Questões de Concursos: Assistente de Suporte Acadêmico II

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Assistente de Suporte Acadêmico II. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q955610 | Português, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto, Assistente de Suporte Acadêmico II, UNESP, VUNESP, 2025

Texto associado.

Leia o texto a seguir para responder à questão.


Na origem de todos os belos êxitos, há sempre quem tenha corrido riscos, aceitando, portanto, a possibilidade do fracasso. Ousar é, em princípio, arriscar-se ao fracasso.


É possível passar a vida inteira sem jamais ousar nada, optando por coisas razoáveis, esperando sempre que as células das tabelas do Excel estejam preenchidas de modo correto. Mas a que preço? Agir assim é renunciar a qualquer sucesso relevante e deixar de se conhecer de verdade. Mesmo quando nossa audácia não é coroada de sucesso, ela ainda constitui a prova de que temos o senso do risco, de que somos capazes de decisões verdadeiras e não simplesmente de escolhas lógicas.


Decisão e escolha: esses dois termos parecem sinônimos, mas não são. É preciso conhecer a diferença entre eles para aproximar-se do segredo da audácia.


Tomemos uma situação em meio à qual hesitamos entre uma opção A e uma opção B. Se ficar evidente, depois de uma análise racional, que a opção B é melhor do que a outra, então a escolhemos. Essa escolha é fundamentada, explicável, portanto, não há o que decidir. Mas se, apesar da análise, continuamos em dúvida, não temos argumento, mas sentimos que é preciso optar por B, então decidimos por isso. A decisão exige um salto além dos argumentos racionais, uma confiança na própria intuição. É exatamente quando o saber não basta que devemos decidir − do latim decisio: ação deseparar, discriminar. Uma decisão é sempre audaciosa: por definição, ela implica a possibilidade de fracasso.


A decisão, afirmava Aristóteles, deriva mais de uma arte do que de uma ciência; de uma intuição, mais do que do trabalho de uma razão analítica. Isso não significa que seja irracional: ela pode basear-se em um saber, mas sem se reduzir a este. Aristóteles ilustra isso referindo-se a médicos e capitães de navios. Ambos são competentes, mas quando há urgência, diante do risco de morte de um paciente ou em plena tempestade, eles devem decidir sem perder tempo com um exame completo da situação, encontrar a coragem de tomar a decisão no escuro.


(Charles Pépin. As virtudes do fracasso, 2018. Adaptado)

Ao dar como exemplo uma situação vivida por médicos e capitães de navios, Aristóteles defende a ideia de que,

12 Q955619 | Eletricidade, Automação e Controle em Eletricidade, Assistente de Suporte Acadêmico II, UNESP, VUNESP, 2025

Analise a afirmação a seguir.

Ao projetar placas de circuito impresso (PCB), é necessário gerar arquivos que permitam aos fabricantes entenderem exatamente como as diferentes camadas da placa devem ser produzidas. Essas camadas incluem as trilhas de cobre, máscaras de solda, serigrafia e furos, entre outros. Para que o fabricante possa reproduzir fielmente o design criado no software de CAD, utiliza-se um formato de arquivo aberto, reconhecido internacionalmente, chamado ___________.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.

13 Q955613 | Eletricidade, Assistente de Suporte Acadêmico II, UNESP, VUNESP, 2025

Um circuito elétrico RLC paralelo é alimentado por uma fonte senoidal de tensão de pico 1002 V. O valor da indutância foi ajustado para que o circuito esteja em ressonância. Nessa condição, a corrente eficaz medida na saída da fonte é de 5 mA. Sendo assim, o valor da resistência do circuito é

14 Q955624 | Eletricidade, Eletrônica Analógica em Eletricidade, Assistente de Suporte Acadêmico II, UNESP, VUNESP, 2025

Um modelo linear simples para um diodo zener é uma fonte de tensão fixa em série com um resistor incremental. Um dado diodo zener apresenta tensão de 10 V em seus terminais quando circula por ele uma corrente de 5 mA. Quando esta corrente aumenta para 15 mA, a tensão em seus terminais vai a 10,2 V. Sendo assim, o valor da resistência incremental no modelo linear para esse diodo é

15 Q955621 | Eletricidade, Assistente de Suporte Acadêmico II, UNESP, VUNESP, 2025

Num laboratório, dispõe-se de 5 resistores com resistências, R1 = 20 Ω, R2 = 50 Ω, R3 = 100 Ω, R4 = 100 Ω e R5 = 200 Ω. Para a montagem de um circuito para ser usado em um experimento didático é necessária uma resistência de 75 Ω. Assinale a alternativa que apresenta uma associação desses resistores que permita obter essa resistência. O símbolo “//” significa uma associação em paralelo e o símbolo “+” uma associação em série.

16 Q955615 | Eletricidade, Assistente de Suporte Acadêmico II, UNESP, VUNESP, 2025

Deseja-se gerar energia elétrica a partir de uma queda d’água de alturah. Essa queda tem um fluxo de 1000 litros/s. Considerando o exposto, assinale a alternativa que apresenta o mínimo valor dehde forma a poder gerar uma potência de 500 kW. Para tanto, despreze todas as perdas mecânicas e elétricas, considere a aceleração da gravidadeg= 10 m/s2e a densidade da água 1 kg/litro.

17 Q955620 | Segurança e Saúde no Trabalho, Assistente de Suporte Acadêmico II, UNESP, VUNESP, 2025

As normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho e do R ASCU NHO Emprego são um conjunto de disposições legais que estabelecem procedimentos, parâmetros e condições mínimas de segurança e saúde no ambiente de trabalho no Brasil.
Em particular, a norma que estabelece os requisitos e condições mínimas, objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que interagem em instalações elétricas e serviços com eletricidade, é a
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.