Questões de Concursos: Assistente de Suporte Acadêmico II

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1 Q955612 | Direito Constitucional, Ordem Social, Assistente de Suporte Acadêmico II, UNESP, VUNESP, 2025

A respeito do regime constitucional da Educação, previsto na Constituição Federal, é correto afirmar que

2 Q955617 | Eletricidade, Assistente de Suporte Acadêmico II, UNESP, VUNESP, 2025

Deseja-se fazer a instalação de um aparelho de ar-condicionado num apartamento. Esse aparelho será alimentado com tensão bifásica de 220 V. O fator de potência do aparelho é 0,8. Assinale a alternativa em que se apresenta a máxima potência ativa nominal que esse aparelho pode ter de forma a não ser necessário um circuito independente para sua alimentação.

3 Q955623 | Eletricidade, Assistente de Suporte Acadêmico II, UNESP, VUNESP, 2025

Um circuito utiliza um diodo LED que opera com corrente direta nominal de 20 mA. Na operação nominal, a queda de tensão no LED é de 2,2 V. Ele é ligado a uma fonte de 12 V. Considerando essa situação, assinale a alternativa que apresenta o valor da resistência do resistor que deve ser ligado em série com o LED de forma a limitar a corrente ao valor nominal.

4 Q955614 | Eletricidade, Instalações de Média Tensão, Assistente de Suporte Acadêmico II, UNESP, VUNESP, 2025

O fator de capacidade é a fração do tempo em que uma usina gera potência próxima de sua potência máxima. Analise as afirmações a seguir sobre diferentes fontes de energia e assinale aquela que descreve corretamente uma tendência típica dos fatores de capacidade.

5 Q955618 | Eletricidade, Motores, Assistente de Suporte Acadêmico II, UNESP, VUNESP, 2025

Em uma indústria de processamento de alimentos, um motor trifásico aciona uma esteira transportadora que é ligada e desligada diversas vezes ao dia. Na partida direta, observa-se um pico de corrente elevado e um impacto mecânico brusco, resultando em desgaste prematuro dos componentes e perturbações na rede elétrica. Assinale a alternativa que apresenta o dispositivo que é mais apropriado para mitigar esses problemas, permitindo diminuir a corrente de partida e proporcionando uma aceleração mais suave do motor.

6 Q955609 | Português, Regência, Assistente de Suporte Acadêmico II, UNESP, VUNESP, 2025

Texto associado.

Leia o texto a seguir para responder à questão.



A inteligência artificial (IA) tem se consolidado como uma ferramenta poderosa para promover mudanças significativas na área da educação. No que diz respeito à acessibilidade e inclusão, a IA surge como um meio promissor para ampliar o acesso ao conhecimento, eliminar barreiras e melhorar a experiência acadêmica de pessoas com deficiência. Tecnologias de reconhecimento de voz, tradução automática, leitores de tela e plataformas de aprendizado adaptativo são alguns exemplos de como a IA pode transformar o ambiente educacional, proporcionando oportunidades mais equitativas para todos os estudantes.

O artigo 3º da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência define acessibilidade como a condição que permite às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida utilizarem, com segurança e autonomia, espaços, serviços, transportes e tecnologias, tanto públicos quanto privados, em áreas urbanas e rurais. No que tange às instituições de ensino, a inclusão implica a adaptação dos processos educacionais para atender às necessidades de todos os estudantes, respeitando suas singularidades.

A perspectiva de inclusão das pessoas com necessidades especiais é relativamente recente, tendo se consolidado a partir da década de 1990. Essa abordagem é baseada na ideia de que o convívio social é um direito de todos e que a aprendizagem ocorre por meio da interação entre o indivíduo e a sociedade. Além disso, representa um caminho para construir uma sociedade mais justa e acolhedora, em parceria com aqueles que historicamente foram oprimidos e excluídos.

Entretanto, o uso da IA no ensino também levanta importantes questões éticas, que devem ser cuidadosamente examinadas para garantir que essa ferramenta seja desenvolvida e aplicada de maneira justa e inclusiva. Dentre as questões que merecem atenção, destacam-se a necessidade de transparência nos algoritmos, a proteção dos dados pessoais dos usuários e a garantia de que essas tecnologias não reforcem preconceitos e desigualdades preexistentes.


(Emerson Eduardo da Silva. Disponível em: https://jornal.usp.br/ artigos. inteligencia-artificial-responsavel-para-acessibilidadee-inclusao-no-ensino-superior. Acesso em 10.12.2024. Adaptado)

Considere as passagens do texto:

•  ... define acessibilidade como a condição que permite às pessoas com deficiência... (2º parágrafo)

•  ... levanta importantes questões éticas, que devem ser cuidadosamente examinadas... (4º parágrafo)

Os vocábulos destacados podem ser, correta e respectivamente, substituídos por:

7 Q955616 | Eletricidade, Circuitos de Corrente Contínua e de Corrente Alternada, Assistente de Suporte Acadêmico II, UNESP, VUNESP, 2025

Num sistema de distribuição trifásico equilibrado, a carga em cada fase possui uma impedância complexa de Z = 10 + j10 Ω. A tensão eficaz de linha é de 400 V e a carga está conectada em estrela. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a corrente eficaz de linha.

Dados: √21,4 e √31,7.

8 Q955622 | Eletricidade, Eletrônica Analógica em Eletricidade, Assistente de Suporte Acadêmico II, UNESP, VUNESP, 2025

Em um semicondutor tipo p, a concentração de lacunas é 1016 portadores/cm3. Sabe-se que o material está em equilíbrio térmico e que, na temperatura considerada, a concentração intrínseca é de 1,5 · 1010 portadores/cm3 .

Sendo assim, a concentração de elétrons é de

9 Q955625 | Eletricidade, Eletrônica Digital em Eletricidade, Assistente de Suporte Acadêmico II, UNESP, VUNESP, 2025

Um transmissor AM é utilizado para transmitir um sinal de áudio limitado em frequência a 2 kHz. Esse sinal modulante controla a amplitude de uma portadora com frequência 100 kHz. Assumindo que não há componentes harmônicos adicionais, a largura de banda do sinal modulado é

10 Q955610 | Português, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto, Assistente de Suporte Acadêmico II, UNESP, VUNESP, 2025

Texto associado.

Leia o texto a seguir para responder à questão.


Na origem de todos os belos êxitos, há sempre quem tenha corrido riscos, aceitando, portanto, a possibilidade do fracasso. Ousar é, em princípio, arriscar-se ao fracasso.


É possível passar a vida inteira sem jamais ousar nada, optando por coisas razoáveis, esperando sempre que as células das tabelas do Excel estejam preenchidas de modo correto. Mas a que preço? Agir assim é renunciar a qualquer sucesso relevante e deixar de se conhecer de verdade. Mesmo quando nossa audácia não é coroada de sucesso, ela ainda constitui a prova de que temos o senso do risco, de que somos capazes de decisões verdadeiras e não simplesmente de escolhas lógicas.


Decisão e escolha: esses dois termos parecem sinônimos, mas não são. É preciso conhecer a diferença entre eles para aproximar-se do segredo da audácia.


Tomemos uma situação em meio à qual hesitamos entre uma opção A e uma opção B. Se ficar evidente, depois de uma análise racional, que a opção B é melhor do que a outra, então a escolhemos. Essa escolha é fundamentada, explicável, portanto, não há o que decidir. Mas se, apesar da análise, continuamos em dúvida, não temos argumento, mas sentimos que é preciso optar por B, então decidimos por isso. A decisão exige um salto além dos argumentos racionais, uma confiança na própria intuição. É exatamente quando o saber não basta que devemos decidir − do latim decisio: ação deseparar, discriminar. Uma decisão é sempre audaciosa: por definição, ela implica a possibilidade de fracasso.


A decisão, afirmava Aristóteles, deriva mais de uma arte do que de uma ciência; de uma intuição, mais do que do trabalho de uma razão analítica. Isso não significa que seja irracional: ela pode basear-se em um saber, mas sem se reduzir a este. Aristóteles ilustra isso referindo-se a médicos e capitães de navios. Ambos são competentes, mas quando há urgência, diante do risco de morte de um paciente ou em plena tempestade, eles devem decidir sem perder tempo com um exame completo da situação, encontrar a coragem de tomar a decisão no escuro.


(Charles Pépin. As virtudes do fracasso, 2018. Adaptado)

Ao dar como exemplo uma situação vivida por médicos e capitães de navios, Aristóteles defende a ideia de que,
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