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Questões de Concursos Assistente de Diretor de Escola

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31Q325807 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP

Segundo Gomes (2005), “A expansão do acesso à educação, praticada por numerosos países, como o Brasil, constituiu uma democratização parcial de oportunidades. É muito mais fácil garantir o acesso à escola através da oferta de vagas, do que interferir no processo de escolarização para reduzir as diferenças internas, sobretudo no que concerne à qualidade.” [...] “Assegurando o acesso, é preciso garantir condições equivalentes para que todos permaneçam no sistema e sejam bem sucedidos ao longo do que é definido como educação básica”.

Com relação a isso, é correto afirmar que a inclusão e a permanência na educação básica dependem
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32Q320075 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP

Cabe a cada ________ de ensino definir a ________ e o(a) ________ dos cursos da Educação de Jovens e Adultos, respeitadas as ________ ________ nacionais, a identidade desta modalidade de e o ________ de colaboração entre os entes federativos.

De acordo com o artigo 6 das Resolução CNE/CEB n.o 01/2000, assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto.

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33Q328937 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP

Quanto à manutenção e ao financiamento da educação, definidos nos artigos 69, 70 e 71 da LDB (Lei n.o 9.394/96), analise as seguintes afirmações, classificando-as em V (verdadeira) ou F (falsa).

( ) A União aplicará, anualmente, nunca menos de dezoito, e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, vinte e cinco por cento, ou o que consta nas respectivas Constituições ou Leis Orgânicas da receita resultante de impostos, compreendidos as transferências constitucionais, na manutenção e desenvolvimento do ensino público.

( ) Não serão consideradas como despesas de manutenção e desenvolvimento do ensino as despesas com remuneração do pessoal administrativo, aquisição de merenda, materiais de escritório para escolas e materiais de limpeza.

( ) Não constituem despesas de manutenção e desenvolvimento de ensino aquelas realizadas com pesquisa, quando não vinculada às instituições de ensino, ou, os programas suplementares de alimentação, assistência médico-odontológica, psicológica e outras formas de assistência social.

( ) São despesas consideradas como manutenção e desenvolvimento de ensino as despesas com aquisição, manutenção e construção de escolas, levantamentos estatísticos, estudos e pesquisas visando precipuamente ao aprimoramento da qualidade e expansão do ensino.

Assinale a alternativa que apresenta a classificação correta, de cima para baixo.

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34Q324571 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP

Nos termos do § 6.º do Art. 26 da LDB (Lei n.o 9.394/96), a ________ deverá ser conteúdo obrigatório, mas não exclusivo, do componente curricular.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto.
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35Q326302 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP

Segundo Chrispino (2002), a escola, como qualquer instituição, está planificada para que as pessoas sejam todas iguais. A homogeneização é exercida por meio de mecanismos disciplinares. Existe, na escola, um ambiente de violência simbólica no cotidiano escolar que é indicado pelos seguintes aspectos:

I. discriminação individual e grupal, vigência de modelos agressivos dificultando as relações pessoais, existência de um currículo inflexível e pouco significativo;

II. esgotamento emocional dos docentes diante das escassas expectativas, acrescido pelo exercício da homogeneização pelos mecanismos disciplinares;

III. desinteresse do corpo docente na relação com a comunidade em busca de soluções disciplinares;

IV. dificuldade para trabalhar as diferenças e estabelecer a tolerância por meio do diálogo e da participação.

Está correto apenas o contido em

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36Q324977 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP

As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, fruto da consulta a muitas e variadas vertentes da comunidade educacional, consolidam-se num conjunto de definições doutrinárias fundamentadas em pressupostos e princípios a serem observados. São princípios pedagógicos estruturadores dos currículos do ensino médio:

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37Q322945 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP

Segundo o Caderno do Gestor, a avaliação faz parte da aula do professor e deve ser observada em cada situação de aprendizagem proposta por ele e realizada pelo aluno. A avaliação definida como eixo do processo de ensino aprendizagem deve ser

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38Q323435 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP

O Programa Ler e Escrever implantado nas escolas da rede estadual de ensino envolve projetos e ações especificadas de acordo com o grupo de alunos a que se destina ao longo dos anos do Ciclo I.

O objetivo central do Programa é
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39Q327038 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP

Nos termos da Resolução CNE/CEB n.º 2/01, o atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais, na Educação Básica, deve ser realizado em

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40Q319187 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP

A Resolução CNE/CP n.º 01/04 atribuiu aos órgãos colegiados dos estabelecimentos de ensino a responsabilidade de examinar e encaminhar soluções para as situações de discriminação em busca de

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41Q322455 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP

A instituição do regime de progressão continuada no ensino fundamental da rede pública estadual, nos termos da Indicação CEE n.º 08/97, foi acompanhada por relatório que destacou com propriedade o relevante papel da avaliação na verificação do rendimento escolar e da necessária revisão de seu conceito.

Um novo olhar para a avaliação, em especial a da sala de aula, revela uma concepção de avaliação contínua e cumulativa considerada como eixo de sustentação para a
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42Q329067 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP

Segundo Gomes (2005), há duas abordagens sociológicas que levam às diferentes visões da escola: o paradigma do consenso e o paradigma do conflito. Como a escola é socialmente complexa, pode-se afirmar que sempre há uma dosagem de consenso e de conflito, como ingredientes desta cultura.

Assinale a alternativa cuja frase retrata a coexistência de situações de consenso e de conflito na escola.
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43Q324399 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP

Segundo o documento CONSED (2009), a avaliação externa como uma das políticas públicas, em execução no sistema educacional, tem como foco o desempenho escolar. A melhoria da qualidade do ensino depende principalmente

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44Q325204 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP

Nos termos das Normas Regimentais Básicas para as Escolas Estaduais, aprovadas pelo Parecer CEE n.º 67/1998, é admitido a escola funcionar com um terceiro turno somente quando o(a)

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45Q322392 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP

Segundo o Caderno do Gestor, no contexto da construção do conhecimento, o erro é considerado

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46Q325246 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP

Conforme o documento UNESCO (2009), as reformas educacionais estão cada vez mais ligadas à utilização das TIC’s no processo de ensino-aprendizagem.

Remetendo-se à preocupação apresentada no referido documento em relação ao desenvolvimento profissional do professor, o gestor democrático enquanto liderança pedagógica deve
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47Q322915 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP

Entre inúmeras pesquisas e estudos no campo educacional, os trabalhos a respeito da família/escola desenvolvidos por Heloisa Szymanski nos permitem afirmar que

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48Q329017 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP

De acordo com o Decreto n.o 55.078/09, o docente titular de cargo poderá exercer carga suplementar de trabalho, respeitado o limite máximo de

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49Q322636 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP

[...] partirá do princípio de que todo conhecimento mantém um diálogo permanente com outros conhecimentos, que pode ser de questionamento, de negação, de complementação, de ampliação, de iluminação de aspectos não distinguidos …

Esse texto reproduz parte do contido no art. 8.º das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, referindo-se especificamente ao princípio da
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50Q326722 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP

De acordo com Sarmento (2008), é papel da pedagogia, acompanhando as outras ciências (filosofia, sociologia, psicologia, história etc.), criticar e rever sua postura em relação à infância, pois os estudos demonstram que existe(m)

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