Início

Questões de Concursos Assistente em Administração

Resolva questões de Assistente em Administração comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1441Q892303 | Administração Pública, Princípios aplicáveis à Administração Pública, Assistente em Administração, IFSE, IV UFG, 2024

Qual o princípio da Administração Pública exige que a atividade administrativa seja pautada pela lei, mas também pela boa-fé, lealdade e probidade, obedecendo, também a lei ética da própria instituição, ou seja, o administrador público precisa seguir padrões éticos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1442Q894691 | Segurança e Saúde no Trabalho, Sistema de Saúde Brasileira, Assistente em Administração, UFAPE, Instituto Access, 2024

A PNSST tem como princípios o que está listado nas alternativas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1444Q919837 | Informática, Assistente em Administração, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

No Google Planilhas, é possível utilizar funções. As funções permitem automatizações diversas, como cálculos matemáticos, operações lógicas e com data, entre outras. Normalmente, a função recebe algum dado de entrada e retorna algum valor de saída. Analise as afirmações abaixo sobre essas funções.
I. A função DATEDIF calcula o número de dias, meses ou anos entre duas datas.
II. A função CHOOSE retorna um elemento de uma lista de opções de forma aleatória.
III. A função SORTN retorna os primeiros n itens em um conjunto de dados, após o seu ordenamento.
IV. A função CONCATENATE retorna a soma do número de caracteres de um conjunto de valores.
Das afirmações, estão corretas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1445Q917108 | Meio Ambiente, Assistente em Administração, UFCG, UFCG, 2025

No documento “Nosso Futuro Comum” (Our Common Future), publicado em 1987, a Comissão Brundtland destacou a capacidade da humanidade em promover um novo perfil de desenvolvimento, por meio de influências políticas, culturais e econômicas que modelam as percepções globais sobre as questões sociais e ambientais.

Adaptado de WCED - World Comission on Environment and Development. (1987). Our common future.

A que termo se refere o texto?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1446Q958115 | Português, Interpretação de Textos, Assistente em Administração, UFSC, UFSC, 2025

As servidoras M., X., Z. e L. trabalham no mesmo setor de uma universidade federal. Além de serem colegas de trabalho, tornaram-se grandes amigas, pois se identificam muito umas com as outras. É comum que se encontrem para confraternizar, inclusive fora do ambiente da universidade. Outros colegas de trabalho já identificaram esse entrosamento e conseguem inclusive identificar a “líder” do grupo: X. Essa identificação se dá pelo fato de que as demais parecem sempre seguir aquilo que ela fala em situações que exigem algum posicionamento. Interessante é que formalmente M. ocupa uma posição hierárquica superior à de X., e, mesmo assim, é a palavra desta que acaba prevalecendo. Algo também observado é que, por vezes, o fato de essas servidoras serem amigas contribui de forma positiva para o setor, pois uma costuma ajudar a outra, o que gera certa motivação extra pelo fato de trabalharem juntas. De outro lado, há casos em que esse entrosamento pode ser prejudicial ao setor, como foi o caso em que X. insistiu num posicionamento claramente equivocado e foi seguida pelas demais apenas por serem amigas.
Considerando o tema “organização informal” e o texto acima, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1447Q894706 | Gestão de Pessoas, Assistente em Administração, UFAPE, Instituto Access, 2024

Tem como foco os objetivos empresariais. No entanto, esse tipo de gerenciamento leva em conta a motivação e valorização dos profissionais, entendendo que são as pessoas que trabalham para que os objetivos sejam alcançados. A principal característica desse modelo é sempre ter clareza em relação às metas, mas sem deixar de desenvolver seus talentos. Trata-se de modelo de gestão
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1448Q1067016 | Administração Pública, Estrutura Organizacional Na Administração Pública, Assistente em Administração, UFF, COSEAC, 2025

Uma dada Unidade Universitária na Universidade Federal Fluminense (UFF), além de ensino e pesquisa básicos, ministra disciplinas, para a formação de profissionais na área de sua respectiva especialidade. Considerando o Estatuto da UFF, é correto afirmar que essa Unidade Universitária é um(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1449Q881418 | Administração Geral, Departamentalização, Assistente em Administração, IFSC, FUNDATEC, 2024

A departamentalização é uma forma de estruturar uma organização, dividindo-a em unidades menores, de modo a definir responsabilidades específicas. Existem diferentes tipos de departamentalização, cada uma com suas vantagens e desvantagens. Com base nos conceitos atinentes à estrutura organizacional, assinale a alternativa correta sobre a departamentalização funcional.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1450Q919828 | Direito Administrativo, Demais aspectos da lei 9784/99, Assistente em Administração, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

A Lei nº 9.784/1999 estabelece normas básicas sobre o processo administrativo no âmbito da Administração Federal direta e indireta, visando, em especial, à proteção dos direitos dos administrados e ao melhor cumprimento dos fins da Administração. De acordo com o art. 50 dessa lei, os atos administrativos devem ser motivados quando
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1451Q958010 | Direito Administrativo, Extinção dos atos administrativos, Assistente em Administração, IFRS, FUNDATEC, 2025

A Administração Pública, ao avaliar a conveniência e a oportunidade de determinado ato administrativo válido, decide retirá-lo do mundo jurídico por não mais atender ao interesse público. Esse ato de extinção, que ocorre por juízo discricionário da Administração e porque tornou-se inconveniente, denomina-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1452Q955709 | Direito Financeiro, As leis orçamentárias, Assistente em Administração, UFPB, IBFC, 2025

______ é o documento que traz as diretrizes, objetivos e metas de médio prazo da administração pública. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1453Q1028694 | Raciocínio Lógico, Diagramas de Venn Conjuntos, Assistente em Administração, FURG, FURG, 2025

Uma empresa constituída por três setores: S1 Administração com 15 funcionários, S2 Planejamento com 12 funcionários e S3 Gestão Orçamentária com 7 funcionários. Sendo que:

dos 15 funcionários de S1 : 3 dominam também os afazeres de S2, 4 de S3, 2 de S2 e S3;
dos 12 funcionários de S2 : 5 dominam também os afazeres de S1, 3 de S3, 4 de S1 e S3; e
dos 7 funcionários de S3: 2 dominam também os afazeres de S1, 3 de S2, 2 de S1 e S2.

Em momentos considerados de emergência, faz-se necessário um comitê envolvendo funcionários dos três setores.
Assinala a alternativa que completa corretamente a seguinte sentença:
“A empresa possui ____ funcionários que dominam os afazeres dos três setores.”
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1454Q888427 | Administração Pública, Governo Eletrônico, Assistente em Administração, UFMT, UFMT, 2024

A ____________ envolve as atividades de avaliar o ambiente, os cenários, as alternativas e os resultados atuais e os almejados, a fim de direcionar a preparação e a coordenação de políticas e de planos, alinhando as funções organizacionais às necessidades das partes interessadas; e ___________ os resultados, o desempenho e o cumprimento de políticas e planos, confrontando-os com as metas estabelecidas e as atividades básicas de ___________ são: planejar, __________e controlar.

Sobre governança e gestão, assinale a alternativa que preenche respectiva e corretamente as lacunas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1455Q888733 | Arquivologia, Definições / Fases da Gestão de Documentos, Assistente em Administração, IFMT, IF MT, 2024

Em relação à gestão e técnicas arquivísticas, analise as proposições abaixo:

I. A Tabela de Temporalidade e de Destinação de Documentos - TTDD é um instrumento arquivístico que tem por objetivo definir os prazos de guarda e a destinação final dos documentos, com vistas a garantir o acesso a informação.

Il. Informação com restrição de acesso é aquela que, devido ao processo de classificação de sigilo, tem acesso proibido, pelo seu caráter secreto ou ultrasecreto. Somente os envolvidos pela guarda e classificação podem ter acesso aos documentos classificados como restritos.

Ill. Documento digitalizado é o documento digital criado originariamente em meio eletrônico. Fonte: Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ). Diretrizes para a digitalização de documentos de arquivo nos termos do Decreto n. 10.278/2020, 2021. Disponivel em: https://www.gov.br/conarg/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/publicacoes-conarg.

Está(do) CORRETA(S) a(s) assertiva(s):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1456Q951743 | Administração Geral, Missão, Assistente em Administração, UFC, FCPC, 2025

A departamentalização tem o objetivo de agrupar cargos para melhor atender as necessidades da organização. Uma das formas mais comuns de agrupamento é pela departamentalização funcional, que consiste em agrupar os funcionários com base:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1457Q951745 | Administração Geral, Abordagem Neoclássica da Administração, Assistente em Administração, UFC, FCPC, 2025

Apesar de ser uma visão simplista, a tomada de decisão é descrita como a escolha entre alternativas. Por quê?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1458Q951757 | Administração Geral, Assistente em Administração, UFC, FCPC, 2025

A participação, a proteção e a defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos, da Administração Pública, asseguradas pela Constituição de 1988 (art. 37, § 3º), e organizadas com base no direito de registrar reclamação quanto à prestação de um serviço público, de ter acesso à informação e de denunciar o exercício negligente ou abusivo de cargo, emprego ou função na administração pública, recebeu regulamentação específica através da Lei nº 13.460/2017. Nesse sentido, cabe aos agentes públicos e prestadores de serviços públicos prestarem adequadamente o serviço, observando como uma de suas diretrizes:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1459Q886242 | Arquivologia, Assistente em Administração, CEFET RJ, SELECON, 2024

Anexar a segunda via da ficha de protocolo ao documento, encaminhando-o ao seu destino, juntamente com os antecedentes, após as anotações pertinentes nas respectivas fichas, insere-se na rotina de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1460Q1012996 | Matemática, Álgebra, Assistente em Administração, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

A caixa d’água de uma unidade acadêmica tem capacidade total de 8 m³ . A cada semana, de segunda-feira a sexta-feira, durante o expediente, professores, estudantes e servidores consomem a água desse reservatório.


A partir dessa situação hipotética, julgue o item a seguir.

Caso a quantidade x de pessoas que, nos dias mencionados, consomem a água da unidade acadêmica satisfaça a inequação −x 2 + 320x ≥ 6.000, então essa quantidade é inferior a 400 pessoas.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.