Início

Questões de Concursos Assistente de Alunos

Resolva questões de Assistente de Alunos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


461Q920092 | Pedagogia, PDI, Assistente de Alunos, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

Texto associado.
A questão se refere ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2020-2029 da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2020-2029, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, define questões essenciais sobre essa instituição e os seus rumos no referido período. Consta, nesse documento, que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

462Q891144 | Pedagogia, Legislação da Educação, Assistente de Alunos, UFCSPA RS, FUNDATEC, 2024

Sobre a sala de recursos multifuncionais, analise as seguintes assertivas:

I. É dever da escola oferecer a sala de recursos multifuncionais ou promover parcerias ou convênios com instituições que possibilitem esse atendimento aos seus estudantes.

II. O atendimento aos estudantes na sala de recursos multifuncionais deve ocorrer exclusivamente de forma individual.

III. O Projeto Político-Pedagógico da escola deve prever a articulação e a interface entre os professores da sala de recursos multifuncionais e os demais professores das classes comuns de ensino regular.

Quais estão INCORRETAS?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

463Q920088 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Assistente de Alunos, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

Na universidade, o (in)sucesso acadêmico é uma das problemáticas que, desde sempre, tem preocupado os responsáveis pelas políticas educacionais, a gestão assim como todos os atores desse tipo de instituição de formação profissional. É importante que o Assistente de Alunos da UFRN conheça essa realidade, pelo fato de ser um conhecimento necessário ao exercício de sua atividade profissional. Em relação à essa problemática, considere as afirmações abaixo.
I. O insucesso acadêmico é um fenômeno multivariável, determinado pelas condições econômicas dos estudantes e por seus hábitos de estudo.
II. A adaptação dos estudantes à cultura universitária, durante o primeiro ano, é um fator que influencia fortemente no insucesso acadêmico deles.
III. O sucesso acadêmico é uma condição objetiva da vida dos estudantes, determinada pelo desempenho acadêmico.
IV. A organização da instituição é um fator que influencia no sucesso acadêmico dos estudantes.
Das afirmações, estão corretas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

464Q891151 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Assistente de Alunos, UFCSPA RS, FUNDATEC, 2024

São finalidades do planejamento didático:

I. Auxiliar a prever e a superar dificuldades.

II. Fornecer coerência à ação institucional.

III. Fortalecer a justaposição e a divisão das ações educativas.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

465Q891143 | Pedagogia, Educação Especial, Assistente de Alunos, UFCSPA RS, FUNDATEC, 2024

Um dos públicos-alvo da educação especial são os alunos com:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

466Q1080206 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Disposições Preliminares, Assistente de Alunos, IF PA, Instituto Consulplan, 2023

Texto associado.
O fragmento de texto contextualiza a questão. Leia-o atentamente.

O Decreto nº 5.296/2004 regulamenta a Lei nº 10.048/2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e a Lei nº 10.098/2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.
Conforme o disposto no decreto em questão, os órgãos da Administração Pública direta, indireta e fundacional, as empresas prestadoras de serviços públicos e as instituições financeiras deverão dispensar atendimento prioritário às pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida para pessoas com, dentre outras, com:
I. Deficiência auditiva, com perda bilateral, parcial ou total. II. Deficiência física com alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano. III. Dificuldade de movimentar-se, permanente ou temporariamente, gerando redução efetiva da mobilidade, flexibilidade, coordenação motora e percepção. IV. Deficiência mental, com funcionamento intelectual significativamente inferior à média, com manifestação antes dos dezoito anos e limitações associadas a duas ou mais áreas de habilidades adaptativas, tais como: comunicação e cuidado pessoal.
Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

467Q891146 | Pedagogia, Educação Especial, Assistente de Alunos, UFCSPA RS, FUNDATEC, 2024

Qual documento da escola deve institucionalizar a oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE), prevendo na sua organização a operacionalização da sala de recursos multifuncionais e o plano geral do AEE?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

468Q891149 | Pedagogia, Educação Especial, Assistente de Alunos, UFCSPA RS, FUNDATEC, 2024

Sobre o AEE na Educação Básica, são feitas as seguintes afirmações:

1. Disponibiliza programas de enriquecimento curricular, o ensino de linguagens e códigos específicos de comunicação e sinalização, ajudas técnicas e tecnologia assistiva, entre outros.

2. Tem início no Ensino Fundamental, onde se desenvolvem as bases necessárias para a construção do conhecimento e seu desenvolvimento global.

3. Na Educação Básica, o AEE é organizado para apoiar o desenvolvimento dos alunos, devendo ser ofertado de forma obrigatória pelos sistemas de ensino.

4. Deve ser realizado exclusivamente no mesmo turno ao da classe comum, na própria escola ou em centro especializado que realize esse serviço educacional.

O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

469Q1080349 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Acesso à Justiça à Pessoa com Deficiência, Assistente de Alunos, UTFPR, FUNTEF PR, 2023

O Estatuto da Pessoa com Deficiência, Lei 13/146, de 2015, propõe o amparo legal aos direitos das pessoas com deficiência (PCDs), bem como sua participação da vida pública. Assim, compete ao poder público garantir a participação dos PCDs na vida pública e política. Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

470Q1080356 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Acessibilidade, Assistente de Alunos, UTFPR, FUNTEF PR, 2023

O Decreto nº 5.296/2004 estabelece normas e critérios para a promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida a partir das limitações e incapacidades para o desenvolvimento de atividades. Considera-se, paraefeito deste Decreto, pessoa portadora de deficiência a que possui limitação ou incapacidade para o desempenho de atividades e se enquadra em algumas categorias. Em relação às pessoas com deficiência mental, o Decreto descreve aquelas com “funcionamento intelectual significativamente inferior à média (...) e limitações associadas a duas ou mais áreas de habilidades adaptativas, tais como”:


I. comunicação, saúde e segurança.
II. habilidades sociais, habilidades acadêmicas.

III. cuidado pessoal, lazer, trabalho.


A partir destas considerações, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

471Q920104 | Arquivologia, Legislação da Educação, Assistente de Alunos, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

Texto associado.
A questão deve ser respondida com base na Resolução nº 171/2013 – CONSEPE, de 5 de novembro de 2013, que aprova o Regulamento dos Cursos Regulares de Graduação da UFRN.
O projeto pedagógico (PP) é o planejamento estrutural e funcional de um curso. Nesse projeto, são tratados vários aspectos imprescindíveis à sua própria realização. Em relação ao PP de um curso de graduação, considere as afirmações abaixo.
I. O projeto pedagógico deve focar a atenção nas atividades de ensino, sendo opcionais as atividades de extensão e pesquisa.
II. O projeto pedagógico é um documento a ser seguido sem alterações, durante o período de aprovação estabelecido pelo Colegiado do curso.
III. Na elaboração do projeto pedagógico, devem ser considerados as Diretrizes Curriculares Nacionais e os parâmetros definidos por esse regulamento e pela PROGRAD.
IV. No PP, devem se explicitar o perfil do egresso, as competências e as habilidades a serem desenvolvidas durante a formação inicial.
De acordo com o atual Regulamento dos Cursos Regulares de Graduação da UFRN, estão corretas as afirmações
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

472Q1081503 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Legislação das Pessoas com Deficiência, Assistente de Alunos, IF PA, FUNRIO

O Decreto n º 3298/99 dispõe sobre a Política Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência. São princípios gerais deste Decreto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

473Q1080351 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Acessibilidade, Assistente de Alunos, UTFPR, FUNTEF PR, 2023

O Estatuto da Pessoa com Deficiência, Lei no 13.146/2015, estabelece: “Possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias, bem como de outros serviços e instalações abertos ao público, de uso público ou privados de uso coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida.” Assinale a alternativa correta que corresponde ao conceito acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

474Q1080353 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Acessibilidade, Assistente de Alunos, UTFPR, FUNTEF PR, 2023

A acessibilidade é uma das temáticas de extrema relevância na sociedade e que ganham cada vez mais espaço na agenda pública. Em se tratando da Lei no 13.146/2015, as barreiras para a inclusão são consideradas como qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que limite ou impeça a participação social da pessoa com deficiência. Elas são classificadas como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

475Q1065788 | Administração Pública, Organização e Estrutura do Estado, Assistente de Alunos, IF PA, Instituto Consulplan, 2023

Baseado em noções de gestão pública, pode-se definir o papel do Estado contemporâneo, especialmente, como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

476Q1080354 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Acessibilidade, Assistente de Alunos, UTFPR, FUNTEF PR, 2023

A implementação de acessibilidadearquitetônica e urbanística devem atender princípios e diretrizes do desenho universal, numa perspectiva de inclusão de pessoas com deficiências ou com mobilidade reduzida. Estes princípios e diretrizes estão contidos no Decreto no 5.296/2004 – que regulamenta as Leis no 10.048, de 8 de novembro de 2000, e 10.098, de 19 de dezembro de 2000, e devem ser atendidos com prioridade. Neste sentido, passamos às seguintes considerações:

I. A construção, reforma ou ampliação de edificações de uso público ou coletivo, ou a mudança de destinação para estes tipos de edificação, deverão ser executadas de modo que sejam ou se tornem acessíveis à pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida.
II. As entidades de fiscalização profissional das atividades de Engenharia, Arquitetura e correlatas, ao anotarem a responsabilidade técnica dos projetos, exigirão a responsabilidade profissional declarada do atendimento às regras de acessibilidade previstas nas normas técnicas de acessibilidade da ABNT, na legislação específica e neste Decreto.
III. Para a aprovação ou licenciamento ou emissão de certificado de conclusão de projeto arquitetônico ou urbanístico deverá ser atestado o atendimento às regras de acessibilidade previstas nas normas técnicas de acessibilidade da ABNT, na legislação específica e neste Decreto.
IV. Nas vias e logradouros públicos, o Poder Público e as empresas responsáveis pela execução das obras e dos serviços garantirão acesso restrito ao trânsito e a circulação de forma segura das pessoas em geral, especialmente às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
V. O Poder Público, após certificar a acessibilidade de edificação ou serviço, determinará a colocação, em espaços ou locais de ampla visibilidade, do "Símbolo Internacional de Acesso", na forma prevista nas normas técnicas de acessibilidade da ABNT (...).

Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

477Q1065786 | Administração Pública, Convergências e Diferenças entre Gestão, Assistente de Alunos, IF PA, Instituto Consulplan, 2023

Analise o trecho a seguir:
A gestão pública deve ser entendida como algo mais amplo do que a interpretação de gestão de negócios e do que as questões internas dos negócios de um governo.
(Matias-Pereira, 2016.)
Quanto à compreensão do conceito de gestão pública, uma justificativa que completa corretamente o raciocínio do autor é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

478Q891152 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Assistente de Alunos, UFCSPA RS, FUNDATEC, 2024

A concepção comportamentalista, também denominada behaviorismo, desenvolvida por Skinner, está nos pressupostos da orientação ______________ de educação.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

479Q1080357 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Acessibilidade, Assistente de Alunos, UTFPR, FUNTEF PR, 2023

A acessibilidade significa possibilitar a inclusão de pessoas com deficiência para sua participação nas atividades da vida social e promover a sua autonomia. Portanto, além das condições para o acesso e para a diminuição das barreiras à participação social, são necessárias adaptações razoáveis. Em relação as adaptações razoáveis, de que trata a Lei nº 13.146/2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência), assinale a alternativa correta, caso houver.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

480Q920112 | Legislação Federal, Assistente de Alunos, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

Texto associado.
A questão deve ser respondida com base na Resolução nº 171/2013 – CONSEPE, de 5 de novembro de 2013, que aprova o Regulamento dos Cursos Regulares de Graduação da UFRN.
Um estudante de um curso de graduação da UFRN consulta um Assistente de Alunos da instituição para saber sobre a possibilidade de trancamento de matrícula. Nesse sentido, ele formula quatro perguntas ao referido profissional, explicitadas abaixo.
P1. O trancamento de matrícula em um componente curricular significa a desvinculação voluntária do estudante da turma referente ao componente curricular em que se encontra matriculado?
P2. O trancamento de matrícula em módulo deve ser solicitado até, no máximo, a data de cumprimento de 2/3 (dois terço) da carga horária prevista?
P3. O trancamento de matrícula em disciplina não será concedido se solicitado depois de decorridas 6 (seis) semanas do período letivo, de acordo com data estabelecida no Calendário Universitário?
P4. As atividades coletivas que não preveem aulas, atividades de orientação individual e atividades autônomas podem ser trancadas?
De acordo com o atual Regulamento dos Cursos Regulares de Graduação da UFRN, as perguntas que devem ser respondidas afirmativamente são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.