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Questões de Concursos Assistente de Alunos

Resolva questões de Assistente de Alunos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q34796 | Português, Assistente de Alunos, IFPI, FUNRIO

A Tribuna do Piauí de 18/01/2014 publicou a seguinte nota: “Educar através da poesia, estimular a leitura, divulgar a cultura nordestina, estimular os valores morais, divulgar a preservação do meio ambiente. Eis os ingredientes para a receita de sucesso do livro “Aprendendo com a Poesia”, da jornalista e escritora Manoela Gomes dos Santos.”

Nesse texto encontramos palavras com encontros consonantais, entre as quais estas:
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102Q555777 | Informática, Protocolo, Assistente de Alunos, Instituto Federal de Educação, UFGO, 2017

No nível da camada de transporte da arquitetura TCP/IP, a comunicação nos enlaces pode ocorrer de três modos, a saber:
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103Q34896 | Português, Assistente de Alunos, IFAL, COPEVE UFAL

      A primeira vez que ouvi falar no fim do mundo, o mundo para mim não tinha nenhum sentido, ainda; de modo que não me interessava nem o seu começo nem o seu fim. Lembro-me, porém, vagamente, de umas mulheres nervosas que choravam, meio desgrenhadas, e aludiam a um cometa que andava pelo céu, responsável pelo acontecimento que elas tanto temiam. Nada disso se entendia comigo: o mundo era delas, o cometa era para elas: nós, crianças, existíamos apenas para brincar com as flores da goiabeira e as cores do tapete.
      Mas, uma noite, levantaram-me da cama, enrolada num lençol, e, estremunhada, levaram-me à janela para me apresentarem à força ao temível cometa. Aquilo que até então não me interessava nada, que nem vencia a preguiça dos meus olhos pareceu-me, de repente, maravilhoso. Era um pavão branco, pousado no ar, por cima dos telhados? Era uma noiva, que caminhava pela noite, sozinha, ao encontro da sua festa? Gostei muito do cometa. Devia sempre haver um cometa no céu, como há lua, sol, estrelas. Por que as pessoas andavam tão apavoradas? A mim, não me causava medo nenhum.
      Ora, o cometa desapareceu, aqueles que choravam enxugaram os olhos, o mundo não se acabou, talvez eu tenha ficado um pouco triste – mas que importância tem a tristeza das crianças?

              (MEIRELES, Cecília. Quatro vozes. Record: Rio de Janeiro, 1998, p. 73).

A construção imaginária da tragédia anunciada que poderia ser provocada a partir da passagem do cometa adquire essa perspectiva 
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104Q34792 | Português, Interpretação de Textos, Assistente de Alunos, IFRJ, FUNRIO

Texto associado.
      Já ia para três anos, ou mais qualquer coisa, que as lâmpadas feriavam. Mas até que as ruas estavam claras naquela noite. Era uma Lua bonita!... Palha de Arroz, tranquila, parecia um arraial antigo dentro da madrugada. Lá no meio do céu, redonda e bonita, a Lua parecia um disco. Um disco cantando uma canção. Uma canção que poetas não escreveram nem músicos compuseram. Canção de luar de lua cheia por cima duma capital sem luz elétrica. Do tamanho mesmo da lua cheia em pleno e bruto sertão bravio. Daí aqueles pensamentos dançando nos corredores da cabeça do negro Pau de Fumo. Uma canção de luar com a mesma poesia de paragem que nunca sequer ao menos alguém sonhou com eletricidade.
      Madrugada madura. Palha de Arroz tranquila mesma, serena. Calma. Dava-se que o movimento agora estava passando uns dias lá no outro lado do rio – bem ali em Timon.
      Canoeiros atravessando o pessoal para o festejo. Novenas de S. José. Outrora a cidade se chamava S. José das Flores. Mais conhecida mesmo só por Flores, nome que aliás o povo ainda chamava mesmo depois de mudado o nome para Timon.  

(Fontes Ibiapina: Palha de Arroz. Teresina: Corisco, 2002, p. 52-3)
Duas vezes o narrador usa o adjetivo “tranquila” quando se refere a Palha de Arroz. Na verdade uma cidade ou um bairro só pode ser chamado de “tranquilo” quando se faz um deslocamento na atribuição do adjetivo, pois “tranquilo” é a rigor uma qualidade humana e não poderia do ponto de vista lógico se relacionar com o nome do lugar, Palha de Arroz. Esse recurso se enquadra nas características de uma figura de linguagem denominada
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105Q39038 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Assistente de Alunos, IF SUL

Como se chamam os impulsos que levam a comportamentos que satisfazem as necessidades pessoais, os desejos e as aspirações?
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106Q373212 | Português, Regência Verbal e Nominal, Assistente de Alunos, IF SC, IESES

Leia os versos a seguir, extraídos da poesia “O guardador de rebanhos”, de Fernando Pessoa. Eu nunca guardei rebanhos, Mas é como se os guardasse. Assinale a alternativa em que houve problema de regência na reescrita do verso: “eu nunca guardei rebanhos”.
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107Q45551 | Pedagogia, Assistente de Alunos, INES, AOCP

A partir de um levantamento efetuado em diferentes fontes (livros, periódicos, teses e dissertações) sobre o fenômeno da (in)disciplina escolar, ao buscar conhecer o “estado da arte” desse problema, identifica-se que o contexto da indisciplina está ligado, comumente à
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108Q34889 | Português, Assistente de Alunos, IFAL, COPEVE UFAL

Vários pesquisadores ligados ___ universidades federais brasileiras tentam explicar a crescente adesão dos jovens ____ drogas, ____ partir de teorias sociais e psicológicas.

As lacunas estarão corretamente preenchidas, respectivamente, por
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109Q35479 | Pedagogia, Assistente de Alunos, IFRJ, BIO RIO

Uma situação importante que ocorre dentro ou no entorno da escola é a agressividade entre alunos que, por vezes, pode causar ferimentos ou outras lesões físicas e psicológicas na vítima. Esse quadro, identificado por atitudes agressivas, físicas ou verbais, intencionais e repetidas, executadas por um ou mais estudantes contra outro(s), baseado em relação de poder do agressor sobre a vítima, deve receber atenção total de professores, funcionários, alunos, familiares e direção e deve ser combatido e rejeitado por todos os envolvidos no ambiente escolar. Essa prática inaceitável é denominada:
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110Q34895 | Português, Assistente de Alunos, IFAL, COPEVE UFAL

      A primeira vez que ouvi falar no fim do mundo, o mundo para mim não tinha nenhum sentido, ainda; de modo que não me interessava nem o seu começo nem o seu fim. Lembro-me, porém, vagamente, de umas mulheres nervosas que choravam, meio desgrenhadas, e aludiam a um cometa que andava pelo céu, responsável pelo acontecimento que elas tanto temiam. Nada disso se entendia comigo: o mundo era delas, o cometa era para elas: nós, crianças, existíamos apenas para brincar com as flores da goiabeira e as cores do tapete.
      Mas, uma noite, levantaram-me da cama, enrolada num lençol, e, estremunhada, levaram-me à janela para me apresentarem à força ao temível cometa. Aquilo que até então não me interessava nada, que nem vencia a preguiça dos meus olhos pareceu-me, de repente, maravilhoso. Era um pavão branco, pousado no ar, por cima dos telhados? Era uma noiva, que caminhava pela noite, sozinha, ao encontro da sua festa? Gostei muito do cometa. Devia sempre haver um cometa no céu, como há lua, sol, estrelas. Por que as pessoas andavam tão apavoradas? A mim, não me causava medo nenhum.
      Ora, o cometa desapareceu, aqueles que choravam enxugaram os olhos, o mundo não se acabou, talvez eu tenha ficado um pouco triste – mas que importância tem a tristeza das crianças?

              (MEIRELES, Cecília. Quatro vozes. Record: Rio de Janeiro, 1998, p. 73).

Nas correlações de significados entre o ponto de vista dos adultos e das crianças, pode-se concluir que o cometa  
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111Q35045 | Pedagogia, Assistente de Alunos, IFAP, FUNIVERSA

No que se refere à educação básica, assinale a alternativa correta de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN).
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112Q34814 | Pedagogia, Assistente de Alunos, IFPI, FUNRIO

Luckesi, 2011 destaca que: A avaliação da aprendizagem na escola tem dois objetivos: auxiliar o educando no seu desenvolvimento pessoal a partir do processo ensino-aprendizagem, e responder à sociedade pela qualidade do trabalho educativo realizado. Então, a respeito da avaliação da aprendizagem é certo dizer o seguinte:

I) A avaliação tem por objetivo auxiliar o educando no seu crescimento, na sua integração consigo mesmo, ajudando-o na apropriação dos conteúdos significativos.
II) A avaliação da aprendizagem responde a uma necessidade social, isto é, a escola tem o papel social de educar as novas gerações e, deve responder por esse mandato, obtendo dos seus educandos a manifestação de suas condutas aprendidas e desenvolvidas.
III) O histórico escolar de cada educando é o testemunho social que a escola dá ao coletivo sobre a qualidade do desenvolvimento do educando. O papel do educador e do educando é se aliarem na construção da aprendizagem.
IV) A avaliação da aprendizagem escolar contribui para o educador e o educando, porque sendo um ato amoroso inclui o educando na aprendizagem, tendo uma qualidade satisfatória, porque foram incluídos ao longo do processo de ensino-aprendizagem no contexto avaliativo.
V) A avaliação como uma função classificatória e burocrática, persegue um princípio claro de descontinuidade, de segmentação, de parcelarização do conhecimento cumprindo uma função meramente democrática.

Está correto apenas o que se afirma em:
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113Q35455 | Português, Assistente de Alunos, IFRJ, BIO RIO

Texto associado.
ENTREVISTA

PERGUNTA – O que nos dá o direito de submeter outros seres vivos indefesos ao sofrimento em pesquisas médicas?
RESPOSTA – O fato de que existe um meio termo entre abusar dos animais e acreditar que eles não devem ser usados em pesquisas de maneira nenhuma. E não é preciso ser médico, ou estar envolvido nas pesquisas, para pensar assim. O caso do Dalai Lama, um líder espiritual que não come carne, é interessante nesse aspecto. Ele afirma que devemos tratar os animais com respeito e que não devemos explorá-los. Especificamente em resposta à experimentação animal, ele já disse que as perdas são de curto prazo, mas os benefícios de longo prazo são muitos. Se surgir a necessidade de sacrificar um animal, afirma o Dalai Lama, devemos fazê-lo com empatia, causando o mínimo de dor possível. Menciono o Dalai Lama como um exemplo de que é possível desenvolver um raciocínio ético a respeito deste assunto, compatível inclusive com outras formas de respeito à vida animal, como o vegetarianismo.

PERGUNTA – Há quem diga que o único motivo por que os cientistas se preocupam com o bem-estar dos animais é porque o estresse e o sofrimento alteram o resultado das pesquisas. É assim que os cientistas agem?
ENTREVISTADO – Penso que os cientistas são pessoas extremamente morais. Em nosso laboratório, por exemplo, os cientistas tratam os animais como indivíduos muito especiais. Passamos muito tempo cuidando deles, pois vivemos da pesquisa de animais. Nós nos certificamos de que eles estão confortáveis e suas necessidades, supridas. As instalações nas quais a maioria dos animais de pesquisas são acomodados são muito superiores às dos animais de estimação.

A entrevista acima é realizada com Michael Conn, que defende a ideia do uso de cobaias nos laboratórios como essencial ao progresso da medicina.
O vocábulo abaixo que não mostra a presença de um sufixo é:
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114Q12602 | Pedagogia, Assistente de Alunos, UFRN

A LDB/96, ao definir marcos legais sobre a Educação Superior , estabelece que
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115Q23510 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Assistente de Alunos, CEFET RJ, CESGRANRIO

Conforme dispõe o Estatuto da Criança e do Adolescente, ao adolescente empregado, aprendiz, em regime familiar de trabalho, aluno de escola técnica, assistido em entidade governamental ou não governamental, é vedado o trabalho noturno, realizado entre as
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116Q34806 | Legislação Federal, Assistente de Alunos, IFPI, FUNRIO

Os Institutos Federais, previstos na Lei nº 11.892/2008, têm como objetivos:

I. Constituir-se em centro de excelência na oferta do ensino de ciências, em geral, e de ciências aplicadas, em particular, estimulando o desenvolvimento de espírito crítico, voltado à investigação empírica;
II. Estimular e apoiar processos educativos que levem à geração de trabalho e renda e à emancipação do cidadão na perspectiva do desenvolvimento socioeconômico local e regional;
III. Ministrar cursos de formação inicial e continuada de trabalhadores, objetivando a capacitação, o aperfeiçoamento, a especialização e a atualização de profissionais, em todos os níveis de escolaridade, nas áreas da educação profissional e tecnológica.

Está correto apenas o que se afirma em
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117Q34817 | Pedagogia, Assistente de Alunos, IFPI, FUNRIO

Para Perrenoud, (2011) qual opção não está em conformidade com as dez competências necessárias ao educador?
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118Q12598 | Pedagogia, Assistente de Alunos, UFRN

A Lei nº 10.861, de 14 de abrir de 2004, institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior-SINAES. Em relação ao SINAES, é correto afirmar:
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119Q34927 | Raciocínio Lógico, Assistente de Alunos, IFAL, COPEVE UFAL

De quantas maneiras poderemos comprar 3 picolés em uma padaria que nos oferece em 6 sabores distintos? 
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120Q158861 | Matemática, Proporções, Assistente de Alunos, CEFET RJ, EXATUS

O salário de um rapaz é calculado de acordo com as horas trabalhadas. No último mês, ele trabalhou 176 horas e 24 minutos. Qual deve ser o salário do rapaz nesse mês, considerando que ele ganha R$ 13,52 por hora?

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