Início

Questões de Concursos Assistente em Administração

Resolva questões de Assistente em Administração comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


461Q710215 | Administração Geral, Assistente em Administração, UFG, CS UFG, 2019

Texto associado.

Uma das teorias que mais influenciam a administração moderna é a teoria de sistemas. Uma definição clássica de organização, de acordo com essa teoria, é a seguinte: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

462Q39044 | Direito Administrativo, Assistente em Administração, IF TO

Considerando a Lei n.° 8.112/1990 (Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União), em especial quanto às responsabilidade dos servidores públicos, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

463Q39147 | Português, Assistente em Administração, IFN MG, FUNDEP

Texto associado.
INSTRUÇÃO: Leia o texto a seguir para responder à questão.

A rara síndrome que faz homem pensar que está morto

— Bom dia, Martin. Como você está?
— Da mesma forma, eu suponho. Morto.
— O que te faz pensar que está morto?
— E você, doutor? O que te faz pensar que está vivo?
O médico é Paul Broks, neuropsicólogo clínico, que estuda a relação entre a mente, o corpo e o comportamento. O caso de Martin é muito raro, segundo Broks.
— Tenho certeza absoluta que estou vivo, pois estou sentado aqui, conversando com você. Estou respirando, posso ver coisas. Creio que você também faz o mesmo e, por isso, também tenho certeza que você está vivo.
— Não sinto nada. Nada disso é real.
— Você não se sente como antes, ou se sente um pouco deprimido, talvez?
— Nada disso. Não sinto absolutamente nada. Meu cérebro apodreceu, nada mais resta em mim. É hora de me enterrar.
O paciente realmente pensava estar morto ou era uma metáfora? “Ele, literalmente, achava que estava morto”, conta Broks.
— Mas você está pensando nisso. Se está pensando, deve estar vivo. Se não é você, quem estaria pensando?
— Não são pensamentos reais. São somente palavras.
Martin sofria da síndrome de Cotard – também conhecida como delírio de negação ou delírio niilista – uma doença mental que faz a pessoa crer que está morta, que não existe, que está se decompondo ou que perdeu sangue e órgãos internos. A doença mexe com nossa intuição mais básica: a consciência de que existimos.
Todos temos um forte sentido de identidade, uma pequena pessoa que parece viver em algum lugar atrás de nossos olhos e nos faz sentir esse “eu” que cada um de nós somos. O que acontece com Martin, agora que ele não tem esse “homenzinho” na cabeça? Agora que ele pensa que não existe? Há um filósofo que tem a resposta, segundo Broks.
“Descartes dizia que era possível que nosso corpo e nosso cérebro fossem ilusões, mas que não era possível duvidar de que temos uma mente e de que existimos, pois se estamos pensando, existimos”, diz o neuropsicólogo. O paradoxo aqui é que os pacientes de Cotard não conseguem entender o “eu”.
Adam Zeman, da Universidade de Exeter, no Reino Unido, acredita que o “eu” está representado em diversos lugares do cérebro. “Creio que está representado inúmeras vezes. Está em todas as partes e em nenhuma”, explica Zeman à BBC. Zeman esclarece que, entre essas representações, está a do corpo (o “eu” físico), o “eu” como sujeito de experiências, e nosso “eu” como entidade que se move no tempo e no espaço. “Estamos conscientes de nosso passado e podemos projetar nosso futuro. Então, temos o ‘eu’ corporal, o ‘eu’ subjetivo e o ‘eu’ temporal”, diz Zeman. “Isso é a consciência estendida, o ‘eu’ autobiográfico, o que nos leva ao caso de Graham, um outro paciente com síndrome de Cotard”, diz Broks.
“Ele tentou se suicidar ao jogar um aquecedor elétrico ligado, na água da banheira, mas não sofreu nenhum dano físico sério”, lembra Zeman, que tratou do caso. “Mas estava convencido de que seu cérebro já não estava mais vivo. Quando o questionava, dava uma versão muito persuasiva de sua experiência”, acrescenta.
“Dizia que já não tinha mais necessidade de comer e beber. A maioria de nós alguma vez já se sentiu horrível e se expressou dizendo ‘estar morto’. Mas com Graham era como se ele tivesse sido invadido por essa metáfora”. A maneira como Graham descrevia sua experiência era tão intrigante que neurologistas decidiram observar como seu cérebro se comportava. Zeman estudou o caso com seu colega Steve Laureys, da Universidade de Liége, na Bélgica.
“Para nossa surpresa, o teste de ressonância mostrou que Graham estava dando uma descrição apropriada do estado de seu cérebro, pois a atividade era marcadamente baixa em várias áreas associadas com a experiência do ‘eu’”, conta Zeman. “Analisei exames durante 16 anos e nunca tinha visto um resultado tão anormal de alguém que se mantinha de pé e que se relacionava com outras pessoas. A atividade cerebral de Graham se assemelha a de alguém anestesiado ou dormindo. Ver esse padrão em alguém acordado, até onde sei, é algo muito raro”, completa Laureys. “Ele mesmo dizia que se sentia um morto-vivo. E que passava tempo em um cemitério, pois sentia que tinha mais em comum com os que estavam enterrados”, lembra Zeman.
“Se colocamos alguém em uma máquina de ressonância magnética e pedimos que relaxe, esses são os conjuntos de regiões cerebrais que permanecem mais ativos. São essas regiões que estão ligadas a nossa habilidade de recordar o passado e projetarmos o futuro, a pensar em si e nos outros, bem como às decisões morais”, completa. “Todas essas funções estão associadas ao ‘eu’.” 
No caso de Graham, essa rede não funcionava apropriadamente.
De certa maneira, ele estava morto.

JENKINS, Jolyon. A rara síndrome que faz homem pensar que está morto. Jul. 2016. BBC. Disponível em: . Acesso em: 18 dez. 2016 (Adaptação)
Analise as afirmativas a seguir.

I. Segundo seu médico, Martin realmente estava morto.
II. De acordo com Descartes, não há dúvida sobre a existência de uma pessoa desde que ela pense.
III. O “eu” autobiográfico é composto por outros “eus”.

De acordo com o texto, estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

464Q49684 | Informática, Assistente em Administração, UFRB, FUNRIO

O hardware de computador, além da unidade central de processamento e da memória, é composto de dispositivos de entrada e saída, que permitem a comunicação com o usuário. O dispositivo padrão de entrada é o teclado e o dispositivo padrão de saída é o monitor. Alguns dispositivos são chamados híbridos porque podem funcionar tanto como dispositivo de entrada e como de saída. Qual alternativa é um exemplo de dispositivo híbrido (de entrada e saída)?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

465Q710469 | Direito Administrativo, Regime Jurídico Administrativo, Assistente em Administração, IF MA, IDECAN, 2019

A respeito dos princípios constitucionais do Direito Administrativo Brasileiro, analise as afirmativas a seguir:

I. Os princípios constitucionais aplicados à função administrativa estatal são considerados absolutos, estando inseridos em rol fechado desde a promulgação da Constituição Federal.

II. Não é possível que a lei revogue o princípio constitucional da eficiência.

III. O princípio da supremacia do interesse público e o princípio da legalidade estão implicitamente previstos na Constituição Federal.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

466Q35228 | Direito Administrativo, Assistente em Administração, IFCE

Considerando-se o disposto na Lei nº 8.666/93 sobre contratos, é certo dizer-se que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

467Q34871 | Direito Administrativo, Assistente em Administração, IFSUL MG

Segundo o que rege a Lei 9.784/1999, quando a lei não fixar prazo diferente, o recurso administrativo deverá ser decidido no prazo máximo de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

468Q684136 | Administração Financeira e Orçamentária, Assistente em Administração, UFPI, COPESE, 2019

Leia as afirmações a seguir: 
I. As receitas públicas representam os recursos que o governo obtém por meio da atividade de tributação. Essa atividade é a única forma de o governo obter recursos para financiar suas atividades; 
II. As receitas públicas servem para custear as despesas públicas e as necessidades de investimentos públicos; 
III. O orçamento público é o instrumento que os governos usam para organizar os seus recursos financeiros; 
IV. No Brasil, as despesas só poderão ser realizadas se forem previstas ou incorporadas ao orçamento; 
V. As despesas públicas representam os gastos autorizados para o governo nas diversas atividades e programas que compõem o orçamento público, como saúde, educação, transporte, segurança etc. 
A(s) afirmação(ões) FALSA(S) em relação ao enunciado é(são): 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

469Q710768 | Português, Interpretação de Textos, Assistente em Administração, IF GO, CS UFG, 2019

Texto associado.

Os Três Porquinhos e o Lobo, “Nossos Velhos Conhecidos”

Era uma vez Três Porquinhos e um Lobo Bruto. Os Três Porquinhos eram pessoas de muito boa família, e ambos tinham herdado dos pais, donos de uma churrascaria, um talento deste tamanho. Pedro, o mais velho, pintava que era uma maravilha – um verdadeiro Beethoven. Joaquim, o do meio, era um espanto das contas de somar e multiplicar, até indo à feira fazer compras sozinho. E Ananás, o menor, esse botava os outros dois no bolso – e isso não é maneira de dizer. Ananás era um mágico admirável. Mas o negócio é que – não é assim mesmo, sempre? – Pedro não queria pintar, gostava era de cozinhar, e todo dia estragava pelo menos um quilo de macarrão e duas dúzias de ovos tentando fazer uma bacalhoada. Joaquim vivia perseguindo meretrizes e travestis, porque achava matemática chato, era doido por imoralidade aplicada. E Ananás detestava as mágicas que fazia tão bem – queria era descobrir a epistemologia da realidade cotidiana. Daí que um Lobo Bruto, que ia passando um dia, comeu os três e nem percebeu o talento que degustava, nem as incoerências que transitam pela alma cultivada. MORAL: É INÚTIL ATIRAR PÉROLAS AOS LOBOS.

Fernandes, Millôr. 100 Fábulas fabulosas. Rio de Janeiro: Record, 2003.


Ao anunciar Os Três Porquinhos e o Lobo como “Velhos Conhecidos”, a fábula produz ironia porque 

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

470Q667659 | Gestão de Pessoas, Assistente em Administração, UFMS, FAPEC, 2020

Texto associado.

São influências organizacionais internas no modelo de diagnóstico de gestão de pessoas, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

471Q49675 | Direito Constitucional, Assistente em Administração, UFRB, FUNRIO

Em caso de impedimento do Presidente e do Vice-Presidente da República, qual a ordem de chamamento para o exercício do cargo, nos termos da Constituição Federal?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

472Q855935 | Legislação Federal, Legislação de Universidades e Institutos Federais, Assistente em Administração, FAPEC, 2020

Com base nas disposições do Estatuto da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Resolução Coun nº 35, de 13 de maio de 2011), assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

473Q35231 | Direito Administrativo, Assistente em Administração, IFCE

Com referência à Lei nº 8.666/93, julgue os itens seguintes em verdadeiros (V) ou falsos (F).

I. Qualquer cidadão poderá requerer à Administração Pública os quantitativos das obras e os preços unitários de determinada obra executada.
II. Qualquer cidadão é parte legítima para impugnar preço constante do quadro geral, em razão de incompatibilidade desse com o preço vigente no mercado.
III. O recebimento de material de valor superior ao limite legal estabelecido para a modalidade de convite deverá ser confiado a uma comissão de, no mínimo, cinco membros.
IV. Não poderá participar direta ou indiretamente da licitação o autor do projeto executivo.

Está correta a sequência
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

474Q43952 | Princípios Normas e Atribuições Institucionais, Assistente em Administração, FURG, COPERVE

Assinale a opção correta em relação ao que está previsto no Estatuto da Universidade Federal do Rio Grande – FURG.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

475Q693945 | Português, Morfologia, Assistente em Administração, UFF, COSEAC, 2019

Texto associado.
TEXTO 2
            Em um artigo, publicado em 23 de março de
1999 na Folha de S. Paulo, Carlos Heitor Cony
transcreve um manual de “Sobrevivência na Selva”,
escrito pelo jornalista Leon Eliachar. Eis alguns
mandamentos:                                                                        5
        1) Não sair de casa;
        2) Não ficar em casa;
        3) Se sair, não sair sozinho, nem acompanhado;
        4) Se sair sozinho ou acompanhado, não sair a
pé nem de carro;                                                                    10    
        5) Se sair a pé, não andar devagar, nem
depressa, nem parar;
        6) Se sair de carro, não parar nas esquinas, nem
no meio da rua, nem nas calçadas, nem nos sinais.
Melhor deixar o carro na garagem e pegar                        15
uma condução;
        7) Se pegar uma condução, não pegar ônibus,
nem táxi, nem trem, nem carona;
        8) Se decidir ficar em casa, não ficar sozinho
nem acompanhado;                                                                20
        9) Se ficar sozinho ou acompanhado, não
deixar a porta aberta nem fechada;
        10) Como não adianta mudar de cidade ou de
país, o único jeito é ficar no ar. Mas não num avião. 
            Segundo o colunista da Folha de S. Paulo             25
Carlos Heitor Cony, Leon não seguiu os conselhos
que deu, pois foi assassinado no banheiro de seu
apartamento. O caso dele teria sido passional, já
que se apaixonara por uma mulher casada. De
qualquer forma, segundo o colunista, Leon poderia     30
ter acrescentado um mandamento aos dez que
inventou: “11) Não amar a mulher do próximo nem a
própria.”.
        CONY, Carlos Heitor. Sobrevivência na selva. Folha de São 
        Paulo, São Paulo, 23 mar. 1999.
Assinale a opção em que todas as três palavras retiradas do Texto 2 pertencem à mesma classe gramatical.
 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

476Q39164 | Direito Administrativo, Assistente em Administração, IFN MG, FUNDEP

Analise a seguinte afirmativa, baseada nos dispositivos sobre competência contidos na Lei Nº 9.784/1999, que regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal:

“Não podem ser objeto de delegação a edição de atos de caráter normativo, a decisão de recursos administrativos e as matérias de competência exclusiva do órgão ou autoridade.” 

Com base nessa análise, pode-se concluir que a afirmativa está:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

477Q681219 | Administração Geral, Assistente em Administração, UFPB, AOCP, 2019

Assinale a alternativa que apresenta as características de boas alternativas de possibilidades de decisão.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

478Q806149 | Legislação e Decretos, Regulamento Modalidade Licitação Pregão, Assistente em Administração, Universidade Federal de Alfenas MG, 2018

Está sendo publicado por determinada Universidade Federal um Edital para compra de materiais de limpeza para atender todos os campi da referida Universidade. O total do objeto a ser licitado é de R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais). A modalidade de licitação será o pregão. Segundo o Decreto 3.555/2000, a fase externa do pregão será iniciada com a convocação dos interessados e observará algumas regras.

Sendo assim, para bens e serviços de valores estimados acima de R$ 160.000,00 (cento e sessenta mil reais) até R$ 650.000,00 (seiscentos e cinquenta mil reais), a convocação dos interessados será efetuada por quais meios de publicação?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

479Q708890 | Matemática, Probabilidade, Assistente em Administração, IF MA, IDECAN, 2019

Em uma determinada urna foram colocadas 20 bolas numeradas de 1 a 20. Qual a probabilidade de se retirar uma bola dessa urna que apresente um número maior que 7 e primo? 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.