Início

Questões de Concursos Assistente em Administração

Resolva questões de Assistente em Administração comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


681Q702517 | Matemática, Assistente em Administração, UFPR, FUNPAR NC UFPR, 2019

Um grupo de cientistas vem estudando a população de aves em uma região de preservação ambiental. A equipe constatou que, em 2016, a quantidade de aves aumentou 10% em relação a 2015. Posteriormente, foi verificado em 2017 que a quantidade aumentou 5% em relação a 2016. Sabendo que em 2018 a quantidade de aves aumentou 5% em relação a 2015, entre 2017 e 2018 o número de aves: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

682Q670617 | Português, Interpretação de Textos, Assistente em Administração, UFMS, FAPEC, 2020

Texto associado.

Leia o texto a seguir.


    Arábia Saudita suspende peregrinação a Meca por vírus


Medida é para prevenir e eliminar propagação da doença


    A  Arábia Saudita suspendeu temporariamente a entrada de peregrinos que visitam a Meca - um dos locais sagrados para o islamismo - "para impedir a chegada do novo coronavírus (Covid-19) e sua difusão", anunciou o Ministério das Relações Exteriores do país nesta quinta-feira (27).

    As autoridades sauditas publicaram uma lista de medidas para "prevenir e eliminar" a expansão do novo coronavírus, que inclui a "suspensão temporária da entrada no reino para os propósitos da umra", uma peregrinação a Meca que pode ser realizada em qualquer época do ano, ao contrário do Haj, que só pode ser feito em datas específicas do calendário lunar islâmico. O governo saudita ainda informou que também proibiu a entrada no país de visitantes com vistos de turistas de nações onde a doença já se espalhou.

  "Esses procedimentos são temporários e estão sujeitos a avaliação contínua pelas autoridades competentes", acrescentou o governo. Até o momento, a Arábia Saudita não registrou nenhum caso de coronavírus no país, apesar de alguns de seus cidadãos que vivem em outras nações terem testado positivo para a doença.

(Disponível em: https://istoe.com.br/arabia-saudita-suspende-peregrinacao-a-meca-por-virus/. Acesso em: 1 mar. de 2020, com adaptações).
Com respeito às características do gênero notícia presentes no texto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

683Q436712 | Direito Constitucional, Normas e Leis, Assistente em Administração, IFB, CESPE CEBRASPE

Acerca da administração político-administrativa da União, dos estados e municípios e dos Poderes Executivo e Legislativo, julgue os itens que se seguem.

Matéria tratada em projeto de lei rejeitado pode ser incluída em novo projeto, na mesma sessão legislativa, se proposto pela maioria absoluta dos membros de qualquer das Casas do Congresso Nacional.

  1. ✂️
  2. ✂️

684Q813564 | Legislação Federal, Decreto n 1171 1994 Código de Ética do Servidor Público, Assistente em Administração, Instituto Federal do Paraná IF PR PR, IF PR

De acordo com o Código de Ética dos Servidores Públicos do Poder Executivo Federal, considere os seguintes deveres:

1) Ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu caráter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opções, a melhor e a mais vantajosa para o bem comum.

2) Tratar cuidadosamente os usuários dos serviços, aperfeiçoando o processo de comunicação e contato com o público.

3) Filiar-se à entidade sindical ou associativa que promova a defesa dos direitos dos servidores públicos.

4) Ser assíduo e frequente ao serviço, na certeza de que sua ausência provoca danos ao trabalho ordenado, refletindo negativamente em todo o sistema.

5) Frequentar cursos de capacitação profissional pelo menos uma vez ao ano, com o fim de melhorar a qualidade de prestação dos serviços públicos.

Constituem deveres fundamentais:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

685Q689456 | Matemática, Equações do 1 grau e Sistemas de Equações, Assistente em Administração, IF PE, IF PE, 2019

O Sr. Brasil construiu, em sua casa de praia, uma piscina com as seguintes dimensões: 1,6 dam (decâmetro) de comprimento e 0,05 hm (hectômetro) de largura, e observou que o nível da água estava 5 dm (decímetros) abaixo da borda. Dessa forma, ele pretende contratar o serviço de caminhão-pipa para encher completamente a sua piscina. Sabendo que, em uma determinada empresa, um caminhão-pipa de 8000 litros de água custa R$ 120,00, quanto o Sr. Brasil irá gastar para encher completamente a sua piscina?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

686Q710201 | Português, Interpretação de Textos, Assistente em Administração, IF GO, CS UFG, 2019

Texto associado.

Brasil tem mistura de tradições e culturas em sua culinária

            O Brasil tem uma grande mistura de tradições e culturas em suas diferentes regiões e isso se reflete na culinária de cada região. Cada região tem seus sabores típicos e os pratos são preparados a partir de ingredientes regionais. Os sabores do Brasil foram desenvolvidos a partir de nossa tradição indígena e por todas as correntes de imigração que influenciaram nossa cultura. Veja abaixo:

Região Norte: forte presença indígena mesclada com a imigração europeia. Com o ciclo da borracha, libaneses, japoneses, italianos e até nordestinos migraram para a região. Todos deixaram seus traços. Ingredientes: mandioca, cupuaçu, açaí, pirarucu, urucum, jambu, tucunaré, guaraná, castanha-dopará. Pratos típicos: pato no Tucupi, caruru, tacacá, maniçoba.

Região Nordeste: A presença africana é forte devido à escravidão no ciclo da cana. Ingredientes: dendê, mandioca, leite de coco, gengibre, milho, graviola, camarão, caranguejo, temperos picantes, carne de sol e pratos feitos com raízes. Pratos típicos: acarajé, vatapá, caranguejada, buchada, paçoca, tapioca, sarapatel, cuscuz, cocada.

Região Centro-Oeste: influenciada pela pecuária. A população prefere carnes bovina, caprina e suína. Os ciclos de imigração trouxeram culinária africana, portuguesa, italiana e síria. E a forte presença indígena liderou a preferência regional por raízes. Ingredientes: pequi, mandioca, carne-seca, ervamate, milho. Pratos típicos: arroz com pequi, picadinho com quiabo, sopa paraguaia, empadão goiano, caldo de piranha, vaca atolada.

Região Sudeste: influenciada pelas origens portuguesas, indígenas e africanas. Após a chegada de imigrantes japoneses, libaneses, sírios, italianos e espanhóis, a diversidade gastronômica, sobretudo em São Paulo, aumentou. No estado, a culinária internacional mais integrada com a culinária típica paulista é a italiana. Ingredientes: arroz, feijão, ovo, carnes, massas, palmito, mandioca, banana, batatas, polvilho. Pratos típicos: tutu de feijão, virado à paulista, moqueca capixaba, feijoada, picadinho paulista, pão de queijo. E toda a culinária italiana.

Região Sul: A mistura étnica ocorrida resultou em uma culinária com a presença da cozinha italiana, alemã, portuguesa e espanhola. O churrasco, principal prato do Rio Grande do Sul, resultou de um fato histórico. Ingredientes: carne bovina e ovina, farinha de milho, erva-mate. Pratos típicos: barreado, churrasco, galeto, sopa de capeletti, arroz de carreteiro, sopa catarinense.

Disponível em: . Acesso em: 10 nov. 2018. (Adaptado). 


O grupo de palavras que caracteriza a tese defendida pelo texto é: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

687Q814912 | Legislação Federal, Decreto n 1171 1994 Código de Ética do Servidor Público, Assistente em Administração, FUB, CESPE CEBRASPE

Com base no Código de Ética dos Servidores Públicos, julgue os itens seguintes.

A conscientização de cada servidor público quanto à preservação da honra e da tradição dos serviços públicos decorre do desempenho de sua função com dignidade, decoro, zelo e eficácia.

  1. ✂️
  2. ✂️

688Q550419 | Informática, Internet, Assistente em Administração, UFMG, FUNDEP UFMG

Com relação ao serviço WWW indique a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

689Q556070 | Informática, Hardware, Assistente em Administração, INES, Magnus Auditores e Consultores

O computadores possuem dispositivos periféricos que auxiliam na entrada e saída de dados. Marque a alternativa que possui apenas dispositivos de saída de dados.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

690Q555160 | Informática, Mozilla Firefox, Assistente em Administração, Universidade Federal de Viçosa MG, UFV

Em relação ao uso seguro do navegador de Internet Firefox, assinale a afirmativa que NÃO apresenta uma medida relacionada à segurança:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

691Q689108 | Português, Interpretação de Textos, Assistente em Administração, UFPB, AOCP, 2019

Texto associado.
O vento gemera durante o dia todo e a chuva fustigara as janelas com tal fúria que mesmo ali, no coração da grande Londres feita de homens, éramos obrigados a afastar a mente da rotina da vida por um instante e reconhecer a presença daquelas grandes forças elementares que gritam para a humanidade através das grades de sua civilização, como animais indomáveis numa jaula. À medida que a noite se fechava, a tempestade ficava mais intensa e mais ruidosa; na chaminé, o vento chorava e soluçava como uma criança. Adaptado de: Doyle, A. C. Um caso de Sherlock Holmes: as cinco sementes de laranja. Tradução de Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Zahar, 2011. p. 142.

No trecho “[...] o vento chorava e soluçava como uma criança.”, observa-se a presença de duas figuras de linguagem. São elas, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

692Q698172 | Administração de Recursos Materiais, Assistente em Administração, UFGD, UFGD, 2019

Quanto à Análise ABC de estoque, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

693Q677982 | Administração Geral, Assistente em Administração, UFABC, VUNESP, 2019

A ação de não olhar a organização como áreas e departamentos estanques, em que cada um toma conta de suas funções sem se preocupar com o que recebe, de quem recebe, quem é seu cliente interno e o que envia para ele, como se fosse uma cadeia vertical de comando e controle, e sim, olhá-la pela ótica da interligação entre todas as partes em busca de um único objetivo é representada pela gestão
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

694Q855662 | Português, Sintaxe, Assistente em Administração, FAPEC, 2020

Com relação à concordância (verbal e/ou nominal), assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

695Q374951 | Português, Redação Oficial, Assistente em Administração, Universidade Federal de Alfenas MG, 2018

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, “a omissão de certos termos ao fazermos uma comparação, omissão própria da língua falada, deve ser evitada na língua escrita, pois compromete a clareza do texto: nem sempre é possível identificar, pelo contexto, qual o termo omitido. A ausência indevida de um termo pode impossibilitar o entendimento do sentido que se quer dar a uma frase” (BRASIL, 2002). Em qual sentença a omissão comprometeu a clareza do texto?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

696Q560576 | Informática, Word, Assistente em Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE

O assistente administrativo do curso de Direito de uma instituição de ensino superior recebeu de volta da coordenadora o arquivo da ata da reunião do colegiado do curso, para que fossem feitas as correções por ela indicadas. Como é prática da coordenadora, ela utilizou a ferramenta de controle de alterações do Microsoft Word 2010, para que os erros encontrados não sejam repetidos no futuro.

O assistente optou por revisar cada alteração controlada e seus respectivos comentários em sequência, porque, às vezes, a coordenadora realiza alterações equivocadamente. Para tanto, ele deve,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

697Q678189 | Administração de Recursos Materiais, Assistente em Administração, UFABC, VUNESP, 2019

Avaliar a necessidade de aquisição de suprimentos e equipamentos, evitando a compra de bens desnecessários ou inadequados, é função da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

698Q711041 | Administração de Recursos Materiais, Assistente em Administração, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019

Texto associado.

O ponto crucial do controle patrimonial reside na correta diferenciação entre material permanente e material de consumo. É correto classificar como materiais de consumo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

699Q689540 | Administração Geral, Assistente em Administração, UFGD, UFGD, 2019

Conforme França (2014): “[...] O processo de comunicação é um luxo: a mensagem é transmitida de um emissor a um receptor; a mensagem é codificada e passada através de um meio ao receptor, que traduz a mensagem do emissor. Quando ocorrem desvios e bloqueios nesse luxo, há problemas na comunicação [...]”. FRANÇA, Ana Cristina Limongi. Práticas de recursos humanos-PRH: Conceitos, Ferramentas e Procedimentos. 1º ed.–14. Reimp. – São Paulo: Atlas, 2014.
Sobre os problemas na comunicação, afirma-se que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

700Q712111 | Gestão de Pessoas, Assistente em Administração, UFG, CS UFG, 2019

Texto associado.

A habilidade do administrador que se refere às aptidões para trabalhar com pessoas, e para obter resultados por meio dessas pessoas, é chamada de habilidade 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.