Início

Questões de Concursos Assistente de Alunos

Resolva questões de Assistente de Alunos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


281Q708673 | Matemática, Assistente de Alunos, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019

Texto associado.

Em uma viagem, Francisco constatou que três ônibus de turismo realizavam o percurso desejado. O primeiro passava no terminal de ônibus de 3 em 3 horas; já o segundo, de 5 em 5 horas e, finalmente, o terceiro, de 10 em 10 horas.


Supondo que os três ônibus passaram juntos no terminal às 13 horas em 10/07/2019, o próximo horário em que eles passaram juntos nesse mesmo local, novamente, foi às

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

282Q34897 | Direito Administrativo, Assistente de Alunos, IFAL, COPEVE UFAL

É dever do servidor público federal: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

283Q34803 | Direito Administrativo, Assistente de Alunos, IFPI, FUNRIO

Acerca do que prevê a Lei n 8.112/1990 sobre afastamentos e acumulação, seguem-se três afirmações:

I. No caso de afastamento do cargo, o servidor deixará de contribuir para a seguridade social, visto que não está mais em exercício;
II. O servidor investido em mandato eletivo de prefeito será afastado do cargo, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração;
III. A acumulação de cargos, ainda que lícita, fica condicionada à comprovação da compatibilidade de horários.

Está correto apenas o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

284Q35458 | Português, Assistente de Alunos, IFRJ, BIO RIO

Texto associado.
ENTREVISTA

PERGUNTA – O que nos dá o direito de submeter outros seres vivos indefesos ao sofrimento em pesquisas médicas?
RESPOSTA – O fato de que existe um meio termo entre abusar dos animais e acreditar que eles não devem ser usados em pesquisas de maneira nenhuma. E não é preciso ser médico, ou estar envolvido nas pesquisas, para pensar assim. O caso do Dalai Lama, um líder espiritual que não come carne, é interessante nesse aspecto. Ele afirma que devemos tratar os animais com respeito e que não devemos explorá-los. Especificamente em resposta à experimentação animal, ele já disse que as perdas são de curto prazo, mas os benefícios de longo prazo são muitos. Se surgir a necessidade de sacrificar um animal, afirma o Dalai Lama, devemos fazê-lo com empatia, causando o mínimo de dor possível. Menciono o Dalai Lama como um exemplo de que é possível desenvolver um raciocínio ético a respeito deste assunto, compatível inclusive com outras formas de respeito à vida animal, como o vegetarianismo.

PERGUNTA – Há quem diga que o único motivo por que os cientistas se preocupam com o bem-estar dos animais é porque o estresse e o sofrimento alteram o resultado das pesquisas. É assim que os cientistas agem?
ENTREVISTADO – Penso que os cientistas são pessoas extremamente morais. Em nosso laboratório, por exemplo, os cientistas tratam os animais como indivíduos muito especiais. Passamos muito tempo cuidando deles, pois vivemos da pesquisa de animais. Nós nos certificamos de que eles estão confortáveis e suas necessidades, supridas. As instalações nas quais a maioria dos animais de pesquisas são acomodados são muito superiores às dos animais de estimação.

A entrevista acima é realizada com Michael Conn, que defende a ideia do uso de cobaias nos laboratórios como essencial ao progresso da medicina.
“Ele afirma que devemos tratar os animais com respeito"; a forma de reescrever essa frase do texto que apresenta incorreção ou modificação do sentido original é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

285Q45537 | Português, Assistente de Alunos, INES, AOCP

Texto associado.
                                            Monteiro Lobato?
                                     Não com o nosso dinheiro

                                                                                                        Leando Narloch

    1.§    O movimento negro me odeia. Desde que mostrei, com o livro Guia do Politicamente Incorreto da História do Brasil, que Zumbi mantinha escravos no Quilombo de Palmares, os ativistas das cotas não estão contentes comigo. Do lado de cá, eu também me irrito com boa parte do que eles defendem. Mas, existe um ponto em que eu preciso concordar com eles: a polêmica dos livros do Monteiro Lobato.
    2.§    Se você acaba de despertar de um coma, o que aconteceu foi que, em 2010, o Conselho Nacional de Educação decidiu impedir a distribuição do livro Caçadas de Pedrinho em bibliotecas públicas. Disseram que esse clássico da literatura infantil era racista por causa de frases como “Tia Anastácia trepou que nem uma macaca de carvão” ou “Não vai escapar ninguém, nem Tia Anastácia, que tem carne preta”. Muita gente esperneou contra a decisão, afirmando que se tratava de um exagero, uma patrulha ideológica e um ato de censura contra um dos maiores autores brasileiros.
    3.§    É verdade que é preciso entender a época de Monteiro Lobato, quando o racismo era regra não só entre brancos, mas mesmo entre africanos. Até Gandhi, o líder mundial do bom-mocismo, escreveu e repetiu frases igualmente racistas nos 20 e poucos anos que viveu na África do Sul.
    4.§    A questão, porém, é outra: o governo deve investir em obras que parecem preconceituosas a parte da população? O Conselho Nacional de Educação não defendeu a proibição dos livros de Monteiro Lobato: foi contra apenas a distribuição bancada pelo governo. Pois bem: o Ministério da Educação deve gastar seu disputado dinheiro com esses livros? Eu acredito que não.
    5.§    Os negros que pagam impostos e os outros contribuintes que consideram Monteiro Lobato racista não devem ser obrigados a bancar edições do escritor. É mais ou menos essa a posição do economista Walter Williams, um dos principais intelectuais libertários dos EUA. Defensor da ideia de que o Estado deve se meter o mínimo possível na vida, nas escolhas e no bolso das pessoas, esse economista negro prega a liberdade de se fazer o que quiser desde que isso não implique violência a terceiros. Se um grupo quiser, por exemplo, criar um clube de tênis só para brancos, ou só para negros, tudo bem – desde que não use verba pública e não tente proibir manifestações de repúdio. Se tiver verba pública, não pode discriminar.
    6.§    Para libertários como Williams, ninguém, nem o governo, tem o direito de ameaçar ou praticar violência contra indivíduos pacíficos. Não é correto ameaçar um indivíduo de prisão por sonegação fiscal se ele não topar contribuir com essa ou aquela prática do governo. Um grupo de políticos que defende uma guerra com o Iraque não deve obrigar os cidadãos a contribuir para essa guerra. Do mesmo modo, se uma turma acredita ter uma boa ideia ao criar uma universidade, um estádio de futebol ou um festival de curtas-metragens, essa ideia deixa de ser boa quando implica a ameaça contra aqueles que não querem contribuir.
    7.§    Nada impede, é claro, que os autores dessas ideias tentem convencer as pessoas de que seus projetos merecem contribuições. É o que fazem há séculos as melhores universidades americanas, as instituições de caridade, alguns tipos de fundos de investimento e, há poucos anos, os sites de crowdfunding, o “financiamento coletivo”. Nada impede, também, que os admiradores de Monteiro Lobato se organizem, reúnam doações e publiquem quantas edições quiserem das ótimas histórias do Sítio do Pica-Pau Amarelo.
 
                       Revista Superinteressante, edição 312, de dezembro de 2012.
Em “Se você acaba de despertar de um coma...”, o enunciador
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

286Q35050 | Pedagogia, Assistente de Alunos, IFAP, FUNIVERSA

A respeito de agressividade e violência, é correto afirmar que a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

287Q35039 | Informática, Assistente de Alunos, IFAP, FUNIVERSA

Texto associado.
Na questão, considere que todos os programas mencionados estão em configuração-padrão, em português, e que o mouse está configurado para pessoas destras. Assim, a menos que seja explicitamente informado o contrário, expressões como clicar, clique simples e clique duplo referem-se a cliques com o botão esquerdo do mouse. Considere também que não há restrições de proteção e de uso em relação a programas, arquivos, diretórios e hardware utilizados.
A web ou WWW (World Wide Web) baseia-se, principalmente, no protocolo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

288Q45561 | Pedagogia, Assistente de Alunos, INES, AOCP

Sobre as línguas de sinais, NÃO podemos afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

289Q12585 | Direito Administrativo, Assistente de Alunos, UFRN

A junta médica oficial da Universidade Federal do Rio Grande do Norte declarou insubsistentes os motivos da aposentadoria de um servidor que fora aposentado por invalidez. Este fato culminou com o retorno do servidor à atividade.

Nessa situação, considerando as disposições da Lei no 8.112/90, pode-se afirmar que ocorreu
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

290Q34801 | Direito Administrativo, Assistente de Alunos, IFPI, FUNRIO

Com relação à revisão do processo administrativo disciplinar, seguem-se três afirmações:

I. O julgamento caberá à autoridade superior àquela que aplicou a penalidade;
II. A revisão do processo disciplinar é admissível diante da simples alegação de injustiça da penalidade;
III. Em caso de falecimento, ausência ou desaparecimento do servidor, qualquer pessoa da família poderá requerer a revisão do processo.

Está correto apenas o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

291Q821480 | Legislação Federal, Lei n 11343 2006 Lei de Drogas, Assistente de Alunos, CEFET RJ, CESGRANRIO

De acordo com a Lei nº 11.343, de 23/08/2006, que instituiu o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (Sisnad), as atividades de prevenção do uso indevido de drogas são aquelas direcionadas para a redução dos fatores de vulnerabilidade e risco e para a promoção e o fortalecimento dos fatores de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

292Q557981 | Informática, Teclas de Atalho, Assistente de Alunos, IFRN, FUNCERN

A combinação correta de teclas que deve ser pressionada simultaneamente, no Internet Explorer 10, para adicionar um site aos favoritos é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

293Q822681 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Assistente de Alunos, IFB BA, FUNRIO

A Educação Especial é definida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional como a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

294Q158110 | Português, Assistente de Alunos, CEFET RJ, EXATUS

Texto associado.

MÚSICA NO TÁXI

Carlos Drummond de Andrade

1- Prazeres do cotidiano. Quando menos se espera... Você pega o táxi, manda tocar para o seu destino 2 - (manda, não, pede por favor) e resigna–se a escutar durante 20 minutos, no volume mais possante, o rádio 3-despejando assaltos e homicídios do dia. Os tiros, os gemidos, os desabamentos o acompanharão por todo o 4-percurso. É a fatalidade da vida, quando se tem pressa.
5 -Mas eis que o motorista pega de um imprevisto cassete, coloca–o no lugar devido, liga, e os acordes 6melódicos dos Contos dos Bosques de Viena irrompem do fusca amarrotado, mas digno.
7 -Bem, não é a Nona Sinfonia nem um título menor da grande música, mas não estamos na Sala Cecília 8-Meireles, e isso vale como homenagem especial a um passageiro distinto, que pede por favor. Cumpre agradecer 9-a fineza:
10 Obrigado. O senhor mostra que tem satisfação em agradar ____ passageiros, oferecendo–lhes música e 11não barulho e crimes.
12 Não tem de quê. O senhor também aprecia?
13 O quê?
14 Strauss. É um dos meus prediletos.
15 Sim, ele é agradável. O senhor está sendo gentil comigo.
16 Ora, não é tanto assim. Pus o cassete porque gosto de música. Não sabia se o senhor também gostava
17 ou não. Se não gostasse, eu desligava. Portanto, não tem que agradecer.
18 E já lhe aconteceu desligar?
19 Ih, tantas vezes. Fico observando ____ fisionomia do passageiro. Uns, mais acanhados, disfarçam, não
20dizem nada, mas tem outros que reclamam, não querem ouvir esse troço. O senhor já pensou: chamar
21Tchaikovski de "esse troço"? Pois ouvi isso de um cidadão de gravata e pasta de executivo. Disse que precisava
22se concentrar, por causa de um negócio importante, e Tchaikovski perturbava a concentração.
23 Ele talvez quisesse dizer que ficava tão empolgado pela música que esquecia o negócio.
24 Pois sim! Nesse caso, não falaria "esse troço", que é o cúmulo da falta de respeito.
25 Estou adivinhando que o senhor toca um instrumento.
26 Olhou–me admirado:
27 Como é que o senhor viu?
28 Porque uma pessoa que gosta tanto de música, em geral toca. Seu instrumento qual é?
29 Virou–se com tristeza na voz?
30 Atualmente nenhum. O senhor sabe, essa crise geral, a gasolina pela hora da morte, e não é só a
31gasolina: a comida, o sapato, o resto. Tive de vender pra tapar uns buracos. Mas se as coisas melhorarem este
32ano...
33 Melhoram. As coisas __________ melhorar achei do meu dever confortá–lo.
34 Porque clarinetista sem clarinete, o senhor sabe, é um negócio sem sentido. Clarinete tem esta
35vantagem: dá o recado sem precisar de orquestra. Um solo bem executado, não precisa mais pra encantar a
36alma. Mas clarinetista, sozinho, fica até ridículo.
37 Não diga isso. E não desanime. O dia em que arranjar outro clarinete quem sabe?, talvez até seja o
38mesmo que lhe pertenceu será uma festa.
39 Mas se demorar muito eu já estarei tão desacostumado que nem sei se volto a tocar razoavelmente.
40Porque, o senhor compreende, eu não sou um artista, minha vida não dá folga pra estudar nem meia hora por
41dia.
42 O importante é gostar de música, tem amor e devoção por música, e está–se vendo que o senhor tem de
43sobra.
44 Lá isso ta certo.
45 Não importa que o senhor não seja solista de uma grande orquestra, e mesmo de uma orquestra
46comum. Ninguém precisa ser grande em nada, desde que cultive alguma coisa bonita na vida.
47 Seu rosto iluminou–se.
48 Que bom ouvir uma coisa dessas. Agora vou lhe confessar que isso de não ser músico dos tais que
49arrebatam o auditório sempre me doeu um pouco. Não era por vaidade não, quem sou pra ter vaidade? Mas
50um sonho __________. Sei lá. Ficava me imaginando num palco iluminado, tocando... Bobagem, o senhor
51desculpe. Agora a sua palavra _______ tudo claro. Basta eu gostar de música. Não é _________ que gostem de
52mim, que ela goste de mim. Obrigado ao senhor
53 Olhei o taxímetro, tirei a carteira.
54 Eu nem devia cobrar do senhor. Fico até encabulado!

(Boca de Luar, 6ª ed., págs. 69–71, Editora Record, Rio, 1987)

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas das linhas do texto (L 10 – 19 e 33):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

295Q158783 | Direito Administrativo, Assistente de Alunos, CEFET RJ, EXATUS

Segundo a Lei de Licitações, quando houver inviabilidade de competição, a licitação será:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

296Q45554 | Pedagogia, Assistente de Alunos, INES, AOCP

Sobre a agressividade, analise as assertivas e, em seguida, assinale a alternativa que aponta as corretas. 

I. Muitas vezes "ser agressivo" vem associado com "ser dinâmico", "ser competente", não importando muito o que é preciso fazer para alcançar o patamar do chamado "cidadão vencedor". 
II. a agressividade como “pode ser entendida como uma forma de comportamento designada a machucar ou causar dano a outro ser vivo, que, por sua vez, é motivado a evitar tal tipo de tratamento". 
III. A agressividade pode ser classificada em instrumental, quando o objetivo do indivíduo é causar dano ao outro.
IV. A agressividade pode ser classificada em hostil, quando o dano é causado mas com um fim que não está nele mesmo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

297Q34902 | Direito Administrativo, Assistente de Alunos, IFAL, COPEVE UFAL

Dos motivos para a rescisão unilateral do contrato, qual dos descritos abaixo não se ajusta?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

298Q45546 | Pedagogia, Assistente de Alunos, INES, AOCP

Os aspectos mais importantes do desenvolvimento psicossexual da idade pré-operacional abrangem os seguintes pontos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

299Q822596 | Legislação Federal, Lei n 11343 2006 Lei de Drogas, Assistente de Alunos, CEFET RJ, CESGRANRIO

De acordo com a Lei nº 11.343, de 23/08/2006, que instituiu o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (Sisnad), as drogas são consideradas substâncias ou produtos que, especificados em lei ou relacionados pelo Poder Executivo da União, são capazes de causar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

300Q39032 | Direito Administrativo, Assistente de Alunos, IF SUL

O servidor público federal ficará obrigado a restituir a ajuda de custo quando, injustificadamente, não se apresentar na nova sede no prazo de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.