Início

Questões de Concursos Assistente em Administração

Resolva questões de Assistente em Administração comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


561Q707804 | Direito Administrativo, Demais aspectos da Lei 9784 99, Assistente em Administração, IF MA, IDECAN, 2019

De acordo com a Lei 9.784/99, assinale a alternativa correta a respeito do impedimento e da suspeição no processo administrativo. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

562Q740197 | Economia, Politica Fiscal e Setor Público, Assistente em Administração, Instituto Federal de Educação, UFGO

A função econômica do Estado, que trata especificamente da necessidade de ele intervir nos aspectos sociais e econômicos que afetam a partilha de riqueza de uma sociedade, é a Função
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

563Q39053 | Direito Administrativo, Assistente em Administração, IF TO

Julgue os itens abaixo, tendo em vista o disposto na Lei nº 8.112/90.

I. A União manterá Plano de Seguridade Social para o servidor e sua família.
II. A ação disciplinar prescreverá em dois anos, quanto à suspensão.
III. Configura abandono de cargo a ausência intencional do servidor ao serviço por mais de trinta dias consecutivos.
IV. Será cassada a aposentadoria ou a disponibilidade do inativo que houver praticado, na atividade, falta punível com a demissão.
V. A demissão será aplicada, dentre outros casos, na insubordinação grave em serviço.

Marque a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

564Q550429 | Informática, Correio Eletronico E mail, Assistente em Administração, Universidade Federal de Viçosa MG, COPEVE UFAL

Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE um endereço de correio eletrônico e um endereço de uma página web válidos, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

565Q34881 | Português, Assistente em Administração, IFSUL MG

Texto associado.
Vício em internet: quando o acesso à web se torna uma doença

      Acredite ou não: o conceito de dependência em internet começou como uma piada. Em 1995, o psiquiatra norte-americano Ivan Goldberg publicou um artigo satírico em seu site pessoal no qual ele descrevia um problema recém-descoberto e batizado como IAD (sigla para Internet Addiction Disorder, ou Desordem do Vício em Internet).
      O que Goldberg não imaginava era que a imprensa e a comunidade científica passariam a tratar o IAD como um problema real, usando como gancho os rápidos avanços tecnológicos ocorridos na década de 90. Com o advento dos navegadores, buscadores e computadores pessoais, era natural que tal assunto chamasse atenção até mesmo dos leigos.
      Ainda que não seja mencionado na versão mais recente do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5, datado de 2013), os profissionais de psiquiatria e psicologia do mundo inteiro são unânimes: o vício em internet existe e é uma doença bastante perigosa. Hoje em dia temos milhares de casos em todo o planeta, incluindo no Brasil, onde ainda é bastante difícil encontrar tratamento especializado para quem sofre desse mal.
      Assim como outros transtornos psicológicos, a dependência em internet pode afetar qualquer pessoa, mas alguns indivíduos possuem maior predisposição a desenvolverem a doença. De acordo com a psicóloga Daniela Faertes, especialista em mudança de comportamento, pessoas introvertidas e que têm dificuldades em manter relações interpessoais são as que possuem maior tendência a se tornarem viciadas.
      Os fanáticos pela internet geralmente são afetados por problemas pessoais ou familiares, incluindo bullying, exclusão social, frustrações profissionais, conturbações no casamento e até mesmo dificuldades financeiras. Tendo isso em mente, o acesso frenético à internet pode ser entendido como uma válvula de escape desse indivíduo – um local confortável que acaba tomando o lugar do mundo real.
      Para Daniela Faertes, é necessário que haja um autocontrole dos horários em que se acessa a internet e utiliza o telefone celular. “Uma das grandes questões é que, mesmo não sendo dependente, a internet provoca uma percepção distorcida da passagem do tempo e, como a gama de assuntos que pode ser acessada por ela é infinita, é necessário colocar um limite pessoal”, observa.

   Disponível em:  . Acesso em: 30 abr 2016 (com adaptações). 
No trecho “era natural que tal assunto chamasse atenção até mesmo dos leigos”, a expressão destacada se refere à/ao:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

566Q335569 | Matemática, Assistente em Administração, FUB, CESPE CEBRASPE

Diariamente, o tempo médio gasto pelos servidores de determinado departamento para executar suas tarefas é diretamente proporcional à quantidade de tarefas executadas e inversamente proporcional à sua produtividade individual diária P.

Com base nessas informações, julgue os itens a seguir.

Considere que na terça-feira a quantidade de tarefas a serem executadas por um servidor correspondia a 50% a mais do que a quantidade de tarefas executadas no dia anterior. Nesse caso, para que o servidor concluísse seu trabalho da terça-feira no mesmo tempo gasto para concluí-lo na segunda-feira, a sua produtividade na terça-feira deveria aumentar em 50% em relação à produtividade da segunda-feira.
  1. ✂️
  2. ✂️

567Q698397 | Administração Geral, Assistente em Administração, UFAL, COPEVE UFAL, 2019

A tipologia das estruturas organizacionais pode ser dividida em três grupos, as clássicas, pós-clássicas e as modernas. Quanto aos tipos de estruturas presentes: 
I. Estrutura por Projetos 
II. Estrutura Matricial 
III. Estrutura Linear- funcional 
IV. Estrutura Colegiada/ Comissional 
V. Estrutura Divisionais 
( ) Não se aplica a empresa como um todo, prazo de conclusão de acordo a atividade. 
( ) Existem órgãos de linha (execução) e de assessoria (apoio) mantendo relação entre si. 
( ) São aquelas em que atividades díspares, mas vinculadas a um objetivo final específico. 
( ) Este tipo surgiu com o advento da tecnologia espacial. 
( ) Não existe um único chefe tomando as decisões, mas vários membros que atuam nesse processo. 
As alternativas estão corretamente dispostas de cima para baixo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

568Q159796 | Direito Administrativo, Assistente em Administração, IF AM, IDECAN, 2019

Em relação aos conceitos definidos na Lei 8.112/90 (Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas Federais), assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

569Q854345 | Legislação Federal, Lei de Acesso Informação, Assistente em Administração, FAPEC, 2020

Considerando os dispositivos da Lei de Acesso à Informação, Lei nº 12.527/2011, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

570Q711790 | Raciocínio Lógico, Assistente em Administração, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019

Texto associado.

Foram feitas afirmações sobre as profissões de Alisson, Bruno, Isabelle, Tito e Ulisses:


• Alisson é professor ou Isabelle não é médica.

• Se Tito é técnico, então Alisson não é professor.

• Ou Bruno é sargento ou Isabelle é médica, mas não ambos.

• Alisson é professor ou Ulisses é dentista.


Sabendo que SOMENTE a primeira afirmação é FALSA, é VERDADEIRO afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

571Q556928 | Informática, Correio Eletronico E mail, Assistente em Administração, Universidade Federal de Alfenas MG, 2018

Felipe precisa enviar um e-mail com o mesmo assunto e conteúdo para uma lista de sete destinatários. Como uma boa prática para evitar que cada um dos destinatários saiba quais os outros endereços de emails da lista, de que forma Felipe deve executar o envio do e-mail utilizando uma conta do GMail?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

572Q671375 | Direito Administrativo, Regime Jurídico e Estatuto de Servidores Públicos, Assistente em Administração, UFPEL, UFPel CES, 2020

Texto associado.


O servidor fará jus a trinta dias de férias, de acordo com o artigo 77 da Lei 8.112/90. O parágrafo 3º define que para o parcelamento de férias o servidor deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

573Q49649 | Administração Financeira e Orçamentária, Assistente em Administração, UFRB, FUNRIO

A lei orçamentária anual, como instrumento do sistema de planejamento governamental, tem como característica
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

574Q684056 | Administração Financeira e Orçamentária, Assistente em Administração, UFF, COSEAC, 2019

A UFF, mediante leilão, fez uma alienação de bens que integravam o seu patrimônio, gerando receita. Essa receita gerada poderá ser aplicada corretamente para:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

575Q671358 | Direito Constitucional, Dos Servidores Públicos, Assistente em Administração, UFPEL, UFPel CES, 2020

Texto associado.


Após três anos de efetivo exercício, a Constituição Federal, no artigo 41, assegura aos servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público o direito a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

576Q39051 | Direito Administrativo, Assistente em Administração, IF TO

O Artigo 11 da Lei nº 8.429/92 diz que constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da Administração Pública, exceto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

577Q669334 | Informática, Assistente em Administração, UFPEL, UFPel CES, 2020

Texto associado.


Avalie as operações abaixo preenchendo (S) para as “Executadas por aplicativo de Edição de Texto” ou (N) para as “Não executadas por aplicativo de Edição de Texto”.
( ) Justificações à direita, à esquerda, total ou centralizada. ( ) Mudança de segmentos de texto de um lugar para outro dentro do mesmo texto ou entre textos diferentes. ( ) Planejamento e cálculo financeiro. ( ) Detecção e eliminação de vírus eletrônicos. ( ) Criação e atualização de bases de dados.
A sequência correta, de preenchimento das lacunas, de cima para baixo, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

578Q562434 | Informática, Memória, Assistente em Administração, INES, Magnus Auditores e Consultores

Diferentes tipos de memória são usados nos diversos dispositivos computacionais atuais como tablets, smartphones, notebooks e computadores pessoais. Sobre estes tipos de memória é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

580Q432498 | Direito Constitucional, Administração Pública, Assistente em Administração, Instituto Federal do Paraná IF PR PR, IF PR

Os servidores titulares de cargos efetivos da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios, incluídas suas autarquias e fundações e abrangidos pelo regime de previdência, serão aposentados voluntariamente, desde que cumprido tempo mínimo de dez anos de efetivo exercício no serviço público e cinco anos no cargo efetivo em que se dará a aposentadoria, observadas as seguintes condições:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.