Início

Questões de Concursos Assistente em Administração

Resolva questões de Assistente em Administração comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


621Q698179 | Redação Oficial, Assistente em Administração, UFGD, UFGD, 2019

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, a redação oficial deve caracterizar-se pelos seguintes aspectos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

622Q677963 | Português, Interpretação de Textos, Assistente em Administração, UFABC, VUNESP, 2019

Texto associado.
Millennials são iguais aos pais, 
porém mais pobres, conclui Fed 
    A turma nascida entre 1981 e 1997 não tem tantas particularidades assim na análise dos gastos com automóveis, alimentação e moradia. Aos olhos da opinião pública americana, os jovens da geração Millennial são assassinos em série — responsabilizados pela morte lenta do queijo processado, do cartão de crédito, do táxi, do peru de Ação de Graças e até do divórcio. Poucos setores saíram ilesos da matança cultural promovida pela juventude americana. 
    Agora surgiram argumentos em sua defesa. Um novo estudo do banco central dos EUA (Federal Reserve) afirma que a turma nascida entre 1981 e 1997 — famosa por adorar aplicativos — não é tão diferente dos pais. Essa geração é apenas mais pobre nesta mesma etapa da vida, já que muitos de seus integrantes chegaram à idade adulta durante a crise financeira. 
    “Encontramos pouca evidência de que lares de millennials têm gostos e preferências de consumo inferiores aos de gerações passadas, quando se leva em conta idade, renda e uma maior variedade de características demográficas”, escreveram os autores Christopher Kurz, Geng Li e Daniel J. Vine. As conclusões deles se baseiam em uma análise de gastos, renda, endividamento, patrimônio líquido e fatores demográficos de várias gerações. 
    A impressão de que os millennials não têm tantas particularidades assim também se revela na análise granular dos gastos deles com automóveis, alimentação e moradia. “São principalmente as diferenças de idade média e então as diferenças de renda média que explicam grande parte da diferença de consumo entre os millennials e outros grupos”, segundo o estudo.
 (Jeremy Herron e Luke Kawa. Exame. 01.12.2018.
https://exame.abril.com. br. Adaptado) 
Os vocábulos que, combinados no contexto, chamam atenção para o fato de que o conteúdo central divulgado pelo texto contraria uma ideia amplamente difundida estão destacados em negrito no trecho: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

623Q160178 | Português, Coesão e coerência, Assistente em Administração, UFT, COPESE

Texto associado.

INSTRUÇÃO: Leia o texto abaixo e responda às questões de 01 a 08.

Esse é o hino De quatro em quatro anos, por ocasião das Copas do Mundo, milhões de pessoas pelo planeta afora têm a oportunidade de entrar em contato com uma das melhores realizações que o Brasil já foi capaz de pôr em pé o Hino Nacional Brasileiro, tocado e transmitido globalmente antes do começo de cada jogo. É sempre um momento de sucesso garantido junto ao público. O time, no campo, pode ir melhor ou pior, mas o hino não falha nunca. Seus primeiros acordes já deixam claro para a plateia presente aos estádios que ela vai ouvir, nos instantes que se seguem, música de primeira qualidade no gênero; dali para frente as coisas só melhoram. Ao se executar a última nota, todos os que prestaram atenção ao que estavam ouvindo ficam com a impressão de ter recebido um brinde inesperado antes do jogo: em vez da monotonia habitual dos hinos nacionais, em geral áridas arrumações de movimentos marciais que têm como característica mais notável o fato de parecerem todas iguais umas às outras, o que se ouve é uma das melodias mais vibrantes, calorosas e inspiradas que se podem escutar numa cerimônia oficial. Não há momento sequer de tédio no Hino Nacional; tudo ali é energia, emoção, vigor. Com quase 200 anos de vida, a peça composta por Francisco Manuel da Silva em 1822 mantém intactas até hoje todas as qualidades que fizeram dela uma das composições mais bem-sucedidas na história da música brasileira. Escrita originalmente em homenagem à Independência, e oficializada como Hino Nacional Brasileiro após a proclamação da República, a obra de Francisco Manuel tem um longo histórico de aplausos. Louis Gottschalk, o grande compositor americano do século XIX, que morreu no Brasil em 1869 e tinha entre seus admiradores Chopin, Liszt e Berlioz, considerava-a um dos melhores momentos da criação musical de sua época; em sua homenagem, escreveu a celebrada Fantasia Triunfal sobre o Hino Nacional Brasileiro. [...] Mas e a letra? Já se falou mal o suficiente da letra do Hino Nacional para que se ganhe alguma coisa insistindo no assunto. Sua linguagem, provavelmente, já era antiquada na época em que foi escrita, 101 anos atrás; é confusa, às vezes absurda, e muito pouca gente consegue decorá-la direito, mesmo porque muita pouca gente entende o que ela está dizendo. Mas isso não afeta a melodia nem embaraça o gênio de Francisco Manuel que, por sinal, já estava morto quase meio século antes de colocarem palavras em sua música. Além do mais, a letra do Hino Nacional nunca causou prejuízo a ninguém e, francamente, talvez nem seja pior que a média das letras presentes em hinos de outros países, em geral, obcecados por sangue, morte, canhões, tiranias e outros horrores. O mais prático, portanto, é deixar tudo como está, antes que venha a ideia de adotar uma nova letra através de concurso público. Com certeza, teríamos muita saudade, aí, do lábaro estrelado e dos raios fúlgidos.

(GU??O, J.R. Veja, edição 2170 ano 43 nº 25, 23 de junho de 2010.)

Sobre os elementos responsáveis pela coesão textual, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) No primeiro parágrafo, o trecho ... todos os que prestaram atenção ao que estavam ouvindo..., os pronomes demonstrativo e relativo destacados retomam a palavra plateia.
( ) No primeiro período do segundo parágrafo, o advérbio ali indica que o autor está ouvindo o Hino Nacional no momento em que escreve o texto em análise.
( ) No decorrer do texto, o Hino Nacional Brasileiro é retomado por recursos linguísticos do mesmo campo de sentido, como música, melodias, criação musical, peça e obra.
( ) No trecho Mas isso não afeta a melodia nem embaraça o gênio de Francisco Manuel..., terceiro parágrafo, o pronome demonstrativo destacado recupera as afirmações apresentadas no terceiro e quarto períodos desse mesmo parágrafo, sintetizando-as.

Assinale a sequência correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

624Q704703 | Administração Geral, Assistente em Administração, UFAL, COPEVE UFAL, 2019

Denominamos organização um grupo de pessoas que se constitui formalmente para atingir objetivos comuns 
(LACOMBE, 2009). 
Visto isso, é correto afirmar que são características das organizações:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

625Q671442 | Informática, Assistente em Administração, UFPEL, UFPel CES, 2020

Texto associado.


No LibreOffice Calc, a função que retorna a data e hora atual do computador é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

626Q711423 | Administração Geral, Assistente em Administração, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019

Texto associado.

Planejamento é o processo consciente e sistemático de tomar decisões sobre objetivos e atividades que uma pessoa, um grupo, uma unidade de trabalho ou uma organização buscarão no futuro. Planejamento não constitui uma resposta informal ou casual, mas sim um processo formal, com passos importantes que devem ser seguidos.


Assinale a alternativa que apresenta corretamente a sequência de um processo formal de planejamento e seus passos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

627Q702517 | Matemática, Assistente em Administração, UFPR, FUNPAR NC UFPR, 2019

Um grupo de cientistas vem estudando a população de aves em uma região de preservação ambiental. A equipe constatou que, em 2016, a quantidade de aves aumentou 10% em relação a 2015. Posteriormente, foi verificado em 2017 que a quantidade aumentou 5% em relação a 2016. Sabendo que em 2018 a quantidade de aves aumentou 5% em relação a 2015, entre 2017 e 2018 o número de aves: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

628Q708467 | Português, Interpretação de Textos, Assistente em Administração, IF GO, CS UFG, 2019

Texto associado.

Brasil tem mistura de tradições e culturas em sua culinária

            O Brasil tem uma grande mistura de tradições e culturas em suas diferentes regiões e isso se reflete na culinária de cada região. Cada região tem seus sabores típicos e os pratos são preparados a partir de ingredientes regionais. Os sabores do Brasil foram desenvolvidos a partir de nossa tradição indígena e por todas as correntes de imigração que influenciaram nossa cultura. Veja abaixo:

Região Norte: forte presença indígena mesclada com a imigração europeia. Com o ciclo da borracha, libaneses, japoneses, italianos e até nordestinos migraram para a região. Todos deixaram seus traços. Ingredientes: mandioca, cupuaçu, açaí, pirarucu, urucum, jambu, tucunaré, guaraná, castanha-dopará. Pratos típicos: pato no Tucupi, caruru, tacacá, maniçoba.

Região Nordeste: A presença africana é forte devido à escravidão no ciclo da cana. Ingredientes: dendê, mandioca, leite de coco, gengibre, milho, graviola, camarão, caranguejo, temperos picantes, carne de sol e pratos feitos com raízes. Pratos típicos: acarajé, vatapá, caranguejada, buchada, paçoca, tapioca, sarapatel, cuscuz, cocada.

Região Centro-Oeste: influenciada pela pecuária. A população prefere carnes bovina, caprina e suína. Os ciclos de imigração trouxeram culinária africana, portuguesa, italiana e síria. E a forte presença indígena liderou a preferência regional por raízes. Ingredientes: pequi, mandioca, carne-seca, ervamate, milho. Pratos típicos: arroz com pequi, picadinho com quiabo, sopa paraguaia, empadão goiano, caldo de piranha, vaca atolada.

Região Sudeste: influenciada pelas origens portuguesas, indígenas e africanas. Após a chegada de imigrantes japoneses, libaneses, sírios, italianos e espanhóis, a diversidade gastronômica, sobretudo em São Paulo, aumentou. No estado, a culinária internacional mais integrada com a culinária típica paulista é a italiana. Ingredientes: arroz, feijão, ovo, carnes, massas, palmito, mandioca, banana, batatas, polvilho. Pratos típicos: tutu de feijão, virado à paulista, moqueca capixaba, feijoada, picadinho paulista, pão de queijo. E toda a culinária italiana.

Região Sul: A mistura étnica ocorrida resultou em uma culinária com a presença da cozinha italiana, alemã, portuguesa e espanhola. O churrasco, principal prato do Rio Grande do Sul, resultou de um fato histórico. Ingredientes: carne bovina e ovina, farinha de milho, erva-mate. Pratos típicos: barreado, churrasco, galeto, sopa de capeletti, arroz de carreteiro, sopa catarinense.

Disponível em: <https://g1.globo.com/turismo-e-viagem/descubra-o-brasil/noticia/bra-sil-tem-mistura-de-tradicoes-e-culturas-em-sua-culinaria.ghtml>. Acesso em: 10 nov. 2018. (Adaptado). 


Ao tratar da tradição culinária brasileira por regiões, o texto utiliza-se predominantemente de estruturas 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

629Q692603 | Matemática, Equações do 1 grau e Sistemas de Equações, Assistente em Administração, IF PE, IF PE, 2019

Com relação aos candidatos que optarem por cursos agrícolas no processo seletivo do Vestibular do IFPE 2020, o sistema de cotas prevê que 60% do total de vagas sejam destinados aos candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas, enquanto que os outros 40% são para os demais candidatos. Desses 40% de vagas destinadas aos demais candidatos, 75% são destinados à ampla concorrência, enquanto os outros 25% são destinados a candidatos oriundos do campo. Sabe-se que Alberto mora em um sítio no município de Sairé (portanto, é oriundo do campo) e cursou o Ensino Médio em uma escola particular. Ele pretende prestar vestibular, em 2020, para um curso do IFPE de perfil agrícola que dispõe de 40 vagas. Qual é o número de vagas destinadas ao seu perfil?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

630Q683653 | Direito Administrativo, Controle da Administração, Assistente em Administração, UFPB, AOCP, 2019

Em termos de administração pública direta, o controle da administração decorre da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

631Q667811 | Informática, Assistente em Administração, UFPEL, UFPel CES, 2020

Texto associado.


Sobre a utilização da Lixeira, avalie as afirmações:
I) A lixeira foi uma das novidades introduzidas com o Windows 95 e que passou a fazer parte de todas as versões do Windows a partir de então. II) Todo arquivo que está na lixeira não está ocupando espaço no disco rígido. III) A lixeira possui tamanho máximo definido de acordo com o espaço total do drive. IV) Arquivos removidos da lixeira poderão ser recuperados. V) Na opção “Restaurar todos os itens”, a ação associada é que os arquivos da lixeira serão restaurados para a área de trabalho.
Estão corretas,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

632Q563108 | Informática, Windows, Assistente em Administração, Instituto Federal de Educação, IFSUL

No sistema operacional Windows 7, qualquer pasta ou recurso que o usuário esteja acessando com o Windows Explorer, ao lado do campo endereço, no topo, estará disponível o campo Pesquisa.

Para realizar uma pesquisa em um local apenas em arquivos que sejam da extensão .doc, digita-se no campo Pesquisa

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

633Q160200 | Português, Assistente em Administração, UFT, COPESE

Texto associado.

INSTRUÇÃO: Leia o texto abaixo e responda às questões de 01 a 08.

Esse é o hino De quatro em quatro anos, por ocasião das Copas do Mundo, milhões de pessoas pelo planeta afora têm a oportunidade de entrar em contato com uma das melhores realizações que o Brasil já foi capaz de pôr em pé o Hino Nacional Brasileiro, tocado e transmitido globalmente antes do começo de cada jogo. É sempre um momento de sucesso garantido junto ao público. O time, no campo, pode ir melhor ou pior, mas o hino não falha nunca. Seus primeiros acordes já deixam claro para a plateia presente aos estádios que ela vai ouvir, nos instantes que se seguem, música de primeira qualidade no gênero; dali para frente as coisas só melhoram. Ao se executar a última nota, todos os que prestaram atenção ao que estavam ouvindo ficam com a impressão de ter recebido um brinde inesperado antes do jogo: em vez da monotonia habitual dos hinos nacionais, em geral áridas arrumações de movimentos marciais que têm como característica mais notável o fato de parecerem todas iguais umas às outras, o que se ouve é uma das melodias mais vibrantes, calorosas e inspiradas que se podem escutar numa cerimônia oficial. Não há momento sequer de tédio no Hino Nacional; tudo ali é energia, emoção, vigor. Com quase 200 anos de vida, a peça composta por Francisco Manuel da Silva em 1822 mantém intactas até hoje todas as qualidades que fizeram dela uma das composições mais bem-sucedidas na história da música brasileira. Escrita originalmente em homenagem à Independência, e oficializada como Hino Nacional Brasileiro após a proclamação da República, a obra de Francisco Manuel tem um longo histórico de aplausos. Louis Gottschalk, o grande compositor americano do século XIX, que morreu no Brasil em 1869 e tinha entre seus admiradores Chopin, Liszt e Berlioz, considerava-a um dos melhores momentos da criação musical de sua época; em sua homenagem, escreveu a celebrada Fantasia Triunfal sobre o Hino Nacional Brasileiro. [...] Mas e a letra? Já se falou mal o suficiente da letra do Hino Nacional para que se ganhe alguma coisa insistindo no assunto. Sua linguagem, provavelmente, já era antiquada na época em que foi escrita, 101 anos atrás; é confusa, às vezes absurda, e muito pouca gente consegue decorá-la direito, mesmo porque muita pouca gente entende o que ela está dizendo. Mas isso não afeta a melodia nem embaraça o gênio de Francisco Manuel que, por sinal, já estava morto quase meio século antes de colocarem palavras em sua música. Além do mais, a letra do Hino Nacional nunca causou prejuízo a ninguém e, francamente, talvez nem seja pior que a média das letras presentes em hinos de outros países, em geral, obcecados por sangue, morte, canhões, tiranias e outros horrores. O mais prático, portanto, é deixar tudo como está, antes que venha a ideia de adotar uma nova letra através de concurso público. Com certeza, teríamos muita saudade, aí, do lábaro estrelado e dos raios fúlgidos.

(GU??O, J.R. Veja, edição 2170 ano 43 nº 25, 23 de junho de 2010.)

Neste artigo de opinião, o autor recorre à narração, a fim de assegurar a consistência argumentativa, como se pode comprovar no seguinte trecho:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

635Q377572 | Administração Pública, Evolução dos paradigmas de gestão a Nova Gestão Pública NGP, Assistente em Administração, Universidade Federal de Alfenas MG, 2018

A autora Ana Paula Paes de Paula, em sua obra intitulada “Por uma Nova Gestão Pública”, trata da chamada gestão pública societal. Para tanto, recorre a uma abordagem normativa equilibrando a idealização com a análise de novos formatos institucionais, tais como os fóruns temáticos, os conselhos gestores de políticas públicas e o orçamento participativo, criados e experimentados nos governos das frentes populares, formados pelos partidos de esquerda e pelo PT. Posto isso, à luz dessa concepção societal de administração pública, é possível afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

636Q39165 | Direito Administrativo, Assistente em Administração, IFN MG, FUNDEP

Especificamente sobre a modalidade de licitação denominada pregão, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

637Q670221 | Administração de Recursos Materiais, Assistente em Administração, UFMS, FAPEC, 2020

Texto associado.

Relaciona-se às finalidades da movimentação de materiais em uma organização, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

638Q685233 | Redação Oficial, Assistente em Administração, UFPI, COPESE, 2019

Na elaboração da comunicação oficial escrita deve-se atentar para alguns aspectos, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

639Q335867 | Matemática, Aritmética e Algebra, Assistente em Administração, CEFET RJ, CESGRANRIO

Uma empresa localizada em Maringá, Paraná, distribui seus produtos para o Rio de Janeiro, a 1.100 quilômetros de distância. A empresa deseja utilizar o transporte rodoviário, que tem o custo de R$ 0,15 a tonelada por quilômetro e cujo tempo de trânsito é de cinco dias. Cada remessa do produto corresponde a 20 toneladas, e o custo de armazenagem em trânsito é de R$ 0,35 o quilograma por dia. Qual é o custo total, em reais, envolvido nesse modal?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

640Q683045 | Português, Interpretação de Textos, Assistente em Administração, UFF, COSEAC, 2019

Texto associado.
TEXTO 2
            Em um artigo, publicado em 23 de março de
1999 na Folha de S. Paulo, Carlos Heitor Cony
transcreve um manual de “Sobrevivência na Selva”,
escrito pelo jornalista Leon Eliachar. Eis alguns
mandamentos:                                                                        5
        1) Não sair de casa;
        2) Não ficar em casa;
        3) Se sair, não sair sozinho, nem acompanhado;
        4) Se sair sozinho ou acompanhado, não sair a
pé nem de carro;                                                                    10    
        5) Se sair a pé, não andar devagar, nem
depressa, nem parar;
        6) Se sair de carro, não parar nas esquinas, nem
no meio da rua, nem nas calçadas, nem nos sinais.
Melhor deixar o carro na garagem e pegar                        15
uma condução;
        7) Se pegar uma condução, não pegar ônibus,
nem táxi, nem trem, nem carona;
        8) Se decidir ficar em casa, não ficar sozinho
nem acompanhado;                                                                20
        9) Se ficar sozinho ou acompanhado, não
deixar a porta aberta nem fechada;
        10) Como não adianta mudar de cidade ou de
país, o único jeito é ficar no ar. Mas não num avião. 
            Segundo o colunista da Folha de S. Paulo             25
Carlos Heitor Cony, Leon não seguiu os conselhos
que deu, pois foi assassinado no banheiro de seu
apartamento. O caso dele teria sido passional, já
que se apaixonara por uma mulher casada. De
qualquer forma, segundo o colunista, Leon poderia     30
ter acrescentado um mandamento aos dez que
inventou: “11) Não amar a mulher do próximo nem a
própria.”.
        CONY, Carlos Heitor. Sobrevivência na selva. Folha de São 
        Paulo, São Paulo, 23 mar. 1999.
No trecho “O caso dele teria sido passional, já que se apaixonara por uma mulher casada”, a forma verbal destacada, numa linguagem mais atual, conservando o mesmo sentido, seria substituída por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.