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Questões de Concursos Assistente em Administração

Resolva questões de Assistente em Administração comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q705450 | Matemática, Assistente em Administração, UFPR, FUNPAR NC UFPR, 2019

Dizemos que uma sequência de números é crescente quando cada termo é maior que seu antecessor. Considere a sequência crescente formada por todos os números inteiros maiores que 300 que NÃO apresentam algarismos repetidos. Assim sendo, o primeiro termo da sequência é 301, o segundo é 302, o terceiro é 304 e assim sucessivamente. Podemos concluir que o trigésimo termo dessa sequência é:
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82Q554662 | Informática, Excel, Assistente em Administração, IF SC, IESES

Referente à planilha eletrônica Excel assinale “V” para as afirmativas verdadeiras e “F” para as afirmativas falsas: ( ) A célula C25 é a célula formada pelo encontro da linha 25 com a coluna C. ( ) As fórmulas no Excel sempre começam com o sinal de mais (+). ( ) Célula ativa é a célula exibida com uma borda em negrito, que indica que a célula está selecionada. ( ) Célula é uma unidade de uma planilha na qual podemos inserir e armazenar dados.
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83Q35240 | Português, Assistente em Administração, IFCE

A correspondência entre a frase e a figura de linguagem empregada está falsa em
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84Q49693 | Português, Assistente em Administração, UFRB, FUNRIO

A parassíntese é um processo de formação de palavras que, quase sempre, é exemplificado com verbos. Assinale a única alternativa em que há um verbo formado por parassíntese.
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85Q38999 | Raciocínio Lógico, Assistente em Administração, IFSE, FDC

Durante seis dias consecutivos, o número de visitantes do Mercado Municipal Antônio Franco aumentou em progressão aritmética. Sabendo-se que no primeiro dia o mercado recebeu 800 visitantes e que no sexto dia recebeu 1200, a quantidade de visitantes no 4° dia foi igual a:
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86Q49663 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Assistente em Administração, UFRB, FUNRIO

O ato administrativo editado com liberdade de opção dentro da finalidade da lei, onde a Administração Pública o pratica pela maneira e nas condições que repute mais convenientes ao interesse público, denomina-se
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87Q709971 | Matemática, Assistente em Administração, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019

Texto associado.

Um cunicultor possuía 1.600 coelhos e adquiriu alimentação para durar 64 dias. Após 14 dias, o criador vendeu 600 desses animais.


O número de dias que a alimentação já comprada durará, após a venda desses coelhos, é de

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88Q700733 | Português, Conjunções, Assistente em Administração, UFPR, FUNPAR NC UFPR, 2019

Texto associado.
O texto a seguir é referência para a questão.
 Existem milhares de maneiras utilizadas pelos bandidos para conseguir as suas informações sobre números de cartão de crédito. Às vezes é você mesmo quem “entrega o ouro para o bandido”. Alguém liga para a sua casa se identificando como um funcionário da operadora do seu cartão de crédito e informa que foi feita uma compra de um objeto bastante incomum no seu nome com um valor bastante alto. Ao responder que não, você dará brecha para que o bandido diga que o seu cartão talvez tenha sido clonado e que é preciso fazer uma verificação. Ele pedirá que você informe o seu endereço, número do cartão e o número do PIN. Com esses dados o ladrão poderá fazer compras no seu nome a qualquer hora do dia. Ao final da ligação o suposto atendente pede que você telefone para a central de segurança da operadora do cartão informando o ocorrido. Contudo, logo depois de desligar o telefone, já existirá uma compra no seu cartão e dessa vez ela é verdadeira e aconteceu por você ter cedido os números de segurança do seu cartão de crédito. Por isso, nunca diga a ninguém informações referentes à sua conta bancária ou cartões de débito ou crédito. Pode ser extremamente perigoso e, sem saber, você pode colaborar com o crime. Outro golpe bastante difundido é o tão famoso “chupa-cabras”. Como não podemos saber se aquela máquina de pagamentos está ou não adulterada, procure nunca permitir que o atendente leve o cartão para longe da sua vista, como para trás de um balcão. Pode parecer um tanto exagerado, mas toda precaução é pouco quando o que está em jogo é manter o seu nome limpo na praça. Por isso, sempre que for realizar pagamentos com o seu dinheiro de plástico, fique atento para qualquer movimentação estranha. Caso o seu cartão __________ preso na máquina da loja ou no caixa eletrônico, procure anular ou cancelar a compra e __________ imediatamente o seu banco. Caso você __________ o telefone da cabine do caixa, verifique se o telefone funciona. Em caso negativo, o golpe é iminente. Neste caso, não aceite ajuda de nenhum estranho. Além dessas medidas de segurança, é importante que você se certifique de que ninguém está observando enquanto __________ digitando a sua senha. É um direito seu exigir que as outras pessoas aguardem a vez respeitando as faixas marcadas no chão do banco. Dessa maneira você evita dores de cabeça envolvendo a segurança dos cartões e da conta bancária. (Adaptado de: https://www.tecmundo.com.br/email/2726-clonagem-de-cartao-entenda-como-acontece-e-os-riscos.htm, acesso em 26, fev. 2019)
A frase “Contudo, logo depois de desligar o telefone, já existirá uma compra no seu cartão…” (3º parágrafo), estabelece com a informação anterior uma relação de:
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89Q35266 | Raciocínio Lógico, Assistente em Administração, IFCE

Um caixa eletrônico dispõe apenas de notas de 2 reais e 5 reais. Sobre saques nesse caixa, é correto afirmar-se que
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90Q681981 | Administração Geral, Assistente em Administração, IF PE, IF PE, 2019

Determinado servidor público ocupante de cargo de gestão apresenta postura rígida e centralizadora perante sua equipe. Todas as decisões importantes para o trabalho são tomadas por ele, sem participação dos demais envolvidos na tarefa. Seus subordinados são regidos por regras bem definidas, tendo eles pouco espaço para se posicionarem, questionarem ou contribuírem com ideias ou sugestões de melhorias. Com base na descrição anterior, esse gestor público assume o estilo de liderança
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91Q38992 | Português, Assistente em Administração, IFSE, FDC

Texto associado.
TEXTO - Mentira e verdade

Alguns estudiosos afirmam que a mercadoria mais importante do mundo moderno é a informação. Pensando bem, foi sempre mais ou menos assim. Quem detinha a informação era poderoso - daí que a mídia foi elevada a quarto poder, tese contra a qual sempre me manifestei, achando que a mídia é uma força, mas não o poder.

Com a chegada da internet, suas imensas e inesperadas oportunidades, o monopólio da informação pulverizou-se. Os jornais, creio eu, foram os primeiros a sentir o golpe, os livros logo em seguida, havendo até a previsão de que ele acabará na medida em que se limitar ao seu atual desenho gráfico, que vem de Gutenberg.

Acontece que, mais cedo ou mais tarde, a mídia impressa ficará dependente não dos seus quadros profissionais, de sua estrutura de captação das informações. Qualquer pessoa, a qualquer hora do dia ou da noite, acessando blogs e sites individualizados, ficará por dentro do que acontece ou acontecerá.

Na atual crise que o país atravessa, a imprensa em muitas ocasiões foi caudatária do que os blogs informavam duas, três vezes ao dia. Em termos de amplidão, eles sempre ganharão de goleada da imprensa escrita e falada.
O gigantismo da internet tem, porém, pés de barro. Se ganha no alcance, perde no poder de concentração e análise. Qualquer pessoa, medianamente informada ou sem informação alguma, pode manter uma fonte de notícias ou comentários com responsabilidade zero, credibilidade zero, coerência zero.
O mercado da informação, que formaria o poder no mundo moderno, em breve estará tão poluído, que dificilmente saberemos o que ainda não sabemos: o que é mentira e o que é verdade.
“Com a chegada da internet, suas imensas e inesperadas oportunidades, o monopólio da informação pulverizou-se. Os jornais, creio eu, foram os primeiros a sentir o golpe, os livros logo em seguida, ...”. O segundo período desse segmento, em relação ao período anterior, tem a seguinte finalidade:
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92Q60839 | Matemática, Assistente em Administração, UFGD, 2019

Cinco pares de meias de cores distintas estão espalhados em uma gaveta. Sônia entrou no quarto com as luzes apagadas e, aleatoriamente, irou da gaveta duas meias. Nesse contexto, qual a probabilidade de essas meias retiradas formarem um par?
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93Q35260 | Raciocínio Lógico, Assistente em Administração, IFCE

Quintino possui um bode que sempre espirra antes de uma chuva. O bode de Quintino espirrou hoje. Isso significa que
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94Q39154 | Português, Assistente em Administração, IFN MG, FUNDEP

Texto associado.
INSTRUÇÃO: Leia o texto a seguir para responder à questão.

A rara síndrome que faz homem pensar que está morto

— Bom dia, Martin. Como você está?
— Da mesma forma, eu suponho. Morto.
— O que te faz pensar que está morto?
— E você, doutor? O que te faz pensar que está vivo?
O médico é Paul Broks, neuropsicólogo clínico, que estuda a relação entre a mente, o corpo e o comportamento. O caso de Martin é muito raro, segundo Broks.
— Tenho certeza absoluta que estou vivo, pois estou sentado aqui, conversando com você. Estou respirando, posso ver coisas. Creio que você também faz o mesmo e, por isso, também tenho certeza que você está vivo.
— Não sinto nada. Nada disso é real.
— Você não se sente como antes, ou se sente um pouco deprimido, talvez?
— Nada disso. Não sinto absolutamente nada. Meu cérebro apodreceu, nada mais resta em mim. É hora de me enterrar.
O paciente realmente pensava estar morto ou era uma metáfora? “Ele, literalmente, achava que estava morto”, conta Broks.
— Mas você está pensando nisso. Se está pensando, deve estar vivo. Se não é você, quem estaria pensando?
— Não são pensamentos reais. São somente palavras.
Martin sofria da síndrome de Cotard – também conhecida como delírio de negação ou delírio niilista – uma doença mental que faz a pessoa crer que está morta, que não existe, que está se decompondo ou que perdeu sangue e órgãos internos. A doença mexe com nossa intuição mais básica: a consciência de que existimos.
Todos temos um forte sentido de identidade, uma pequena pessoa que parece viver em algum lugar atrás de nossos olhos e nos faz sentir esse “eu” que cada um de nós somos. O que acontece com Martin, agora que ele não tem esse “homenzinho” na cabeça? Agora que ele pensa que não existe? Há um filósofo que tem a resposta, segundo Broks.
“Descartes dizia que era possível que nosso corpo e nosso cérebro fossem ilusões, mas que não era possível duvidar de que temos uma mente e de que existimos, pois se estamos pensando, existimos”, diz o neuropsicólogo. O paradoxo aqui é que os pacientes de Cotard não conseguem entender o “eu”.
Adam Zeman, da Universidade de Exeter, no Reino Unido, acredita que o “eu” está representado em diversos lugares do cérebro. “Creio que está representado inúmeras vezes. Está em todas as partes e em nenhuma”, explica Zeman à BBC. Zeman esclarece que, entre essas representações, está a do corpo (o “eu” físico), o “eu” como sujeito de experiências, e nosso “eu” como entidade que se move no tempo e no espaço. “Estamos conscientes de nosso passado e podemos projetar nosso futuro. Então, temos o ‘eu’ corporal, o ‘eu’ subjetivo e o ‘eu’ temporal”, diz Zeman. “Isso é a consciência estendida, o ‘eu’ autobiográfico, o que nos leva ao caso de Graham, um outro paciente com síndrome de Cotard”, diz Broks.
“Ele tentou se suicidar ao jogar um aquecedor elétrico ligado, na água da banheira, mas não sofreu nenhum dano físico sério”, lembra Zeman, que tratou do caso. “Mas estava convencido de que seu cérebro já não estava mais vivo. Quando o questionava, dava uma versão muito persuasiva de sua experiência”, acrescenta.
“Dizia que já não tinha mais necessidade de comer e beber. A maioria de nós alguma vez já se sentiu horrível e se expressou dizendo ‘estar morto’. Mas com Graham era como se ele tivesse sido invadido por essa metáfora”. A maneira como Graham descrevia sua experiência era tão intrigante que neurologistas decidiram observar como seu cérebro se comportava. Zeman estudou o caso com seu colega Steve Laureys, da Universidade de Liége, na Bélgica.
“Para nossa surpresa, o teste de ressonância mostrou que Graham estava dando uma descrição apropriada do estado de seu cérebro, pois a atividade era marcadamente baixa em várias áreas associadas com a experiência do ‘eu’”, conta Zeman. “Analisei exames durante 16 anos e nunca tinha visto um resultado tão anormal de alguém que se mantinha de pé e que se relacionava com outras pessoas. A atividade cerebral de Graham se assemelha a de alguém anestesiado ou dormindo. Ver esse padrão em alguém acordado, até onde sei, é algo muito raro”, completa Laureys. “Ele mesmo dizia que se sentia um morto-vivo. E que passava tempo em um cemitério, pois sentia que tinha mais em comum com os que estavam enterrados”, lembra Zeman.
“Se colocamos alguém em uma máquina de ressonância magnética e pedimos que relaxe, esses são os conjuntos de regiões cerebrais que permanecem mais ativos. São essas regiões que estão ligadas a nossa habilidade de recordar o passado e projetarmos o futuro, a pensar em si e nos outros, bem como às decisões morais”, completa. “Todas essas funções estão associadas ao ‘eu’.” 
No caso de Graham, essa rede não funcionava apropriadamente.
De certa maneira, ele estava morto.

JENKINS, Jolyon. A rara síndrome que faz homem pensar que está morto. Jul. 2016. BBC. Disponível em: . Acesso em: 18 dez. 2016 (Adaptação)
Releia o trecho a seguir.
“‘Ele tentou se suicidar ao jogar um aquecedor elétrico ligado, na água da banheira, mas não sofreu nenhum dano físico sério’, lembra Zeman, que tratou do caso.”
Em relação ao tempo verbal da palavra destacada no trecho, ele indica um fato:
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95Q701540 | Português, Sinonímia e Antonímia, Assistente em Administração, UFPR, FUNPAR NC UFPR, 2019

Considere o seguinte trecho: Ela trabalhou ao lado do ator Raul Cortez – com quem foi casada –, fez sucesso na televisão, aproximou-se do espiritismo e, afastando-se paulatinamente de seu ofício, iniciou atividades que, com o tempo, culminaram na criação de uma escola de teatro. Célia Helena começou a privilegiar o trabalho de formação em detrimento da sua carreira de sucesso. 
A palavra “detrimento”, sublinhada no texto, pode ser substituída por:
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96Q35226 | Direito Administrativo, Assistente em Administração, IFCE

Sobre os atos administrativos, é correto afirmar-se que
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97Q681485 | Português, Pontuação, Assistente em Administração, UFPB, AOCP, 2019

Texto associado.
O vento gemera durante o dia todo e a chuva fustigara as janelas com tal fúria que mesmo ali, no coração da grande Londres feita de homens, éramos obrigados a afastar a mente da rotina da vida por um instante e reconhecer a presença daquelas grandes forças elementares que gritam para a humanidade através das grades de sua civilização, como animais indomáveis numa jaula. À medida que a noite se fechava, a tempestade ficava mais intensa e mais ruidosa; na chaminé, o vento chorava e soluçava como uma criança. Adaptado de: Doyle, A. C. Um caso de Sherlock Holmes: as cinco sementes de laranja. Tradução de Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Zahar, 2011. p. 142.

Considerando o texto, analise as seguintes afirmações e assinale a alternativa correta.
I. Em “À medida que a noite se fechava, a tempestade ficava mais intensa e mais ruidosa [...]”, o uso da vírgula é facultativo. PORQUE
II. pode-se substituir a vírgula pelo ponto e vírgula no trecho “À medida que a noite se fechava, a tempestade ficava mais intensa e mais ruidosa [...]”, a fim de marcar uma pausa longa entre as orações intercaladas.
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98Q688405 | Administração Geral, Assistente em Administração, UFPI, COPESE, 2019

As teorias da administração contribuíram, sobremaneira, para a construção do modelo de Administração Pública brasileira, principalmente, a:
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99Q60848 | Redação Oficial, Assistente em Administração, UFGD, 2019

A redação oficial é elaborada sempre em nome do serviço público e sempre em atendimento ao interesse geral dos cidadãos. Além disso, as comunicações administrativas devem ser sempre formais. Considerando, portanto, a impessoalidade, a formalidade e a padronização, atributos indispensáveis na comunicação administrativa, marque a alternativa correta.
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100Q340387 | Raciocínio Lógico, Assistente em Administração, CEFET RJ, CESGRANRIO

Considere quatro caixas, identificadas pelas letras P, Q, R e S. Todas as caixas contêm canetas e sabe-se que: • na caixa P há 4 canetas a menos do que na caixa Q; • na caixa R há 8 canetas a mais do que na caixa S; • se 6 canetas fossem retiradas da caixa Q e colocadas na caixa R, essas duas caixas passariam a conter a mesma quantidade de canetas. Quantas canetas deveriam ser colocadas na caixa S para que esta passasse a ter a mesma quantidade de canetas que há na caixa P?
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