Início

Questões de Concursos Assistente em Administração

Resolva questões de Assistente em Administração comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


421Q374888 | Português, Redação Oficial, Assistente em Administração, Universidade Federal de Alfenas MG, 2018

O Manual de Redação da Presidência da República (BRASIL, 2002) define a forma de diagramação de gêneros do discurso oficiais, tais como o Ofício e o Memorando.

O servidor que conhece profundamente esse manual sabe que deverá:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

422Q854267 | Legislação Federal, Legislação de Universidades e Institutos Federais, Assistente em Administração, FAPEC, 2020

Assinale a alternativa correta considerando o Regimento Geral da UFMS, aprovado pela Resolução Coun nº 78, de 22 de setembro de 2011.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

423Q157788 | Português, Conjunções, Assistente em Administração, UFT, COPESE

Texto associado.

INSTRUÇÃO: Leia o fragmento abaixo e responda às questões de 09 a 11.

Ainda que parcialmente introduzido pelo paternalismo estatal, o trabalho informal é manifestação espúria de flexibilidade, pois apenas degrada a relação entre patrão e empregado. Aceitá-lo como dado da realidade e conformar-se com o ritmo recente da formalização implica admitir a iniquidade de a metade da população ficar relegada à condição de segunda classe.

A construção de sentidos de um texto está associada à relação que se estabelece entre as suas partes. Nesse fragmento, o conectivo ainda que estabelece entre paternalismo estatal e trabalho informal uma relação de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

424Q39006 | Administração Pública, Assistente em Administração, IFSE, FDC

À posição do servidor na matriz hierárquica, conforme sua remuneração pelo aperfeiçoamento profissional para o exercício das atividades do cargo ocupado, após o ingresso do servidor, dá-se o nome de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

425Q710778 | Português, Funções Morfossintáticas da Palavra QUE, Assistente em Administração, IF GO, CS UFG, 2019

Texto associado.

Os Três Porquinhos e o Lobo, “Nossos Velhos Conhecidos”

Era uma vez Três Porquinhos e um Lobo Bruto. Os Três Porquinhos eram pessoas de muito boa família, e ambos tinham herdado dos pais, donos de uma churrascaria, um talento deste tamanho. Pedro, o mais velho, pintava que era uma maravilha – um verdadeiro Beethoven. Joaquim, o do meio, era um espanto das contas de somar e multiplicar, até indo à feira fazer compras sozinho. E Ananás, o menor, esse botava os outros dois no bolso – e isso não é maneira de dizer. Ananás era um mágico admirável. Mas o negócio é que – não é assim mesmo, sempre? – Pedro não queria pintar, gostava era de cozinhar, e todo dia estragava pelo menos um quilo de macarrão e duas dúzias de ovos tentando fazer uma bacalhoada. Joaquim vivia perseguindo meretrizes e travestis, porque achava matemática chato, era doido por imoralidade aplicada. E Ananás detestava as mágicas que fazia tão bem – queria era descobrir a epistemologia da realidade cotidiana. Daí que um Lobo Bruto, que ia passando um dia, comeu os três e nem percebeu o talento que degustava, nem as incoerências que transitam pela alma cultivada. MORAL: É INÚTIL ATIRAR PÉROLAS AOS LOBOS.

Fernandes, Millôr. 100 Fábulas fabulosas. Rio de Janeiro: Record, 2003.


No período “Mas o negócio é que – não é assim mesmo, sempre?” O pronome relativo que tem a função referencial de 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

426Q35243 | Português, Assistente em Administração, IFCE

O comentário sobre o emprego do sinal de crase está falso em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

427Q35259 | Raciocínio Lógico, Assistente em Administração, IFCE

Beatriz tem um cartão verde, um cartão vermelho e um cartão azul. Em cada cartão, há exatamente um número (10, 20 ou 30) e uma letra (X, Y ou Z). São feitas as seguintes afirmações sobre esses cartões: 

- O número no cartão verde é menor que o do cartão vermelho, o qual é menor que o do cartão azul.
- Y e 20 estão no mesmo cartão.
- X e 10 não estão no mesmo cartão.

Nessas condições, é verdade que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

428Q334331 | Matemática, Frações, Assistente em Administração, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, 2017

Maria possui 45 canetas ao todo e dentre elas azuis, vermelhas e pretas. Sabendo-se que 1/3 do total de canetas são azuis e 10 são vermelhas, assinale a alternativa que apresenta o número de canetas pretas que Marria possui.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

429Q667913 | Direito Administrativo, Processo Administrativo Lei 9784 99, Assistente em Administração, UFMS, FAPEC, 2020

Texto associado.

Qual dos princípios a seguir NÃO se aplica ao Processo Administrativo, regido pela Lei nº 9.784, de 1999?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

430Q709467 | Português, Interpretação de Textos, Assistente em Administração, UFG, CS UFG, 2019

Texto associado.
O jovem e os cientistas, por uma narrativa que inclua o ser humano concreto 
Isso se faz conectando disciplinas, como preconiza Edgar Morin 

    [...] É assustador saber que 93% dos jovens brasileiros não conhecem o nome de um cientista brasileiro, de acordo com pesquisa do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia, divulgado na semana passada. 
    Em resposta a isso, alguns lembram a carência de professores que temos nas áreas científicas do ensino médio, particularmente em física e química. 
    Na verdade, embora ocorra, de fato, falta de professores, o problema é mais complexo. Para além da carência de mestres, trata-se da forma como ensinamos história e, em especial, a história da ciência no país. 
    É como se houvesse um determinismo histórico absoluto, em que processos econômicos governassem os fatos, sem interferências da subjetividade. 
    Assim, alunos perdem a chance de compreender que somos nós, seres humanos, claro que em condições dadas, que individual ou coletivamente construímos comunidades, nações e instituições. 
    Foram pessoas singulares que fizeram pesquisas, desvendaram os fenômenos da natureza e criaram soluções para os mais diferentes desafios enfrentados pela humanidade, inclusive no Brasil. 
    No passado, padecemos do fenômeno oposto e as aulas se tornavam um recital de nomes e fatos a serem memorizados. Mas ao romper com uma abordagem equivocada, caímos muitas vezes no outro extremo. E, com isso, ao enfatizar processos frente a pessoas, o ensino de história patina. 
    É urgente integrar os enfoques e ensinar aos jovens, desde o ensino fundamental, sobre a incrível aventura de seres humanos concretos no planeta, inclusive formulando hipóteses e produzindo conhecimento. Isso se faz, inclusive, conectando disciplinas, como preconiza Edgar Morin, em seu clássico "Religando os Saberes", em que analisa a escola secundária francesa. 
    Felizmente, a Base Nacional Comum Curricular avança nesta direção e possibilita que se aprenda em todo o país sobre as contribuições de nomes como Oswaldo Cruz, Adolpho Lutz, Carlos Chagas, Mario Schenberg e o recentemente premiado físico e cosmólogo Marcelo Gleiser, entre outros. A possibilidade de um ensino que construa convergências entre matérias possibilitaria também assegurar que crianças e jovens aprendam mais sobre brasileiros que se destacaram em geografia, como Milton Santos, ou artistas nossos de renome, como Tarsila do Amaral 
    E, assim, os alunos terão condições de entender as relações de produtores de conhecimento com seu tempo e imaginar cenários futuros em que eles possam ser cientistas, artistas ou nomes que contribuam para a construção de um país melhor e mais bonito. 

COSTIN, Cláudia. Colunas e Blogs. Folha de S. Paulo. 5 jul. 2019. Disponível em: httpss://www1.folha.uol.com.br/colunas/claudia-costin/2019/07/o-jovem-e-os-cientis-tas-por-uma-narrativa-que-inclua-o-ser-humano-concreto.shtml . Acesso em: 5 jul. 2019. (Adaptado).


O texto defende a ideia central de que 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

431Q39008 | Administração Pública, Assistente em Administração, IFSE, FDC

A seguinte vantagem NUNCA se incorpora ao provento de aposentadoria:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

432Q39045 | Direito Administrativo, Assistente em Administração, IF TO

Acerca da Lei de Improbidade Administrativa (Lei nº 8.429, de 02 de junho de 1992), é incorreto afirmar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

433Q39047 | Direito Administrativo, Assistente em Administração, IF TO

Constituem penalidades aplicáveis ao servidor público, previstas na Lei nº 8.112/90, exceto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

434Q43951 | Princípios Normas e Atribuições Institucionais, Assistente em Administração, FURG, COPERVE

Aponte a opção correta no que concerne ao direito fundamental de informação e ao acesso às informações públicas da Universidade Federal do Rio Grande – FURG.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

435Q23292 | Direito Administrativo, Assistente em Administração, CEFET RJ

Determinado servidor público federal foi acusado do cometimento de infração de natureza ética. Nesse caso, a aplicação da pena é competência do(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

437Q553064 | Informática, Writer, Assistente em Administração, Instituto Federal de Educação, IFSUL

Considerando o menu Ferramentas do LibreOffice Writer, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

438Q563120 | Informática, Gerenciamento de Dados e Arquivos, Assistente em Administração, IFB, CESPE CEBRASPE

Com relação a conceitos básicos de informática e a conceitos de organização e de gerenciamento de arquivos e pastas, julgue os itens a seguir.

Em uma pasta, é possível armazenar arquivos e novas pastas, consideradas subpastas.

  1. ✂️
  2. ✂️

439Q35263 | Raciocínio Lógico, Assistente em Administração, IFCE

Inicialmente, havia dez lâmpadas, cada uma com um interruptor próprio. Ao acionar o interruptor de uma lâmpada, seu estado muda de acesa para apagada e vice-versa. Estando todas as dez lâmpadas apagadas, João acionou sete interruptores. Logo em seguida, Pedro acionou seis interruptores. Ao final das interferências de Pedro, há, certamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

440Q49651 | Administração Financeira e Orçamentária, Assistente em Administração, UFRB, FUNRIO

São princípios do orçamento público
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.