português, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto, Assistente de Aluno, UFCG, UFCG, 2025

Texto associado.

Texto para a questão:


Uma noite, há anos, acordei bruscamente e uma estranha pergunta explodiu de minha boca. De que cor eram os olhos de minha mãe? Atordoada, custei reconhecer o quarto da nova casa em que eu estava morando e não conseguia me lembrar de como havia chegado até ali. E a insistente pergunta martelando, martelando. De que cor eram os olhos de minha mãe? Aquela indagação havia surgido há dias, há meses, posso dizer. Entre um afazer e outro, eu me pegava pensando de que cor seriam os olhos de minha mãe. E o que a princípio tinha sido um mero pensamento interrogativo, naquela noite, se transformou em uma dolorosa pergunta carregada de um tom acusativo. Então eu não sabia de que cor eram os olhos de minha mãe?


Sendo a primeira de sete filhas, desde cedo busquei dar conta de minhas próprias dificuldades, cresci rápido, passando por uma breve adolescência. Sempre ao lado de minha mãe, aprendi a conhecê-la. Decifrava o seu silêncio nas horas de dificuldades, como também sabia reconhecer, em seus gestos, prenúncios de possíveis alegrias. Naquele momento, entretanto, me descobria cheia de culpa, por não recordar de que cor seriam os seus olhos. Eu achava tudo muito estranho, pois me lembrava nitidamente de vários detalhes do corpo dela. Da unha encravada do dedo mindinho do pé esquerdo... da verruga que se perdia no meio de uma cabeleira crespa e bela... Um dia, brincando de pentear boneca, alegria que a mãe nos dava quando, deixando por uns momentos o lava-lava, o passa-passa das roupagens alheias e se tornava uma grande boneca negra para as filhas, descobrimos uma bolinha escondida bem no couro cabeludo dela. Pensamos que fosse carrapato. A mãe cochilava e uma de minhas irmãs, aflita, querendo livrar a bonecamãe daquele padecer, puxou rápido o bichinho. A mãe e nós rimos e rimos e rimos de nosso engano. A mãe riu tanto, das lágrimas escorrerem. Mas de que cor eram os olhos dela? [...].


EVARISTO, Conceição. Fragmento do conto Olhos d´água. Olhos d´água. 2 ed. Rio de Janeiro: Pallas Mini, 2018, p. 15- 16


Com base no fragmento do conto apresentado, avalie as seguintes afirmações sobre os sentimentos e pensamentos da narradora:



I - A narradora estava em um estado de confusão e desorientação quando fez a pergunta sobre a cor dos olhos de sua mãe.


II - A memória da cor dos olhos de sua mãe foi descrita como um detalhe vívido e claro para a narradora, apesar das outras memórias relacionadas a ela estarem nubladas.


III - O fragmento sugere que a narradora nunca teve momentos felizes com sua mãe, como as lembranças da infância, devido ao foco na culpa.


IV - A narradora sente uma forte sensação de culpa por não conseguir se lembrar de um detalhe que considera importante sobre sua mãe, mesmo tendo memórias vívidas de outros aspectos.


V - A narrativa destaca que a dificuldade de lembrar a cor dos olhos de sua mãe é uma reflexão tardia sobre o tempo que passou com ela.



É CORRETO o que se afirma em

23 Q917048 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Assistente de Aluno, UFCG, UFCG, 2025

Leia o excerto abaixo:


- Em 2018, o município de Pacaraima, na fronteira Brasil-Venezuela, [...] estado de Roraima/Brasil, passou pelo processo de migração em massa de venezuelanos. [...] A crise humanitária da Venezuela exigiu e tem exigido mobilização dos países vizinhos. Em 2010, a população do município era de 10.433 habitantes, saltando para 18.913 em 2020 (população estimada, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE). Esse aumento populacional também se reflete nas escolas: no ensino fundamental, o número de matrículas passou de 2.447 alunos, em 2005, para 3.490, em 2018 (IBGE, [2017]), sendo parte significativa desse número de alunos venezuelanos. Um dos efeitos desse movimento é o acirramento dos conflitos e dos processos de exclusão, resultando em xenofobia, por exemplo, [no contexto escolar] [...]. (Weschenfelder; Oliveira; Fabris, 2021, p. 670).


Considerando o excerto, analise se a alternativa pedagógica apresentada, nas asserções a seguir e a relação entre elas, pode ser viável de ser aplicada no contexto escolar:



I - Uma forma de lidar com as especificidades da escola de fronteira é considerar as diferenças culturais como uma oportunidade de aprendizagem para todos os estudantes.


PORQUE


II - A escola pode ser um espaço de encontro pedagógico, sem hierarquizar as diferenças e trabalhando para que todos possam aprender, a partir de um trabalho docente que aproveita a diversidade existente para desenvolver relações de respeito mútuo e de valorização dos saberes dos diferentes sujeitos.


A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:

24 Q917035 | Legislação Federal, Assistente de Aluno, UFCG, UFCG, 2025

Tendo adotado o sistema de governo presidencialista, o art. 84 da Constituição Federal prevê que cabe ao Presidente da República a direção superior da administração federal, bem como dispor, mediante decreto, sobre sua organização e funcionamento.

Nesse sentido, o Decreto nº 9.739/2019 prevê a possibilidade de delegação da autorização de realização de concurso público a outras autoridades.



Diante do exposto, avalie as proposições a seguir:


I - Nos concursos para a carreira de Policial Federal, os atos serão realizados pelo Diretor-Geral da Polícia Federal.


II - Nos concursos para Advogado da União, Procurador da Fazenda Nacional e Procurador Federal, os atos serão realizados pelo Advogado-Geral da União.


III - Nos concursos para a carreira de Diplomata, os atos serão realizados pelo Ministro de Estado da Justiça.


IV - Depende de autorização do Ministro de Estado da Economia o provimento de cargo de docente em instituições federais de ensino.



É CORRETO o que se afirma em:

25 Q917037 | Legislação Federal, Assistente de Aluno, UFCG, UFCG, 2025

A Lei n° 12.527/2011, conhecida como Lei de Acesso à Informação, estabelece a classificação do sigilo de informações no âmbito da administração pública federal. Nesse contexto, assinale a alternativa que contenha somente autoridades competentes para atribuir a classificação de sigilo no grau ultrassecreto:

26 Q917038 | Direito Administrativo, Assistente de Aluno, UFCG, UFCG, 2025

São critérios, dentre outros, nos termos da Lei nº 9.784/1999, a serem observados nos processos administrativos:

27 Q917049 | Pedagogia, Legislação da Educação, Assistente de Aluno, UFCG, UFCG, 2025

De acordo com o Decreto nº 5.296, de 2 de dezembro de 2004 e suas alterações, faz-se necessário um tratamento prioritário e diferenciado às pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida. Analise quais das alternativas abaixo estão coerentes com as proposições do referido decreto:



I - assentos de uso preferencial sinalizados, espaços e instalações acessíveis.


II - mobiliário de recepção e atendimento obrigatoriamente adaptado à altura e à condição física de pessoas em cadeira de rodas, conforme estabelecido nas normas técnicas de acessibilidade da ABNT.


III - serviços de atendimento para pessoas com deficiência auditiva, prestado por intérpretes ou pessoas capacitadas em Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS e no trato com aquelas que não se comuniquem em LIBRAS, e para pessoas surdocegas, prestado por guias-intérpretes ou pessoas capacitadas neste tipo de atendimento.


IV - pessoal capacitado para prestar atendimento às pessoas com deficiência visual, mental e múltipla, bem como às pessoas idosas.


V - divulgação, em lugar visível, do direito de atendimento prioritário das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.



As proposições CORRETAS são contempladas nas alternativas:

28 Q917051 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Assistente de Aluno, UFCG, UFCG, 2025

Texto associado.

O texto para a questão:


“O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completou 34 anos de vigência neste último sábado mantendo-se como um dos dispositivos legais mais completos na defesa dos direitos fundamentais de brasileiros até 18 anos. Princípios como o direito dos jovens à convivência familiar e à participação comunitária, bem como a prioridade na execução de políticas públicas, são alguns pontos basilares do conjunto normativo promulgado em 13 de julho de 1990. Administradores públicos, integrantes das Varas da Infância e da Juventude e especialistas são unânimes em considerar o ECA um instrumento valioso para assegurar cidadania a quem ainda não chegou à idade adulta.” (Conquistas e desafios do ECA aos 34 anos. Correio Brasiliense, publicado em 14/07/2024, Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/opiniao/2024/07/6897710-conquistas-e-desafios-do-eca-aos-34- anos.html. Acesso em: 09 set. 2024.).

Dentre os direitos fundamentais assegurados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA , Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, no que se refere ao direito à Liberdade, ao Respeito e à Dignidade, qual das alternativas abaixo está relacionada com o cumprimento do Direito ao Respeito?

29 Q917062 | Pedagogia, Ética Profissional, Assistente de Aluno, UFCG, UFCG, 2025

Os alunos da Escola Amanhecer estão apresentando comportamentos agressivos nas suas interações, tanto em aula quanto nos momentos em que estão no pátio da escola. Os professores estão preocupados e discordam entre si em relação à situação. Alguns consideram que isso não é problema da escola, pois é responsabilidade da família. Outros consideram que a escola também pode estar fazendo algo que intensifique a situação, por exemplo, as aulas monótonas e tradicionais de uma parte dos professores. As equipes de apoio que acompanham os alunos no intervalo também estão divididas em relação à responsabilidade ou não da escola nessa situação. As conversas entre os profissionais que atuam na escola começam a ficar tensas, gerando conflitos entre eles, agravando ainda mais o clima na instituição. Frente a isso, a direção da escola decide intervir para resolver a situação.


Considerando a situação apresentada, qual das alternativas abaixo representa a melhor ação da direção da escola para promover a resolução do conflito e fortalecer o trabalho em equipe, com base em uma postura ética?

30 Q917072 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Assistente de Aluno, UFCG, UFCG, 2025

A organização de uma instituição escolar, além de prever uma estrutura mínima formada por setores, funções e infraestrutura a fim de atender seu objetivo primordial de desenvolvimento humano, precisa ajustar suas concepções à legislação educacional. Pensando na lei maior da educação brasileira, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9.394/1996, em seu artigo 12, apresenta as incumbências dos estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu respectivo sistema de ensino. Uma destas incumbências refere-se à criação do Conselho Escolar associado à gestão democrática do ensino público na educação básica.


Considerando que o Conselho Escolar é um órgão deliberativo, como deve ser sua composição segundo a legislação?

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.