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Questões de Concursos Assistente em Administração

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1641Q1066574 | Administração Pública, Governabilidade, Assistente em Administração, IF ES, FACTO, 2022

Para Marques (2005 apud SANABIO; SANTOS; DAVID, 2013), atingir a governança no setor público requer seis elementos fundamentais. Liderança, integridade e compromisso são três deles. Marque a alternativa CORRETA que indica os três outros elementos entendidos como essenciais para uma boa governança no setor público.
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1642Q917079 | Português, Coesão e coerência, Assistente em Administração, UFCG, UFCG, 2025

Texto associado.

Texto para a questão.



Caso de secretária - Carlos Drummond de Andrade



Foi trombudo para o escritório. Era dia de seu aniversário, e a esposa nem sequer o abraçara, não fizera a mínima alusão à data. As crianças também tinham se esquecido. Então era assim que a família o tratava? Ele que vivia para os seus, que se arrebentava de trabalhar, não merecer um beijo, uma palavra ao menos!


Mas, no escritório, havia flores à sua espera, sobre a mesa. Havia o sorriso e o abraço da secretária, que poderia muito bem ter ignorado o aniversário, e entretanto o lembrara. Era mais do que uma auxiliar, atenta, experimentada e eficiente, pé-de-boi da firma, como até então a considerara; era um coração amigo.


Passada a surpresa, sentiu-se ainda mais borocoxô: o carinho da secretária não curava, abria mais a ferida. Pois então uma estranha se lembrava dele com tais requintes, e a mulher e os filhos, nada? Baixou a cabeça, ficou rodando o lápis entre os dedos, sem gosto para viver.


Durante o dia, a secretária redobrou de atenções. Parecia querer consolá-lo, como se medisse toda a sua solidão moral, o seu abandono. Sorria, tinha palavras amáveis, e o ditado da correspondência foi entremeado de suaves brincadeiras da parte dela.


– O senhor vai comemorar em casa ou numa boate?


Engasgado, confessou-lhe que em parte nenhuma. Fazer anos é uma droga, ninguém gostava dele neste mundo, iria rodar por aí à noite, solitário, como o lobo da estepe.


– Se o senhor quisesse, podíamos jantar juntos, insinuou ela, discretamente.


E não é que podiam mesmo? Em vez de passar uma noite besta, ressentida – o pessoal lá em casa pouco está me ligando –, teria horas amenas, em companhia de uma mulher que – reparava agora – era bem bonita.


Daí por diante o trabalho foi nervoso, nunca mais que se fechava o escritório. Teve vontade de mandar todos embora, para que todos comemorassem o seu aniversário, ele principalmente. Conteve-se no prazer ansioso da espera.


– Onde você prefere ir? – perguntou, ao saírem.


– Se não se importa, vamos passar primeiro no meu apartamento. Preciso trocar de roupa.


Ótimo, pensou ele; faz-se a inspeção prévia do terreno e, quem sabe?


– Mas antes quero um drinque, para animar – ela retificou. Foram ao drinque, ele recuperou não só a alegria de viver e de fazer anos, como começou a fazê-los pelo avesso, remoçando. Saiu bem mais jovem do bar, e pegou-lhe do braço.


No apartamento, ela apontou-lhe o banheiro e disse-lhe que o usasse sem cerimônia. Dentro de quinze minutos ele poderia entrar no quarto, não precisava bater – e o sorriso dela, dizendo isto, era uma promessa de felicidade.


Ele nem percebeu ao certo se estava se arrumando ou se desarrumando, de tal modo que os quinze minutos se atropelaram, querendo virar quinze segundos, no calor escaldante do banheiro e da situação. Liberto da roupa incômoda, abriu a porta do quarto. Lá dentro, sua mulher e seus filhos, em coro com a secretária, esperavam-no atacando “Parabéns para você”.


ANDRADE, Carlos Drummond de. Poesia e Prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1988.

Sobre os recursos que estabelecem a coesão no texto (referência, recorrência ou conexão), considere o fragmento a seguir:

“Foi trombudo para o escritório. Era dia de seu aniversário, e a esposa nem sequer o abraçara, não fizera a mínima alusão à data. As crianças também tinham se esquecido. Então era assim que a família o tratava? Ele que vivia para os seus, que se arrebentava de trabalhar, não merecer um beijo, uma palavra ao menos! Mas, no escritório, havia flores à sua espera, sobre a mesa. Havia o sorriso e o abraço da secretária, que poderia muito bem ter ignorado o aniversário, e entretanto o lembrara. Era mais do que uma auxiliar, atenta, experimentada e eficiente, pé-de-boi da firma, como até então a considerara; era um coração amigo.”

Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE um recurso de coesão presente no fragmento do texto:
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1643Q958093 | Português, Proparoxítonas, Assistente em Administração, UFSC, UFSC, 2025

Três amigas chamadas Patrícia se associaram para montar uma pizzaria. Elas utilizaram a primeira sílaba do nome delas repetida três vezes para formar o nome do restaurante. Cada uma delas sugeriu uma pronúncia, o que gerou uma discussão de como a palavra deveria ser acentuada:
I. Se a sílaba tônica for o primeiro Pa, a escrita deveria ser Pápapa, pois a palavra seria proparoxítona, e todas as proparoxítonas devem ser acentuadas.
II. Se a sílaba tônica for o segundo pa, a escrita deveria ser Papápa, pois seria o caso de uma paroxítona terminada em a, o que requer o acento.
III. Se a sílaba tônica for o último pa, a escrita deveria ser Papapá, pois a palavra seria uma oxítona terminada em a, devendo obrigatoriamente ser acentuada.
Assinale a alternativa correta.
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1644Q888210 | Administração Geral, Planejamento Estratégico, Assistente em Administração, UFAL, FUNDEPES, 2024

O Assistente Administrativo de uma Instituição Federal de Ensino Superior, em conformidade com a sua preparação, executará, rotineiramente, as atribuições definidas no cargo a que concorreu. Eventualmente, dependendo das suas competências, habilidades e atitudes, esse servidor poderá ainda assumir função de chefia, que, na IFES, pode ser até a função de Pró-Reitor (considerado primeiro escalão da governança).

Diante desse contexto e das características dos três níveis organizacionais, dadas as afirmativas,

I. O Assistente Administrativo pode estar no nível intermediário da organização, cuja atuação é estratégica para a IFES.
II. O Assistente Administrativo pode estar no nível institucional da organização, cuja atuação é tática para a IFES.
III. O Assistente Administrativo pode estar no nível operacional da organização, cuja atuação é operacional para a IFES.

verifica-se que está/ão correta/s
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1645Q892306 | Banco de Dados, Assistente em Administração, IFSE, IV UFG, 2024

. Acesso em: 22 fev. 2024. O texto trata-se do conceito de "> Leia o texto a seguir.

[...] são um conjunto de tecnologias que disponibiliza os meios necessários à operação do processo decisório em qualquer organização por meio do tratamento dos dados disponíveis.

CRUZ, apud LEMOS, Dalton Luiz. Tecnologia da Informação, 2007, p. 56. Disponível em: <https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/206391/2/CST%20GP%20- %20Tecnologia%20da%20informa%C3%A7%C3%A3o%20- %20MIOLO.pdf>. Acesso em: 22 fev. 2024.

O texto trata-se do conceito de
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1646Q892308 | Administração Geral, Decorrências da Teoria Neoclássica Processo Administrativo, Assistente em Administração, IFSE, IV UFG, 2024

. Acesso em: 22 fev. 2024.O texto mencionado refere-se a qual função do processo administrativo? "> Leia o texto a seguir.

[...] é a função administrativa que se refere às relações (papéis) interpessoais dos gestores com seus subordinados. Depende de liderança, de comunicação e de motivação. [...] aciona e dinamiza a empresa a funcionar.

Disponível em: <https://administradores.com.br/artigos/areas- organizacionais-e-suas-atividades>. Acesso em: 22 fev. 2024.

O texto mencionado refere-se a qual função do processo administrativo?
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1647Q958101 | Matemática, Assistente em Administração, UFSC, UFSC, 2025

Em uma pesquisa realizada com funcionários de uma universidade para saber qual o meio de comunicação interna que eles utilizam entre telefone, e-mail e WhatsApp, o resultado foi o seguinte: 45 utilizam telefone, 50 WhatsApp e 26 e-mail; 22 utilizam telefone e WhatsApp; 18 telefone e e-mail; 14 WhatsApp e e-mail; 10 utilizam as três modalidades; e 3 não utilizam nenhuma dessas ferramentas de comunicação. Se um funcionário for escolhido ao acaso, a probabilidade de que ele utilize telefone e e-mail, mas não utilize WhatsApp é de:
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1648Q1065630 | Administração Pública, Modelos Teóricos de Administração Pública, Assistente em Administração, FAMES, FCM, 2022

A administração pública gerencial emerge na segunda metade do século XX como resposta à incapacidade do modelo burocrático de lidar com a expansãodas funções econômicas e sociais do Estado, com desenvolvimento tecnológico e com a globalização da economia mundial. Todo esse contexto deixou à mostra os problemas associados à administração burocrática (CHIAVENATO, 2012). Em relação ao modelo gerencial de administração pública avalie as afirmações a seguir.
I - Torna-se essencial a eficiência da administração pública - a necessidade de reduzir custos e aumentar a qualidade dos serviços, tendo o cidadão como beneficiário.
II - A administração pública gerencial está apoiada na administração pública burocrática, da qual conserva, embora flexibilizando, alguns dos seus princípios fundamentais.
III - A diferença fundamental entre o modelo gerencial e o burocrático está na forma de controle, que deixa de basear-se nos processos para concentrar-se nos resultados.
Está correto apenas o que se afirma em
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1650Q958117 | Gestão de Pessoas, Gestão Participativa e Trabalho em Equipe, Assistente em Administração, UFSC, UFSC, 2025

Há três meses os servidores J., T., R. e M. passaram a integrar um novo setor criado na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas de uma universidade federal. Eles não se conheciam e atuavam em outros setores até então. L., que é a coordenadora desse novo setor, ao fazer um primeiro diagnóstico sobre a atuação dos membros dessa unidade, chegou às seguintes conclusões:
Conclusão I – o principal objetivo dos integrantes do setor é compartilhar informações e tomar decisões para ajudar cada membro em seu desempenho na área de responsabilidade;
Conclusão II – os integrantes não chegam a se engajar em um trabalho coletivo que requeira esforço conjunto, sendo que o desempenho do setor é resultante do somatório das contribuições individuais de seus membros; e
Conclusão III – as habilidades de cada membro do setor são complementares entre si.
Considerando o tema “trabalho em equipe” e o texto anterior, assinale a alternativa que indica qual(is) da(s) conclusão(ões) de L. corresponde(m) à(s) característica(s) com potencial para que os membros do novo setor deixem de atuar como grupo para atuar como uma equipe de trabalho:
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1651Q958119 | Legislação Federal, Assistente em Administração, UFSC, UFSC, 2025

Assinale a alternativa correta quanto ao disposto na Lei nº 14.129, de 29 de março de 2021, que dispõe sobre princípios, regras e instrumentos para o Governo Digital e para o aumento da eficiência pública.
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1652Q958125 | Legislação Federal, Assistente em Administração, UFSC, UFSC, 2025

Em se tratando da Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, que regula o acesso a informações, assinale a alternativa correta.
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1653Q1011640 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Assistente em Administração, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação a subprocessos de gestão de pessoas, julgue o item seguinte.

A avaliação dos resultados de treinamento é uma prática bastante viável e interessante, pois permite que se verifique se os resultados pretendidos com uma ação de capacitação foram de fato alcançados; todavia, é uma prática possível apenas nas organizações privadas, em que se pode calcular o lucro gerado pela capacitação.

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1654Q951740 | Direito Administrativo, Agentes públicos e Lei 8112 de 1990, Assistente em Administração, UFC, FCPC, 2025

Maria das Dores é servidora docente e José Maria é servidor técnico-administrativo todos da Faculdade de Economia da UFC. Sabendo que ambos estão sujeitos ao disposto na Lei 8.112/90, pode-se afirmar que:
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1655Q1011645 | Arquivologia, Princípios Arquivísticos, Assistente em Administração, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Quanto a noções de arquivamento e procedimentos administrativos, julgue o item que se segue.

O princípio da proveniência, fundamental na arquivologia, estabelece que os documentos devem ser organizados de acordo com a função administrativa que os gerou, independentemente da instituição ou da pessoa que os produziu.

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1656Q1011653 | Administração de Recursos Materiais, Administração e Manutenção de Bens Imóveis no Setor Público, Assistente em Administração, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito da administração de recursos materiais e patrimoniais, julgue o seguinte item.

Legislação específica estabelece critérios fixos, exaustivos e vinculantes para disciplinar a administração dos recursos patrimoniais nas empresas.

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1657Q951759 | Legislação Federal, Assistente em Administração, UFC, FCPC, 2025

Experiência do Usuário pode ser conceituada como o sentimento que a pessoa constrói ao interagir com uma organização, seus produtos e serviços, incluindo o momento em que o sujeito pensa em adquirir, solicitar ou mesmo procurar informações, até o atendimento após o serviço (Cleaver, Ana Julieta Teodoro et al. Pesquisa com usuários: como ouvir cidadãos e empresas para melhorar seus serviços. Módulo 1. A pesquisa com usuários de serviços públicos: conceitos fundamentais. Brasília: Enap, 2020). Nesse sentido, uma experiência ótima com os serviços públicos deve possibilitar ao usuário:
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1658Q1065680 | Administração Pública, Organização e Estrutura do Estado, Assistente em Administração, UFRGS, FAURGS, 2023

Assinale a alternativa com os princípios fundamentais da Administração Pública.
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1659Q951764 | Direito Previdenciário, Apresentação do Plano de Benefícios, Assistente em Administração, UFC, FCPC, 2025

A Constituição Federal de 1988 assegura a dignidade da pessoa humana e a igualdade perante a Lei proibindo qualquer forma de discriminação, inclusive contra a discriminação por orientação sexual. O Supremo Tribunal Federal (STF) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ) têm fortalecido a necessidade de proteção dos direitos de pessoas LGBT+ (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais), consolidando decisões que combatem a discriminação em diversas esferas da vida pública e privada. Uma das principais Leis que tratam sobre o tema são a Lei nº 7.716/1989, tipificando crimes de discriminação, incluindo aqueles por orientação sexual, e a Lei nº 13.185/2015, que institui o programa de combate ao bullying, que também pode envolver práticas discriminatórias com base na orientação sexual. Tal proteção é ainda garantida por meio de políticas públicas que têm por objetivo assegurar a inclusão e o respeito nos ambientes de trabalho, escolas e espaços públicos, tal como o Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH) e outros dispositivos legais.
A Constituição Federal de 1988, no artigo 5º, assegura a dignidade da pessoa humana e a igualdade de direitos, proibindo discriminação de qualquer natureza. Em relação à discriminação por orientação sexual, essa garantia significa que:
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1660Q1066730 | Administração Pública, Gestão por Resultados, Assistente em Administração, UFOPA, CEPS UFPA, 2025

A unidade administrativa de uma Instituição Federal de Ensino Superior tem o desafio de promover a elaboraçãode um processo de formulação e execução de estratégias organizacionais para buscar a inserção daorganização e de sua missão no ambiente onde ela atua. Esse desafio está relacionado ao
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