Início

Questões de Concursos Assistente de Saneamento

Resolva questões de Assistente de Saneamento comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


241Q368874 | Enfermagem, Processamento de material, Assistente de Saneamento, EMBASA, CESPE CEBRASPE

A utilização de adequados métodos de desinfecção e esterilização de materiais e equipamentos de saúde é uma medida de prevenção das doenças e promoção da saúde do trabalhador. A respeito desse tema, julgue os seguintes itens.

Os profissionais envolvidos na área de desinfecção devem utilizar avental, máscara, luvas e óculos de proteção para evitar efeitos indesejáveis sobre a pele, olhos e vias respiratórias.

  1. ✂️
  2. ✂️

242Q636721 | Informática, Sistemas Operacionais, Assistente de Saneamento, INMETRO, CESPE CEBRASPE

A respeito das características dos sistemas operacionais, julgue os itens seguintes.

A licença GNU GPL possui uma tradução para o português, homologada pela FSF, e baseia-se nas quatro liberdades básicas: executar, estudar, modificar e redistribuir versões originais ou modificadas de um programa.

  1. ✂️
  2. ✂️

243Q366935 | Enfermagem, Semiologia e semiotécnica, Assistente de Saneamento, EMBASA, CESPE CEBRASPE

A parasitologia é a ciência que estuda parasitas, hospedeiros e as relações entre eles, e a microbiologia é um ramo da biologia que estuda os microrganismos, como bactérias, fungos e vírus. A respeito da parasitologia e da microbiologia, julgue os próximos itens.

O trismo ou riso sardônico é um sinal característico do tétano.

  1. ✂️
  2. ✂️

244Q629875 | Informática, Linguagens, Assistente de Saneamento, EMBASA, CESPE CEBRASPE

Acerca do XML, julgue os itens seguintes.

O XML Namespaces descreve a sintaxe do espaço de nomes e serve para criar prefixos de DOM de nível 1.

  1. ✂️
  2. ✂️

245Q483776 | Geografia, Meio Ambiente, Assistente de Saneamento, EMBASA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir com relação às resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) n. os 001/1986, 237/1997, 302/2002, 357/2005 e 369/2006.

As águas salobras não recebem tratamento específico na legislação ambiental, sendo tratadas, no âmbito das referidas resoluções, do mesmo modo que as águas doces continentais.

  1. ✂️
  2. ✂️

246Q632005 | Informática, Dispositivos, Assistente de Saneamento, EMBASA, CESPE CEBRASPE

Com relação a elementos de uma rede de computadores, julgue os itens a seguir.

Durante o processo em que um hub recebe dados vindos de um computador e os transmite às outras máquinas, nenhum outro computador consegue enviar sinal; somente após o sinal anterior ter sido completamente distribuído ocorre a liberação para transmissão.

  1. ✂️
  2. ✂️

247Q385234 | Biologia, Recursos Hídricos, Assistente de Saneamento, EMBASA, CESPE CEBRASPE

Acerca das características de qualidade da água, julgue os itens subsequentes.

Em contato com a água, materiais sólidos podem se dissolver ou permanecer sólidos em suspensão ou no estado coloidal. No estado coloidal, encontram-se algas, vírus, bactérias, matéria orgânica e corantes vegetais, mas não argilas, siltes, areias e sílicas, que só são encontradas em suspensão.

  1. ✂️
  2. ✂️

249Q528489 | Engenharia Civil, Topografia, Assistente de Saneamento, EMBASA, CESPE CEBRASPE

om base nas normas que regem o desenho técnico/topográfico, julgue os próximos itens.

Os processos e instrumentos utilizados na elaboração do original topográfico devem estar de acordo com a escala adotada e não devem apresentar erros de grafismo que prejudiquem a exatidão conseguida nas operações de campo.

  1. ✂️
  2. ✂️

250Q484215 | Geografia, Meio Ambiente, Assistente de Saneamento, EMBASA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir com relação às resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) n. os 001/1986, 237/1997, 302/2002, 357/2005 e 369/2006.

Em áreas urbanas consolidadas, o limite das áreas de preservação permanente (APP) no entorno de reservatórios artificiais deve ter a largura mínima de 30 m.

  1. ✂️
  2. ✂️

251Q644255 | Informática, Segurança da Informação, Assistente de Saneamento, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, que tratam de gestão de segurança da informação.

Além de questões relativas à segurança lógica, a segurança da informação trata dos aspectos relacionados à segurança física do ambiente computacional, tais como controle de acesso físico ao ambiente, fornecimento de energia elétrica e detecção de incêndio.

  1. ✂️
  2. ✂️

253Q383135 | Biologia, Recursos Hídricos, Assistente de Saneamento, EMBASA, CESPE CEBRASPE

Considerando a realização de análises físico-químicas em uma amostra de água bruta, como alcalinidade, cor, dureza, pH, turbidez, oxigênio dissolvido e análises bacteriológicas, como coliformes totais e fecais, julgue os itens a seguir.

O uso do corpo de água e a sua origem são variáveis que devem ser consideradas na definição de um programa de coleta de amostras laboratoriais.

  1. ✂️
  2. ✂️

254Q481206 | Geografia, Solos e Relevos, Assistente de Saneamento, EMBASA, CESPE CEBRASPE

Acerca da qualidade dos solos e águas da região Nordeste, julgue os itens a seguir.

No mediano vale do rio São Francisco é comum encontrar nascentes e pequenos rios de águas bastante alcalinas, de cor azul muito intensa, potáveis e ideais para o consumo humano.

  1. ✂️
  2. ✂️

255Q531647 | Engenharia Civil, Topografia, Assistente de Saneamento, EMBASA, CESPE CEBRASPE

om base nas normas que regem o desenho técnico/topográfico, julgue os próximos itens.

A folha de desenho deve conter espaços para desenho, texto e legenda.

  1. ✂️
  2. ✂️

256Q593133 | Química, Assistente de Saneamento, EMBASA, CESPE CEBRASPE

No que se refere às características das águas residuárias, julgue os itens que seguem.

Os esgotos domésticos são tratados em função da fração de 0,1% de sólidos orgânicos e inorgânicos, suspensos e dissolvidos, além de microrganismos contidos nesse tipo de esgoto.

  1. ✂️
  2. ✂️

257Q536824 | Engenharia Civil, Hidráulica e Hidrologia, Assistente de Saneamento, EMBASA, CESPE CEBRASPE

Acerca de características da água e aspectos a ela relacionados, julgue os itens subsequentes.

As modernas técnicas de controle ambiental praticamente eliminaram as fontes atmosféricas de poluição da água.

  1. ✂️
  2. ✂️

258Q363289 | Enfermagem, Infecção Hospitalar, Assistente de Saneamento, EMBASA, CESPE CEBRASPE

A utilização de adequados métodos de desinfecção e esterilização de materiais e equipamentos de saúde é uma medida de prevenção das doenças e promoção da saúde do trabalhador. A respeito desse tema, julgue os seguintes itens.

Os alcoóis etílicos e isopropílicos apresentam atividade rápida sobre bactérias na forma vegetativa, como os cocos grampositivos, enterobactérias e bactérias gram-negativas não fermentadoras de glicose.

  1. ✂️
  2. ✂️

259Q369442 | Enfermagem, Semiologia e semiotécnica, Assistente de Saneamento, EMBASA, CESPE CEBRASPE

Com referência à atuação do técnico de enfermagem do trabalho em primeiros socorros às vítimas de acidentes laborais. Julgue os itens a seguir.

Em caso de hemorragia nasal, deve-se colocar a vítima sentada, com a sua cabeça inclinada para trás, colocar bolsa de gelo sobre o nariz e pressionar a face lateral externa da narina que estiver sangrando.

  1. ✂️
  2. ✂️

260Q362790 | Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Assistente de Saneamento, EMBASA, CESPE CEBRASPE

A Lei Orgânica da Saúde (Lei n.º 8.080/1990) regulamenta os dispositivos constitucionais acerca da saúde do trabalhador. Considerando as atribuições do SUS na saúde do trabalhador, julgue os itens a seguir.

O SUS garante aos sindicatos de trabalhadores o direito de requerer ao órgão competente a interdição de máquina, de setor de serviço ou de todo ambiente de trabalho, quando houver exposição a risco iminente para a vida ou saúde dos trabalhadores.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.