Questões de Concursos Assistente de Diretor de Escola

Resolva questões de Assistente de Diretor de Escola comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q329067 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP

Segundo Gomes (2005), há duas abordagens sociológicas que levam às diferentes visões da escola: o paradigma do consenso e o paradigma do conflito. Como a escola é socialmente complexa, pode-se afirmar que sempre há uma dosagem de consenso e de conflito, como ingredientes desta cultura.

Assinale a alternativa cuja frase retrata a coexistência de situações de consenso e de conflito na escola.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q325204 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP

Nos termos das Normas Regimentais Básicas para as Escolas Estaduais, aprovadas pelo Parecer CEE n.º 67/1998, é admitido a escola funcionar com um terceiro turno somente quando o(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q322455 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP

A instituição do regime de progressão continuada no ensino fundamental da rede pública estadual, nos termos da Indicação CEE n.º 08/97, foi acompanhada por relatório que destacou com propriedade o relevante papel da avaliação na verificação do rendimento escolar e da necessária revisão de seu conceito.

Um novo olhar para a avaliação, em especial a da sala de aula, revela uma concepção de avaliação contínua e cumulativa considerada como eixo de sustentação para a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q322392 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP

Segundo o Caderno do Gestor, no contexto da construção do conhecimento, o erro é considerado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q324399 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP

Segundo o documento CONSED (2009), a avaliação externa como uma das políticas públicas, em execução no sistema educacional, tem como foco o desempenho escolar. A melhoria da qualidade do ensino depende principalmente

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q322915 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP

Entre inúmeras pesquisas e estudos no campo educacional, os trabalhos a respeito da família/escola desenvolvidos por Heloisa Szymanski nos permitem afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q325246 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP

Conforme o documento UNESCO (2009), as reformas educacionais estão cada vez mais ligadas à utilização das TIC’s no processo de ensino-aprendizagem.

Remetendo-se à preocupação apresentada no referido documento em relação ao desenvolvimento profissional do professor, o gestor democrático enquanto liderança pedagógica deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q329017 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP

De acordo com o Decreto n.o 55.078/09, o docente titular de cargo poderá exercer carga suplementar de trabalho, respeitado o limite máximo de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q322636 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP

[...] partirá do princípio de que todo conhecimento mantém um diálogo permanente com outros conhecimentos, que pode ser de questionamento, de negação, de complementação, de ampliação, de iluminação de aspectos não distinguidos …

Esse texto reproduz parte do contido no art. 8.º das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, referindo-se especificamente ao princípio da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q326722 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP

De acordo com Sarmento (2008), é papel da pedagogia, acompanhando as outras ciências (filosofia, sociologia, psicologia, história etc.), criticar e rever sua postura em relação à infância, pois os estudos demonstram que existe(m)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q327791 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP

Segundo Fullan (2009), para um número cada vez maior de pessoas que tentam adotar mudanças educacionais, a impossibilidade está se tornando uma palavra mais corriqueira. A principal razão para a impossibilidade de realização de mudanças na escola ocorre quando

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.