Início

Questões de Concursos Assistente em Administração

Resolva questões de Assistente em Administração comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


181Q34873 | Redação Oficial, Assistente em Administração, IFSUL MG

Ana Maria, observando normas da redação oficial, conforme Manual de Redação da Presidência da República, sabe que contraria essas normas a afirmação de que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

182Q60834 | Informática, Assistente em Administração, UFGD, 2019

Texto associado.
Para responder a questão, considere que todos os programas mencionados foram instalados e configurados no modo padrão e podem estar na versão de 32 ou 64 bits. Nenhum recurso extra foi adicionado, tais como plug-ins, complementos, etc. Considere que o teclado, quando mencionado, encontra-se no padrão ABNT2 – PT-BR e também que o mouse está no modo padrão.
Microsoft Office e OpenOffice são duas suítes de aplicativos para escritório que contêm programas como: processador de texto, planilha de cálculo e apresentação eletrônica. Considerando essa definição, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

183Q43960 | Informática, Assistente em Administração, FURG, COPERVE

A instalação de programas através de modo gráfico no Linux Ubuntu é feita:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

184Q691459 | Administração Financeira e Orçamentária, Assistente em Administração, UFPB, AOCP, 2019

Dentre as técnicas orçamentárias, assinale a alternativa que apresenta o ciclo vicioso do orçamento tradicional ou clássico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

185Q702220 | Raciocínio Lógico, Sentenças e Proposições 113 Proposições Simples e Compostas, Assistente em Administração, UFPR, FUNPAR NC UFPR, 2019

Nesta questão, V e F representam, respectivamente, verdadeiro e falso. Assinale a alternativa que apresenta valores lógicos para as proposições p1, p2, p3 e p4, nesta ordem, tais que a proposição composta (p1 v p2) -> ~ (p3 ? p4) seja FALSA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

186Q35235 | Português, Assistente em Administração, IFCE

Sobre o sofrimento e sobre a felicidade

     Acho que sabedoria é saber sofrer pelas razões certas. Quem não sofre, quando há razões para isso, está doente. [...]
     Quem é feliz sempre, e nunca sofre, padece de uma grave enfermidade e precisa ser tratado, a fim de aprender a sofrer. Sofrer pelas razões certas significa que estamos em contato com a realidade, que o corpo e a alma sentem a tristeza das perdas e que existe em nós o poder do amor. Só não sofrem, quando há razões para isso, aqueles que perderam a capacidade de amar. Toda experiência de amor traz, encolhida em seu ventre, à espera, a possibilidade de sofrer.
     Assim, a receita para não sofrer é muito simples: basta matar o amor.
     Mas que enorme seria a perda, se isso acontecesse! Porque é o sofrimento que nos faz pensar. Pensamos ou para encontrar formas de eliminar o sofrimento, quando isso é possível, ou para dar um sentido ao sofrimento, quando ele não pode ser evitado. O pensamento, assim, filho da dor, está a serviço da alegria. Todas as mais belas conquistas do espírito humano, da poesia à ciência, nasceram assim. [...]

(Retirado do livro Um mundo num grão de areia – o ser humano e seu universo, de Rubem Alves. 2002.) 

De acordo com o texto,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

187Q49662 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Assistente em Administração, UFRB, FUNRIO

Quanto a seus destinatários, os atos administrativos se classificam em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

188Q854546 | Português, Crase, Assistente em Administração, FAPEC, 2020

O emprego (presença ou ausência) do “acento” indicativo de crase está correto na alternativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

189Q157994 | Legislação Federal, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Assistente em Administração, IF AM, IDECAN, 2019

De acordo com a Lei 9.394/1996 (Diretrizes e Bases da Educação Nacional), os docentes incumbir-se-ão de:

I. estabelecer ações e diretrizes destinadas a promover a cultura de paz nas escolas;

II. participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;

III. estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento.

Analise os itens acima e assinale

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

190Q39018 | Administração Geral, Assistente em Administração, IFSE, FDC

Considere que uma empresa, em sua análise interna, tem a predominância de pontos fracos e, em sua análise externa, tem a predominância de ameaças. Para essa situação, a postura estratégica da empresa é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

191Q331820 | Matemática, Aritmética e Algebra, Assistente em Administração, INES, Magnus Auditores e Consultores

O financiamento de um imóvel em vinte anos prevê, para cada ano, doze prestações iguais. O valor da prestação mensal em um determinado ano é R$100,00 a mais que o valor pago, mensalmente no ano anterior. Tendo em vista que no primeiro ano a prestação mensal era de R$ 2.000,00, determine o valor total a ser pago no último ano.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

192Q34870 | Direito Administrativo, Assistente em Administração, IFSUL MG

Analise a seguinte situação:

Maria, aprovada em concurso público há exatos 2 anos para cargo de nível D, desenvolve suas atividades no setor de engenharia de sua Instituição. Encontra-se em estágio probatório e protocola pedido de afastamento para estudo no exterior pelo prazo de 2 anos, o que é prontamente deferido. Encerrados os estudos, Maria retorna às atividades na Instituição e, após 3 anos, e já findado o estágio probatório, protocola pedido de licença para tratamento de assuntos particulares. O Diretor de Gestão de pessoas novamente defere o pedido da servidora Maria.

Pergunta-se: o deferimento dos dois pedidos por parte do Diretor de Gestão de Pessoas está:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

193Q35222 | Direito Administrativo, Assistente em Administração, IFCE

O direito de petição e o direito à certidão são instrumentos básicos para a eficácia da obrigação de ampla divulgação dos atos da Administração Pública. Regula este dever o Princípio da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

194Q35242 | Português, Assistente em Administração, IFCE

erro de grafia nas palavras
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

195Q671815 | Direito Constitucional, Dos Servidores Públicos, Assistente em Administração, UFPEL, UFPel CES, 2020

Texto associado.


A competência para instituir regime jurídico único e planos de carreira para os servidores da administração pública direta, das autarquias e das fundações públicas é atribuída, nos termos do artigo 39 da Constituição Federal,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

196Q158648 | Português, Interpretação de Textos, Assistente em Administração, UFT, COPESE

Texto associado.

INSTRUÇÃO: Leia o texto abaixo e responda às questões de 01 a 08.

Esse é o hino De quatro em quatro anos, por ocasião das Copas do Mundo, milhões de pessoas pelo planeta afora têm a oportunidade de entrar em contato com uma das melhores realizações que o Brasil já foi capaz de pôr em pé o Hino Nacional Brasileiro, tocado e transmitido globalmente antes do começo de cada jogo. É sempre um momento de sucesso garantido junto ao público. O time, no campo, pode ir melhor ou pior, mas o hino não falha nunca. Seus primeiros acordes já deixam claro para a plateia presente aos estádios que ela vai ouvir, nos instantes que se seguem, música de primeira qualidade no gênero; dali para frente as coisas só melhoram. Ao se executar a última nota, todos os que prestaram atenção ao que estavam ouvindo ficam com a impressão de ter recebido um brinde inesperado antes do jogo: em vez da monotonia habitual dos hinos nacionais, em geral áridas arrumações de movimentos marciais que têm como característica mais notável o fato de parecerem todas iguais umas às outras, o que se ouve é uma das melodias mais vibrantes, calorosas e inspiradas que se podem escutar numa cerimônia oficial. Não há momento sequer de tédio no Hino Nacional; tudo ali é energia, emoção, vigor. Com quase 200 anos de vida, a peça composta por Francisco Manuel da Silva em 1822 mantém intactas até hoje todas as qualidades que fizeram dela uma das composições mais bem-sucedidas na história da música brasileira. Escrita originalmente em homenagem à Independência, e oficializada como Hino Nacional Brasileiro após a proclamação da República, a obra de Francisco Manuel tem um longo histórico de aplausos. Louis Gottschalk, o grande compositor americano do século XIX, que morreu no Brasil em 1869 e tinha entre seus admiradores Chopin, Liszt e Berlioz, considerava-a um dos melhores momentos da criação musical de sua época; em sua homenagem, escreveu a celebrada Fantasia Triunfal sobre o Hino Nacional Brasileiro. [...] Mas e a letra? Já se falou mal o suficiente da letra do Hino Nacional para que se ganhe alguma coisa insistindo no assunto. Sua linguagem, provavelmente, já era antiquada na época em que foi escrita, 101 anos atrás; é confusa, às vezes absurda, e muito pouca gente consegue decorá-la direito, mesmo porque muita pouca gente entende o que ela está dizendo. Mas isso não afeta a melodia nem embaraça o gênio de Francisco Manuel que, por sinal, já estava morto quase meio século antes de colocarem palavras em sua música. Além do mais, a letra do Hino Nacional nunca causou prejuízo a ninguém e, francamente, talvez nem seja pior que a média das letras presentes em hinos de outros países, em geral, obcecados por sangue, morte, canhões, tiranias e outros horrores. O mais prático, portanto, é deixar tudo como está, antes que venha a ideia de adotar uma nova letra através de concurso público. Com certeza, teríamos muita saudade, aí, do lábaro estrelado e dos raios fúlgidos.

(GU??O, J.R. Veja, edição 2170 ano 43 nº 25, 23 de junho de 2010.)

Assinale a afirmativa que apresenta uma interpretação coerente do texto lido.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

197Q34874 | Redação Oficial, Assistente em Administração, IFSUL MG

O Capítulo II do Manual de redação da Presidência da República dispõe sobre as comunicações oficiais. Há três tipos de expedientes que se diferenciam antes pela finalidade do que pela forma: o ofício, o aviso e o memorando. Com o fito de uniformizá-los, adotou-se uma diagramação chamada de padrão ofício.

Ana Maria, ao ministrar um curso a servidores de uma instituição pública federal, equivocou-se e afirmou que o aviso, o ofício e o memorando devem conter a(s) seguinte(s) parte(s):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

198Q38996 | Português, Assistente em Administração, IFSE, FDC

Texto associado.
TEXTO - Mentira e verdade

Alguns estudiosos afirmam que a mercadoria mais importante do mundo moderno é a informação. Pensando bem, foi sempre mais ou menos assim. Quem detinha a informação era poderoso - daí que a mídia foi elevada a quarto poder, tese contra a qual sempre me manifestei, achando que a mídia é uma força, mas não o poder.

Com a chegada da internet, suas imensas e inesperadas oportunidades, o monopólio da informação pulverizou-se. Os jornais, creio eu, foram os primeiros a sentir o golpe, os livros logo em seguida, havendo até a previsão de que ele acabará na medida em que se limitar ao seu atual desenho gráfico, que vem de Gutenberg.

Acontece que, mais cedo ou mais tarde, a mídia impressa ficará dependente não dos seus quadros profissionais, de sua estrutura de captação das informações. Qualquer pessoa, a qualquer hora do dia ou da noite, acessando blogs e sites individualizados, ficará por dentro do que acontece ou acontecerá.

Na atual crise que o país atravessa, a imprensa em muitas ocasiões foi caudatária do que os blogs informavam duas, três vezes ao dia. Em termos de amplidão, eles sempre ganharão de goleada da imprensa escrita e falada.
O gigantismo da internet tem, porém, pés de barro. Se ganha no alcance, perde no poder de concentração e análise. Qualquer pessoa, medianamente informada ou sem informação alguma, pode manter uma fonte de notícias ou comentários com responsabilidade zero, credibilidade zero, coerência zero.
O mercado da informação, que formaria o poder no mundo moderno, em breve estará tão poluído, que dificilmente saberemos o que ainda não sabemos: o que é mentira e o que é verdade.
O segmento que exemplifica uma forma verbal da voz passiva é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

199Q157916 | Direito Constitucional, Direitos Sociais, Assistente em Administração, IF AM, IDECAN, 2019

A respeito dos direitos sociais e políticos, assinale a afirmativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

200Q23300 | Administração Pública, Assistente em Administração, CEFET RJ

Considerando-se o disposto no Decreto nº 1.171/94, assinale (V) para as afirmativas verdadeiras ou (F) para as falsas, identificando o que é vedado ao servidor.

(   ) Usar do cargo ou função, facilidade, amizades, tempo, posição e influências, para se obter qualquer favorecimento, para si ou para outrem.
(   ) Utilizar-se dos avanços técnicos e científicos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento do seu mister.
(   ) Iludir ou tentar iludir qualquer pessoa que necessite do atendimento em serviços públicos.
(   ) Exercer atividade profissional ética ou ligar o seu nome a empreendimentos de cunho duvidoso.
(   ) Desviar servidor público para atendimento a interesse particular.

A sequência correta é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.