Questões de Concursos Atendente

Resolva questões de Atendente comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

141Q163166 | Informática, Atendente, CREF 4a Região, CETRO

Para que se possa acessar um website que apresenta como conteúdo arquivos com extensões .PDF e .MOV, o navegador deve possuir os plug-ins

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

142Q162706 | Informática, Atendente, CREF 4a Região, CETRO

Sobre a ferramenta Windows Explorer do sistema operacional Microsoft Windows 7, analise as assertivas abaixo.

I. No Windows Explorer, é possível modificar as configurações de compartilhamento do acesso ao conteúdo do computador.
II. No Windows Explorer, é possível visualizar os computadores que estão compartilhando a rede com o computador do usuário, apesar de que, algumas vezes, não se consegue acessar os dados deles.
III. O Windows Explorer permite que seja feita a gravação direta em disco óptico (CD ou DVD) de pastas e arquivos selecionados, somente clicando em uma opção da tela.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

143Q794360 | Ética na Administração Pública, Atendente, MPE RR, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subseqüentes, a respeito de cidadania e ética no serviço público.

À medida que aumenta a consciência acerca da importância da conduta ética, aumenta, automaticamente, a sua prática.

  1. ✂️
  2. ✂️

144Q162154 | Informática, Atendente, CREF 4a Região, CETRO

Sobre a configuração para impressão de Etiquetas e Envelopes no Microsoft Office Word 2010, analise as assertivas abaixo.

I. Para configurar o tamanho da etiqueta que será impressa, o Microsoft Office Word 2010 só apresenta uma opção, que é o usuário informar quais as dimensões da etiqueta (ele não possui etiquetas pré-configuradas).
II. Nas opções de impressão de envelopes, é possível configurar o Método de Alimentação desses envelopes como sendo pela frente (parte onde se coloca o selo) ou pelo verso (parte onde se fecha o envelope).
III. Nas opções de impressão de etiquetas, é possível escolher a impressão de somente uma etiqueta em uma página com várias etiquetas, informando a linha e a coluna da etiqueta que se deseja imprimir.
É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

145Q724106 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Educação, Atendente, CISNOP PR, FAFIPA

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

146Q160983 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Atendente, SABESP, FCC

Recentemente, um grupo formado por várias personalidades brasileiras criou um movimento denominado Procure saber que provocou polêmicas fartamente divulgadas pela imprensa. Sobre esse movimento considere: I. Um dos motivos da polêmica é a proibição de se publicar biografias de políticos vivos ou mortos.
II. O grupo fundador defende a necessidade de autorização prévia para a publicação de biografias.
III. Entre os principais defensores do movimento estão Caetano Veloso e Chico Buarque.
Está correto o que consta APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

147Q162352 | Informática, Atendente, SABESP, FCC

Ao terminar uma planilha no Microsoft Excel 2010, em português, é aconselhável salvá-la para utilização posterior.
Para salvar uma planilha que não foi salva anteriormente, clica-se no menu Arquivo e na opção Salvar. Na janela que se abre é possível selecionar o local onde a planilha será salva, digitar o nome do arquivo e selecionar o tipo.
Analise os tipos de arquivos apresentados a seguir: I. Pasta de Trabalho do Excel 97-2003
II. PDF.
III. Planilha OpenDocument.
IV. Apresentação de Slides (.ppt).
V. Banco de Dados (.mdb).
Dos tipos de arquivos apresentados, os que estão disponíveis para seleção no momento da gravação de uma planilha do Excel são, APENAS, os apresentados nos itens

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

148Q163219 | Português, Atendente, CREF 4a Região, CETRO

Texto associado.

Leia atentamente o texto abaixo para responder às

questões de 1 a 4.

Exercício físico reduz insônia crônica

O exercício aeróbico moderado pode reduzir a ansiedade

de pessoas que sofrem de insônia crônica primária e aumentar

em aproximadamente uma hora o tempo do sono. Pessoas que

sofrem com a dificuldade de dormir (um distúrbio que se

caracteriza pelo despertar precoce ou sono não restaurador)

podem se beneficiar com a prática esportiva de intensidade

moderada horas antes de dormir. A conclusão é resultado de

pesquisa apresentada pela doutoranda em psicobiologia na

Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Gisele Passos,

em sua dissertação de mestrado, defendida na mesma

instituição. O estudo avaliou os efeitos de três modalidades de

atividade física (caminhada moderada em esteira, caminhada

intensa em esteira e musculação), realizadas de forma aguda e

em diferentes intensidades. Participaram da pesquisa 36

voluntários, de ambos os sexos, com histórico de insônia

crônica primária durante nove anos, em média.

Os resultados do estudo demonstram que, além de

aumentar em 37% o tempo de sono desses indivíduos, houve

também uma redução de 54% da latência do sono e, em 7%

dos casos, diminuiu o estado de ansiedade. Outra investigação

realizada por pesquisadores da Unifesp, em 2003, já havia

apontado que metade da população da cidade de São Paulo

apresenta queixas de insônia crônica e que 20% das pessoas

afirmam ingerir medicamentos para dormir, sendo os

benzodiazepínicos os mais consumidos. Estima-se que a

insônia crônica afete de 10% a 15% da população e, deste

universo, entre 2% e 22% tenham a chamada insônia crônica

primária. As mulheres são as mais afetadas. Fatores como

envelhecimento, ocorrência de doenças clínicas, de transtornos

mentais e os trabalhos por turno também agravam o problema.

A insônia crônica traz prejuízos para o comportamento diurno,

causando fadiga, mau-humor, irritabilidade, falta de atenção, de

concentração, prejuízos à memória.

Fonte:http://www2.uol.com.br/vivermente/noticias/exercicio_fisico_reduz

_insonia_cronica.html. Adaptado.

De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e em relação às regras de acentuação, assinale a alternativa em que todas as palavras estejam acentuadas corretamente.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

150Q161409 | Informática, Atendente, CREF 4a Região, CETRO

Sobre as opções de data e hora do sistema operacional Microsoft Windows 7, analise as assertivas abaixo.

I. A alteração do Horário de Verão acontece automaticamente, bastando deixar configurado qual o fuso horário a ser utilizado (no nosso caso, fuso horário de Brasília).
II. Não é possível trabalhar com mais de um fuso horário no Microsoft Windows 7.
III. O Microsoft Windows 7 permite que seja bloqueado o acesso por meio de um clique no canto inferior direito da Barra de Tarefas, para configurar Data e Hora.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

151Q162721 | Informática, Atendente, CREF 4a Região, CETRO

Em uma planilha do Microsoft Office Excel 2010, determinada célula recebeu o formato "Data Abreviada". Em seguida, um usuário digitou o valor 10 nessa mesma célula. Assinale a alternativa que apresenta o que aparecerá nessa célula.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

153Q793795 | Ética na Administração Pública, Ética na Administração Pública, Atendente, MPE RR, CESPE CEBRASPE

Os fundamentos da ética estão na consciência do ser humano, de maneira a se construir a dignidade de cada pessoa. Com relação à ética no serviço público, julgue os itens a seguir.

O servidor deve omitir a verdade a outra pessoa quando estiver em jogo interesse da administração pública.

  1. ✂️
  2. ✂️

154Q414448 | Direito Ambiental, Atendente, MPE RR, CESPE CEBRASPE

Acerca da legislação especial, julgue os itens a seguir.

O agente que realiza experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, para fins didáticos ou científicos, ainda que não existam recursos alternativos, pratica crime ambiental.

  1. ✂️
  2. ✂️

155Q955065 | Atendimento ao Público, Tipos de Comunicação, Atendente, Prefeitura de Nazarezinho PB, CPCON, 2025

A comunicação no local de trabalho é essencial para que a empresa consiga atingir seu objetivo principal, seja ela do primeiro (administração pública), segundo (empresas com fins lucrativos) ou terceiro (instituições sem fins lucrativos) setor da sociedade. Em relação às categorias de comunicação nas organizações, divididas em operacional interna, operacional externa e interpessoal, analise as proposições a seguir.

I- A comunicação que acontece dentro da instituição direcionada à administração e condução do negócio é compreendida como do tipo operacional interna.
II- Para que seja caracterizada a comunicação do tipo operacional interna, as mensagens devem ocorrer de forma presencial entre os funcionários, pois, caso aconteça a interação por meio de redes de computadores, como, por exemplo, o uso de e-mails, passa a ser do tipo operacional externa.
III- Em uma organização, existe a divisão por níveis de planejamento para a condução apropriada das atividades, e nem toda comunicação ou troca de mensagens ocorre no nível operacional. Outro tipo é a comunicação interpessoal, que contribui para a geração de um bom clima organizacional, e ajuda a criar e a manter relações relevantes, pois está ligada à troca de informações e sentimentos entre as pessoas.
IV- A comunicação do tipo operacional externa é aquela em que a empresa troca mensagens com seu público, como fornecedores, empresas de serviços, clientes, agências governamentais, dentre outros.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

156Q955062 | Atendimento ao Público, Qualidade do Serviço, Atendente, Prefeitura de Nazarezinho PB, CPCON, 2025

Em uma interação, seja com o cliente interno ou externo, o servidor público precisa prestar atenção ao tratamento e ao atendimento que realiza como forma de oferecer um serviço com qualidade. Assim, é relevante compreender a diferença entre tratamento e atendimento, sendo o primeiro direcionado para a forma com que o funcionário demonstra atenção ao conforto e bem-estar físico e/ou psicológico do cliente, como, por exemplo, o simples gesto de falar um bom dia de maneira cordial; e o segundo (atendimento) se relaciona com a forma com que o funcionário guia a solicitação para uma resposta efetiva e com qualidade sobre a necessidade do cliente, a título de exemplo, quando uma organização disponibiliza diversidade de produtos, para que o cliente consiga encontrar algum produto, serviço ou até mesmo um horário que atenda às suas necessidades.
Dentre as opções abaixo, assinale a alternativa CORRETA que se refere a uma situação de mau tratamento.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

157Q955057 | Arquivologia, Tesauros e Terminologia Arquivística, Atendente, Prefeitura de Nazarezinho PB, CPCON, 2025

Na arquivologia, compreender as terminologias arquivísticas facilita a tramitação e desempenho das atividades que precisam ser realizadas. Dessa forma, assinale a alternativa que se refere ao termo que tem como função a destruição de documentos julgados sem valor para guarda permanente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

158Q1067190 | Administração Pública, Processo Organizacional Na Administração Pública, Atendente, Prefeitura de Cerquilho SP, Avança SP, 2025

No que tange ao processo de protocolo e ao sigilo profissional é correto afirmar, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

159Q955058 | Arquivologia, Atendente, Prefeitura de Nazarezinho PB, CPCON, 2025

Na arquivologia, é essencial ter um suporte voltado à gestão de documentos, considerando que nem todos são relevantes, e, por esse motivo, só serão direcionados a arquivos aqueles que atendem à necessidade de uma pessoa ou instituição pública ou privada.
Analise as afirmações abaixo sobre a gestão de documentos.

I- A Tecnologia da Informação torna o processo de gerenciamento documental mais complexo, lento e inseguro, dificultando seu manuseio e guarda de informações importantes e sigilosas, sendo possível acessá-lo por toda a população, sem restrição, de forma remota.
II- Na gestão de documentos, existem três fases distintas: produção, utilização e destinação.
III- No gerenciamento eletrônico de documentos, o termo capture está relacionado à ação da captação de documentos e formulários, transformando-os em informações confiáveis e recuperáveis.
IV- Records and Information Management (RIM) é uma tecnologia que possibilita converter um documento do meio físico para o digital.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

160Q955063 | Atendimento ao Público, Ética e Postura do Servidor, Atendente, Prefeitura de Nazarezinho PB, CPCON, 2025

Em um atendimento ao público, o profissional que estiver nessa função encontrará uma diversidade considerável de tipos de clientes, com necessidades, expectativas e personalidades distintas, e identificar e compreender o perfil de cada um no início da assistência pode direcionar a uma prestação de serviço com maior eficácia e qualidade. Nesse contexto, assinale a alternativa CORRETA que representa o tipo de cliente que tem a necessidade de processos simplificados, respostas rápidas e soluções imediatas para os problemas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.