Questões de Concursos Assistente de Recursos Humanos

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1Q884224 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Assistente de Recursos Humanos, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

49. Analise as afirmativas a seguir sobre treinamento e desenvolvimento de pessoas.


I. O treinamento de pessoas é orientado para o presente e visa melhorar as habilidades e as competências relacionadas ao desempenho imediato do cargo.


II. O levantamento de necessidades de treinamento pode ser realizado, apenas, nos níveis de análise organizacional e de estrutura dos cargos.


III. O desenvolvimento de pessoas possui foco nos cargos a serem futuramente ocupados na organização e nas novas habilidades e competências que serão requeridas.


Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).

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2Q888705 | Administração Geral, Administração de Recursos Humanos em Administração Geral, Assistente de Recursos Humanos, Câmara Municipal de Itapecerica da Serra SP, Avança SP, 2024

A avaliação de desempenho é um tema controverso, pois há empresas que não têm metodologia de avaliação das pessoas e acreditam que é perda de tempo ou que o resultado do processo não é importante. Por outro lado, em muitas empresas, as metodologias funcionam e geram resultados. Tomando por parâmetro as empresas que têm essa visão positiva da avaliação de desempenho, destaque a alternativa que apresenta um erro conceitual.

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3Q888902 | Administração Geral, Administração de Recursos Humanos em Administração Geral, Assistente de Recursos Humanos, HRTN MG, FUNDEP, 2024

Um hospital tem passado por vários desafios com relação à gestão dos seus colaboradores, principalmente na equipe de enfermagem. No momento atual, as coordenadoras dessa equipe estão tomando decisões muito mais complexas, relacionando-se com públicos diferentes, várias doenças novas estão surgindo, além de terem que utilizar programas de computadores de difícil compreensão para a realização das atividades laborais. Os métodos tradicionais, baseados nas rotinas de trabalho, não são mais suficientes para garantir um trabalho de qualidade.

A partir do contexto apresentado nesse hospital, analise as afirmativas a seguir.

I. Em um cenário que vivencia a despadronização dos serviços, há a necessidade de se pensar na substituição do conceito de qualificação pelo modelo de competência.

II. Em um cenário que vivencia a despadronização dos serviços, é importante reforçar o modelo dos postos de trabalho, de forma a permitir a imobilização dos trabalhadores diante das normas de trabalho.

III. Em um cenário que vivencia a despadronização dos serviços, deve-se dar muita atenção para a manutenção da cultura tradicional da organização.

IV. Em um cenário que vivencia a despadronização dos serviços, a competência profissional não pode mais ser presa em definições prévias de tarefas.

Estão corretas as afirmativas

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4Q888700 | Gestão de Pessoas, Departamento Pessoal, Assistente de Recursos Humanos, Câmara Municipal de Itapecerica da Serra SP, Avança SP, 2024

Dentro da gestão de pessoas, ao analisar as relações estabelecidas entre o indivíduo e a organização, observa-se que há critérios legais responsáveis pela caracterização do emprego. Dentre tais requisitos, é pertinente destacar: “o contrato individual celebrado entre pessoa física e jurídica”. Esse requisito, faz referência a qual dos critérios a seguir?

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5Q888701 | Administração Geral, Gestão de Conflitos na Administração Geral, Assistente de Recursos Humanos, Câmara Municipal de Itapecerica da Serra SP, Avança SP, 2024

Dentre as diversas metodologias que podem ser utilizadas no gerenciamento de conflitos, é possível observar o Espiral de Conflitos que é caracterizado por cinco fases específicas. Assinale abaixo, a alternativa que representa a fase intermediária entre o conflito resolvido e a possibilidade de iniciar um novo conflito, que potencialmente dará origem a novas disputas.

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6Q888909 | Administração Geral, Liderança e Motivação, Assistente de Recursos Humanos, HRTN MG, FUNDEP, 2024

Chiavenato (2020) afirma que as organizações não existem no vácuo. Elas se estabelecem em um ambiente competitivo, composto por outras organizações e precisam ser antecipadamente planejadas de forma a alinhar suas atividades futuras em direção a objetivos previamente definidos.

Isso é o que estava tentando fazer a diretora-presidente de uma empresa médica, após ter perdido grande parte dos seus clientes por não entender as necessidades de transformações no negócio. A diretora sabe, depois de um diagnóstico realizado, que precisa focalizar, nesse momento, suas ações com os seus colaboradores; portanto, convocou a área de Recursos Humanos para decidir os próximos passos, com o objetivo de realizar uma gestão estratégica de pessoas.

Para estabelecer ações que apresentem uma gestão estratégica de pessoas, a área de Recursos Humanos deve

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7Q888913 | Administração Geral, Estrutura Organizacional na Administração Geral, Assistente de Recursos Humanos, HRTN MG, FUNDEP, 2024

Trabalhar em casa, no aeroporto e mesmo na praia não representam mais um sonho. Na Helca Seguros Saúde, 70%, dos colaboradores, por meio de tecnologias de ponta, usando laptops, BlackBerry portáteis e equipamentos para videoconferências, estão realizando todo o seu trabalho à distância. As tecnologias sem fio e de banda larga criaram novas possibilidades para a realização do trabalho em casa e em outros lugares. Os gestores da Helca Seguros Saúde consideram positiva essa modalidade de trabalho, em virtude das reduções de custos geradas pela diminuição da área dos espaços de trabalho e maior retenção de colaboradores virtuais. Estes, por sua vez, apreciam a relação virtual, sobretudo em razão da flexibilidade que ela proporciona. Para esses colaboradores, escritórios virtuais tornam mais fácil que o equilíbrio entre trabalho e outros espaços de vida seja alcançado. Segundo eles, junto da família, podem dedicar mais tempo e reduzir os custos associados a creches, transporte e estacionamento. Se, de um lado, se sentem mais motivados por essas vantagens, o desempenho tem decrescido em termos de quantidade e qualidade: os funcionários sentem-se preocupados com o fato de o teletrabalho mantê-los distantes dos demais colegas. As metas parecem ser mais difíceis de serem cumpridas que antes, eles perderam a capacidade de se comparar com os colegas, de aprender com eles, e praticamente não recebem feedback do colega e de seu chefe imediato, não tendo clareza de como seu trabalho está sendo avaliado. Sentem-se “fora do circuito”.

ZANELLI, Andrade e Bitencourt. Psicologia, Organizações e Trabalho no Brasil. Porto Alegre, Artmed, 2014, p. 196-197 (adaptado).

Com relação a esse caso, analise as afirmativas a seguir.

I. O contexto da empresa Helca Seguros Saúde reforça a Teoria Sociocognitiva de Brandura.

II. O contexto da empresa Helca Seguros Saúde vai contra o conceito de afiliação postulado na Teoria de McClelland.

III. O contexto da empresa Helca Seguros Saúde representa o conceito de necessidades sociais demonstrado na teoria da hierarquia de necessidades de Maslow.

Estão corretas as afirmativas

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8Q884227 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional em Gestão de Pessoas, Assistente de Recursos Humanos, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

“A motivação para o trabalho é determinada pela percepção do indivíduo quanto às relações entre esforço e desempenho e a atratividade das várias recompensas associadas aos diferentes níveis de desempenho.”


O trecho se refere a qual teoria da motivação?

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9Q888906 | Administração Geral, Administração de Recursos Humanos em Administração Geral, Assistente de Recursos Humanos, HRTN MG, FUNDEP, 2024

A área de Gestão de Pessoas de um hospital recebeu uma demanda para a seleção de cinco funcionários para a enfermagem em pediatria. Insatisfeita com os resultados do último processo de seleção para a área de enfermagem da Unidade de Tratamento Intensivo, os profissionais desse setor decidiram criar um processo de seleção baseado em competências.

Com esse tipo de processo, a área de Gestão de Pessoas espera

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10Q888903 | Administração Geral, Administração de Recursos Humanos em Administração Geral, Assistente de Recursos Humanos, HRTN MG, FUNDEP, 2024

Sabe-se que a avaliação de treinamento possibilita que informações valiosas sejam obtidas, de forma a viabilizar o aperfeiçoamento contínuo em contextos de educação e desenvolvimento nas organizações.

Sobre essa temática, assinale a alternativa correta.

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11Q888010 | Administração Geral, Ciclo PDCA, Assistente de Recursos Humanos, CRFRS, FUNDATEC, 2024

Segundo Chiavenato (2020), o desempenho das pessoas pode e deve ser melhorado de maneira gradativa e incessante. Para tanto, o gestor precisa não somente supervisionar, orientar e proporcionar feedback em tempo real aos membros de sua equipe a respeito de seus resultados apresentados, mas, principalmente, garantir que aprendam cada vez mais com seus erros ou falhas e possam alcançar níveis extraordinários de desempenho futuro. É o que denomina o autor de excelência operacional e, para tanto, nada melhor do que utilizar o(a) ______________________, que mostra que se deve planejar antes de fazer, definir metas e métodos para atingir, preparar as pessoas para executá-los, fazer, checar e agir corretivamente.


Assina a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

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12Q884225 | Gestão de Pessoas, Assistente de Recursos Humanos, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

Relacione a coluna B pela coluna A.


COLUNA A


I. Remuneração Funcional.

II. Remuneração Estratégica.


COLUNA B


( ) É utilizada como diferencial competitivo e se distribui em cinco grupos, classificados em um único sistema de remuneração.

( ) Constitui a forma mais tradicional utilizada pelas organizações para recompensarem os colaboradores pelo trabalho exercido.

( ) Remunera os indivíduos somente com base nas exigências associadas ao cargo.


Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

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13Q888905 | Administração Geral, Administração de Recursos Humanos em Administração Geral, Assistente de Recursos Humanos, HRTN MG, FUNDEP, 2024

A assistente da área de Recursos Humanos de uma clínica está encarregada de elaborar um treinamento para as recepcionistas dessa clínica. Observa-se um cenário de muita reclamação dos pacientes, médicos e enfermeiros, que têm perdido muito tempo explicando aos pacientes o que precisa ser feito e os locais a se dirigirem na clínica. Tais procedimentos deveriam ser realizados pelas recepcionistas, mas o que se verifica é que os usuários ficam perdidos, com papéis na mão, sem saber para onde ir, o que acaba atrasando todos os atendimentos. Ao iniciar a realização dessa demanda, a assistente de RH estabeleceu um levantamento das necessidades de treinamento com as recepcionistas e constatou que as funcionárias precisavam de treinamento em aspectos comportamentais e técnicos para que a situação de atendimento aos pacientes na entrada da clínica fosse melhorada.

Com relação a esse caso, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( ) Ao estabelecer o levantamento das necessidades de treinamento, a assistente de RH detectou carências em um cenário prospectivo para a realização do treinamento.

( ) Para o treinamento dos aspectos comportamentais, a assistente de RH precisa ter muito entendimento do perfil cultural da clínica.

( ) Após a primeira etapa de levantamento das necessidades de treinamento realizada pela assistente de RH, deve-se realizar, logo em seguida, a etapa de execução do treinamento.

Assinale a sequência correta.

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14Q888911 | Administração Geral, Comportamento Organizacional e Trabalho em Equipe, Assistente de Recursos Humanos, HRTN MG, FUNDEP, 2024

O responsável pelo departamento de vendas de uma empresa de planos de saúde solicitou a ajuda da área de Recursos Humanos da empresa para o desenvolvimento de sua equipe, que atua nas ruas, em contato direto com os clientes. Ele havia selecionado seus funcionários e iniciado um projeto de desenvolvimento de grupo com essas pessoas. Ao conversar com a área de Recursos Humanos, disse: “No primeiro momento, percebia uma incerteza dos funcionários, como se eles estivessem descobrindo o que teriam que fazer. Demonstravam muita ansiedade para entender os propósitos da empresa, sua estrutura, e apresentavam insegurança diante da minha pessoa. Não foi fácil, mas depois de um tempo de explicação e entrosamento, acredito que cada um começou a se enxergar como parte da equipe de vendas. Pensei, ah, que bom, está saindo uma equipe! Mas, nada! Desde a semana passada muitos conflitos, discussões desnecessárias, perda de tempo e disputas para ver quem tem a melhor tática de vendas estão fazendo com que o desempenho não apareça. Cada um fica querendo controlar a equipe e parece que eu não consigo mais orientar. Chamei alguns funcionários individualmente, para orientar sobre questões de comportamento com os clientes, mas parece que eles não escutam. A equipe está em conflito. O que posso fazer para desenvolver esse grupo? Será que a área de Recursos Humanos pode me orientar?”

A partir dos pressupostos teóricos do modelo de cinco estágios de desenvolvimento do grupo, analise as afirmativas a seguir.

I. O contexto trazido pelo responsável pelo departamento de vendas, diante do seu grupo de trabalho, reflete o estágio da tormenta, no qual os membros aceitam a existência do grupo, mas resistem aos limites impostos à individualidade e podem criar conflitos para ver quem controla o grupo.

II. Para a resolução do estágio de desenvolvimento no qual está o grupo do caso anterior, é preciso que os participantes tenham uma hierarquia de liderança relativamente clara.

III. O segundo estágio do modelo de cinco estágios de desenvolvimento do grupo, chamado de normatização, foi vivenciado de forma tranquila pelo grupo apresentado.

IV. A equipe de Recursos Humanos pode afirmar ao responsável pelo departamento de vendas que, depois deste estágio que o grupo está vivenciando, tende a surgir maior proximidade nos relacionamentos e maior coesão entre o grupo.

Estão corretas as afirmativas

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15Q888703 | Administração Geral, Assistente de Recursos Humanos, Câmara Municipal de Itapecerica da Serra SP, Avança SP, 2024

Assinale a seguir a técnica de negociação que consiste em uma reunião preparatória da negociação. Os negociadores e seus auxiliares procuram elencar o máximo possível de variáveis que podem ser acionadas pela outra parte, até esgotar as possibilidades conhecidas. Em seguida, é feita uma análise de cada variável e, sobre ela, desenhada uma alternativa de neutralização e/ ou réplica.

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16Q884228 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Assistente de Recursos Humanos, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

Sobre a execução e a avaliação das atividades de treinamento, é CORRETO afirmar que
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17Q888914 | Administração Geral, Administração de Recursos Humanos em Administração Geral, Assistente de Recursos Humanos, HRTN MG, FUNDEP, 2024

Duas funcionárias de um hospital (funcionárias A e B) receberam um desafio de organizar as fichas dos pacientes de convênio desse hospital. Cada uma ficou encarregada de trabalhar com 250 fichas e tiveram o prazo de 15 dias para a efetivação da tarefa. Após o período estipulado, as duas colaboradoras passaram por um processo de avaliação de desempenho. Constatou-se que a funcionária A atingiu o objetivo, conseguiu organizar as 250 fichas estipuladas, mas para tanto precisou trabalhar duas horas a mais todos os dias. A funcionária B também estabeleceu o que foi determinado, mas não precisou fazer nenhuma hora-extra. Ao invés de trabalhar mais, ela melhorou o processo de trabalho e instituiu um novo patamar de entrega, que poderá ser repetido por outras pessoas dali em diante, o que representou uma inovação para o desenvolvimento da tarefa no hospital.

Pensando no processo de avaliação de desempenho das pessoas, diante do que foi apresentado pelas funcionárias do hospital, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( ) Diante das avaliações de desempenho centradas em metas e objetivos, as funcionárias A e B tiveram os mesmos resultados.

( ) Diante das avaliações orientadas ao desenvolvimento profissional, a funcionária A teve um desempenho melhor do que a funcionária B e contribuiu mais, ao se dispor a ficar mais tempo no trabalho.

( ) Diante da avaliação realizada, um bom processo motivacional para a funcionária A seria a agregação de trabalhos com níveis de complexidade mais elevados, com grande autonomia.

Assinale a sequência correta.

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18Q888907 | Administração Geral, Clima e Cultura Organizacional na Administração Geral, Assistente de Recursos Humanos, HRTN MG, FUNDEP, 2024

Um laboratório de análises clínicas, apesar de saber da necessidade de estabelecer inovações para possibilitar o seu desenvolvimento, tem tido dificuldade para realizar as mudanças necessárias diante de um mercado altamente competitivo. Essa empresa familiar sempre teve uma cultura forte, com uma uniformidade de comportamento e perfil de funcionários. O laboratório se atenta à qualidade, por meio de um atendimento preciso, com atenção e análise aos detalhes para as demandas, focando em um processo de trabalho individualizado, para que não haja distração dos funcionários. Seus dirigentes acreditam que, dessa maneira, conseguem sobressair diante dos concorrentes. Contudo, isso não tem sido suficiente e mudanças precisam acontecer, mas eles enfrentam muita dificuldade para que essas mudanças sejam efetivadas.

Diante do contexto apresentado, analise as afirmativas a seguir.

I. Uma das características defendidas pela cultura forte desse laboratório é o foco na equipe.

II. A cultura dessa organização mostra-se como um passivo para a mudança.

III. A cultura organizacional do laboratório reforça uma barreira para a diversidade.

IV. Uma cultura forte eleva a possibilidade de um alto controle comportamental.

V. Uma cultura forte dificulta o sentido de identidade aos membros da organização.

Estão corretas as afirmativas

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19Q888710 | Administração Geral, Administração de Recursos Humanos em Administração Geral, Assistente de Recursos Humanos, Câmara Municipal de Itapecerica da Serra SP, Avança SP, 2024

Os Sistemas de Informações Gerenciais (SIGs) compreendem uma gama significativa de aplicabilidades, sendo que eles podem ser classificados em relação a algumas das necessidades básicas das organizações. Nesse sentido, como é chamado o SIG orientado para a obtenção de informações destinadas a evitar surpresas desagradáveis para a empresa?

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20Q884226 | Gestão de Pessoas, Assistente de Recursos Humanos, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

Segundo Nascimento (2001), a remuneração estratégica é composta de parte fixa e de parte variável. São exemplos de parte fixa e de parte variável, respectivamente, o(a)
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