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Questões de Concursos Assistente de Alunos

Resolva questões de Assistente de Alunos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


91Q34891 | Português, Assistente de Alunos, IFAL, COPEVE UFAL

Em qual opção o pronome oblíquo não viola a norma-padrão da língua portuguesa? 
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92Q39041 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Assistente de Alunos, IF SUL

Percebedor, situação e percebido são aspectos que devem ser considerados quando nos referimos à
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93Q34815 | Pedagogia, Assistente de Alunos, IFPI, FUNRIO

Qual foi o autor responsável em dizer que: “ Ninguém liberta ninguém, ninguém se liberta sozinho: Os homens se libertam em comunhão”?
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94Q35044 | Raciocínio Lógico, Assistente de Alunos, IFAP, FUNIVERSA

A respeito de operações com conjuntos, assinale a alternativa correta considerando que A e B sejam conjuntos quaisquer.
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95Q34826 | Pedagogia, Assistente de Alunos, IFPI, FUNRIO

A Zona de Desenvolvimento Proximal é a distância entre o nível de desenvolvimento real e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sob a orientação de um adulto. Este conceito é de
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96Q35061 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Lei n 8069 de 1990, Assistente de Alunos, IFAP, FUNIVERSA

Acerca do que trata o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n.º 8.069/1990 e suas alterações) sobre a adoção, é correto afirmar que
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97Q34793 | Português, Interpretação de Textos, Assistente de Alunos, IFRJ, FUNRIO

Texto associado.
      Já ia para três anos, ou mais qualquer coisa, que as lâmpadas feriavam. Mas até que as ruas estavam claras naquela noite. Era uma Lua bonita!... Palha de Arroz, tranquila, parecia um arraial antigo dentro da madrugada. Lá no meio do céu, redonda e bonita, a Lua parecia um disco. Um disco cantando uma canção. Uma canção que poetas não escreveram nem músicos compuseram. Canção de luar de lua cheia por cima duma capital sem luz elétrica. Do tamanho mesmo da lua cheia em pleno e bruto sertão bravio. Daí aqueles pensamentos dançando nos corredores da cabeça do negro Pau de Fumo. Uma canção de luar com a mesma poesia de paragem que nunca sequer ao menos alguém sonhou com eletricidade.
      Madrugada madura. Palha de Arroz tranquila mesma, serena. Calma. Dava-se que o movimento agora estava passando uns dias lá no outro lado do rio – bem ali em Timon.
      Canoeiros atravessando o pessoal para o festejo. Novenas de S. José. Outrora a cidade se chamava S. José das Flores. Mais conhecida mesmo só por Flores, nome que aliás o povo ainda chamava mesmo depois de mudado o nome para Timon.  

(Fontes Ibiapina: Palha de Arroz. Teresina: Corisco, 2002, p. 52-3)
Em “Uma canção de luar com a mesma poesia de paragem que nunca sequer ao menos alguém sonhou com eletricidade”, encontramos
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98Q12594 | Pedagogia, Assistente de Alunos, UFRN

A formação de atitudes e valores, no contexto da formação universitária, deve ser considerada como uma das finalidades da educação superior. Nesse sentido, o assistente de estudantes deve ter, dentre outras, essa preocupação. Leia as afirmações a seguir sobre as atitudes, os valores e sua formação.

I As atitudes são complexas, pois envolvem tanto conhecimentos quanto afetos (sentimentos e preferências) e condutas.
II Os valores orientam as ações.
III A formação de atitudes deve ser objeto de ensino em uma ou duas disciplinas específicas do currículo.
IV A informação é o elemento mais importante e é suficiente na formação de valores.

Das afirmações, estão corretas
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99Q159842 | Matemática, Base numéricas, Assistente de Alunos, CEFET RJ, EXATUS

O número 3,576 também pode ser escrito na seguinte forma:

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100Q334159 | Matemática, Assistente de Alunos, IFNMG MG

A autoestima é um dos mais importantes ingredientes do comportamento humano. Analise as afirmativas sobre o desenvolvimento da autoestima.

I. O adolescente acostumado a receber tudo nas mãos se sente valorizado e fortalecido em sua autoestima.

II. Quando o adolescente se sente fragilizado, sua autoestima vai depender da aprovação de outras pessoas.

III. Quanto melhor for a autoestima, mais a pessoa se torna disciplinada. Após sua análise, pode-se afirmar que estão CORRETAS.

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101Q34796 | Português, Assistente de Alunos, IFPI, FUNRIO

A Tribuna do Piauí de 18/01/2014 publicou a seguinte nota: “Educar através da poesia, estimular a leitura, divulgar a cultura nordestina, estimular os valores morais, divulgar a preservação do meio ambiente. Eis os ingredientes para a receita de sucesso do livro “Aprendendo com a Poesia”, da jornalista e escritora Manoela Gomes dos Santos.”

Nesse texto encontramos palavras com encontros consonantais, entre as quais estas:
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102Q555777 | Informática, Protocolo, Assistente de Alunos, Instituto Federal de Educação, UFGO, 2017

No nível da camada de transporte da arquitetura TCP/IP, a comunicação nos enlaces pode ocorrer de três modos, a saber:
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103Q34896 | Português, Assistente de Alunos, IFAL, COPEVE UFAL

      A primeira vez que ouvi falar no fim do mundo, o mundo para mim não tinha nenhum sentido, ainda; de modo que não me interessava nem o seu começo nem o seu fim. Lembro-me, porém, vagamente, de umas mulheres nervosas que choravam, meio desgrenhadas, e aludiam a um cometa que andava pelo céu, responsável pelo acontecimento que elas tanto temiam. Nada disso se entendia comigo: o mundo era delas, o cometa era para elas: nós, crianças, existíamos apenas para brincar com as flores da goiabeira e as cores do tapete.
      Mas, uma noite, levantaram-me da cama, enrolada num lençol, e, estremunhada, levaram-me à janela para me apresentarem à força ao temível cometa. Aquilo que até então não me interessava nada, que nem vencia a preguiça dos meus olhos pareceu-me, de repente, maravilhoso. Era um pavão branco, pousado no ar, por cima dos telhados? Era uma noiva, que caminhava pela noite, sozinha, ao encontro da sua festa? Gostei muito do cometa. Devia sempre haver um cometa no céu, como há lua, sol, estrelas. Por que as pessoas andavam tão apavoradas? A mim, não me causava medo nenhum.
      Ora, o cometa desapareceu, aqueles que choravam enxugaram os olhos, o mundo não se acabou, talvez eu tenha ficado um pouco triste – mas que importância tem a tristeza das crianças?

              (MEIRELES, Cecília. Quatro vozes. Record: Rio de Janeiro, 1998, p. 73).

A construção imaginária da tragédia anunciada que poderia ser provocada a partir da passagem do cometa adquire essa perspectiva 
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104Q34792 | Português, Interpretação de Textos, Assistente de Alunos, IFRJ, FUNRIO

Texto associado.
      Já ia para três anos, ou mais qualquer coisa, que as lâmpadas feriavam. Mas até que as ruas estavam claras naquela noite. Era uma Lua bonita!... Palha de Arroz, tranquila, parecia um arraial antigo dentro da madrugada. Lá no meio do céu, redonda e bonita, a Lua parecia um disco. Um disco cantando uma canção. Uma canção que poetas não escreveram nem músicos compuseram. Canção de luar de lua cheia por cima duma capital sem luz elétrica. Do tamanho mesmo da lua cheia em pleno e bruto sertão bravio. Daí aqueles pensamentos dançando nos corredores da cabeça do negro Pau de Fumo. Uma canção de luar com a mesma poesia de paragem que nunca sequer ao menos alguém sonhou com eletricidade.
      Madrugada madura. Palha de Arroz tranquila mesma, serena. Calma. Dava-se que o movimento agora estava passando uns dias lá no outro lado do rio – bem ali em Timon.
      Canoeiros atravessando o pessoal para o festejo. Novenas de S. José. Outrora a cidade se chamava S. José das Flores. Mais conhecida mesmo só por Flores, nome que aliás o povo ainda chamava mesmo depois de mudado o nome para Timon.  

(Fontes Ibiapina: Palha de Arroz. Teresina: Corisco, 2002, p. 52-3)
Duas vezes o narrador usa o adjetivo “tranquila” quando se refere a Palha de Arroz. Na verdade uma cidade ou um bairro só pode ser chamado de “tranquilo” quando se faz um deslocamento na atribuição do adjetivo, pois “tranquilo” é a rigor uma qualidade humana e não poderia do ponto de vista lógico se relacionar com o nome do lugar, Palha de Arroz. Esse recurso se enquadra nas características de uma figura de linguagem denominada
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105Q39038 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Assistente de Alunos, IF SUL

Como se chamam os impulsos que levam a comportamentos que satisfazem as necessidades pessoais, os desejos e as aspirações?
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106Q45551 | Pedagogia, Assistente de Alunos, INES, AOCP

A partir de um levantamento efetuado em diferentes fontes (livros, periódicos, teses e dissertações) sobre o fenômeno da (in)disciplina escolar, ao buscar conhecer o “estado da arte” desse problema, identifica-se que o contexto da indisciplina está ligado, comumente à
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107Q34889 | Português, Assistente de Alunos, IFAL, COPEVE UFAL

Vários pesquisadores ligados ___ universidades federais brasileiras tentam explicar a crescente adesão dos jovens ____ drogas, ____ partir de teorias sociais e psicológicas.

As lacunas estarão corretamente preenchidas, respectivamente, por
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108Q35479 | Pedagogia, Assistente de Alunos, IFRJ, BIO RIO

Uma situação importante que ocorre dentro ou no entorno da escola é a agressividade entre alunos que, por vezes, pode causar ferimentos ou outras lesões físicas e psicológicas na vítima. Esse quadro, identificado por atitudes agressivas, físicas ou verbais, intencionais e repetidas, executadas por um ou mais estudantes contra outro(s), baseado em relação de poder do agressor sobre a vítima, deve receber atenção total de professores, funcionários, alunos, familiares e direção e deve ser combatido e rejeitado por todos os envolvidos no ambiente escolar. Essa prática inaceitável é denominada:
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109Q373212 | Português, Regência Verbal e Nominal, Assistente de Alunos, IF SC, IESES

Leia os versos a seguir, extraídos da poesia “O guardador de rebanhos”, de Fernando Pessoa. Eu nunca guardei rebanhos, Mas é como se os guardasse. Assinale a alternativa em que houve problema de regência na reescrita do verso: “eu nunca guardei rebanhos”.
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110Q34895 | Português, Assistente de Alunos, IFAL, COPEVE UFAL

      A primeira vez que ouvi falar no fim do mundo, o mundo para mim não tinha nenhum sentido, ainda; de modo que não me interessava nem o seu começo nem o seu fim. Lembro-me, porém, vagamente, de umas mulheres nervosas que choravam, meio desgrenhadas, e aludiam a um cometa que andava pelo céu, responsável pelo acontecimento que elas tanto temiam. Nada disso se entendia comigo: o mundo era delas, o cometa era para elas: nós, crianças, existíamos apenas para brincar com as flores da goiabeira e as cores do tapete.
      Mas, uma noite, levantaram-me da cama, enrolada num lençol, e, estremunhada, levaram-me à janela para me apresentarem à força ao temível cometa. Aquilo que até então não me interessava nada, que nem vencia a preguiça dos meus olhos pareceu-me, de repente, maravilhoso. Era um pavão branco, pousado no ar, por cima dos telhados? Era uma noiva, que caminhava pela noite, sozinha, ao encontro da sua festa? Gostei muito do cometa. Devia sempre haver um cometa no céu, como há lua, sol, estrelas. Por que as pessoas andavam tão apavoradas? A mim, não me causava medo nenhum.
      Ora, o cometa desapareceu, aqueles que choravam enxugaram os olhos, o mundo não se acabou, talvez eu tenha ficado um pouco triste – mas que importância tem a tristeza das crianças?

              (MEIRELES, Cecília. Quatro vozes. Record: Rio de Janeiro, 1998, p. 73).

Nas correlações de significados entre o ponto de vista dos adultos e das crianças, pode-se concluir que o cometa  
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