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Questões de Concursos Assistente em Administração

Resolva questões de Assistente em Administração comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


521Q668197 | Direito Constitucional, Disposições Gerais Administração Pública, Assistente em Administração, UFPEL, UFPel CES, 2020

Texto associado.


O inciso II do artigo 37 da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 prevê para a investidura em cargo ou emprego público aprovação em concurso público de provas ou de provas e títulos de acordo com a
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522Q340391 | Raciocínio Lógico, Probabilidade, Assistente em Administração, FUB, CESPE CEBRASPE

Em um concurso público para cargos de nível superior e médio, 1.098 candidatos se inscreveram para concorrer a 109 vagas.

Considerando essa situação, julgue os itens a seguir.

Suponha que a quantidade de candidatos concorrendo aos cargos de nível médio tenha sido igual ao dobro da quantidade de candidatos que concorreram aos cargos de nível superior. Nessa situação, escolhendo-se ao acaso um candidato entre os inscritos, a probabilidade de esse candidato escolhido estar concorrendo a algum cargo de nível superior é igual a 1/3.

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523Q709568 | Português, Interpretação de Textos, Assistente em Administração, UFG, CS UFG, 2019

Texto associado.
O jovem e os cientistas, por uma narrativa que inclua o ser humano concreto 
Isso se faz conectando disciplinas, como preconiza Edgar Morin 

    [...] É assustador saber que 93% dos jovens brasileiros não conhecem o nome de um cientista brasileiro, de acordo com pesquisa do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia, divulgado na semana passada. 
    Em resposta a isso, alguns lembram a carência de professores que temos nas áreas científicas do ensino médio, particularmente em física e química. 
    Na verdade, embora ocorra, de fato, falta de professores, o problema é mais complexo. Para além da carência de mestres, trata-se da forma como ensinamos história e, em especial, a história da ciência no país. 
    É como se houvesse um determinismo histórico absoluto, em que processos econômicos governassem os fatos, sem interferências da subjetividade. 
    Assim, alunos perdem a chance de compreender que somos nós, seres humanos, claro que em condições dadas, que individual ou coletivamente construímos comunidades, nações e instituições. 
    Foram pessoas singulares que fizeram pesquisas, desvendaram os fenômenos da natureza e criaram soluções para os mais diferentes desafios enfrentados pela humanidade, inclusive no Brasil. 
    No passado, padecemos do fenômeno oposto e as aulas se tornavam um recital de nomes e fatos a serem memorizados. Mas ao romper com uma abordagem equivocada, caímos muitas vezes no outro extremo. E, com isso, ao enfatizar processos frente a pessoas, o ensino de história patina. 
    É urgente integrar os enfoques e ensinar aos jovens, desde o ensino fundamental, sobre a incrível aventura de seres humanos concretos no planeta, inclusive formulando hipóteses e produzindo conhecimento. Isso se faz, inclusive, conectando disciplinas, como preconiza Edgar Morin, em seu clássico "Religando os Saberes", em que analisa a escola secundária francesa. 
    Felizmente, a Base Nacional Comum Curricular avança nesta direção e possibilita que se aprenda em todo o país sobre as contribuições de nomes como Oswaldo Cruz, Adolpho Lutz, Carlos Chagas, Mario Schenberg e o recentemente premiado físico e cosmólogo Marcelo Gleiser, entre outros. A possibilidade de um ensino que construa convergências entre matérias possibilitaria também assegurar que crianças e jovens aprendam mais sobre brasileiros que se destacaram em geografia, como Milton Santos, ou artistas nossos de renome, como Tarsila do Amaral 
    E, assim, os alunos terão condições de entender as relações de produtores de conhecimento com seu tempo e imaginar cenários futuros em que eles possam ser cientistas, artistas ou nomes que contribuam para a construção de um país melhor e mais bonito. 

COSTIN, Cláudia. Colunas e Blogs. Folha de S. Paulo. 5 jul. 2019. Disponível em: httpss://www1.folha.uol.com.br/colunas/claudia-costin/2019/07/o-jovem-e-os-cientis-tas-por-uma-narrativa-que-inclua-o-ser-humano-concreto.shtml . Acesso em: 5 jul. 2019. (Adaptado).


No texto, a expressão “abordagem equivocada” faz referência a 
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524Q556532 | Informática, Virus, Assistente em Administração, Universidade Federal de Alfenas MG, 2018

“Spam é o termo usado para se referir aos e-mails não solicitados, que geralmente são enviados para um grande número de pessoas.” [Cartilha de segurança para internet]

Das opções a seguir qual é um cuidado válido que você pode ter para reduzir a quantidade de spams recebidos?

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525Q685056 | Português, Interpretação de Textos, Assistente em Administração, UFGD, UFGD, 2019

Texto associado.
Leia o texto a seguir.

                       O ESCRETE DE LOUCOS

      [...]      
      Amigos, ninguém pode imaginar a frustração dos times europeus. Eles trouxeram, para 62, a enorme experiência de 58. Jogaram contra o Brasil na Suécia, trataram de desmontar o nosso futebol, peça por peça. Toda a nossa técnica e toda a nossa tática foram estudadas com sombrio élan. Sobre Garrincha, eis o que diziam os técnicos do Velho Mundo: — “Só dribla para a direita!” Era a falsa verdade que se tornaria universal. O próprio Pelé parecia um mistério dominado.      
      Após quatro anos de meditação sobre o nosso futebol, o europeu desembarca no Chile. Vinha certo, certo, da vitória. Havia, porém, em todos os seus cálculos, um equívoco pequenino e fatal. De fato, ele viria a apurar que o forte do Brasil não é tanto o futebol, mas o homem. Jogado por outro homem o mesmíssimo futebol, seria o desastre. Eis o patético da questão: — a Europa podia imitar o nosso jogo e nunca a nossa qualidade humana. Jamais, em toda a experiência do Chile, o tcheco ou o inglês entendeu os nossos patrícios. Para nos vencer, o alemão ou o suíço teria de passar várias encarnações aqui. Teria que nascer em Vila Isabel, ou Vaz Lobo. Precisaria ser camelô no largo da Carioca. Precisaria de toda uma vivência de botecos, de gafieira, de cachaça, de malandragem geral.             
     Aí está: — no Velho Mundo os sujeitos se parecem, como soldadinhos de chumbo. A dessemelhança que possa existir de um tcheco para um belga, ou um suíço, é de feitio os sul-americanos. Repito: o brasileiro é uma nova experiência humana.     
   O homem do Brasil entra na história com um elemento inédito, revolucionário e criador: a molecagem. Citei a brincadeira de Garrincha num final dramático de jogo. Era a molecagem. Aqueles quatro ou cinco tchecos, parados diante de Mané, magnetizados, representavam a Europa. Diante de um valor humano insuspeitado e deslumbrante, a Europa emudecia, com os seus túmulos, as suas torres, os seus claustros, os seus rios.      
      [...]
      E mesmo fora do futebol, o europeu faz uma imitação da vida, enquanto que o brasileiro vive de verdade e ferozmente. Ninguém compreenderá que foi a nossa qualidade humana que nos deu esta Copa tão alta, tão erguida, de fronte de ouro. E mais: — foi o mistério de nossos botecos, e a graça das nossas esquinas, e o soluço dos nossos cachaças, e a euforia dos nossos cafajestes. Jogamos no Chile com ardente seriedade. Mas a última jogada de Mané, no adeus aos Andes, foi uma piada, tão linda e tão plástica. No mais patético das batalhas, o escrete soube brincar. Esse toque de molecagem brasileira é que deu à vitória uma inconcebível luz. RODRIGUES, Nélson. A Pátria de Chuteiras. 2013. (Fragmento).

Assinale a alternativa que indica o gênero desse texto.


Assinale a alternativa que indica o gênero desse texto. 
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526Q34881 | Português, Assistente em Administração, IFSUL MG

Texto associado.
Vício em internet: quando o acesso à web se torna uma doença

      Acredite ou não: o conceito de dependência em internet começou como uma piada. Em 1995, o psiquiatra norte-americano Ivan Goldberg publicou um artigo satírico em seu site pessoal no qual ele descrevia um problema recém-descoberto e batizado como IAD (sigla para Internet Addiction Disorder, ou Desordem do Vício em Internet).
      O que Goldberg não imaginava era que a imprensa e a comunidade científica passariam a tratar o IAD como um problema real, usando como gancho os rápidos avanços tecnológicos ocorridos na década de 90. Com o advento dos navegadores, buscadores e computadores pessoais, era natural que tal assunto chamasse atenção até mesmo dos leigos.
      Ainda que não seja mencionado na versão mais recente do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5, datado de 2013), os profissionais de psiquiatria e psicologia do mundo inteiro são unânimes: o vício em internet existe e é uma doença bastante perigosa. Hoje em dia temos milhares de casos em todo o planeta, incluindo no Brasil, onde ainda é bastante difícil encontrar tratamento especializado para quem sofre desse mal.
      Assim como outros transtornos psicológicos, a dependência em internet pode afetar qualquer pessoa, mas alguns indivíduos possuem maior predisposição a desenvolverem a doença. De acordo com a psicóloga Daniela Faertes, especialista em mudança de comportamento, pessoas introvertidas e que têm dificuldades em manter relações interpessoais são as que possuem maior tendência a se tornarem viciadas.
      Os fanáticos pela internet geralmente são afetados por problemas pessoais ou familiares, incluindo bullying, exclusão social, frustrações profissionais, conturbações no casamento e até mesmo dificuldades financeiras. Tendo isso em mente, o acesso frenético à internet pode ser entendido como uma válvula de escape desse indivíduo – um local confortável que acaba tomando o lugar do mundo real.
      Para Daniela Faertes, é necessário que haja um autocontrole dos horários em que se acessa a internet e utiliza o telefone celular. “Uma das grandes questões é que, mesmo não sendo dependente, a internet provoca uma percepção distorcida da passagem do tempo e, como a gama de assuntos que pode ser acessada por ela é infinita, é necessário colocar um limite pessoal”, observa.

   Disponível em:  . Acesso em: 30 abr 2016 (com adaptações). 
No trecho “era natural que tal assunto chamasse atenção até mesmo dos leigos”, a expressão destacada se refere à/ao:
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527Q553610 | Informática, Softwares, Assistente em Administração, Instituto Federal do Paraná IF PR PR, IF PR

Sobre processadores de texto, considere as seguintes afirmativas:

1) É possível alterar a cor de fundo do documento.

2) É possível alterar a cor dos caracteres em um documento.

3) É possível inserir numeração de página no cabeçalho.

Assinale a alternativa correta.

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528Q552847 | Informática, Calc, Assistente em Administração, Universidade Federal de Viçosa MG, UFV

Em relação à planilha Calc do BrOffice, analise as afirmativas a seguir:

I. É possível abrir ou salvar arquivos utilizando o formato de arquivos do Microsoft Excel, tais como .xls e .xlsx.

II. Para ir para a primeira célula de uma planilha, basta pressionar, ao mesmo tempo, as teclas “Ctrl” e “PgUp”.

III. Ao se pressionar a tecla de função “F1”, abre-se a janela do Assistente de Funções.

IV. Em uma fórmula, é permitido o uso de um nome (ex.: velocidade) desde que esse nome tenha sido, anteriormente, associado a uma célula.

Está CORRETO o que se afirma apenas em:

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529Q335569 | Matemática, Assistente em Administração, FUB, CESPE CEBRASPE

Diariamente, o tempo médio gasto pelos servidores de determinado departamento para executar suas tarefas é diretamente proporcional à quantidade de tarefas executadas e inversamente proporcional à sua produtividade individual diária P.

Com base nessas informações, julgue os itens a seguir.

Considere que na terça-feira a quantidade de tarefas a serem executadas por um servidor correspondia a 50% a mais do que a quantidade de tarefas executadas no dia anterior. Nesse caso, para que o servidor concluísse seu trabalho da terça-feira no mesmo tempo gasto para concluí-lo na segunda-feira, a sua produtividade na terça-feira deveria aumentar em 50% em relação à produtividade da segunda-feira.
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530Q342853 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória, Assistente em Administração, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Considere que sejam oferecidas, semestralmente, 75 vagas para o ingresso de discentes em determinado curso superior de uma universidade e que, no primeiro semestre de 2009, tenham ingressado nesse curso 75 discentes — 25 do sexo masculino e 50 do sexo feminino. Com base nessas informações, julgue os itens a seguir.

Caso seja necessário formar um grupo de 3 pessoas escolhidas entre os 25 estudantes do sexo masculino, a quantidade de grupos distintos possíveis será superior a 2.500.

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531Q160328 | , Assistente em Administração, IF AM, IDECAN, 2019

Em relação aos prazos no Processo Administrativo (Lei 9.784/99), assinale a afirmativa incorreta.
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532Q442001 | Direito Constitucional, Administração Pública, Assistente em Administração, Instituto Federal do Paraná IF PR PR, IF PR

Sobre estabilidade e exoneração dos servidores públicos, considere as afirmativas abaixo:

1) O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado, de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa ou mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa.

2) O servidor habilitado em concurso público e empossado em cargo de provimento efetivo adquirirá estabilidade no serviço público ao completar 2 (dois) anos de efetivo exercício.

3) O servidor habilitado em concurso público e empossado em cargo de provimento efetivo adquirirá estabilidade no serviço público ao completar 3 (três) anos de efetivo exercício.

4) A exoneração de cargo em comissão e a dispensa de função de confiança darse- á a juízo da autoridade competente ou a pedido do próprio servidor, enquanto que a exoneração de cargo efetivo dar-se-á a pedido do servidor ou de ofício, nos casos previstos em lei.

5) Como condição para a aquisição da estabilidade, é obrigatória a avaliação especial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade.

Assinale a alternativa correta.

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533Q158125 | Direito Administrativo, Lei n8112 90 Título II Do Provimento, Assistente em Administração, IF AM, IDECAN, 2019

A respeito da reversão, recondução e reintegração, analise as afirmativas a seguir:

I. A reintegração é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

II. A recondução implica o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado.

III. A reversão é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

Assinale

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534Q553939 | Informática, Excel, Assistente em Administração, Fundação Universidade Federal de Tocantins, COPESE, 2017

Analise as afirmativas a seguir relacionadas aos conceitos do Microsoft Excel 2007 em português e na sua instalação padrão.

I. Clicando em qualquer célula do Microsoft Excel e digitando a função =data( ) o resultado será a data atual do sistema.

II. A fórmula =PROCV(B3;B2:E10;FALSO) é uma sintaxe correta para a aplicação da função =PROCV.

III. A fórmula =(SE.C2>B2&"SUPERÁVIT";("DÉFICIT")) é uma sintaxe correta para a aplicação da função =SE.

IV. A guia Layout de Página contém a opção Orientação, que permite definir a orientação da folha como Retrato ou Paisagem.

Marque a alternativa CORRETA.

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535Q684056 | Administração Financeira e Orçamentária, Assistente em Administração, UFF, COSEAC, 2019

A UFF, mediante leilão, fez uma alienação de bens que integravam o seu patrimônio, gerando receita. Essa receita gerada poderá ser aplicada corretamente para:
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536Q449609 | Direito Constitucional, Orçamentos, Assistente em Administração, Universidade Federal do Espírito Santo ES, UFES, 2017

Conforme o Artigo 165 da Constituição Federal de 1988, os instrumentos de planejamento compreendem o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA). Sobre a LDO, analise as afirmativas a seguir:

I. A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) conterá Anexo de Metas Fiscais, em que serão avaliados os passivos contingentes e outros riscos capazes de afetar as contas públicas, informando as providências a serem tomadas, caso se concretizem.

II. A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) disporá sobre as normas relativas ao controle de custos e à avaliação dos resultados dos programas financiados com recursos dos orçamentos.

III. A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) disporá sobre o equilíbrio entre receitas e despesas.

É CORRETO o que se afirma em

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537Q552083 | Informática, Internet, Assistente em Administração, UFMG, FUNDEP UFMG

Com relação à Internet, indique a afirmativa INCORRETA.
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538Q701092 | Princípios Normas e Atribuições Institucionais, Assistente em Administração, UFAL, COPEVE UFAL, 2019

Segundo o Regimento Geral da Ufal, a qual órgão compete apreciar e deliberar sobre os recursos interpostos contra decisão Conselhos das Unidades Acadêmicas?
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539Q689897 | Administração Pública, Assistente em Administração, UFPB, AOCP, 2019

Assinale a alternativa que apresenta uma definição de administração pública. 
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540Q561824 | Informática, Software, Assistente em Administração, Universidade Federal de Viçosa MG, COPEVE UFAL

Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma vantagem dos Sistemas Operacionais com interface gráfica:
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