Questões de Concursos Atendente

Resolva questões de Atendente comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

61Q49545 | Raciocínio Lógico, Atendente, SABESP, FCC

Observe as sequências, abaixo, que se desenvolvem cada uma com seu respectivo padrão. 

I. 3; 7; 15; 31; 63; . . . 
II. 3; 5; 9; 17; 33; . . . 

A diferença entre o 9o termo da sequência I e o 9o termo da sequência II é igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q49531 | Administração Geral, Atendente, SABESP, FCC

A busca pela recompensa financeira não é mais vista como única motivação para fazer um trabalho bem feito. Algumas necessidades auxiliam na motivação do trabalhador: 

- Necessidades Fisiológicas - vitais do indivíduo, algumas destas, em relação à alimentação e proteção contra perigos.
- Necessidades Psicológicas - exclusivas do ser huma- no, e raramente satisfeitas totalmente. - Necessidade de Auto-realização 
- satisfações maiores, vindas de metas próprias alcançadas. 

Essas necessidades estão relacionadas na Teoria
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q49552 | Português, Interpretação de Textos, Atendente, SABESP, FCC

Texto associado.
Sobre a dificuldade de ler 

Gostaria de lhes falar não da leitura e dos riscos que ela comporta, mas de um risco ainda maior, ou seja, da dificuldade ou da impossibilidade de ler; gostaria de tentar lhes falar não da leitura, mas da ilegibilidade. 

Cada um de vocês terá feito a experiência daqueles momentos nos quais gostaríamos de ler, mas não conseguimos, nos quais nos obstinamos a folhear as páginas de um livro, mas ele nos cai literalmente das mãos. 

Gostaria de lhes sugerir que prestassem atenção aos seus momentos de não leitura, quando o livro do mundo cai das suas mãos, porque a impossibilidade de ler lhes diz respeito tanto quanto a leitura e é, talvez, tanto ou mais instrutiva do que esta.

Há também uma outra e mais radical impossibilidade de ler, que até poucos anos atrás era, antes de tudo, comum. Refiro-me aos analfabetos, que, há apenas um século, eram a maioria. Um grande poeta espanhol do século 20 dedicou um livro de poesia seu “ao analfabeto para/por quem eu escrevo”. É importante compreender o sentido desse “para/por”.

Gostaria que vocês refletissem sobre o estatuto especial desse livro que, na sua essência, é destinado aos olhos que não podem lê-lo e foi escrito com uma mão que, em um certo sentido, não sabe escrever. O poeta ou escritor que escreve pelo/para o analfabeto tenta escrever o que não pode ser lido, põe no papel o ilegível. Mas precisamente isso torna a sua escrita mais interessante do que a que foi escrita somente por/para quem sabe ler.

Há, finalmente, um outro caso de não leitura do qual gostaria de lhes falar. Refiro-me aos livros que foram escritos e publicados, mas estão - talvez para sempre - à espera de serem lidos. Eu conheço - e cada um de vocês, eu acredito, poderia citar - livros que mereciam ser lidos e não foram lidos, ou foram lidos por pouquíssimos leitores. Eu penso que, se esses livros eram verdadeiramente bons, não se deveria falar de uma espera, mas de uma exigência. Esses livros não esperam, mas exigem ser lidos, mesmo que não o tenham sido ou não o serão jamais.

Mas agora gostaria de dar um conselho aos editores e àqueles que se ocupam de livros: parem de olhar para as infames, sim, infames classificações de livros mais vendidos e - presume-se - mais lidos e tentem construir em vez disso na mente de vocês uma classificação dos livros que exigem ser lidos. Só uma editora fundada nessa classificação mental poderia fazer o livro sair da crise que - pelo que ouço ser dito e repetido - está atravessando. 

(Adaptado de: AGAMBEN, Giorgio. Sobre a dificuldade de ler. Trad. de Cláudio Oliveira. Revista Cult, ano 16, n. 180. São Paulo: Bregantini, junho de 2013. p. 46 e 47)
No trecho Refiro-me aos livros que foram escritos e publicados, mas estão – talvez para sempre – à espera de serem lidos (6o parágrafo), o uso do acento de crase obedece à mesma regra seguida em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q49540 | Informática, Atendente, SABESP, FCC

No Windows 7 Professional, em português, após clicar no botão Iniciar e na opção Computador, são mostradas as unidades de disco rígido e os dispositivos com armazenamento removível. Clicando-se com o botão direito do mouse sobre a unidade de disco rígido e selecionando-se a opção ...... abre-se uma janela onde se pode visualizar (em abas) o espaço disponível e usado do disco, acessar as ferramentas de verificação de erros e otimização do disco e compartilhar arquivos e pastas. 

Preenche corretamente a lacuna acima:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q160976 | Técnicas de Vendas e Negociação, Atendente, SABESP, FCC

De acordo com Vergara (2012), motivação é uma força, uma energia que nos impulsiona na direção de alguma coisa. Ser uma pessoa automotivada significa: I. aguardar algo acontecer, algo externo, que não depende exclusivamente de você, e sim de algo que o motive, o conquiste, o leve a realizar.
II. ter alguma coisa que o leve a realizar, chame sua atenção, desperte seu interesse criando a curiosidade de vir a participar ou colaborar com algo.
III. reconhecer seus erros, desenvolver novas estraté- gias, reorganizar seu plano de vida, dividir suas alegrias com as pessoas próximas, ter bem definido o que deseja conquistar em sua vida e o que é prioridade.
IV. lutar por tudo o que acredita, pelo desenvolvimento humano e pessoal, pelas realizações pessoais, pela conquista ética de seus objetivos.
Está correto o que consta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q162129 | Matemática, Atendente, SABESP, FCC

Observe as sequências, abaixo, que se desenvolvem cada uma com seu respectivo padrão. I. 3; 7; 15; 31; 63; . . .
II. 3; 5; 9; 17; 33; . . .
A diferença entre o 9° termo da sequência I e o 9° termo da sequência II é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q160864 | Técnicas de Vendas e Negociação, Satisfação do Cliente, Atendente, SABESP, FCC

Atendimento ao cliente - Essas palavras significam muito. Responder a perguntas. Resolver problemas. Consertar o que se rompeu e encontrar o que foi perdido. Acalmar o cliente furioso e deixar o tímido à vontade. E, a cada caso, tirar um coelho da cartola: fazer com que as pessoas encontrem os produtos, os serviços e as soluções ideais para elas... e ajudá-las a se divertir e a aproveitar ao máximo o que adquiriram. - Ron Zemke. São princípios de um bom atendimento, conforme o referido autor:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q161105 | Técnicas de Vendas e Negociação, Satisfação do Cliente, Atendente, SABESP, FCC

Estratégias que visem satisfazer, agregar valor e reter clientes são essenciais para qualquer organização. Segundo Kotler (2000), as empresas podem estabelecer algumas Ferramentas para medir os níveis de satisfação ou insatisfação dos clientes, que possuem as seguintes características:



Apresenta, corretamente, a relação entre as ferramentas de medição e as características:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q49535 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Atendente, SABESP, FCC

A presidente da república negou, na noite desta segunda- feira (21/10), que o leilão sob o regime de partilha, represente uma privatização. 

Segundo ela, as empresas privadas parceiras também serão beneficiadas, pois, ao produzir essa riqueza, vão obter lucros significativos, compatíveis com o risco assu- mido e com os investimentos que estarão realizando no país. Não podia ser diferente

(Disponível em: < http://g1.globo.com/economia/noticia/2013/10/ e-bem-diferente-de-privatizacao-afirma-dilma.html>) 

O leilão, destacado na notícia, tinha como foco
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q162526 | Técnicas de Vendas e Negociação, Ética Profissional, Atendente, SABESP, FCC

Atualmente, o perfil dos profissionais exigido pelas empresas não está centrado nas capacidades técnicas apenas, ele terá de ser ético. É comportamento ético correto e de trabalho em equipe:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q49536 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Atendente, SABESP, FCC

Considere o depoimento abaixo:

“O que foi alcançado em Genebra na noite passada [23/11] não é um acordo histórico, é um erro histórico", disse o premiê israelense. "Hoje o mundo se tornou muito mais perigoso", declarou ele. Pela primeira vez, as principais potências do mundo concordaram com as ações do país, ignorando as decisões do Conselho de Segurança que eles mesmos lideraram.

(Disponível em: < http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,premie-israelense-define-erro.1100122,0.htm>)
 
As duras críticas do primeiro-ministro de Israel devem-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q49546 | Raciocínio Lógico, Atendente, SABESP, FCC

Em 2011, em uma pequena cidade, foram instalados 3 km e 460 m de tubulação para fornecimento de água. No ano seguinte, a instalação desse mesmo tipo de tubulação foi 15% maior que no ano anterior. Em 2012, o número de metros que faltaram ser instalados para atingir a distância de 4 km é igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q163029 | Informática, Atendente, CREF 4a Região, CETRO

No aplicativo Microsoft Office PowerPoint 2010, existe a possibilidade de se aplicar uma transição e uma animação. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta as situações em que o usuário pode aplicar esses recursos em uma apresentação.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q160739 | Português, Atendente, CREF 4a Região, CETRO

De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e em relação à ortografia e ao contexto, analise os trechos abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.

1.As razões ___________ não virei, não importam.
2.Estou buscando um ___________ para tamanho desprezo.
3.Não fizeram a reserva ______________?
4.Maria está chateada _________ a filha vai estudar fora.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q162945 | Técnicas de Vendas e Negociação, Atendente, SABESP, FCC

A busca pela recompensa financeira não é mais vista como única motivação para fazer um trabalho bem feito. Algumas necessidades auxiliam na motivação do trabalhador:
- Necessidades Fisiológicas - vitais do indivíduo, algumas destas, em relação à alimentação e proteção contra perigos.
- Necessidades Psicológicas - exclusivas do ser humano, e raramente satisfeitas totalmente.
- Necessidade de Auto-realização - satisfações maiores, vindas de metas próprias alcançadas.
Essas necessidades estão relacionadas na Teoria

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q161796 | Português, Atendente, CREF 4a Região, CETRO

Texto associado.

Leia atentamente o texto abaixo para responder às

questões de 1 a 4.

Exercício físico reduz insônia crônica

O exercício aeróbico moderado pode reduzir a ansiedade

de pessoas que sofrem de insônia crônica primária e aumentar

em aproximadamente uma hora o tempo do sono. Pessoas que

sofrem com a dificuldade de dormir (um distúrbio que se

caracteriza pelo despertar precoce ou sono não restaurador)

podem se beneficiar com a prática esportiva de intensidade

moderada horas antes de dormir. A conclusão é resultado de

pesquisa apresentada pela doutoranda em psicobiologia na

Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Gisele Passos,

em sua dissertação de mestrado, defendida na mesma

instituição. O estudo avaliou os efeitos de três modalidades de

atividade física (caminhada moderada em esteira, caminhada

intensa em esteira e musculação), realizadas de forma aguda e

em diferentes intensidades. Participaram da pesquisa 36

voluntários, de ambos os sexos, com histórico de insônia

crônica primária durante nove anos, em média.

Os resultados do estudo demonstram que, além de

aumentar em 37% o tempo de sono desses indivíduos, houve

também uma redução de 54% da latência do sono e, em 7%

dos casos, diminuiu o estado de ansiedade. Outra investigação

realizada por pesquisadores da Unifesp, em 2003, já havia

apontado que metade da população da cidade de São Paulo

apresenta queixas de insônia crônica e que 20% das pessoas

afirmam ingerir medicamentos para dormir, sendo os

benzodiazepínicos os mais consumidos. Estima-se que a

insônia crônica afete de 10% a 15% da população e, deste

universo, entre 2% e 22% tenham a chamada insônia crônica

primária. As mulheres são as mais afetadas. Fatores como

envelhecimento, ocorrência de doenças clínicas, de transtornos

mentais e os trabalhos por turno também agravam o problema.

A insônia crônica traz prejuízos para o comportamento diurno,

causando fadiga, mau-humor, irritabilidade, falta de atenção, de

concentração, prejuízos à memória.

Fonte:http://www2.uol.com.br/vivermente/noticias/exercicio_fisico_reduz

_insonia_cronica.html. Adaptado.

Assinale a alternativa cujo vocábulo entre parênteses não corresponde ao sinônimo destacado, de acordo com o contexto em que está inserido.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q161541 | Português, Atendente, CREF 4a Região, CETRO

Texto associado.

Leia atentamente o texto abaixo para responder às

questões de 1 a 4.

Exercício físico reduz insônia crônica

O exercício aeróbico moderado pode reduzir a ansiedade

de pessoas que sofrem de insônia crônica primária e aumentar

em aproximadamente uma hora o tempo do sono. Pessoas que

sofrem com a dificuldade de dormir (um distúrbio que se

caracteriza pelo despertar precoce ou sono não restaurador)

podem se beneficiar com a prática esportiva de intensidade

moderada horas antes de dormir. A conclusão é resultado de

pesquisa apresentada pela doutoranda em psicobiologia na

Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Gisele Passos,

em sua dissertação de mestrado, defendida na mesma

instituição. O estudo avaliou os efeitos de três modalidades de

atividade física (caminhada moderada em esteira, caminhada

intensa em esteira e musculação), realizadas de forma aguda e

em diferentes intensidades. Participaram da pesquisa 36

voluntários, de ambos os sexos, com histórico de insônia

crônica primária durante nove anos, em média.

Os resultados do estudo demonstram que, além de

aumentar em 37% o tempo de sono desses indivíduos, houve

também uma redução de 54% da latência do sono e, em 7%

dos casos, diminuiu o estado de ansiedade. Outra investigação

realizada por pesquisadores da Unifesp, em 2003, já havia

apontado que metade da população da cidade de São Paulo

apresenta queixas de insônia crônica e que 20% das pessoas

afirmam ingerir medicamentos para dormir, sendo os

benzodiazepínicos os mais consumidos. Estima-se que a

insônia crônica afete de 10% a 15% da população e, deste

universo, entre 2% e 22% tenham a chamada insônia crônica

primária. As mulheres são as mais afetadas. Fatores como

envelhecimento, ocorrência de doenças clínicas, de transtornos

mentais e os trabalhos por turno também agravam o problema.

A insônia crônica traz prejuízos para o comportamento diurno,

causando fadiga, mau-humor, irritabilidade, falta de atenção, de

concentração, prejuízos à memória.

Fonte:http://www2.uol.com.br/vivermente/noticias/exercicio_fisico_reduz

_insonia_cronica.html. Adaptado.

Assinale a alternativa em que a conjunção destacada não exprime ideia de condição.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q162329 | Informática, Atendente, SABESP, FCC

Ana digitou no Microsoft Word 2010, em português, o seguinte trecho, retirado do Artigo 13 do Decreto n 41.446 de 16 dezembro de 1996, que dispõe sobre o regulamento do sistema tarifário dos serviços prestados pela SABESP:

Artigo 13 - As tarifas serão determinadas com base nos custos de referência, de acordo com a seguinte composição:
despesas de exploração;
depreciação, provisão para devedores duvidosos e amortização de despesas;
remuneração adequada do investimento reconhecido.

Em seguida, Ana selecionou as últimas linhas do trecho e utilizou uma ferramenta disponível no grupo Parágrafo da guia Página Inicial para deixá-lo da seguinte forma:

Artigo 13 - As tarifas serão determinadas com base nos custos de referência, de acordo com a seguinte composição:

I. despesas de exploração;
II. depreciação, provisão para devedores duvidosos e amortização de despesas;
III. remuneração adequada do investimento reconhecido.

A ferramenta utilizada por Ana foi:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q49537 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Atendente, SABESP, FCC

Em junho de 2013, com as galerias tomadas, a Câmara [dos Deputados em Brasília] derrubou, por 430 votos a 9, a proposta de Emenda Constitucional chamada de PEC 37. A votação e, em especial o placar, foi uma clara res- posta à pressão das ruas ao Congresso. A PEC 37 era uma das matérias em tramitação da Casa mais atacadas pelas recentes manifestações nas ruas do País. 

(Disponível em: < http://www.estadao.com.br/noticias/na- cional,apos-pressao-popular-pec-37-e-derrubada-no-con- gresso,,0.htm.>) 

A proposta de Emenda Constitucional - PEC 37 pretendia
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q161160 | Informática, Microsoft Word, Atendente, SABESP, FCC

João digitou, em um documento, uma lista de endereços eletrônicos de sites (links). Após digitar cada endereço e pressionar a tecla Enter, ele, automaticamente, ficava sublinhado e com a letra na cor azul. Ao posicionar o ponteiro do mouse sobre o endereço (link), aparecia uma mensagem informando que se fosse pressionada a tecla Ctrl e clicado no link, ele seria aberto.
João percebeu então que o Word estava entendendo os endereços dos sites como links e não como textos simples.
Para remover este efeito de link e fazer com que o Word entenda os endereços como textos simples, João deve

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.