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Questões de Concursos Assistente em Administração

Resolva questões de Assistente em Administração comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1101Q861785 | Redação Oficial, Manual de Redação da Presidência da República, Assistente em Administração, FUB, CESPE CEBRASPE, 2022

Texto associado.

OFÍCIO n.º 9/2022/SGeD

Brasília, 5 de abril de 2022.

 

À Senhora

Fulana de Tal da Silva

Diretora do Setor de Abastecimento – SAb

Setor de Abastecimento da Universidade

Universidade – Prédio 3 – 2.º andar

00012-345 Brasília – DF

 

Assunto: Solicitação de compra de materiais.

 

Considerando o Ofício n.º 9/2022/SGeD, apresentado anteriormente, julgue o item subsequente, com base nas disposições do Manual de Redação da Presidência da República (MRPR) acerca das características formais dos documentos oficiais.  

No endereçamento do ofício em apreço, é opcional a apresentação do nome “Fulana de Tal da Silva”, pois basta a indicação do seu cargo na universidade.

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1102Q407677 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Assistente em Administração, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Acerca de administração direta e indireta e atos administrativos, julgue os itens a seguir.

Se um governador estadual, ao editar um decreto no âmbito do estado, apresentar diversos considerandos, estes constituirão a motivação do ato administrativo, e não o seu motivo.

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1103Q437152 | Direito Constitucional, Congresso Nacional, Assistente em Administração, IFB, CESPE CEBRASPE

Acerca da administração político-administrativa da União, dos estados e municípios e dos Poderes Executivo e Legislativo, julgue os itens que se seguem.

É autorizado ao Congresso Nacional delegar ao Ministro do Meio Ambiente a competência para elaborar o novo código florestal.

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1104Q158906 | Administração Pública, Princípios da Administração Pública, Assistente em Administração, UFT, COPESE

Texto associado.

INSTRUÇÃO: Leia a situação hipotética abaixo e responda às questões de 32 a 34.

Após entrega e aceite de equipamentos adquiridos por uma Universidade Federal Brasileira, a empresa Norte Equipamentos Ltda teve dificuldades no recebimento dos valores devidos, sendo que houve o pagamento somente dois meses após a entrega. De acordo com a empresa, os equipamentos foram entregues no dia 30 de dezembro de 2013, com conferência e aceite pela universidade no dia 02 de janeiro de 2014. A universidade, seguindo os aspectos legais, informou que o atraso no pagamento foi ocasionado pelas situações operacionais imprevistas que ocorreram com o término de um exercício financeiro e início de outro.

Qual princípio determina que o orçamento deve ter vigência limitada a um exercício financeiro?

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1105Q710847 | Raciocínio Lógico, Assistente em Administração, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019

Texto associado.

Cláudio é funcionário público e, ao ser indagado sobre sua satisfação em exercer seu ofício, disse:


“Se gosto do que faço, então não me canso e sou feliz.”


Essa afirmação é logicamente equivalente a:

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1106Q411945 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Assistente em Administração, IFAP AP, FUNIVERSA

No que se refere aos requisitos dos atos administrativos, assinale a alternativa que apresenta a finalidade de um ato.
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1107Q711469 | Português, Interpretação de Textos, Assistente em Administração, UFG, CS UFG, 2019

Texto associado.
O jovem e os cientistas, por uma narrativa que inclua o ser humano concreto 
Isso se faz conectando disciplinas, como preconiza Edgar Morin 

    [...] É assustador saber que 93% dos jovens brasileiros não conhecem o nome de um cientista brasileiro, de acordo com pesquisa do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia, divulgado na semana passada. 
    Em resposta a isso, alguns lembram a carência de professores que temos nas áreas científicas do ensino médio, particularmente em física e química. 
    Na verdade, embora ocorra, de fato, falta de professores, o problema é mais complexo. Para além da carência de mestres, trata-se da forma como ensinamos história e, em especial, a história da ciência no país. 
    É como se houvesse um determinismo histórico absoluto, em que processos econômicos governassem os fatos, sem interferências da subjetividade. 
    Assim, alunos perdem a chance de compreender que somos nós, seres humanos, claro que em condições dadas, que individual ou coletivamente construímos comunidades, nações e instituições. 
    Foram pessoas singulares que fizeram pesquisas, desvendaram os fenômenos da natureza e criaram soluções para os mais diferentes desafios enfrentados pela humanidade, inclusive no Brasil. 
    No passado, padecemos do fenômeno oposto e as aulas se tornavam um recital de nomes e fatos a serem memorizados. Mas ao romper com uma abordagem equivocada, caímos muitas vezes no outro extremo. E, com isso, ao enfatizar processos frente a pessoas, o ensino de história patina. 
    É urgente integrar os enfoques e ensinar aos jovens, desde o ensino fundamental, sobre a incrível aventura de seres humanos concretos no planeta, inclusive formulando hipóteses e produzindo conhecimento. Isso se faz, inclusive, conectando disciplinas, como preconiza Edgar Morin, em seu clássico "Religando os Saberes", em que analisa a escola secundária francesa. 
    Felizmente, a Base Nacional Comum Curricular avança nesta direção e possibilita que se aprenda em todo o país sobre as contribuições de nomes como Oswaldo Cruz, Adolpho Lutz, Carlos Chagas, Mario Schenberg e o recentemente premiado físico e cosmólogo Marcelo Gleiser, entre outros. A possibilidade de um ensino que construa convergências entre matérias possibilitaria também assegurar que crianças e jovens aprendam mais sobre brasileiros que se destacaram em geografia, como Milton Santos, ou artistas nossos de renome, como Tarsila do Amaral 
    E, assim, os alunos terão condições de entender as relações de produtores de conhecimento com seu tempo e imaginar cenários futuros em que eles possam ser cientistas, artistas ou nomes que contribuam para a construção de um país melhor e mais bonito. 

COSTIN, Cláudia. Colunas e Blogs. Folha de S. Paulo. 5 jul. 2019. Disponível em: httpss://www1.folha.uol.com.br/colunas/claudia-costin/2019/07/o-jovem-e-os-cientis-tas-por-uma-narrativa-que-inclua-o-ser-humano-concreto.shtml . Acesso em: 5 jul. 2019. (Adaptado).


O autor, ao criticar o modo como se ensina história, mostra 
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1108Q709757 | Administração Financeira e Orçamentária, Assistente em Administração, UFG, CS UFG, 2019

Texto associado.

Em muitos municípios do Brasil, a população ajuda a elaborar o orçamento e, por isso, de acordo com a literatura, esse processo é comumente chamado de orçamento
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1109Q390903 | Direito Administrativo, Parte Geral, Assistente em Administração, UFMG, FUNDEP UFMG

Todas as afirmativas abaixo estão corretas, EXCETO:
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1110Q408107 | Direito Administrativo, Servidores Públicos, Assistente em Administração, Instituto Federal de Educação, UFGO, 2017

A forma de provimento de cargo público na qual ocorre a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, que tem invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens, refere-se à
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1111Q407599 | Direito Administrativo, Direitos e Vantagens, Assistente em Administração, UFERSA, COMPERVE

Quando um servidor público federal ativo deve certa quantia ao Erário, nos termos da Lei n0 8.112/90, a pedido do servidor, o pagamento pode ser feito de forma parcelada, e cada parcela
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1112Q158800 | , Assistente em Administração, IF TO, IF TO, 2019

O desenho departamental é o agrupamento, com base em um critério específico de homogeneidade das atividades e correspondentes recursos em unidades organizacionais. Com base no assunto, a departamentalização que não leva em consideração o princípio clássico de unidade de comando estabelecido por Fayol, tendo em vista a sua característica de responsabilidade compartilhada, corresponde a:
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1114Q794350 | Ética na Administração Pública, Teoria em Ética, Assistente em Administração, IF SC, IESES

Referente à ética, analise as afirmativas abaixo: I. Ética é simplesmente agir padronizado, tratando com educação as pessoas de boa conduta e punindo as pessoas de má conduta. II. A empatia é um exemplo de atitude baseada na ética. III. Atitudes de generosidade e cooperação no trabalho em equipe são exemplos de ética no exercício profissional. IV. A consciência ética no trabalho deve ser exercitada plenamente. A alternativa correta é:
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1115Q408858 | Direito Administrativo, Parte Geral, Assistente em Administração, IFB BA, FUNRIO

A modalidade de licitação denominada tomada de preços, considerando-se o valor estimado da contratação, poderá ser utilizada para
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1116Q410960 | Direito Administrativo, Inexigibilidade, Assistente em Administração, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito à dispensa e inexigibilidade de licitação pública, julgue os itens que se seguem.

É inexigível a licitação para a contratação de consultoria técnica, de natureza singular, com profissional de notória especialização.

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1117Q158571 | Direito Administrativo, Dos Direitos e Vantagens 8112 90, Assistente em Administração, IF TO, IF TO, 2019

Em relação aos adicionais de insalubridade, periculosidade ou atividades penosas, previstos na Lei n.º 8.112, de 11 de dezembro de 1990, assinale a alternativa incorreta.

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1118Q405903 | Direito Administrativo, Parte Geral, Assistente em Administração, IFAP AP, FUNIVERSA

Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo. Acerca do estágio probatório, assinale a alternativa correta.
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1119Q701874 | Administração Financeira e Orçamentária, Assistente em Administração, UFAL, COPEVE UFAL, 2019

"O orçamento é, antes de tudo, um plano político. É o plano de ação governamental para um período porvindouro. É um programa de governo, proposto pelo executivo à aprovação do legislativo.” (Gaston Jése) 
Quanto aos determinantes do Sistema Orçamentário Governamental é correto afirmar que:
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1120Q158907 | Português, Interpretação de Textos, Assistente em Administração, IF TO, IF TO, 2019

Texto associado.

INFÂNCIA

Meu pai montava a cavalo, ia para o campo.

Minha mãe ficava sentada cosendo.

Meu irmão pequeno dormia.

Eu sozinho menino entre mangueiras

lia a história de Robinson Crusoé,

comprida história que não acaba mais.

No meio-dia branco de luz uma voz que aprendeu

a ninar nos longes da senzala — e nunca se esqueceu

chamava para o café.

Café preto que nem a preta velha

café gostoso

café bom.

Minha mãe ficava sentada cosendo

olhando para mim:

— Psiu… Não acorde o menino.

Para o berço onde pousou um mosquito.

E dava um suspiro… que fundo!

Lá longe meu pai campeava

no mato sem fim da fazenda.

E eu não sabia que minha história

era mais bonita que a de Robinson Crusoé.

ANDRADE, Carlos Drummond de. Alguma poesia. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2013. p. 13. 

A respeito do texto 3, pode-se afirmar que:
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