Questões de Concurso Assistente de Enfermagem I

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q368756 | Enfermagem, Assistente de Enfermagem I, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

A atenção adequada à mulher, no momento do parto, representa um passo indispensável para garantir que ela possa exercer a maternidade com segurança e bem-estar. Julgue os itens de 74 a 80, acerca desse assunto. O aleitamento materno exclusivo é recomendado por um período de seis meses. Posteriormente, a criança deverá receber alimentos complementares, estendendo-se a amamentação por pelo menos 2 anos, quando possível.

22 Q366086 | Enfermagem, Assistente de Enfermagem I, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Com relação a situações cirúrgicas e de emergência, julgue os itens de 25 a 30. Em situações cirúrgicas, a evolução de enfermagem deve conter itens referentes ao tipo da cirurgia, à anestesia recebida, ao nível de consciência do paciente, às infusões venosas, ao aspecto do curativo, à perfusão periférica, à expansibilidade torácica e à presença de cateteres, de sondas e de drenos.

23 Q369494 | Enfermagem, Assistente de Enfermagem I, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

As anotações de enfermagem no prontuário, quando realizadas com rigor técnico e ético, fornecem informações sobre o estado do paciente e a assistência realizada, de modo a otimizar a comunicação entre os membros da equipe de saúde e assegurar a continuidade da assistência integral ao paciente. Nesse contexto, julgue os itens seguintes quanto à pertinência das orientações para se realizar o registro de enfermagem. A anotação de enfermagem deve ser feita em escrita legível e a tinta, em todos os turnos de trabalho.

24 Q367571 | Enfermagem, Exames, Assistente de Enfermagem I, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Os exames laboratoriais destinam-se à complementação diagnóstica e são muito importantes, desde que observadas as normas corretas na coleta do material. A respeito desse assunto, julgue os itens subsequentes. A coleta de escarro deve ser feita com o paciente em jejum, após a escovação dos dentes com dentifrício.

25 Q367288 | Enfermagem, Nutrição e Dietética, Assistente de Enfermagem I, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Os pacientes impossibilitados de alimentar-se sozinhos podem fazer uso de nutrição enteral. Assim, são assistidos pela equipe de enfermagem, que administra a dieta por meio de sondas, com cuidados específicos. Com relação a esse assunto, julgue os itens de 59 a 63. Durante a administração da dieta e até aproximadamente uma hora após, deve-se manter o paciente posicionado em posição semi-Fowler.

26 Q362896 | Enfermagem, Assistente de Enfermagem I, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Acerca de algumas doenças e de cuidados e procedimentos de enfermagem, julgue os itens subsequentes. Em presença de sudorese, cianose, dispneia ou alteração de nível de consciência de um paciente, deve-se suspender a aplicação do medicamento e referir o fato ao médico e ao enfermeiro responsáveis.

27 Q361471 | Enfermagem, Assistente de Enfermagem I, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

As anotações de enfermagem no prontuário, quando realizadas com rigor técnico e ético, fornecem informações sobre o estado do paciente e a assistência realizada, de modo a otimizar a comunicação entre os membros da equipe de saúde e assegurar a continuidade da assistência integral ao paciente. Nesse contexto, julgue os itens seguintes quanto à pertinência das orientações para se realizar o registro de enfermagem. É imprescindível a identificação da data e do horário da prestação do cuidado de enfermagem. O profissional poderá deixar espaços em branco para organização das informações e, ao final identificar-se somente com a rubrica.

28 Q358820 | Enfermagem, Assistente de Enfermagem I, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Em um paciente de 74 anos de idade, internado há 25 dias na clínica médica do hospital municipal, com diagnóstico médico de câncer brônquico pulmonar, foram identificados pela manhã os seguintes sinais vitais: temperatura axilar de 38 ºC; frequência cardíaca de 110 bpm; frequência respiratória de 35 irpm; pressão arterial de 165 mmHg × 95 mmHg (circunferência do baço = 25 cm). O paciente permanece acamado, com rebaixamento do nível de consciência. A acompanhante (filha) informa que, quatro meses antes, o paciente iniciou quadro de dispneia paroxística a médios esforços e astenia, que aumentaram progressivamente, tendo ocorrido vários episódios de hemoptise, o que os levaram a procurar o hospital. Na internação atual, o paciente apresenta tosse produtiva, com volumosa expectoração purulenta com raias de sangue, expansibilidade pulmonar bastante diminuída na base do hemitórax direito, retração intercostal direita, assimetria acentuada entre os hemitóraces, área de submacicez e ausência de murmúrio vesicular na base direita e presença de roncos e estertores em ambas as bases. Devido à dificuldade para se realizar uma punção venosa periférica, foi instalado cateter de dissecção venosa no membro superior esquerdo da paciente.

Considerando a situação clínica acima apresentada, julgue os itens de 13 a 18.

De acordo com os sinais vitais, o paciente em questão encontra-se com hipertermia, taquicardia, bradipneia e normotensão.

29 Q364456 | Enfermagem, Assistente de Enfermagem I, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

A traqueostomia tem as seguintes finalidades: obter via aérea permeável; permitir a aspiração de secreções traqueobrônquicas; facilitar o uso de ventilação mecânica em pacientes com insuficiência respiratória e evitar a aspiração de conteúdo gástrico em pacientes conscientes. Considerando essas finalidades, julgue os próximos itens. Durante a internação, a equipe de enfermagem deve orientar o paciente traqueostomizado quanto aos procedimentos a serem realizados para a manutenção de uma via área permeável. A equipe deve também buscar recursos adicionais para o estabelecimento de comunicação com o paciente (escrita em papel, tela mágica, mímica e gestos combinados); deve observar sinais de sangramento, inflamação ou infecção da traqueostomia e deve orientar a família para a realização da limpeza da traqueostomia e das cânulas, já que esses procedimentos diminuem o risco de infecção hospitalar.

30 Q814469 | Legislação Federal, Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, Assistente de Enfermagem I, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Em relação a normas, princípios, direitos e deveres presentes no Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, julgue os itens seguintes. Quando descuida do material coletado de paciente ou quebra material hospitalar, o profissional de enfermagem pode responder legalmente por imperícia.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.