Início Questões de Concursos Atendente de Educação Infantil Resolva questões de Atendente de Educação Infantil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Atendente de Educação Infantil Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 31Q47901 | Legislação Municipal, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATECPara responder à questão, considere a Lei Complementar nº 003 de 04.07.2006 e suas alterações posteriores, que representa o Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município de Cachoeirinha. Segundo o artigo 80 do referido Regime, além do vencimento poderão ser deferidas aos servidores públicos municipais determinadas gratificações e adicionais. Dentre os adicionais arrolados nos incisos I ao IX do referido artigo, estão, EXCETO: ✂️ a) O adicional por regime de plantão. ✂️ b) O adicional de sobreaviso. ✂️ c) O adicional de dedicação especial. ✂️ d) O adicional por tempo de serviço. ✂️ e) O adicional noturno. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 32Q47897 | Legislação Municipal, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATECRelativamente à educação, conforme as disposições da Lei Orgânica Municipal: I. Os estabelecimentos públicos municipais de ensino estarão permanentemente abertos à comunidade para realização de eventos de natureza recreativa, cultural e social, na forma de seus Regimentos. II. O concurso público para Magistério e especialista da educação deverá ser realizado até 180 (cento e oitenta) dias antes de começar o ano letivo. III. O Município dará apoio para que entidades legalmente constituídas ofereçam cursos profissionalizantes à comunidade. Quais estão corretas? ✂️ a) Apenas I. ✂️ b) Apenas II. ✂️ c) Apenas III. ✂️ d) Apenas I e III. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 33Q47896 | Legislação Municipal, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATECAnalise as seguintes assertivas: I. Proporcionar os meios de acesso à educação e à ciência. II. Proteger o meio ambiente e combater a poluição em quaisquer de suas formas. III. Combater as causas da pobreza e os fatores de marginalização, promovendo a integração social dos setores desfavorecidos. As competências arroladas acima, segundo o artigo 9º da Lei Orgânica do Município de Cachoeirinha, são ✂️ a) exclusivas do Município. ✂️ b) privativas da União. ✂️ c) comuns da União, do Estado e do Município. ✂️ d) privativas do Estado. ✂️ e) exclusivas da União e do Estado. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 34Q47893 | Pedagogia, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATECSegundo Moyles, na teoria ___________________________ de Kohlberg as crianças conseguem identificar-se como meninas ou meninos por volta dos 3 anos, mas o conceito de constância de gênero só se estabelece em torno dos 5 ou 6 anos. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna acima ✂️ a) representacional ✂️ b) cognitivo-desenvolvimental ✂️ c) das espécies ✂️ d) transcultural ✂️ e) da afetividade Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 35Q47883 | Pedagogia, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATECConforme Wadsworth, ___________ são representações internas de objetos ou de experiências perceptivas passadas. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna acima. ✂️ a) imagens mentais ✂️ b) instintos ✂️ c) imitação diferida ✂️ d) sonhos lúcidos ✂️ e) desenhos infantis Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 36Q47891 | Pedagogia, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATECDe acordo com Oliveira, quando o bebê mostra desenvoltura na mobilidade corporal e nas habilidades manuais, bem como na emissão de mais ampla variedade de sons, que vão se combinando em forma de balbucio até com algum significado, e sinaliza maior habilidade para manipular objetos e até mesmo explorar o rosto de seus familiares, ele está na faixa etária dos ✂️ a) 2 anos ✂️ b) 3 anos. ✂️ c) 2 aos 3 meses. ✂️ d) 4 aos 6 meses. ✂️ e) 8 aos 12 meses. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 37Q47886 | Pedagogia, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATECMary Pugmire-Stoy (In Moyles) refere que a criança realiza muitas coisas pelo brincar. Nesse sentido, analise as assertivas a seguir, assinalando C, se corretas, ou E, se erradas. ( ) Armazena informações na memória. ( ) Constrói um vocabulário útil. ( ) Raciocina sobre problemas. ( ) Aprende a controlar reações emocionais e impulsos autocentrados. ( ) Desenvolve habilidades amplas e finas. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: ✂️ a) E – E – C – E – C. ✂️ b) C – C – C – C – C. ✂️ c) C – E – E – C – C. ✂️ d) E – E – E – E – E. ✂️ e) E – C – C – E – E. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 38Q47872 | Pedagogia, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATECA denominada avaliação inicial, que ocorre no início de uma nova fase de ensino e aprendizagem, tem função ✂️ a) somativa. ✂️ b) formativa. ✂️ c) seletiva. ✂️ d) diagnóstica. ✂️ e) classificatória. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 39Q47892 | Pedagogia, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATECConforme Wadsworth, operações lógicas são ações cognitivas internalizadas que permitem à criança chegar a conclusões que são lógicas. Nesse sentido, a construção das operações lógicas ocorre no período ✂️ a) das operações concretas. ✂️ b) do pensamento pré-operatório. ✂️ c) sensório-motor. ✂️ d) das operações formais. ✂️ e) do egocentrismo. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 40Q882133 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, qual é a importância da inclusão e da diversidade na educação infantil? ✂️ a) Garantir que todos os alunos sejam tratados da mesma forma. ✂️ b) Promover a exclusão de práticas discriminatórias. ✂️ c) Enfatizar a uniformidade cultural e social entre as crianças. ✂️ d) Respeitar e valorizar as diferenças entre as crianças, promovendo um ambiente de aprendizado enriquecedor para todos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 41Q882125 | Pedagogia, Legislação da Educação, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil articulam-se às Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e reúnem princípios, fundamentos e procedimentos definidos pela Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, para orientar as políticas públicas e a elaboração, planejamento, execução e avaliação de propostas pedagógicas e curriculares de Educação Infantil. Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais é correto afirmar que: ✂️ a) A primeira etapa da educação básica, é oferecida em creches e pré-escolas, as quais se caracterizam como espaços institucionais não domésticos, que constituem estabelecimentos educacionais públicos ou privados que educam e cuidam de crianças de 0 a 5 anos de idade no período diurno, em jornada integral ou parcial, regulados e supervisionados por órgão competente do sistema de ensino e submetidos a controle social. ✂️ b) Não é dever do Estado garantir a oferta de Educação Infantil pública, gratuita e de qualidade, sem requisito de seleção. ✂️ c) A proposta pedagógica ou projeto político pedagógico é o plano orientador das ações da instituição e define as metas que se pretende para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças que nela são educadas e cuidadas. É elaborado num processo individual, sem a participação da direção, dos professores e da comunidade escolar. ✂️ d) É considerada Educação Infantil em tempo integral a jornada de, no mínimo, quatro horas diárias e, em tempo parcial, a jornada com duração igual ou superior a sete horas diárias, compreendendo o tempo total que a criança permanece na instituição. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 42Q882130 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, qual é o principal objetivo da educação infantil? ✂️ a) Preparar a criança exclusivamente para o ensino fundamental. ✂️ b) Desenvolver habilidades de leitura e escrita precoce. ✂️ c) Promover o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social. ✂️ d) Focar apenas no desenvolvimento cognitivo da criança. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 43Q882135 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024Qual é a contribuição do conceito de pedagogia da educação infantil para o desenvolvimento das crianças de 0 a 5 anos? ✂️ a) Enfatizar a importância do aprendizado formal e da alfabetização precoce. ✂️ b) Reconhecer que o brincar é essencial para o desenvolvimento cognitivo, físico e emocional da criança. ✂️ c) Priorizar a transmissão de conhecimentos específicos em detrimento de atividades lúdicas. ✂️ d) Focar no desenvolvimento independente das crianças sem intervenção pedagógica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 44Q1027334 | Raciocínio Lógico, Lógica de Argumentação, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Luiz Alves SC, UNIVALI, 2024Seja o conjunto A representado por "alunos que não gostam de matemática" e o conjunto B por "alunos que gostam de física". Dessa forma, qual é a alternativa que representa corretamente a afirmação equivalente a ¬(¬(A ∪B)), segundo as Leis de De Morgan? ✂️ a) Alunos que gostam de matemática ou gostam de física. ✂️ b) Alunos que não gostam de matemática ou gostam de física. ✂️ c) Alunos que não gostam de matemática e gostam de física. ✂️ d) Alunos que não gostam de matemática nem de física. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 45Q882132 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024Quais são os principais desafios atuais enfrentados pelos profissionais da educação infantil? ✂️ a) Redução do número de alunos por sala. ✂️ b) Falta de formação continuada e valorização profissional. ✂️ c) Excesso de recursos tecnológicos em sala de aula. ✂️ d) Baixa participação dos pais no processo educativo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 46Q882128 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024Com base na proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil e no que ela deve ter como objetivo, assinale a alternativa correta. ✂️ a) Apontar metas de qualidade que contribuam para que as crianças tenham um desenvolvimento integral de suas identidades, capazes de crescerem como cidadãos cujos direitos à infância são reconhecidos. ✂️ b) Garantir à criança acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como o direito à proteção, à saúde, à liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e à interação com outras crianças. ✂️ c) O desenvolvimento da identidade e da autonomia. ✂️ d) Sistematizar os princípios e diretrizes gerais da Educação Básica contidos na Constituição, na LDB e demais dispositivos legais, traduzindo-os em orientações que contribuam para assegurar a formação básica comum nacional, tendo como foco os sujeitos que dão vida ao currículo e à escola. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 47Q882136 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024Quais são as implicações legais da Lei Federal nº 11.350/2006 para os profissionais da educação que trabalham em colaboração com agentes de saúde? ✂️ a) Impõe a obrigação de relatar todas as atividades educacionais ao Ministério da Saúde. ✂️ b) Define o papel dos profissionais da educação no suporte à promoção da saúde nas escolas. ✂️ c) Proíbe qualquer tipo de colaboração entre profissionais da educação e agentes de saúde. ✂️ d) Estabelece critérios para a integração de programas de saúde na educação básica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 48Q882131 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024Qual fase do desenvolvimento infantil é caracterizada pelo aprimoramento da coordenação motora fina? ✂️ a) Neonatal (0 a 1 mês). ✂️ b) Primeira infância (1 a 3 anos). ✂️ c) Pré-escola (3 a 5 anos). ✂️ d) Todas as fases acima. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 49Q882127 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024Para se desenvolver, portanto, as crianças precisam aprender com os outros, por meio dos vínculos que estabelecem. Se as aprendizagens acontecem na interação com as outras pessoas, sejam elas adultos ou crianças, elas também dependem dos recursos de cada criança. Entre os recursos que as crianças utilizam, assinale a alternativa que apresenta as que se destacam. ✂️ a) A imitação, as brincadeiras de roda e os jogos matemáticos. ✂️ b) A imitação, a disposição, as danças. ✂️ c) A imitação, o faz-de-conta, a oposição, a linguagem e a apropriação da imagem corporal. ✂️ d) A linguagem de sinais, as danças, os jogos matemáticos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 50Q882137 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024Como a inclusão e a diversidade são abordadas nas políticas nacionais de educação infantil? ✂️ a) A inclusão é considerada apenas em termos de deficiência física. ✂️ b) A diversidade cultural e socioeconômica é enfatizada para promover um ambiente de aprendizado enriquecedor. ✂️ c) Políticas de inclusão são opcionais e dependem da decisão de cada instituição educacional. ✂️ d) A diversidade é desencorajada para manter um padrão uniforme de educação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
31Q47901 | Legislação Municipal, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATECPara responder à questão, considere a Lei Complementar nº 003 de 04.07.2006 e suas alterações posteriores, que representa o Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município de Cachoeirinha. Segundo o artigo 80 do referido Regime, além do vencimento poderão ser deferidas aos servidores públicos municipais determinadas gratificações e adicionais. Dentre os adicionais arrolados nos incisos I ao IX do referido artigo, estão, EXCETO: ✂️ a) O adicional por regime de plantão. ✂️ b) O adicional de sobreaviso. ✂️ c) O adicional de dedicação especial. ✂️ d) O adicional por tempo de serviço. ✂️ e) O adicional noturno. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
32Q47897 | Legislação Municipal, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATECRelativamente à educação, conforme as disposições da Lei Orgânica Municipal: I. Os estabelecimentos públicos municipais de ensino estarão permanentemente abertos à comunidade para realização de eventos de natureza recreativa, cultural e social, na forma de seus Regimentos. II. O concurso público para Magistério e especialista da educação deverá ser realizado até 180 (cento e oitenta) dias antes de começar o ano letivo. III. O Município dará apoio para que entidades legalmente constituídas ofereçam cursos profissionalizantes à comunidade. Quais estão corretas? ✂️ a) Apenas I. ✂️ b) Apenas II. ✂️ c) Apenas III. ✂️ d) Apenas I e III. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
33Q47896 | Legislação Municipal, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATECAnalise as seguintes assertivas: I. Proporcionar os meios de acesso à educação e à ciência. II. Proteger o meio ambiente e combater a poluição em quaisquer de suas formas. III. Combater as causas da pobreza e os fatores de marginalização, promovendo a integração social dos setores desfavorecidos. As competências arroladas acima, segundo o artigo 9º da Lei Orgânica do Município de Cachoeirinha, são ✂️ a) exclusivas do Município. ✂️ b) privativas da União. ✂️ c) comuns da União, do Estado e do Município. ✂️ d) privativas do Estado. ✂️ e) exclusivas da União e do Estado. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
34Q47893 | Pedagogia, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATECSegundo Moyles, na teoria ___________________________ de Kohlberg as crianças conseguem identificar-se como meninas ou meninos por volta dos 3 anos, mas o conceito de constância de gênero só se estabelece em torno dos 5 ou 6 anos. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna acima ✂️ a) representacional ✂️ b) cognitivo-desenvolvimental ✂️ c) das espécies ✂️ d) transcultural ✂️ e) da afetividade Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
35Q47883 | Pedagogia, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATECConforme Wadsworth, ___________ são representações internas de objetos ou de experiências perceptivas passadas. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna acima. ✂️ a) imagens mentais ✂️ b) instintos ✂️ c) imitação diferida ✂️ d) sonhos lúcidos ✂️ e) desenhos infantis Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
36Q47891 | Pedagogia, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATECDe acordo com Oliveira, quando o bebê mostra desenvoltura na mobilidade corporal e nas habilidades manuais, bem como na emissão de mais ampla variedade de sons, que vão se combinando em forma de balbucio até com algum significado, e sinaliza maior habilidade para manipular objetos e até mesmo explorar o rosto de seus familiares, ele está na faixa etária dos ✂️ a) 2 anos ✂️ b) 3 anos. ✂️ c) 2 aos 3 meses. ✂️ d) 4 aos 6 meses. ✂️ e) 8 aos 12 meses. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
37Q47886 | Pedagogia, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATECMary Pugmire-Stoy (In Moyles) refere que a criança realiza muitas coisas pelo brincar. Nesse sentido, analise as assertivas a seguir, assinalando C, se corretas, ou E, se erradas. ( ) Armazena informações na memória. ( ) Constrói um vocabulário útil. ( ) Raciocina sobre problemas. ( ) Aprende a controlar reações emocionais e impulsos autocentrados. ( ) Desenvolve habilidades amplas e finas. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: ✂️ a) E – E – C – E – C. ✂️ b) C – C – C – C – C. ✂️ c) C – E – E – C – C. ✂️ d) E – E – E – E – E. ✂️ e) E – C – C – E – E. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
38Q47872 | Pedagogia, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATECA denominada avaliação inicial, que ocorre no início de uma nova fase de ensino e aprendizagem, tem função ✂️ a) somativa. ✂️ b) formativa. ✂️ c) seletiva. ✂️ d) diagnóstica. ✂️ e) classificatória. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
39Q47892 | Pedagogia, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATECConforme Wadsworth, operações lógicas são ações cognitivas internalizadas que permitem à criança chegar a conclusões que são lógicas. Nesse sentido, a construção das operações lógicas ocorre no período ✂️ a) das operações concretas. ✂️ b) do pensamento pré-operatório. ✂️ c) sensório-motor. ✂️ d) das operações formais. ✂️ e) do egocentrismo. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
40Q882133 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, qual é a importância da inclusão e da diversidade na educação infantil? ✂️ a) Garantir que todos os alunos sejam tratados da mesma forma. ✂️ b) Promover a exclusão de práticas discriminatórias. ✂️ c) Enfatizar a uniformidade cultural e social entre as crianças. ✂️ d) Respeitar e valorizar as diferenças entre as crianças, promovendo um ambiente de aprendizado enriquecedor para todos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
41Q882125 | Pedagogia, Legislação da Educação, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil articulam-se às Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e reúnem princípios, fundamentos e procedimentos definidos pela Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, para orientar as políticas públicas e a elaboração, planejamento, execução e avaliação de propostas pedagógicas e curriculares de Educação Infantil. Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais é correto afirmar que: ✂️ a) A primeira etapa da educação básica, é oferecida em creches e pré-escolas, as quais se caracterizam como espaços institucionais não domésticos, que constituem estabelecimentos educacionais públicos ou privados que educam e cuidam de crianças de 0 a 5 anos de idade no período diurno, em jornada integral ou parcial, regulados e supervisionados por órgão competente do sistema de ensino e submetidos a controle social. ✂️ b) Não é dever do Estado garantir a oferta de Educação Infantil pública, gratuita e de qualidade, sem requisito de seleção. ✂️ c) A proposta pedagógica ou projeto político pedagógico é o plano orientador das ações da instituição e define as metas que se pretende para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças que nela são educadas e cuidadas. É elaborado num processo individual, sem a participação da direção, dos professores e da comunidade escolar. ✂️ d) É considerada Educação Infantil em tempo integral a jornada de, no mínimo, quatro horas diárias e, em tempo parcial, a jornada com duração igual ou superior a sete horas diárias, compreendendo o tempo total que a criança permanece na instituição. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
42Q882130 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, qual é o principal objetivo da educação infantil? ✂️ a) Preparar a criança exclusivamente para o ensino fundamental. ✂️ b) Desenvolver habilidades de leitura e escrita precoce. ✂️ c) Promover o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social. ✂️ d) Focar apenas no desenvolvimento cognitivo da criança. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
43Q882135 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024Qual é a contribuição do conceito de pedagogia da educação infantil para o desenvolvimento das crianças de 0 a 5 anos? ✂️ a) Enfatizar a importância do aprendizado formal e da alfabetização precoce. ✂️ b) Reconhecer que o brincar é essencial para o desenvolvimento cognitivo, físico e emocional da criança. ✂️ c) Priorizar a transmissão de conhecimentos específicos em detrimento de atividades lúdicas. ✂️ d) Focar no desenvolvimento independente das crianças sem intervenção pedagógica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
44Q1027334 | Raciocínio Lógico, Lógica de Argumentação, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Luiz Alves SC, UNIVALI, 2024Seja o conjunto A representado por "alunos que não gostam de matemática" e o conjunto B por "alunos que gostam de física". Dessa forma, qual é a alternativa que representa corretamente a afirmação equivalente a ¬(¬(A ∪B)), segundo as Leis de De Morgan? ✂️ a) Alunos que gostam de matemática ou gostam de física. ✂️ b) Alunos que não gostam de matemática ou gostam de física. ✂️ c) Alunos que não gostam de matemática e gostam de física. ✂️ d) Alunos que não gostam de matemática nem de física. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
45Q882132 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024Quais são os principais desafios atuais enfrentados pelos profissionais da educação infantil? ✂️ a) Redução do número de alunos por sala. ✂️ b) Falta de formação continuada e valorização profissional. ✂️ c) Excesso de recursos tecnológicos em sala de aula. ✂️ d) Baixa participação dos pais no processo educativo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
46Q882128 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024Com base na proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil e no que ela deve ter como objetivo, assinale a alternativa correta. ✂️ a) Apontar metas de qualidade que contribuam para que as crianças tenham um desenvolvimento integral de suas identidades, capazes de crescerem como cidadãos cujos direitos à infância são reconhecidos. ✂️ b) Garantir à criança acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como o direito à proteção, à saúde, à liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e à interação com outras crianças. ✂️ c) O desenvolvimento da identidade e da autonomia. ✂️ d) Sistematizar os princípios e diretrizes gerais da Educação Básica contidos na Constituição, na LDB e demais dispositivos legais, traduzindo-os em orientações que contribuam para assegurar a formação básica comum nacional, tendo como foco os sujeitos que dão vida ao currículo e à escola. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
47Q882136 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024Quais são as implicações legais da Lei Federal nº 11.350/2006 para os profissionais da educação que trabalham em colaboração com agentes de saúde? ✂️ a) Impõe a obrigação de relatar todas as atividades educacionais ao Ministério da Saúde. ✂️ b) Define o papel dos profissionais da educação no suporte à promoção da saúde nas escolas. ✂️ c) Proíbe qualquer tipo de colaboração entre profissionais da educação e agentes de saúde. ✂️ d) Estabelece critérios para a integração de programas de saúde na educação básica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
48Q882131 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024Qual fase do desenvolvimento infantil é caracterizada pelo aprimoramento da coordenação motora fina? ✂️ a) Neonatal (0 a 1 mês). ✂️ b) Primeira infância (1 a 3 anos). ✂️ c) Pré-escola (3 a 5 anos). ✂️ d) Todas as fases acima. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
49Q882127 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024Para se desenvolver, portanto, as crianças precisam aprender com os outros, por meio dos vínculos que estabelecem. Se as aprendizagens acontecem na interação com as outras pessoas, sejam elas adultos ou crianças, elas também dependem dos recursos de cada criança. Entre os recursos que as crianças utilizam, assinale a alternativa que apresenta as que se destacam. ✂️ a) A imitação, as brincadeiras de roda e os jogos matemáticos. ✂️ b) A imitação, a disposição, as danças. ✂️ c) A imitação, o faz-de-conta, a oposição, a linguagem e a apropriação da imagem corporal. ✂️ d) A linguagem de sinais, as danças, os jogos matemáticos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
50Q882137 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024Como a inclusão e a diversidade são abordadas nas políticas nacionais de educação infantil? ✂️ a) A inclusão é considerada apenas em termos de deficiência física. ✂️ b) A diversidade cultural e socioeconômica é enfatizada para promover um ambiente de aprendizado enriquecedor. ✂️ c) Políticas de inclusão são opcionais e dependem da decisão de cada instituição educacional. ✂️ d) A diversidade é desencorajada para manter um padrão uniforme de educação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro