Início

Questões de Concursos Assistente em Administração

Resolva questões de Assistente em Administração comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


161Q857862 | Legislação Federal, Legislação de Universidades e Institutos Federais, Assistente em Administração, FAPEC, 2020

Nos termos do Código de Ética Profissional dos Servidores em Exercício na Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Resolução Coun nº 31, de 18 de junho de 2015), assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

162Q794134 | Ética na Administração Pública, Teoria em Ética, Assistente em Administração, IFNMG MG

Com relação à ética, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

163Q160168 | , Assistente em Administração, IF TO, IF TO, 2019

Toda cultura organizacional apresenta diferentes níveis, são eles:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

164Q43958 | Informática, Assistente em Administração, FURG, COPERVE

Marque a opção que contém a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) sobre os seguintes comandos do Windows.

I – O comando Shift+Delete envia o arquivo selecionado para a lixeira.
II – O comando Alt+Tab permite selecionar das janelas dos aplicativos em execução.
III – O comando Delete exclui o arquivo selecionado de forma permanente.
IV – O comando Alt+F4 fecha a janela do aplicativo que está em primeiro plano.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

165Q677888 | Português, Interpretação de Textos, Assistente em Administração, UFABC, VUNESP, 2019

Texto associado.
Millennials são iguais aos pais, 
porém mais pobres, conclui Fed 
    A turma nascida entre 1981 e 1997 não tem tantas particularidades assim na análise dos gastos com automóveis, alimentação e moradia. Aos olhos da opinião pública americana, os jovens da geração Millennial são assassinos em série — responsabilizados pela morte lenta do queijo processado, do cartão de crédito, do táxi, do peru de Ação de Graças e até do divórcio. Poucos setores saíram ilesos da matança cultural promovida pela juventude americana. 
    Agora surgiram argumentos em sua defesa. Um novo estudo do banco central dos EUA (Federal Reserve) afirma que a turma nascida entre 1981 e 1997 — famosa por adorar aplicativos — não é tão diferente dos pais. Essa geração é apenas mais pobre nesta mesma etapa da vida, já que muitos de seus integrantes chegaram à idade adulta durante a crise financeira. 
    “Encontramos pouca evidência de que lares de millennials têm gostos e preferências de consumo inferiores aos de gerações passadas, quando se leva em conta idade, renda e uma maior variedade de características demográficas”, escreveram os autores Christopher Kurz, Geng Li e Daniel J. Vine. As conclusões deles se baseiam em uma análise de gastos, renda, endividamento, patrimônio líquido e fatores demográficos de várias gerações. 
    A impressão de que os millennials não têm tantas particularidades assim também se revela na análise granular dos gastos deles com automóveis, alimentação e moradia. “São principalmente as diferenças de idade média e então as diferenças de renda média que explicam grande parte da diferença de consumo entre os millennials e outros grupos”, segundo o estudo.
 (Jeremy Herron e Luke Kawa. Exame. 01.12.2018.
https://exame.abril.com. br. Adaptado) 
Considere o sentido veiculado pelas palavras destacadas em negrito nos seguintes fragmentos textuais: 
• … fatores demográficos… (3° parágrafo) 
• A impressão de que os millennials não têm… (4° parágrafo) 
• … também se revela na análise… (4° parágrafo) 
No contexto em que se inserem, as palavras em destaque podem ser substituídas, sem prejuízo do sentido, respectivamente, por 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

166Q39016 | Administração Geral, Assistente em Administração, IFSE, FDC

O tipo de planejamento organizacional que detalha os recursos necessários para o seu desenvolvimento e para a implantação do projeto, os procedimentos básicos, os resultados finais esperados, os prazos estabelecidos e os responsáveis por sua execução é o:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

168Q854546 | Português, Crase, Assistente em Administração, FAPEC, 2020

O emprego (presença ou ausência) do “acento” indicativo de crase está correto na alternativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

169Q49656 | Direito Financeiro, Assistente em Administração, UFRB, FUNRIO

Considerando-se as normas gerais de Direito Financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal, é correto afirmar que previsão, lançamento, arrecadação e recolhimento, constituem
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

170Q672038 | Regimentos Internos e Estatutos, Assistente em Administração, UFMS, FAPEC, 2020

Texto associado.

Nos termos do Estatuto da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Resolução Coun nº 35, de 13 de maio de 2011), assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

171Q34873 | Redação Oficial, Assistente em Administração, IFSUL MG

Ana Maria, observando normas da redação oficial, conforme Manual de Redação da Presidência da República, sabe que contraria essas normas a afirmação de que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

172Q49655 | Direito Financeiro, Assistente em Administração, UFRB, FUNRIO

A Lei Complementar Federal nº 101, de 4 de maio de 2000, estabelece que o relatório resumido da execução orçamentária
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

173Q23296 | Informática, Assistente em Administração, CEFET RJ

A associação de uma pasta compartilhada, em uma rede de computadores, a uma letra de unidade disponível em um computador local é denominada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

174Q553627 | Informática, Redes sem fio, Assistente em Administração, UFMG, FUNDEP UFMG

Com relação à comunicação sem fio em rede de computadores, indique a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

175Q706426 | Português, Conjugação Verbal, Assistente em Administração, UFPR, FUNPAR NC UFPR, 2019

Texto associado.
O texto a seguir é referência para a questão.
 Existem milhares de maneiras utilizadas pelos bandidos para conseguir as suas informações sobre números de cartão de crédito. Às vezes é você mesmo quem “entrega o ouro para o bandido”. Alguém liga para a sua casa se identificando como um funcionário da operadora do seu cartão de crédito e informa que foi feita uma compra de um objeto bastante incomum no seu nome com um valor bastante alto. Ao responder que não, você dará brecha para que o bandido diga que o seu cartão talvez tenha sido clonado e que é preciso fazer uma verificação. Ele pedirá que você informe o seu endereço, número do cartão e o número do PIN. Com esses dados o ladrão poderá fazer compras no seu nome a qualquer hora do dia. Ao final da ligação o suposto atendente pede que você telefone para a central de segurança da operadora do cartão informando o ocorrido. Contudo, logo depois de desligar o telefone, já existirá uma compra no seu cartão e dessa vez ela é verdadeira e aconteceu por você ter cedido os números de segurança do seu cartão de crédito. Por isso, nunca diga a ninguém informações referentes à sua conta bancária ou cartões de débito ou crédito. Pode ser extremamente perigoso e, sem saber, você pode colaborar com o crime. Outro golpe bastante difundido é o tão famoso “chupa-cabras”. Como não podemos saber se aquela máquina de pagamentos está ou não adulterada, procure nunca permitir que o atendente leve o cartão para longe da sua vista, como para trás de um balcão. Pode parecer um tanto exagerado, mas toda precaução é pouco quando o que está em jogo é manter o seu nome limpo na praça. Por isso, sempre que for realizar pagamentos com o seu dinheiro de plástico, fique atento para qualquer movimentação estranha. Caso o seu cartão __________ preso na máquina da loja ou no caixa eletrônico, procure anular ou cancelar a compra e __________ imediatamente o seu banco. Caso você __________ o telefone da cabine do caixa, verifique se o telefone funciona. Em caso negativo, o golpe é iminente. Neste caso, não aceite ajuda de nenhum estranho. Além dessas medidas de segurança, é importante que você se certifique de que ninguém está observando enquanto __________ digitando a sua senha. É um direito seu exigir que as outras pessoas aguardem a vez respeitando as faixas marcadas no chão do banco. Dessa maneira você evita dores de cabeça envolvendo a segurança dos cartões e da conta bancária. (Adaptado de: https://www.tecmundo.com.br/email/2726-clonagem-de-cartao-entenda-como-acontece-e-os-riscos.htm, acesso em 26, fev. 2019)
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima, na ordem em que aparecem no texto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

176Q158648 | Português, Interpretação de Textos, Assistente em Administração, UFT, COPESE

Texto associado.

INSTRUÇÃO: Leia o texto abaixo e responda às questões de 01 a 08.

Esse é o hino De quatro em quatro anos, por ocasião das Copas do Mundo, milhões de pessoas pelo planeta afora têm a oportunidade de entrar em contato com uma das melhores realizações que o Brasil já foi capaz de pôr em pé o Hino Nacional Brasileiro, tocado e transmitido globalmente antes do começo de cada jogo. É sempre um momento de sucesso garantido junto ao público. O time, no campo, pode ir melhor ou pior, mas o hino não falha nunca. Seus primeiros acordes já deixam claro para a plateia presente aos estádios que ela vai ouvir, nos instantes que se seguem, música de primeira qualidade no gênero; dali para frente as coisas só melhoram. Ao se executar a última nota, todos os que prestaram atenção ao que estavam ouvindo ficam com a impressão de ter recebido um brinde inesperado antes do jogo: em vez da monotonia habitual dos hinos nacionais, em geral áridas arrumações de movimentos marciais que têm como característica mais notável o fato de parecerem todas iguais umas às outras, o que se ouve é uma das melodias mais vibrantes, calorosas e inspiradas que se podem escutar numa cerimônia oficial. Não há momento sequer de tédio no Hino Nacional; tudo ali é energia, emoção, vigor. Com quase 200 anos de vida, a peça composta por Francisco Manuel da Silva em 1822 mantém intactas até hoje todas as qualidades que fizeram dela uma das composições mais bem-sucedidas na história da música brasileira. Escrita originalmente em homenagem à Independência, e oficializada como Hino Nacional Brasileiro após a proclamação da República, a obra de Francisco Manuel tem um longo histórico de aplausos. Louis Gottschalk, o grande compositor americano do século XIX, que morreu no Brasil em 1869 e tinha entre seus admiradores Chopin, Liszt e Berlioz, considerava-a um dos melhores momentos da criação musical de sua época; em sua homenagem, escreveu a celebrada Fantasia Triunfal sobre o Hino Nacional Brasileiro. [...] Mas e a letra? Já se falou mal o suficiente da letra do Hino Nacional para que se ganhe alguma coisa insistindo no assunto. Sua linguagem, provavelmente, já era antiquada na época em que foi escrita, 101 anos atrás; é confusa, às vezes absurda, e muito pouca gente consegue decorá-la direito, mesmo porque muita pouca gente entende o que ela está dizendo. Mas isso não afeta a melodia nem embaraça o gênio de Francisco Manuel que, por sinal, já estava morto quase meio século antes de colocarem palavras em sua música. Além do mais, a letra do Hino Nacional nunca causou prejuízo a ninguém e, francamente, talvez nem seja pior que a média das letras presentes em hinos de outros países, em geral, obcecados por sangue, morte, canhões, tiranias e outros horrores. O mais prático, portanto, é deixar tudo como está, antes que venha a ideia de adotar uma nova letra através de concurso público. Com certeza, teríamos muita saudade, aí, do lábaro estrelado e dos raios fúlgidos.

(GU??O, J.R. Veja, edição 2170 ano 43 nº 25, 23 de junho de 2010.)

Assinale a afirmativa que apresenta uma interpretação coerente do texto lido.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

177Q35265 | Raciocínio Lógico, Assistente em Administração, IFCE

Uma sequência do tipo ABCD indica que o procedimento A é realizado primeiro, depois o procedimento B, depois o C e, por fim, o D. Duas sequências de procedimentos são equivalentes, quando, agindo sobre o mesmo número não nulo, fornecem resultados iguais. Considere as seguintes sequências:
(1) JKJK (2) JJKK (3) JKKJ (4) KJKJ

Se o procedimento J inverte o número e o procedimento K dobra o número, então são equivalentes as sequências
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

178Q49671 | Direito Administrativo, Assistente em Administração, UFRB, FUNRIO

Segundo a Lei Federal nº 8429, de 2 de junho de 1992 e alterações, as ações destinadas a levar a efeitos as sanções nela previstas podem ser propostas, após o término do exercício de mandato, de cargo em comissão ou de função de confiança, em até
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

179Q702220 | Raciocínio Lógico, Sentenças e Proposições 113 Proposições Simples e Compostas, Assistente em Administração, UFPR, FUNPAR NC UFPR, 2019

Nesta questão, V e F representam, respectivamente, verdadeiro e falso. Assinale a alternativa que apresenta valores lógicos para as proposições p1, p2, p3 e p4, nesta ordem, tais que a proposição composta (p1 v p2) -> ~ (p3 ? p4) seja FALSA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

180Q682792 | Português, Morfologia, Assistente em Administração, UFPB, AOCP, 2019

Texto associado.
                                                                     Profissões do futuro: como a tecnologia está transformando o mercado de trabalho?
 
Os avanços da tecnologia, historicamente, são um dos motores que impulsionam as transformações no mercado de trabalho. Isso porque, com novas ferramentas e novos processos, o papel dos funcionários se modifica dentro das empresas. Com ciclos de mudanças cada vez mais curtos, o que podemos esperar do futuro do trabalho? Quando pensamos em futuro do trabalho é fato presumir que as atividades relacionadas à tecnologia e ao mundo digital terão grande impacto no que diz respeito a novas profissões. Nesse sentido, novas e mais funções poderão surgir a partir de cientistas ou engenheiros de dados, especialistas em cloud computing, designer de realidade aumentada, entre outros. De maneira geral, a tecnologia vai impactar todos os setores da economia, desde a área de saúde, ciências humanas até o setor de serviços. Se você já está com medo de perder seu emprego para uma máquina, saiba que o profissional do futuro precisa ser altamente especializado, desenvolver habilidades de adaptação, empatia e principalmente criatividade para propor soluções a problemas ainda não conhecidos. Quanto antes se começar, melhor. O futuro já está aí. Adaptado de: . Acesso em: 19 jan. 2019.
Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.