Início

Questões de Concursos Assistente de Alunos

Resolva questões de Assistente de Alunos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q34825 | Pedagogia, Assistente de Alunos, IFPI, FUNRIO

As bases filosóficas e o contexto histórico dos modelos de gestão surgiram na 1ª e na 2ª Revolução Industrial. Na 1ª fase observou-se a primazia do setor têxtil, pioneiro na mecanização. Na segunda houve uma grande diversificação fabril, sendo rapidamente criadas e difundidas novas tecnologias produtivas. Com isso, o conhecimento passou a ser difundido. Os primeiros estudiosos estavam longe de serem cientistas sociais ou filósofos, porque eram na realidade, homens práticos que procuraram soluções nas organizações que se dirigiam. Os pensadores que foram fundamentais para alcançarmos a abordagem cultural da administração são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q35067 | Noções de Saúde, Noções de Primeiros Socorros, Assistente de Alunos, IFAP, FUNIVERSA

Considerando os primeiros socorros em ambiente escolar, assinale a alternativa que apresenta os quatro sinais vitais que informam a respeito do estado da vítima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q12604 | Pedagogia, Assistente de Alunos, UFRN

A Resolução nº 171/2013 – CONSEPE, de 5 de novembro de 2013, aprova o Regulamento dos Cursos Regulares de Graduação da UFRN. Segundo a referida resolução, “Disciplina é um instrumento de ensino-aprendizagem que envolve um conjunto sistematizado de conhecimentos a serem ministrados”. Considere as afirmações a seguir, relativas às disciplinas oferecidas por esses cursos.

I Cada disciplina deve se ministrada só por um professor.

II Cada disciplina deve ter uma carga horária semanal e semestral pré-determinada em um período letivo.

III A carga horária da disciplina, que corresponde ao tempo total de ensino ministrado aos discentes, é sempre múltiplo de 15 (quinze) horas.

IV As disciplinas podem ser presenciais, a distância e semipresenciais.

Das afirmações, estão corretas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q23509 | Pedagogia, Assistente de Alunos, CEFET RJ, CESGRANRIO

Na escola, o convívio cotidiano entre os adolescentes pode provocar situações de indisciplina que necessitam de uma intervenção para possível resolução.
Para tal, além da necessidade de se ter uma postura ética, condizente com o trabalho do educador e subjacente aos processos de intervenção, deve-se, também,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q159479 | Matemática, Proporções, Assistente de Alunos, CEFET RJ, EXATUS

Uma gráfica tem 5 máquinas iguais que imprimem 36.000 panfletos em 2 horas. Considerando que duas dessas máquinas não estejam funcionando, calcule em quanto tempo as restantes imprimiriam 27.000 exemplares do mesmo panfleto?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q35463 | Raciocínio Lógico, Assistente de Alunos, IFRJ, BIO RIO

Com a inflação, mês passado um comerciante aumentou o preço de seus produtos em 20%. Agora ele está arrependido porque as vendas caíram muito. Assim, ele resolveu baixar os preços atuais em 20%. Dessa forma, o preço final a ser cobrado depois desse desconto, comparado com o preço inicial, de antes do aumento, será:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q158217 | Matemática, Porcentagem, Assistente de Alunos, CEFET RJ, EXATUS

Francisco colocou parte do seu 13º salário em uma aplicação que rendia 25,6% de juro ao ano. Sabendo?se que após dois anos ele recebeu R$ 389,12 de juro, qual foi a quantia que ele aplicou?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q35055 | Técnicas de Vendas e Negociação, Atendimento ao Público, Assistente de Alunos, IFAP, FUNIVERSA

Nas organizações, é importante identificar as necessidades dos usuários de maneira a melhorar a qualidade do atendimento e da prestação dos serviços. Acerca da qualidade no atendimento ao público, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q34921 | Raciocínio Lógico, Assistente de Alunos, IFAL, COPEVE UFAL

“Se é verdade que “alguns meninos são loiros” e que “nenhum músico é loiro”, então, também é necessariamente verdade que 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q35475 | Técnicas de Vendas e Negociação, Assistente de Alunos, IFRJ, BIO RIO

No atendimento telefônico, a linguagem é o fator principal para garantir a qualidade da comunicação. É preciso que o atendente saiba ouvir o interlocutor para responder a suas demandas de maneira cordial, simples, clara e objetiva. O uso correto da língua portuguesa e a qualidade da dicção também são fatores importantes para assegurar uma boa comunicação telefônica. É fundamental que o atendente transmita a seu interlocutor segurança, compromisso e credibilidade.
Em toda e qualquer situação de comunicação em meio empresarial ou institucional, é preciso enfatizar o foco no cliente ou no usuário. Em muitos casos, o público constrói uma representação extremamente positiva da organização apenas com base na qualidade do atendimento telefônico que lhe é dispensado
.”
(Cartilha de Excelência no Atendimento e Boas Práticas na PGU, AGU/PGU, 2012)

Nesse sentido, avalie se as seguintes recomendações são falsas (F) ou verdadeiras (V):

- atender rapidamente a chamada, e imediatamente dizer o seu nome e identificar a organização ou o setor.
- ouvir o usuário com atenção, para compreender “o que” é dito e “como” é dito.
-  prestar informações de forma objetiva, não apressar a chamada; é importante ouvir calmamente o que o usuário tem a dizer e não interromper o raciocínio do interlocutor.
- usar frases como “Não pode”, “Impossível”, “De jeito algum” rapidamente, para não alimentar falsas expectativas.

As recomendações são respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q160135 | Matemática, Quadrado elementos e área, Assistente de Alunos, CEFET RJ, EXATUS

Uma mesa tem o tampo na forma de um quadrado. Uma formiga, partindo de um dos cantos do tampo, contornou?se até voltar ao ponto inicial. Andou 5,20 m. Qual é a área do tampo dessa mesa?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

32Q34929 | Raciocínio Lógico, Assistente de Alunos, IFAL, COPEVE UFAL

Mário é mais velho que Marcos, que é mais novo que Leandro; Júlio é mais velho do que Leandro, que é mais novo do que Mário. Júlio não é mais novo do que Mário. Sabendo-se que todos os quatros têm idades diferentes, podemos dizer que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q35459 | Raciocínio Lógico, Assistente de Alunos, IFRJ, BIO RIO

Observe os cinco primeiros termos da sequência a seguir: 5, 8, 13, 21, 34, ...
O sétimo termo é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q34924 | Raciocínio Lógico, Assistente de Alunos, IFAL, COPEVE UFAL

Na quadra de basquete do IFAL existem 9 refletores localizados em pontos distintos da quadra. De quantas maneiras essa quadra pode ser iluminada? 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q23507 | Pedagogia, Assistente de Alunos, CEFET RJ, CESGRANRIO

A adolescência é um período do desenvolvimento humano permeado de características próprias e que necessitam de uma atenção acentuada.
Nesse sentido, o profissional que lida diretamente com adolescentes em espaço escolar necessita compreender que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q160177 | Matemática, Retângulo elementos e área, Assistente de Alunos, CEFET RJ, EXATUS

Um terreno tem a forma de um trapézio de bases 35m e 24m, e altura 22m. Nesse terreno, foi construída uma piscina retangular de 10,5m por 6m. No restante do terreno, colocou?se grama. Qual área da parte do terreno que foi gramado?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

37Q34886 | Português, Assistente de Alunos, IFAL, COPEVE UFAL

No enunciado: “Os cozinheiros já haviam preparado o banquete, de modo que não utilizaram os outros pratos.”, tem-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q34823 | Pedagogia, Assistente de Alunos, IFPI, FUNRIO

Para Morin, (2011) qual opção não está em conformidade com os “Sete Saberes necessários à Educação do Futuro”?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q23503 | Raciocínio Lógico, Assistente de Alunos, CEFET RJ, CESGRANRIO

Se chovesse e ventasse, então teria feito frio e, se tivesse feito frio, eu não teria viajado.

Ora, como viajei, então
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q23508 | Pedagogia, Assistente de Alunos, CEFET RJ, CESGRANRIO

A indisciplina no contexto escolar, de acordo com Garcia (1999), está relacionada a fatores internos ou externos à escola. Entre as razões internas estariam, por exemplo, as condições de ensino e aprendizagem, a natureza do currículo, as características dos alunos, os modos de relacionamento estabelecidos entre alunos e professores, e o próprio sentido atrelado à escolarização. Entre os fatores externos destacam-se a violência social e os conflitos psicológicos causados por ela, a influência da mídia e o ambiente familiar dos alunos.

GARCIA, J. Indisciplina na escola: uma refexão sobre a dimensão preventiva. Revista Paranaense de Desenvolvimento, Curitiba, n. 95, p. 101-108, jan./abr. 1999.

As Instituições Escolares, enquanto espaço de formação e de convívio coletivo, têm definidas, em seus documentos, as normas e orientações que colaboram com a disciplina escolar.

Nesse sentido, a disciplina tem uma função principal, qual seja:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.