Início

Questões de Concursos Assistente em Administração

Resolva questões de Assistente em Administração comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q693523 | Raciocínio Lógico, Associação Lógica, Assistente em Administração, IF PE, IF PE, 2019

Jaildo recebeu uma certa quantia e gastou 1/3 com aluguel, 3/4 do que restou com alimentação e 3/5 do novo resto com remédios, ficando, assim, com R$ 112,00. Em relação à quantia que ele possuía no início, podemos afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

122Q49685 | Português, Interpretação de Textos, Assistente em Administração, UFRB, FUNRIO

A questão tomara por base o seguinte texto, que reproduz a Mensagem de Boas-Vindas da Pró-Reitoria de Graduação aos estudantes da UFRB: A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) acolhe os estudantes que optaram pela instituição com satisfação e contentamento. Neste início de mais uma jornada de aprendizagens nos nossos espaços de formação, buscando integrar o ensino, a pesquisa e a extensão, reconhecemos a fortaleza da presença de nosso corpo discente. Em 2015, a UFRB comemora os seus 10 anos de criação. Esta instituição instalou-se nesta região com objetivo de proporcionar uma formação universitária abrangente e interdisciplinar, desenvolver o pensamento crítico, consolidar metodologias de aprendizagem e contribuir para uma educação ética, cívica e democrática dos nossos estudantes. É com felicidade que recebemos os nossos discentes para continuar construindo a história da Federal do Recôncavo. Sejam bem-vindos!

FONTE: http://www.ufrb.edu.br/agencia/administracao/3855-mensagem-de-boas-vindas-aos- estudantes-da-ufrb-2014-2 [adaptado]

O conteúdo e o formato do texto mostram claramente uma mensagem simpática de acolhimento. Entretanto, se a primeira frase da carta fosse lida deslocada do contexto, poderia gerar uma interpretação equivocada. A razão é sintática, pois o adjunto adverbial foi colocado com ambiguidade no final do período. Assinale a alternativa que mostra essa interpretação equivocada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

123Q43954 | Informática, Assistente em Administração, FURG, COPERVE

Indique a opção que contém somente ferramentas importantes para a proteção de um computador.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

124Q559362 | Informática, LibreOffice BrOffice, Assistente em Administração, Universidade Federal de Viçosa MG, UFV

Sobre a inserção de figuras no editor de textos BrOffice, é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

125Q853257 | Legislação Federal, Legislação de Universidades e Institutos Federais, Assistente em Administração, FAPEC, 2020

Nos termos do Estatuto da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Resolução Coun nº 35, de 13 de maio de 2011), assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

126Q38995 | Português, Assistente em Administração, IFSE, FDC

Texto associado.
TEXTO - Mentira e verdade

Alguns estudiosos afirmam que a mercadoria mais importante do mundo moderno é a informação. Pensando bem, foi sempre mais ou menos assim. Quem detinha a informação era poderoso - daí que a mídia foi elevada a quarto poder, tese contra a qual sempre me manifestei, achando que a mídia é uma força, mas não o poder.

Com a chegada da internet, suas imensas e inesperadas oportunidades, o monopólio da informação pulverizou-se. Os jornais, creio eu, foram os primeiros a sentir o golpe, os livros logo em seguida, havendo até a previsão de que ele acabará na medida em que se limitar ao seu atual desenho gráfico, que vem de Gutenberg.

Acontece que, mais cedo ou mais tarde, a mídia impressa ficará dependente não dos seus quadros profissionais, de sua estrutura de captação das informações. Qualquer pessoa, a qualquer hora do dia ou da noite, acessando blogs e sites individualizados, ficará por dentro do que acontece ou acontecerá.

Na atual crise que o país atravessa, a imprensa em muitas ocasiões foi caudatária do que os blogs informavam duas, três vezes ao dia. Em termos de amplidão, eles sempre ganharão de goleada da imprensa escrita e falada.
O gigantismo da internet tem, porém, pés de barro. Se ganha no alcance, perde no poder de concentração e análise. Qualquer pessoa, medianamente informada ou sem informação alguma, pode manter uma fonte de notícias ou comentários com responsabilidade zero, credibilidade zero, coerência zero.
O mercado da informação, que formaria o poder no mundo moderno, em breve estará tão poluído, que dificilmente saberemos o que ainda não sabemos: o que é mentira e o que é verdade.
“Os jornais, creio eu, foram os primeiros a sentir o golpe,...”; a oração “creio eu” indica uma opinião do cronista. A alternativa em que NÃO está presente uma forma de opinar é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

127Q693788 | Modelagem de Processos de Negócio BPM, Assistente em Administração, UFGD, UFGD, 2019

Assinale a alternativa que não descreve melhorias obtidas pelo mapeamento do processo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

128Q159244 | Redação Oficial, Princípios da Redação Oficial, Assistente em Administração, IF TO, IF TO, 2019

Em razão do caráter público e da finalidade dos atos e expedientes oficiais, é necessário empregar determinado nível de linguagem a fim de que a informação seja clara e objetiva. A redação oficial requer, portanto, o uso da norma-padrão da língua. Entre as frases a seguir, identifique a que está de acordo com os preceitos da gramática normativa.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

129Q39153 | Português, Assistente em Administração, IFN MG, FUNDEP

Texto associado.
INSTRUÇÃO: Leia o texto a seguir para responder à questão.

A rara síndrome que faz homem pensar que está morto

— Bom dia, Martin. Como você está?
— Da mesma forma, eu suponho. Morto.
— O que te faz pensar que está morto?
— E você, doutor? O que te faz pensar que está vivo?
O médico é Paul Broks, neuropsicólogo clínico, que estuda a relação entre a mente, o corpo e o comportamento. O caso de Martin é muito raro, segundo Broks.
— Tenho certeza absoluta que estou vivo, pois estou sentado aqui, conversando com você. Estou respirando, posso ver coisas. Creio que você também faz o mesmo e, por isso, também tenho certeza que você está vivo.
— Não sinto nada. Nada disso é real.
— Você não se sente como antes, ou se sente um pouco deprimido, talvez?
— Nada disso. Não sinto absolutamente nada. Meu cérebro apodreceu, nada mais resta em mim. É hora de me enterrar.
O paciente realmente pensava estar morto ou era uma metáfora? “Ele, literalmente, achava que estava morto”, conta Broks.
— Mas você está pensando nisso. Se está pensando, deve estar vivo. Se não é você, quem estaria pensando?
— Não são pensamentos reais. São somente palavras.
Martin sofria da síndrome de Cotard – também conhecida como delírio de negação ou delírio niilista – uma doença mental que faz a pessoa crer que está morta, que não existe, que está se decompondo ou que perdeu sangue e órgãos internos. A doença mexe com nossa intuição mais básica: a consciência de que existimos.
Todos temos um forte sentido de identidade, uma pequena pessoa que parece viver em algum lugar atrás de nossos olhos e nos faz sentir esse “eu” que cada um de nós somos. O que acontece com Martin, agora que ele não tem esse “homenzinho” na cabeça? Agora que ele pensa que não existe? Há um filósofo que tem a resposta, segundo Broks.
“Descartes dizia que era possível que nosso corpo e nosso cérebro fossem ilusões, mas que não era possível duvidar de que temos uma mente e de que existimos, pois se estamos pensando, existimos”, diz o neuropsicólogo. O paradoxo aqui é que os pacientes de Cotard não conseguem entender o “eu”.
Adam Zeman, da Universidade de Exeter, no Reino Unido, acredita que o “eu” está representado em diversos lugares do cérebro. “Creio que está representado inúmeras vezes. Está em todas as partes e em nenhuma”, explica Zeman à BBC. Zeman esclarece que, entre essas representações, está a do corpo (o “eu” físico), o “eu” como sujeito de experiências, e nosso “eu” como entidade que se move no tempo e no espaço. “Estamos conscientes de nosso passado e podemos projetar nosso futuro. Então, temos o ‘eu’ corporal, o ‘eu’ subjetivo e o ‘eu’ temporal”, diz Zeman. “Isso é a consciência estendida, o ‘eu’ autobiográfico, o que nos leva ao caso de Graham, um outro paciente com síndrome de Cotard”, diz Broks.
“Ele tentou se suicidar ao jogar um aquecedor elétrico ligado, na água da banheira, mas não sofreu nenhum dano físico sério”, lembra Zeman, que tratou do caso. “Mas estava convencido de que seu cérebro já não estava mais vivo. Quando o questionava, dava uma versão muito persuasiva de sua experiência”, acrescenta.
“Dizia que já não tinha mais necessidade de comer e beber. A maioria de nós alguma vez já se sentiu horrível e se expressou dizendo ‘estar morto’. Mas com Graham era como se ele tivesse sido invadido por essa metáfora”. A maneira como Graham descrevia sua experiência era tão intrigante que neurologistas decidiram observar como seu cérebro se comportava. Zeman estudou o caso com seu colega Steve Laureys, da Universidade de Liége, na Bélgica.
“Para nossa surpresa, o teste de ressonância mostrou que Graham estava dando uma descrição apropriada do estado de seu cérebro, pois a atividade era marcadamente baixa em várias áreas associadas com a experiência do ‘eu’”, conta Zeman. “Analisei exames durante 16 anos e nunca tinha visto um resultado tão anormal de alguém que se mantinha de pé e que se relacionava com outras pessoas. A atividade cerebral de Graham se assemelha a de alguém anestesiado ou dormindo. Ver esse padrão em alguém acordado, até onde sei, é algo muito raro”, completa Laureys. “Ele mesmo dizia que se sentia um morto-vivo. E que passava tempo em um cemitério, pois sentia que tinha mais em comum com os que estavam enterrados”, lembra Zeman.
“Se colocamos alguém em uma máquina de ressonância magnética e pedimos que relaxe, esses são os conjuntos de regiões cerebrais que permanecem mais ativos. São essas regiões que estão ligadas a nossa habilidade de recordar o passado e projetarmos o futuro, a pensar em si e nos outros, bem como às decisões morais”, completa. “Todas essas funções estão associadas ao ‘eu’.” 
No caso de Graham, essa rede não funcionava apropriadamente.
De certa maneira, ele estava morto.

JENKINS, Jolyon. A rara síndrome que faz homem pensar que está morto. Jul. 2016. BBC. Disponível em: . Acesso em: 18 dez. 2016 (Adaptação)
Releia o trecho a seguir.
“São essas regiões que estão ligadas a nossa habilidade de recordar o passado e projetarmos o futuro, a pensar em si e nos outros, bem como às decisões morais”[...]
Em relação ao acento indicador de crase, de acordo com a norma padrão, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

130Q821082 | Legislação Federal, Lei 10436 2002, Assistente em Administração, INES, Magnus Auditores e Consultores

Entende-se como Língua Brasileira de Sinais – Libras a forma de _____________________________, em que o sistema linguístico de natureza ________________________, com estrutura gramatical própria, constitui um sistema linguístico de transmissão de ____________________ , oriundos de pessoas surdas do Brasil.

De acordo com a Lei nº 10.436/02 preenche corretamente as lacunas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

131Q704260 | Direito Administrativo, Regime Jurídico e Estatuto de Servidores Públicos, Assistente em Administração, UFAL, COPEVE UFAL, 2019

Com relação ao afastamento para participação em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu instituído na Lei 8.112/90, marque a alternativa correta: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

133Q39023 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Assistente em Administração, IFSE, FDC

Considere que uma empresa está realizando um processo de mudança dentro dos limites das expectativas e dos arranjos, de maneira lenta e suave, não transgredindo as expectativas dos evolvidos e dos afetados por ela. Neste caso, a empresa conduz um processo de mudança, utilizando a seguinte estratégia:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

134Q43961 | Raciocínio Lógico, Assistente em Administração, FURG, COPERVE

Considere as seguinte proposições:

(I) 3 x 3 = 9 e 4 ÷ 2 = 2
(II) 3 + 1 x 3 = 6 ou 5 x 1 = 1
(III) 4 – 3 = 2 ou 8 ÷ 2 = 3
(IV) 3 + 3 = 9 e 4 – 2 = 4
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

135Q690220 | Português, Interpretação de Textos, Assistente em Administração, UFPI, COPESE, 2019

Texto associado.
TEXTO II
A HORA MAIS IMPORTANTE DA SUA VIDA
Nascer não é fácil. Os primeiros 60 minutos são a fase crucial da vida – em que o coração, o cérebro e o sistema imunológico sofrem as mudanças mais profundas. Veja o que acontece, minuto a minuto, com uma pessoa logo após o nascimento – e como isso pode marcá-la para sempre.
MINUTO ZERO O que está em jogo – As funções vitais do organismo. Como acontece – O médico mede o ritmo cardíaco da criança, verifica a coloração da pele, move pernas e braços do recém-nascido para testar sua resistência muscular e avalia como ele reage a um beliscão.
MINUTO 2 O que está em jogo – A capacidade de respirar normalmente. Como acontece – Durante a gestação, o bebê fica com os pulmões cheios de líquido amniótico. Agora é hora de expelir esse líquido e se preparar para encher os pulmões de ar. 
MINUTO 4 O que está em jogo – Sobreviver sem o cordão umbilical. Como acontece – O corte dele provoca um choque no organismo: a criança começa a respirar ar, seu sistema digestivo se dilata e a pressão arterial dispara – sobe 50%. 
MINUTO 7 O que está em jogo – O cérebro. Como acontece – A circulação sanguínea ainda é ruim – por isso, o nível de oxigênio no cérebro é de apenas 44%. Nos próximos minutos atingirá seu nível normal. Mas falhas nesse processo podem causar paralisia cerebral e problemas cognitivos. 
MINUTO 8 O que está em jogo – O coração. Como acontece – Os bebês nascem com um furo dentro do coração que ajuda na irrigação da placenta. Agora ele não é mais necessário – e precisa começar a fechar. Se isso não acontecer, há risco de problemas cardíacos. 
MINUTO 12 O que está em jogo – Uma possível cirurgia. Como acontece – O médico introduz um cateter em cada um dos orifícios do bebê para ver se estão abertos – é raro, mas a criança pode nascer com o ânus fechado (o que requer uma intervenção cirúrgica imediata). 
MINUTO 14 O que está em jogo – Os olhos e o sangue. Como acontece – Um colírio de nitrato de prata é pingado para evitar conjuntivite. E a criança recebe uma injeção de vitamina K – nascemos sem ela, que é essencial para a cicatrização de ferimentos. 
MINUTO 20 O que está em jogo – A pele. O que acontece – As mãos e os pés da criança, enrugados por causa dos 9 meses que ela passou imersa em líquido, começam a se desamassar. A irrigação sanguínea melhora, e a pele perde seu tom azulado.
MINUTO 22 O que está em jogo – A capacidade de andar ereto. O que acontece – Os bebês nascem com a coluna curvada (consequência da posição fetal). O recémnascido começa a se espreguiçar – para que sua coluna assuma o formato normal, um leve “S”. 
MINUTO 24 O que está em jogo – A temperatura corporal. O que acontece – No bebê, os mecanismos de regulação de calor são frágeis – ele pode ter convulsões se for exposto a variações. Por isso, a sala de parto é climatizada – e a criança é encostada à mãe. 
MINUTO 28 O que está em jogo – O coração (de novo). O que acontece – O bebê nasce estressado, lutando – e com o coração disparado, batendo 160 vezes por minuto (o dobro de um adulto). Agora ele começa a desacelerar e cai para “apenas” 120 bpm.
MINUTO 29 O que está em jogo – O amor materno. O que acontece – O bebê reconhece o rosto da mãe pela primeira vez. A ocitocina, hormônio que age no cérebro e provoca a formação de vínculos afetivos, alcança o nível máximo. 
MINUTO 30 O que está em jogo – A resistência a infecções. O que acontece – O bebê mama no peito pela primeira vez. O leite materno é rico em anticorpos que ativam o sistema imunológico da criança. 
MINUTO 51 O que está em jogo – O sistema digestivo. O que acontece – O bebê ingere microrganismos presentes na pele da mãe. Eles formam sua flora intestinal – população de micróbios vital para a digestão de alimentos. A primeira hora está no fim. Mas a vida só no começo. 
Otavio Cohen. Adaptado. Disponível em: <https://super.abril.com.br/saude/a-hora-mais-importante-da-sua-vida/ > Acesso em: 16/06/2019
Assinale V para as afirmações verdadeiras e F para as afirmações falsas, de acordo com o texto II, em seguida marque a opção CORRETA. 
( ) O texto afirma que a hora mais importante de um ser humano é a primeira hora de nascimento, isso em razão de acontecerem diversas transformações no funcionamento dos órgãos e dos sistemas do corpo humano. 
( ) O coração é um dos órgãos mais importantes para a manutenção da vida do recém-nascido, por isso acontecem duas mudanças no seu funcionamento, uma no minuto 8 e outra no minuto 28, a primeira para o fechamento das artérias do coração e a segunda para a redução dos seus batimentos. 
( ) O corte do cordão umbilical gera um desafio para a sobrevivência do recém-nascido, pois este passa a respirar e a se alimentar, gerando esta última ação um aumento da pressão arterial em 50%. 
( ) A ação médica para a verificação dos orifícios do corpo é de extrema importância, pois algumas vezes, raramente, crianças nascem sem o ânus. 
( ) O que acontece no minuto 30 e no minuto 51 são ações conjugadas, já que a ação de mamar ativa o sistema imunológico do bebê por meio da ingestão de micróbios presentes na pele da mãe. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

136Q38997 | Português, Assistente em Administração, IFSE, FDC

Texto associado.
TEXTO - Mentira e verdade

Alguns estudiosos afirmam que a mercadoria mais importante do mundo moderno é a informação. Pensando bem, foi sempre mais ou menos assim. Quem detinha a informação era poderoso - daí que a mídia foi elevada a quarto poder, tese contra a qual sempre me manifestei, achando que a mídia é uma força, mas não o poder.

Com a chegada da internet, suas imensas e inesperadas oportunidades, o monopólio da informação pulverizou-se. Os jornais, creio eu, foram os primeiros a sentir o golpe, os livros logo em seguida, havendo até a previsão de que ele acabará na medida em que se limitar ao seu atual desenho gráfico, que vem de Gutenberg.

Acontece que, mais cedo ou mais tarde, a mídia impressa ficará dependente não dos seus quadros profissionais, de sua estrutura de captação das informações. Qualquer pessoa, a qualquer hora do dia ou da noite, acessando blogs e sites individualizados, ficará por dentro do que acontece ou acontecerá.

Na atual crise que o país atravessa, a imprensa em muitas ocasiões foi caudatária do que os blogs informavam duas, três vezes ao dia. Em termos de amplidão, eles sempre ganharão de goleada da imprensa escrita e falada.
O gigantismo da internet tem, porém, pés de barro. Se ganha no alcance, perde no poder de concentração e análise. Qualquer pessoa, medianamente informada ou sem informação alguma, pode manter uma fonte de notícias ou comentários com responsabilidade zero, credibilidade zero, coerência zero.
O mercado da informação, que formaria o poder no mundo moderno, em breve estará tão poluído, que dificilmente saberemos o que ainda não sabemos: o que é mentira e o que é verdade.
“O mercado da informação, que formaria o poder no mundo moderno, em breve estará tão poluído, que dificilmente saberemos o que ainda não sabemos: o que é mentira e o que é verdade”. Nesse segmento do texto, há cinco ocorrências do vocábulo “que”; o trecho em que ele tem uma classe de palavra diferente das demais é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

137Q39000 | Raciocínio Lógico, Assistente em Administração, IFSE, FDC

Em um grupo de N turistas estrangeiros que visitavam Aracaju, verificou-se que:

- metade falava apenas inglês;
- um terço falava apenas alemão;
- 36 falavam apenas francês.

O valor de N é igual a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

138Q60843 | Administração Geral, Administração Geral, Assistente em Administração, UFGD, 2019

A comunicação é uma ferramenta de gestão que contribui para o processo de inter-relação profissional no ambiente do serviço público ou privado. No processo de comunicação, o meio pelo qual a mensagem é transportada, sendo um espaço, um ambiente, meio escrito ou falado, é o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

139Q699862 | Direito Administrativo, Conceitos Introdutórios de Direito Administrativo, Assistente em Administração, UFAL, COPEVE UFAL, 2019

Acerca dos princípios fundamentais que regem a Administração Federal é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

140Q685600 | Gestão de Pessoas, Assistente em Administração, UFPI, COPESE, 2019

Marque a opção que apresenta a afirmação INCORRETA sobre as relações interpessoais nas organizações.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.