Questões de Concursos: Assistente de Diretor de Escola

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31 Q325807 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP

Segundo Gomes (2005), “A expansão do acesso à educação, praticada por numerosos países, como o Brasil, constituiu uma democratização parcial de oportunidades. É muito mais fácil garantir o acesso à escola através da oferta de vagas, do que interferir no processo de escolarização para reduzir as diferenças internas, sobretudo no que concerne à qualidade.” [...] “Assegurando o acesso, é preciso garantir condições equivalentes para que todos permaneçam no sistema e sejam bem sucedidos ao longo do que é definido como educação básica”.

Com relação a isso, é correto afirmar que a inclusão e a permanência na educação básica dependem

32 Q320075 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP

Cabe a cada ________ de ensino definir a ________ e o(a) ________ dos cursos da Educação de Jovens e Adultos, respeitadas as ________ ________ nacionais, a identidade desta modalidade de e o ________ de colaboração entre os entes federativos.

De acordo com o artigo 6 das Resolução CNE/CEB n.o 01/2000, assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto.

33 Q328937 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP

Quanto à manutenção e ao financiamento da educação, definidos nos artigos 69, 70 e 71 da LDB (Lei n.o 9.394/96), analise as seguintes afirmações, classificando-as em V (verdadeira) ou F (falsa).

( ) A União aplicará, anualmente, nunca menos de dezoito, e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, vinte e cinco por cento, ou o que consta nas respectivas Constituições ou Leis Orgânicas da receita resultante de impostos, compreendidos as transferências constitucionais, na manutenção e desenvolvimento do ensino público.

( ) Não serão consideradas como despesas de manutenção e desenvolvimento do ensino as despesas com remuneração do pessoal administrativo, aquisição de merenda, materiais de escritório para escolas e materiais de limpeza.

( ) Não constituem despesas de manutenção e desenvolvimento de ensino aquelas realizadas com pesquisa, quando não vinculada às instituições de ensino, ou, os programas suplementares de alimentação, assistência médico-odontológica, psicológica e outras formas de assistência social.

( ) São despesas consideradas como manutenção e desenvolvimento de ensino as despesas com aquisição, manutenção e construção de escolas, levantamentos estatísticos, estudos e pesquisas visando precipuamente ao aprimoramento da qualidade e expansão do ensino.

Assinale a alternativa que apresenta a classificação correta, de cima para baixo.

34 Q324571 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP

Nos termos do § 6.º do Art. 26 da LDB (Lei n.o 9.394/96), a ________ deverá ser conteúdo obrigatório, mas não exclusivo, do componente curricular.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto.

35 Q326302 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP

Segundo Chrispino (2002), a escola, como qualquer instituição, está planificada para que as pessoas sejam todas iguais. A homogeneização é exercida por meio de mecanismos disciplinares. Existe, na escola, um ambiente de violência simbólica no cotidiano escolar que é indicado pelos seguintes aspectos:

I. discriminação individual e grupal, vigência de modelos agressivos dificultando as relações pessoais, existência de um currículo inflexível e pouco significativo;

II. esgotamento emocional dos docentes diante das escassas expectativas, acrescido pelo exercício da homogeneização pelos mecanismos disciplinares;

III. desinteresse do corpo docente na relação com a comunidade em busca de soluções disciplinares;

IV. dificuldade para trabalhar as diferenças e estabelecer a tolerância por meio do diálogo e da participação.

Está correto apenas o contido em

36 Q322945 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP

Segundo o Caderno do Gestor, a avaliação faz parte da aula do professor e deve ser observada em cada situação de aprendizagem proposta por ele e realizada pelo aluno. A avaliação definida como eixo do processo de ensino aprendizagem deve ser

37 Q319187 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP

A Resolução CNE/CP n.º 01/04 atribuiu aos órgãos colegiados dos estabelecimentos de ensino a responsabilidade de examinar e encaminhar soluções para as situações de discriminação em busca de

38 Q323435 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP

O Programa Ler e Escrever implantado nas escolas da rede estadual de ensino envolve projetos e ações especificadas de acordo com o grupo de alunos a que se destina ao longo dos anos do Ciclo I.

O objetivo central do Programa é

39 Q324977 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP

As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, fruto da consulta a muitas e variadas vertentes da comunidade educacional, consolidam-se num conjunto de definições doutrinárias fundamentadas em pressupostos e princípios a serem observados. São princípios pedagógicos estruturadores dos currículos do ensino médio:

40 Q329067 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP

Segundo Gomes (2005), há duas abordagens sociológicas que levam às diferentes visões da escola: o paradigma do consenso e o paradigma do conflito. Como a escola é socialmente complexa, pode-se afirmar que sempre há uma dosagem de consenso e de conflito, como ingredientes desta cultura.

Assinale a alternativa cuja frase retrata a coexistência de situações de consenso e de conflito na escola.

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