Início

Questões de Concursos Assistente de Tecnologia da Informação

Resolva questões de Assistente de Tecnologia da Informação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q31914 | Informática, Assistente de Tecnologia da Informação, CRM DF, IESES

Dentre as opções seguir, qual a que melhor caracteriza a definição de cookie?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

62Q159613 | Programação, Conceitos básicos de programação, Assistente de Tecnologia da Informação, CRM DF, IESES

A programação de computadores corresponde à escrita, teste e manutenção de programas de computador. Sobre a programação de computadores é CORRETO afirmar:

I. Um algoritmo corresponde a uma sequência ordenada, e sem ambiguidade, de ações que levam à solução de um problema e, quando codificado em uma linguagem de programação, corresponde a um programa de computador.

II. Recursividade é uma técnica de programação eficaz para resolver um problema originalmente complexo, reduzindo-o em pequenas ocorrências do problema principal. Um algoritmo é dito recursivo quando chama a si mesmo ou chama uma sequência de outros algoritmos, e um deles chama novamente o primeiro algoritmo.

III. Um array é uma estrutura de dados heterogênea onde seus elementos individuais são acessados através de índices que indicam sua posição na estrutura.

IV. Procedimentos e funções são sub-algoritmos codificados como parte do desenvolvimento de um algoritmo para a solução de um problema particular.

A sequência correta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

63Q159400 | Português, Ortografia, Assistente de Tecnologia da Informação, CRM DF, IESES

Assinale a frase que está de acordo com as normas da língua portuguesa padrão.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

64Q31900 | Português, Interpretação de Textos, Assistente de Tecnologia da Informação, CRM DF, IESES

Texto associado.
Transparência e integração de processos são destaques do Conip Judiciário 2010

Brasília será palco do mais importante evento de tecnologia da informação e comunicação focado no Poder Judiciário. Nos dias 01 e 02 de dezembro, o Conip Judiciário 2010 - Congresso de Inovação e Informática na Gestão Pública para o Poder Judiciário reúne os principais decisores de TI dos 92 Tribunais existentes no País para troca de experiências e apresentações de soluções. Em sua 5ª edição, o fórum apresenta uma programação temária variada na qual se destacam as iniciativas relacionadas à maior transparência na gestão pública e ao processo de integração dos processos eletrônicos.
A movimentação do governo, com abertura e acesso às informações sobre as finanças públicas e o acesso aos dados e performance dos tribunais tanto por parlamentares quanto pelo cidadão, por meio de um sítio na web, dentre outros, são alguns dos temas relativos à transparência a serem debatidos. Sobre a integração, o especialista em governo eletrônico, gerente do W3C* e coordenador geral do Conip Judiciário 2010, Vagner Diniz, adianta que o congresso é um espaço único para debater as tendências e desafios do setor, já que há inúmeros sistemas diferenciados e que exigem interoperabilidade. "A apresentação de cases por profissionais envolvidos no poder judiciário é a maneira mais eficaz de se levantar soluções viáveis para os órgãos públicos", afirma.
Com uma demanda crescente, que passa por uma ampla consideração acerca do modo como são realizadas as experiências em certas unidades e sua evolução, a transparência nos órgãos públicos é um dos principais aspectos a serem debatidos no Conip Judiciário. Indo além da polêmica que envolve a abertura de dados, como os salários pagos aos servidores públicos, pretende-se fomentar uma discussão mais ampla e que contemple, desde as experiências locais até os desafios encontrados para a disponibilização dos portais de transparência.
[...]
Por meio de uma proposta já consagrada em edições anteriores, o Congresso dá continuidade a um formato bem sucedido ao oferecer mais oportunidades para a apresentação de casos práticos, isto é, uma versão mais "hands-on" (para "colocar as mãos na massa"), daquilo que será debatido por diferentes especialistas. Tal modelo pode ser exemplificado conforme as apresentações que contemplam a questão da transparência e integração no poder judiciário.
Outro tema de destaque na programação do Conip Judiciário é a possibilidade de integração de processos internos e, por conseqüência, de melhor atendimento ao público através da desmaterialização dos processos, isto é, tornar os tribunais digitais, sem papel. Mais do que isso, a digitalização dos processos representaria uma sofisticação das plataformas que passariam a atender os requisitos de interoperabilidade dos sistemas governamentais.

Disponível em: http://www.segs.com.br/index.php? option=com_content&view =article&id=25276: transparencia-e-integracao-de-processos-sao-destaques-do- conip-judiciario-2010&catid=50:cat-demais&Itemid=331. Acesso em: 01/12/2010. Adaptado.

*W3C (World Wide Web Consortium) – consórcio internacional, responsável pela criação de normas que regem a Web.
Assinale a frase que, mesmo modificada, mantém o sentido original do texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

65Q157849 | Raciocínio Lógico, Assistente de Tecnologia da Informação, CAU MG, FUNDEP

Sabe-se que em determinada empresa de pesquisa trabalham 11 empregados, sendo que 3 possuem nível superior, 6 têm nível médio e 2 são de nível fundamental.
Se for formada uma equipe de 4 pessoas para realização de um trabalho de campo, escolhendo-se os empregados de maneira aleatória, é CORRETO afirmar que a probabilidade de que essa equipe contenha todos os empregados de nível superior será de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

66Q159856 | Informática, Arquitetura Cliente Servidor, Assistente de Tecnologia da Informação, CRM DF, IESES

A arquitetura Cliente Servidor é um modelo computacional que se caracteriza pelo processamento cooperativo entre clientes e servidores. Sobre uma aplicação cliente-servidor é CORRETO afirmar:

I. Em uma aplicação cliente-servidor em duas camadas a lógica ou regras do negócio da aplicação podem residir tanto no cliente quanto no servidor.

II. Em uma aplicação cliente-servidor em três camadas a lógica ou regras do negócio da aplicação residem em um servidor de aplicações, caracterizando uma camada intermediária entre o cliente e o servidor.

III. Na medida em que a lógica ou as regras de negócio de uma aplicação migra do cliente para o servidor, caracteriza-se um cliente magro e um servidor gordo.

IV. As stored procedures, ou procedimentos armazenados em um banco de dados, podem ser usadas para implementar a lógica ou as regras de negócio de uma aplicação em um servidor.

A sequência correta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

67Q558087 | Informática, Spyware Malware Ransomware, Assistente de Tecnologia da Informação, Conselho Regional de Medicina DF, Instituto Quadrix, 2018

Com relação à segurança de sistemas, julgue os itens seguintes. Os malwares, que englobam os vírus, spywares, worms, entre outras pragas virtuais, são passíveis de serem desenvolvidos não somente para plataforma Windows, mais popular e, por isso, mais visada.
  1. ✂️
  2. ✂️

68Q31857 | Português, Assistente de Tecnologia da Informação, CRM MS, MS CONCURSOS

Texto associado.
Leia o seguinte fragmento retirado do capítulo 22 - Na terra dos lápis -, do livro Marley e eu, para responder à seguinte questão.

Esperávamos que nosso primeiro Natal na Pensilvânia fosse branco. Jenny e eu tivemos de usar uma série de argumentos para convencer Patrick e Connor de que estariam deixando sua casa e seus amigos na Flórida em troca de algo melhor, e o mais persuasivo de todos fora a promessa de que teriam neve. E não era qualquer tipo de neve, mas uma grande quantidade, fofinha, como em um cartão-postal, que caía do céu em flocos grandes e silenciosos, formando montanhas, com a consistência perfeita para se fazer bonecos de neve. E a neve do Natal, bem, essa era a melhor de todas, o Santo Graal da vida no inverno do norte. (...)

Na manhã de Natal havia um tobogã novinho em folha debaixo da árvore e equipamentos de neve suficientes para uma excursão até a Antártica, mas a vista que tínhamos da janela ainda era de galhos sem folhas, gramados dormentes e campos de milho amarronzados. Acendi a lareira, deixando o ambiente agradavelmente aquecido, e disse às crianças que fossem pacientes. A neve viria quando tivesse de vir.

Chegou o Ano-Novo, e ela ainda não tinha caído. (...)

Três semanas depois do início do ano, a neve finalmente veio me salvar do meu purgatório de culpa. Chegou à noite, depois que todos haviam ido dormir, e Patrick foi o primeiro a soar o alarme, correndo para nosso quarto ao amanhecer e abrindo totalmente as cortinas.

- Olhem! Olhem! - exclamou ele. - Ela veio!

Jenny e eu nos sentamos na cama para admirar nossa absolvição. Uma cobertura branca se espalhava
pelas colinas, pelos campos de milho, pelos pinheiros e pelos telhados, estendendo-se até o horizonte.

- É claro que veio - respondi, sem querer dar muita importância. - O que eu disse a vocês?

A neve tinha quase um metro de altura e continuava caindo. Connor e Colleen não demoraram a
aparecer, o dedão enfiado na boca, arrastando seus cobertores pelo corredor. Marley acordou e se espreguiçou, batendo o rabo em tudo, sentindo a excitação. Eu me virei para Jenny e disse:

- Acho que pensar em voltar a dormir, nem pensar.

E quando Jenny assentiu com a cabeça, me virei para as crianças e gritei:

- Está certo, coelhinhos da neve, vamos nos vestir.

Pela meia hora seguinte, colocamos roupas, fechamos zíperes, calçamos botas, enfiamos gorros
e luvas. Quando terminamos, as crianças pareciam múmias, e nossa cozinha, uma réplica dos bastidores das Olimpíadas de Inverno. E concorrendo na prova Bobo no Gelo Morro Abaixo, na categoria de Cães de Grande Porte, estava... Marley, o Cão. Eu abri a porta da frente e, antes que qualquer um saísse, Marley passou zunindo por nós, derrubando a encapotada Colleen. Quando suas patas tocaram aquela coisa branca e toda estranha - “Ih, molhado! Ih, frio!” -, ele mudou de ideia e tentou subitamente mudar de direção. Quem já dirigiu um carro na neve sabe que frear repentinamente e fazer uma conversão em “U” nunca é uma boa ideia.

Marley derrapou, girando de trás para a frente. Ele caiu ligeiramente de um lado, antes de se
levantar novamente a tempo de dar uma cambalhota nos degraus da varanda da frente e bater de cabeça na neve. Quando se equilibrou um minuto depois, parecia um biscoito gigante polvilhado de açúcar. Com exceção do nariz preto e dos olhos castanhos, ele estava totalmente coberto de branco. O Abominável Cachorro das Neves. Marley não sabia o que fazer com aquela substância estranha. Enfiou o nariz e soltou um espirro violento. Enfiou a cabeça e esfregou a cara. Então, como por um encanto, como se tivesse recebido uma dose gigante de adrenalina, ele disparou pelo quintal executando uma série de saltos mortais entremeados de cambalhotas ou mergulhos de cabeça. A neve era quase tão divertida quanto bagunçar o lixo do vizinho.

Acompanhando-se o rastro de Marley pela neve conseguia-se começar a entender como
funcionava sua mente tortuosa. Seu rastro tinha inúmeras viradas, voltas e desvios repentinos, com giros erráticos em forma de oito, fazendo espirais e saltos triplos, como se estivesse seguindo algum algoritmo bizarro que só ele conseguiria entender. Logo as crianças começaram a imitá-lo, girando, rolando e brincando, amontoando neve em todas as dobras e fendas de suas roupas. Jenny nos trouxe torradas amanteigadas, canecas de chocolate quente e um aviso: a escola tinha cancelado as aulas. Eu sabia que tão cedo não conseguiria tirar da garagem meu Nissan com tração nas duas rodas, sem mencionar as subidas e descidas das estradas cobertas de neve nas montanhas, e declarei oficialmente um dia de neve pra mim também.

GROGAN, John. Tradução: Thereza C. R. da Motta e Elvira Serapicos. Marley e eu: A vida e o amor ao lado do pior cão do mundo. Ediouro. 2006.pp274-278.
O texto, fragmento da obra Marley e eu, apresenta uma linguagem simples, mas construída com certa riqueza de detalhes. Assim, de uma atenta leitura consegue-se deduzir:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

69Q31921 | Princípios Normas e Atribuições Institucionais, Assistente de Tecnologia da Informação, CRM DF, IESES

Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

70Q31915 | Informática, Assistente de Tecnologia da Informação, CRM DF, IESES

Sobre Intranet é CORRETO afirmar que:

I. É uma rede corporativa interna construída utilizando os padrões e tecnologias da Internet e da WWW.
II. É utilizada para que funcionários de uma organização possam acessar informações corporativas.
III. A Intranet se baseia no conjunto padrão de protocolos TCP/IP. São exemplos de protocolos ou serviços que podem ser providos por esta tecnologia: SMTP, HTTP, FTP e NNTP.
IV. A Intranet é uma alternativa barata e poderosa para outras formas de comunicação interna, incluindo redes de computadores convencionais.

A sequência correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

71Q31861 | Português, Assistente de Tecnologia da Informação, CRM MS, MS CONCURSOS

Texto associado.
Leia o seguinte fragmento retirado do capítulo 22 - Na terra dos lápis -, do livro Marley e eu, para responder à seguinte questão.

Esperávamos que nosso primeiro Natal na Pensilvânia fosse branco. Jenny e eu tivemos de usar uma série de argumentos para convencer Patrick e Connor de que estariam deixando sua casa e seus amigos na Flórida em troca de algo melhor, e o mais persuasivo de todos fora a promessa de que teriam neve. E não era qualquer tipo de neve, mas uma grande quantidade, fofinha, como em um cartão-postal, que caía do céu em flocos grandes e silenciosos, formando montanhas, com a consistência perfeita para se fazer bonecos de neve. E a neve do Natal, bem, essa era a melhor de todas, o Santo Graal da vida no inverno do norte. (...)

Na manhã de Natal havia um tobogã novinho em folha debaixo da árvore e equipamentos de neve suficientes para uma excursão até a Antártica, mas a vista que tínhamos da janela ainda era de galhos sem folhas, gramados dormentes e campos de milho amarronzados. Acendi a lareira, deixando o ambiente agradavelmente aquecido, e disse às crianças que fossem pacientes. A neve viria quando tivesse de vir.

Chegou o Ano-Novo, e ela ainda não tinha caído. (...)

Três semanas depois do início do ano, a neve finalmente veio me salvar do meu purgatório de culpa. Chegou à noite, depois que todos haviam ido dormir, e Patrick foi o primeiro a soar o alarme, correndo para nosso quarto ao amanhecer e abrindo totalmente as cortinas.

- Olhem! Olhem! - exclamou ele. - Ela veio!

Jenny e eu nos sentamos na cama para admirar nossa absolvição. Uma cobertura branca se espalhava
pelas colinas, pelos campos de milho, pelos pinheiros e pelos telhados, estendendo-se até o horizonte.

- É claro que veio - respondi, sem querer dar muita importância. - O que eu disse a vocês?

A neve tinha quase um metro de altura e continuava caindo. Connor e Colleen não demoraram a
aparecer, o dedão enfiado na boca, arrastando seus cobertores pelo corredor. Marley acordou e se espreguiçou, batendo o rabo em tudo, sentindo a excitação. Eu me virei para Jenny e disse:

- Acho que pensar em voltar a dormir, nem pensar.

E quando Jenny assentiu com a cabeça, me virei para as crianças e gritei:

- Está certo, coelhinhos da neve, vamos nos vestir.

Pela meia hora seguinte, colocamos roupas, fechamos zíperes, calçamos botas, enfiamos gorros
e luvas. Quando terminamos, as crianças pareciam múmias, e nossa cozinha, uma réplica dos bastidores das Olimpíadas de Inverno. E concorrendo na prova Bobo no Gelo Morro Abaixo, na categoria de Cães de Grande Porte, estava... Marley, o Cão. Eu abri a porta da frente e, antes que qualquer um saísse, Marley passou zunindo por nós, derrubando a encapotada Colleen. Quando suas patas tocaram aquela coisa branca e toda estranha - “Ih, molhado! Ih, frio!” -, ele mudou de ideia e tentou subitamente mudar de direção. Quem já dirigiu um carro na neve sabe que frear repentinamente e fazer uma conversão em “U” nunca é uma boa ideia.

Marley derrapou, girando de trás para a frente. Ele caiu ligeiramente de um lado, antes de se
levantar novamente a tempo de dar uma cambalhota nos degraus da varanda da frente e bater de cabeça na neve. Quando se equilibrou um minuto depois, parecia um biscoito gigante polvilhado de açúcar. Com exceção do nariz preto e dos olhos castanhos, ele estava totalmente coberto de branco. O Abominável Cachorro das Neves. Marley não sabia o que fazer com aquela substância estranha. Enfiou o nariz e soltou um espirro violento. Enfiou a cabeça e esfregou a cara. Então, como por um encanto, como se tivesse recebido uma dose gigante de adrenalina, ele disparou pelo quintal executando uma série de saltos mortais entremeados de cambalhotas ou mergulhos de cabeça. A neve era quase tão divertida quanto bagunçar o lixo do vizinho.

Acompanhando-se o rastro de Marley pela neve conseguia-se começar a entender como
funcionava sua mente tortuosa. Seu rastro tinha inúmeras viradas, voltas e desvios repentinos, com giros erráticos em forma de oito, fazendo espirais e saltos triplos, como se estivesse seguindo algum algoritmo bizarro que só ele conseguiria entender. Logo as crianças começaram a imitá-lo, girando, rolando e brincando, amontoando neve em todas as dobras e fendas de suas roupas. Jenny nos trouxe torradas amanteigadas, canecas de chocolate quente e um aviso: a escola tinha cancelado as aulas. Eu sabia que tão cedo não conseguiria tirar da garagem meu Nissan com tração nas duas rodas, sem mencionar as subidas e descidas das estradas cobertas de neve nas montanhas, e declarei oficialmente um dia de neve pra mim também.

GROGAN, John. Tradução: Thereza C. R. da Motta e Elvira Serapicos. Marley e eu: A vida e o amor ao lado do pior cão do mundo. Ediouro. 2006.pp274-278.
Releia: “Jenny e eu tivemos de usar uma série de argumentos para convencer Patrick e Connor de que estariam deixando sua casa e seus amigos na Flórida em troca de algo melhor, e o mais persuasivo de todos fora a promessa de que teriam neve.”

A respeito do termo grifado, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

72Q560140 | Informática, Criptografia e Assinatura Digital, Assistente de Tecnologia da Informação, Conselho Federal de Medicina, IADES, 2018

A criptografia simétrica utiliza a mesma chave criptográfica para encriptação de texto puro e decriptação de texto cifrado. A mesma chave utilizada para “fechar o cadeado” é usada para “abrir o cadeado”.

Com relação ao exposto, qual é o algoritmo utilizado na criptografia simétrica?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q556507 | Informática, Hardware, Assistente de Tecnologia da Informação, Conselho Federal de Medicina, IADES, 2018

Em se tratando de componentes de um computador (hardware e software), os termos unidade lógica aritmética (ULA), assembly e transistor correspondem, respectivamente, a componentes de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q552980 | Informática, Tecnologia da Informação, Assistente de Tecnologia da Informação, Conselho Federal de Medicina, IADES, 2018

Existem quatro domínios inter-relacionais do COBIT 4.1. Assinale a alternativa que indica o domínio que trata geralmente da questão de gerenciamento “A performance de TI é mensurada para detectar problemas antes que seja muito tarde?”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q31919 | Princípios Normas e Atribuições Institucionais, Assistente de Tecnologia da Informação, CRM DF, IESES

Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

77Q558610 | Informática, Protocolo, Assistente de Tecnologia da Informação, Conselho Federal de Medicina, IADES, 2018

Na arquitetura TCP/IP, o IP 127.0.0.1 representa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q31917 | Princípios Normas e Atribuições Institucionais, Assistente de Tecnologia da Informação, CRM DF, IESES

Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

79Q557487 | Informática, Segurança da Informação, Assistente de Tecnologia da Informação, Conselho Federal de Medicina, IADES, 2018

Port Scanner, Protocol Analyzer e Honeypots/Honeynets são ferramentas utilizadas no processo de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.