Início

Questões de Concursos Assistente de Alunos

Resolva questões de Assistente de Alunos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q35462 | Raciocínio Lógico, Assistente de Alunos, IFRJ, BIO RIO

Marcelo é 3 anos mais velho que Moreira, que é 3 anos mais velho que Alcir. Daqui a 5 anos, Moreira terá 32 anos. Daqui a 20 anos, a soma das idades de Alcir, Marcelo e Moreira será igual a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

122Q373247 | Português, Dificuldades Semânticas e Ortográficas, Assistente de Alunos, IFB BA, FUNRIO

Assinale o item incorreto quanto ao emprego da palavra destacada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

123Q34914 | Informática, Assistente de Alunos, IFAL, COPEVE UFAL

Texto associado.
Na questão a seguir, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considere que todos os programas mencionados estão em configuração-padrão, em português, que o mouse está configurado para pessoas destras e que expressões como clicar, clique simples e clique duplo referem-se a cliques com o botão esquerdo do mouse. Considere também que não há restrições de proteção e de uso em relação aos programas, arquivos, diretórios e equipamentos mencionados.
O Microsoft Security Essentials é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

124Q23511 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Assistente de Alunos, CEFET RJ, CESGRANRIO

Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, a advertência é uma medida que implica
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

125Q34928 | Raciocínio Lógico, Assistente de Alunos, IFAL, COPEVE UFAL

As amigas Marta, Juliana, Mônica e Fátima foram detidas acusadas de furtarem um colar na joalharia. Ao serem interrogadas, elas fazem as seguintes declarações:

Marta: Foi Juliana quem furtou o colar.
Juliana: Foi Fátima quem furtou o colar.
Mônica: eu não fui.
Fátima: Juliana mente quando afirma que furtei o colar.

Sabendo-se que apenas uma das quatro disse a verdade, podemos dizer que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

126Q35472 | Legislação Federal, Assistente de Alunos, IFRJ, BIO RIO

De acordo com a Lei 8027/90, que dispõe sobre normas de conduta dos servidores públicos civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas, são faltas administrativas puníveis com a pena de demissão a bem do serviço público, entre outras, as seguintes, EXCETO UMA, que está ERRADA. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

127Q446659 | Direito Constitucional, Educação, Assistente de Alunos, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 2017

“A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.” (Art. 205, Caput, da Constituição Federal de 1988).

Nos termos da Constituição Federal, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

128Q35033 | Direito Administrativo, Assistente de Alunos, IFAP, FUNIVERSA

Nos termos da Lei n.º 8.112/1990, assinale a alternativa que apresenta a hipótese que implica, simultaneamente, em vacância e provimento de novo cargo público.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

129Q708865 | Pedagogia, Assistente de Alunos, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019

A escola é o espaço do aprendizado, mas também dos conflitos. Ali são estabelecidas relações complexas, que exigem manejo adequado dos profissionais que nela atuam. A escola é o espaço da ruptura e da conciliação. Da fala e da escuta. É o lugar dos desafios e das possibilidades. Trabalhar na escola não é como trabalhar numa linha de produção de uma empresa qualquer. É preciso, sobretudo, ter habilidade para lidar com gente.

De acordo com a perspectiva apresentada, assinale a alternativa que apresenta corretamente duas condições que devem ser observadas pelos profissionais da educação na mediação de conflitos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

130Q34821 | Pedagogia, Assistente de Alunos, IFPI, FUNRIO

Segundo Chiavenato (2013), uma organização pode ser pequena e simples ou grande e extremamente complexa. Porém, deve abrigar dois tipos de elementos comuns a todas as organizações: o elemento básico e os elementos de trabalho. Isso leva a concluir que os elementos na organização do trabalho são:

I. O elemento básico: interações individuais; interações entre indivíduos e organização; interações entre a organização e outras organizações; interações entre a organização e seu ambiente total.
II. O elemento de trabalho: habilidade de fazer; habilidade de influenciar; habilidade de utilizar conceitos.
III. O elemento básico: relação entre as pessoas; conhecimento da estrutura organizacional; racionalidade e eficácia.
IV. O elemento de trabalho: desempenha várias tarefas; apresenta domínio dos objetivos da organização; utiliza as ferramentas adequadas no gerenciamento.
V. O elemento básico: são as pessoas, cujas interações compõem a organização. E o elemento de trabalho favorece à organização de três espécies de habilidades que são usadas para nortear o fazer, o influenciar e abstrair ideias como ferramenta de trabalho.

Está correto apenas o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

131Q12595 | Pedagogia, Assistente de Alunos, UFRN

Ensino, aprendizagem e formação são três categorias da formação profissional universitária na UFRN. Em relação a essas categorias do Projeto Pedagógico dessa instituição, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

132Q34916 | Informática, Assistente de Alunos, IFAL, COPEVE UFAL

Texto associado.
Na questão a seguir, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considere que todos os programas mencionados estão em configuração-padrão, em português, que o mouse está configurado para pessoas destras e que expressões como clicar, clique simples e clique duplo referem-se a cliques com o botão esquerdo do mouse. Considere também que não há restrições de proteção e de uso em relação aos programas, arquivos, diretórios e equipamentos mencionados.
Um usuário abre o aplicativo Excel 2003 e percebe que não está habilitada a opção para mostrar a Barra de Fórmulas. Neste caso, para habilitar a opção Mostrar: Barra de Fórmulas, poderão ser seguidos os passos da opção:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

133Q34819 | Pedagogia, Assistente de Alunos, IFPI, FUNRIO

Para Vieira, as funções e papéis das novas tecnologias em Educação, tais como o uso da informática, a utilização da internet, da multimídia, e de outros recursos ligados às linguagens digitais de que atualmente dispomos estão cada vez mais presentes nas escolas para qualificar o processo educativo. Sobre estas é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

134Q35444 | Português, Assistente de Alunos, IFRJ, BIO RIO

Texto associado.
ENTREVISTA

PERGUNTA – O que nos dá o direito de submeter outros seres vivos indefesos ao sofrimento em pesquisas médicas?
RESPOSTA – O fato de que existe um meio termo entre abusar dos animais e acreditar que eles não devem ser usados em pesquisas de maneira nenhuma. E não é preciso ser médico, ou estar envolvido nas pesquisas, para pensar assim. O caso do Dalai Lama, um líder espiritual que não come carne, é interessante nesse aspecto. Ele afirma que devemos tratar os animais com respeito e que não devemos explorá-los. Especificamente em resposta à experimentação animal, ele já disse que as perdas são de curto prazo, mas os benefícios de longo prazo são muitos. Se surgir a necessidade de sacrificar um animal, afirma o Dalai Lama, devemos fazê-lo com empatia, causando o mínimo de dor possível. Menciono o Dalai Lama como um exemplo de que é possível desenvolver um raciocínio ético a respeito deste assunto, compatível inclusive com outras formas de respeito à vida animal, como o vegetarianismo.

PERGUNTA – Há quem diga que o único motivo por que os cientistas se preocupam com o bem-estar dos animais é porque o estresse e o sofrimento alteram o resultado das pesquisas. É assim que os cientistas agem?
ENTREVISTADO – Penso que os cientistas são pessoas extremamente morais. Em nosso laboratório, por exemplo, os cientistas tratam os animais como indivíduos muito especiais. Passamos muito tempo cuidando deles, pois vivemos da pesquisa de animais. Nós nos certificamos de que eles estão confortáveis e suas necessidades, supridas. As instalações nas quais a maioria dos animais de pesquisas são acomodados são muito superiores às dos animais de estimação.

A entrevista acima é realizada com Michael Conn, que defende a ideia do uso de cobaias nos laboratórios como essencial ao progresso da medicina.
A primeira pergunta do entrevistador indica:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

135Q23505 | Raciocínio Lógico, Assistente de Alunos, CEFET RJ, CESGRANRIO

Em um bairro, é verdade que:

• Todas as crianças que estudam no ginásio gostam de futebol.
• Todas as crianças que estão no Ensino Fundamental estudam no ginásio.

Logo, em tal bairro, todas as crianças
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

136Q12584 | Direito Administrativo, Assistente de Alunos, UFRN

Nos termos do que estabelece a Lei no 8.112/90, a idade mínima de dezoito anos é um requisito básico para
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

137Q34906 | Administração Pública, Assistente de Alunos, IFAL, COPEVE UFAL

Sobre os princípios da administração pública, é incorreto afirmar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

138Q35468 | Legislação Federal, Assistente de Alunos, IFRJ, BIO RIO

A Lei 13.146/15 institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania.

Avalie, com base na referida lei, se as afirmativas a seguir são falsas (F) ou verdadeiras (V):

- Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
- A avaliação da deficiência, quando necessária, será biopsicossocial, realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar.
- A avaliação da deficiência considerará os impedimentos nas funções e nas estruturas do corpo, os fatores socioambientais, psicológicos e pessoais, a limitação no desempenho de atividades, e a restrição de participação.

As afirmativas são respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

139Q35448 | Português, Assistente de Alunos, IFRJ, BIO RIO

Texto associado.
ENTREVISTA

PERGUNTA – O que nos dá o direito de submeter outros seres vivos indefesos ao sofrimento em pesquisas médicas?
RESPOSTA – O fato de que existe um meio termo entre abusar dos animais e acreditar que eles não devem ser usados em pesquisas de maneira nenhuma. E não é preciso ser médico, ou estar envolvido nas pesquisas, para pensar assim. O caso do Dalai Lama, um líder espiritual que não come carne, é interessante nesse aspecto. Ele afirma que devemos tratar os animais com respeito e que não devemos explorá-los. Especificamente em resposta à experimentação animal, ele já disse que as perdas são de curto prazo, mas os benefícios de longo prazo são muitos. Se surgir a necessidade de sacrificar um animal, afirma o Dalai Lama, devemos fazê-lo com empatia, causando o mínimo de dor possível. Menciono o Dalai Lama como um exemplo de que é possível desenvolver um raciocínio ético a respeito deste assunto, compatível inclusive com outras formas de respeito à vida animal, como o vegetarianismo.

PERGUNTA – Há quem diga que o único motivo por que os cientistas se preocupam com o bem-estar dos animais é porque o estresse e o sofrimento alteram o resultado das pesquisas. É assim que os cientistas agem?
ENTREVISTADO – Penso que os cientistas são pessoas extremamente morais. Em nosso laboratório, por exemplo, os cientistas tratam os animais como indivíduos muito especiais. Passamos muito tempo cuidando deles, pois vivemos da pesquisa de animais. Nós nos certificamos de que eles estão confortáveis e suas necessidades, supridas. As instalações nas quais a maioria dos animais de pesquisas são acomodados são muito superiores às dos animais de estimação.

A entrevista acima é realizada com Michael Conn, que defende a ideia do uso de cobaias nos laboratórios como essencial ao progresso da medicina.
“...ele já disse que as perdas são de curto prazo, mas os benefícios de longo prazo são muitos”. Nesse segmento do texto há a presença de uma figura de linguagem denominada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

140Q35473 | Legislação Federal, Assistente de Alunos, IFRJ, BIO RIO

A Lei nº 12.527/11 preconiza que os procedimentos nela previstos destinam-se a assegurar o direito fundamental de acesso à informação e devem ser executados em conformidade com os princípios básicos da administração pública e com as seguintes diretrizes, EXCETO UMA, que está ERRADA. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.