Início Questões de Concursos Atendente de Educação Infantil Resolva questões de Atendente de Educação Infantil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Atendente de Educação Infantil Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 41Q882125 | Pedagogia, Legislação da Educação, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil articulam-se às Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e reúnem princípios, fundamentos e procedimentos definidos pela Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, para orientar as políticas públicas e a elaboração, planejamento, execução e avaliação de propostas pedagógicas e curriculares de Educação Infantil. Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais é correto afirmar que: ✂️ a) A primeira etapa da educação básica, é oferecida em creches e pré-escolas, as quais se caracterizam como espaços institucionais não domésticos, que constituem estabelecimentos educacionais públicos ou privados que educam e cuidam de crianças de 0 a 5 anos de idade no período diurno, em jornada integral ou parcial, regulados e supervisionados por órgão competente do sistema de ensino e submetidos a controle social. ✂️ b) Não é dever do Estado garantir a oferta de Educação Infantil pública, gratuita e de qualidade, sem requisito de seleção. ✂️ c) A proposta pedagógica ou projeto político pedagógico é o plano orientador das ações da instituição e define as metas que se pretende para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças que nela são educadas e cuidadas. É elaborado num processo individual, sem a participação da direção, dos professores e da comunidade escolar. ✂️ d) É considerada Educação Infantil em tempo integral a jornada de, no mínimo, quatro horas diárias e, em tempo parcial, a jornada com duração igual ou superior a sete horas diárias, compreendendo o tempo total que a criança permanece na instituição. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 42Q882130 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, qual é o principal objetivo da educação infantil? ✂️ a) Preparar a criança exclusivamente para o ensino fundamental. ✂️ b) Desenvolver habilidades de leitura e escrita precoce. ✂️ c) Promover o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social. ✂️ d) Focar apenas no desenvolvimento cognitivo da criança. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 43Q882135 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024Qual é a contribuição do conceito de pedagogia da educação infantil para o desenvolvimento das crianças de 0 a 5 anos? ✂️ a) Enfatizar a importância do aprendizado formal e da alfabetização precoce. ✂️ b) Reconhecer que o brincar é essencial para o desenvolvimento cognitivo, físico e emocional da criança. ✂️ c) Priorizar a transmissão de conhecimentos específicos em detrimento de atividades lúdicas. ✂️ d) Focar no desenvolvimento independente das crianças sem intervenção pedagógica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 44Q1027334 | Raciocínio Lógico, Lógica de Argumentação, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Luiz Alves SC, UNIVALI, 2024Seja o conjunto A representado por "alunos que não gostam de matemática" e o conjunto B por "alunos que gostam de física". Dessa forma, qual é a alternativa que representa corretamente a afirmação equivalente a ¬(¬(A ∪B)), segundo as Leis de De Morgan? ✂️ a) Alunos que gostam de matemática ou gostam de física. ✂️ b) Alunos que não gostam de matemática ou gostam de física. ✂️ c) Alunos que não gostam de matemática e gostam de física. ✂️ d) Alunos que não gostam de matemática nem de física. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 45Q882132 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024Quais são os principais desafios atuais enfrentados pelos profissionais da educação infantil? ✂️ a) Redução do número de alunos por sala. ✂️ b) Falta de formação continuada e valorização profissional. ✂️ c) Excesso de recursos tecnológicos em sala de aula. ✂️ d) Baixa participação dos pais no processo educativo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 46Q882128 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024Com base na proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil e no que ela deve ter como objetivo, assinale a alternativa correta. ✂️ a) Apontar metas de qualidade que contribuam para que as crianças tenham um desenvolvimento integral de suas identidades, capazes de crescerem como cidadãos cujos direitos à infância são reconhecidos. ✂️ b) Garantir à criança acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como o direito à proteção, à saúde, à liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e à interação com outras crianças. ✂️ c) O desenvolvimento da identidade e da autonomia. ✂️ d) Sistematizar os princípios e diretrizes gerais da Educação Básica contidos na Constituição, na LDB e demais dispositivos legais, traduzindo-os em orientações que contribuam para assegurar a formação básica comum nacional, tendo como foco os sujeitos que dão vida ao currículo e à escola. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 47Q882136 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024Quais são as implicações legais da Lei Federal nº 11.350/2006 para os profissionais da educação que trabalham em colaboração com agentes de saúde? ✂️ a) Impõe a obrigação de relatar todas as atividades educacionais ao Ministério da Saúde. ✂️ b) Define o papel dos profissionais da educação no suporte à promoção da saúde nas escolas. ✂️ c) Proíbe qualquer tipo de colaboração entre profissionais da educação e agentes de saúde. ✂️ d) Estabelece critérios para a integração de programas de saúde na educação básica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 48Q882131 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024Qual fase do desenvolvimento infantil é caracterizada pelo aprimoramento da coordenação motora fina? ✂️ a) Neonatal (0 a 1 mês). ✂️ b) Primeira infância (1 a 3 anos). ✂️ c) Pré-escola (3 a 5 anos). ✂️ d) Todas as fases acima. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 49Q882127 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024Para se desenvolver, portanto, as crianças precisam aprender com os outros, por meio dos vínculos que estabelecem. Se as aprendizagens acontecem na interação com as outras pessoas, sejam elas adultos ou crianças, elas também dependem dos recursos de cada criança. Entre os recursos que as crianças utilizam, assinale a alternativa que apresenta as que se destacam. ✂️ a) A imitação, as brincadeiras de roda e os jogos matemáticos. ✂️ b) A imitação, a disposição, as danças. ✂️ c) A imitação, o faz-de-conta, a oposição, a linguagem e a apropriação da imagem corporal. ✂️ d) A linguagem de sinais, as danças, os jogos matemáticos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 50Q882137 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024Como a inclusão e a diversidade são abordadas nas políticas nacionais de educação infantil? ✂️ a) A inclusão é considerada apenas em termos de deficiência física. ✂️ b) A diversidade cultural e socioeconômica é enfatizada para promover um ambiente de aprendizado enriquecedor. ✂️ c) Políticas de inclusão são opcionais e dependem da decisão de cada instituição educacional. ✂️ d) A diversidade é desencorajada para manter um padrão uniforme de educação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 51Q882126 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024A escola de Educação Básica é espaço coletivo de convívio, onde são privilegiadas trocas, acolhimento e aconchego para garantir o bem-estar de crianças, adolescentes, jovens e adultos, no relacionamento entre si e com as demais pessoas. É uma instância em que se aprende a valorizar a riqueza das raízes culturais próprias das diferentes regiões do País que, juntas, formam a Nação. Nela se ressignifica e recria a cultura herdada, reconstruindo as identidades culturais, em que se aprende a valorizar as raízes próprias das diferentes regiões do País. Essa definição de escola está presente nas: ✂️ a) Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. ✂️ b) Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. ✂️ c) Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. ✂️ d) Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 52Q882134 | Pedagogia, Legislação da Educação, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024Como as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica influenciam a prática pedagógica na educação infantil? ✂️ a) Limitando a autonomia dos educadores em sua prática pedagógica. ✂️ b) Estabelecendo padrões rígidos de avaliação que todos os alunos devem atender. ✂️ c) Orientando a elaboração de currículos que respeitem a diversidade e promovam uma educação integral. ✂️ d) Focando exclusivamente no desenvolvimento cognitivo das crianças. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 53Q882129 | Pedagogia, Ética Profissional, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024A ética profissional é um conjunto de valores e princípios que orientam o comportamento dos profissionais no ambiente de trabalho. Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta um exemplo de comportamento ético que o trabalhador precisa ter. ✂️ a) Indisciplina. ✂️ b) Desonestidade. ✂️ c) Improbidade. ✂️ d) Respeito. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← Anterior
41Q882125 | Pedagogia, Legislação da Educação, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil articulam-se às Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e reúnem princípios, fundamentos e procedimentos definidos pela Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, para orientar as políticas públicas e a elaboração, planejamento, execução e avaliação de propostas pedagógicas e curriculares de Educação Infantil. Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais é correto afirmar que: ✂️ a) A primeira etapa da educação básica, é oferecida em creches e pré-escolas, as quais se caracterizam como espaços institucionais não domésticos, que constituem estabelecimentos educacionais públicos ou privados que educam e cuidam de crianças de 0 a 5 anos de idade no período diurno, em jornada integral ou parcial, regulados e supervisionados por órgão competente do sistema de ensino e submetidos a controle social. ✂️ b) Não é dever do Estado garantir a oferta de Educação Infantil pública, gratuita e de qualidade, sem requisito de seleção. ✂️ c) A proposta pedagógica ou projeto político pedagógico é o plano orientador das ações da instituição e define as metas que se pretende para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças que nela são educadas e cuidadas. É elaborado num processo individual, sem a participação da direção, dos professores e da comunidade escolar. ✂️ d) É considerada Educação Infantil em tempo integral a jornada de, no mínimo, quatro horas diárias e, em tempo parcial, a jornada com duração igual ou superior a sete horas diárias, compreendendo o tempo total que a criança permanece na instituição. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
42Q882130 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, qual é o principal objetivo da educação infantil? ✂️ a) Preparar a criança exclusivamente para o ensino fundamental. ✂️ b) Desenvolver habilidades de leitura e escrita precoce. ✂️ c) Promover o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social. ✂️ d) Focar apenas no desenvolvimento cognitivo da criança. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
43Q882135 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024Qual é a contribuição do conceito de pedagogia da educação infantil para o desenvolvimento das crianças de 0 a 5 anos? ✂️ a) Enfatizar a importância do aprendizado formal e da alfabetização precoce. ✂️ b) Reconhecer que o brincar é essencial para o desenvolvimento cognitivo, físico e emocional da criança. ✂️ c) Priorizar a transmissão de conhecimentos específicos em detrimento de atividades lúdicas. ✂️ d) Focar no desenvolvimento independente das crianças sem intervenção pedagógica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
44Q1027334 | Raciocínio Lógico, Lógica de Argumentação, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Luiz Alves SC, UNIVALI, 2024Seja o conjunto A representado por "alunos que não gostam de matemática" e o conjunto B por "alunos que gostam de física". Dessa forma, qual é a alternativa que representa corretamente a afirmação equivalente a ¬(¬(A ∪B)), segundo as Leis de De Morgan? ✂️ a) Alunos que gostam de matemática ou gostam de física. ✂️ b) Alunos que não gostam de matemática ou gostam de física. ✂️ c) Alunos que não gostam de matemática e gostam de física. ✂️ d) Alunos que não gostam de matemática nem de física. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
45Q882132 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024Quais são os principais desafios atuais enfrentados pelos profissionais da educação infantil? ✂️ a) Redução do número de alunos por sala. ✂️ b) Falta de formação continuada e valorização profissional. ✂️ c) Excesso de recursos tecnológicos em sala de aula. ✂️ d) Baixa participação dos pais no processo educativo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
46Q882128 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024Com base na proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil e no que ela deve ter como objetivo, assinale a alternativa correta. ✂️ a) Apontar metas de qualidade que contribuam para que as crianças tenham um desenvolvimento integral de suas identidades, capazes de crescerem como cidadãos cujos direitos à infância são reconhecidos. ✂️ b) Garantir à criança acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como o direito à proteção, à saúde, à liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e à interação com outras crianças. ✂️ c) O desenvolvimento da identidade e da autonomia. ✂️ d) Sistematizar os princípios e diretrizes gerais da Educação Básica contidos na Constituição, na LDB e demais dispositivos legais, traduzindo-os em orientações que contribuam para assegurar a formação básica comum nacional, tendo como foco os sujeitos que dão vida ao currículo e à escola. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
47Q882136 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024Quais são as implicações legais da Lei Federal nº 11.350/2006 para os profissionais da educação que trabalham em colaboração com agentes de saúde? ✂️ a) Impõe a obrigação de relatar todas as atividades educacionais ao Ministério da Saúde. ✂️ b) Define o papel dos profissionais da educação no suporte à promoção da saúde nas escolas. ✂️ c) Proíbe qualquer tipo de colaboração entre profissionais da educação e agentes de saúde. ✂️ d) Estabelece critérios para a integração de programas de saúde na educação básica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
48Q882131 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024Qual fase do desenvolvimento infantil é caracterizada pelo aprimoramento da coordenação motora fina? ✂️ a) Neonatal (0 a 1 mês). ✂️ b) Primeira infância (1 a 3 anos). ✂️ c) Pré-escola (3 a 5 anos). ✂️ d) Todas as fases acima. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
49Q882127 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024Para se desenvolver, portanto, as crianças precisam aprender com os outros, por meio dos vínculos que estabelecem. Se as aprendizagens acontecem na interação com as outras pessoas, sejam elas adultos ou crianças, elas também dependem dos recursos de cada criança. Entre os recursos que as crianças utilizam, assinale a alternativa que apresenta as que se destacam. ✂️ a) A imitação, as brincadeiras de roda e os jogos matemáticos. ✂️ b) A imitação, a disposição, as danças. ✂️ c) A imitação, o faz-de-conta, a oposição, a linguagem e a apropriação da imagem corporal. ✂️ d) A linguagem de sinais, as danças, os jogos matemáticos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
50Q882137 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024Como a inclusão e a diversidade são abordadas nas políticas nacionais de educação infantil? ✂️ a) A inclusão é considerada apenas em termos de deficiência física. ✂️ b) A diversidade cultural e socioeconômica é enfatizada para promover um ambiente de aprendizado enriquecedor. ✂️ c) Políticas de inclusão são opcionais e dependem da decisão de cada instituição educacional. ✂️ d) A diversidade é desencorajada para manter um padrão uniforme de educação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
51Q882126 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024A escola de Educação Básica é espaço coletivo de convívio, onde são privilegiadas trocas, acolhimento e aconchego para garantir o bem-estar de crianças, adolescentes, jovens e adultos, no relacionamento entre si e com as demais pessoas. É uma instância em que se aprende a valorizar a riqueza das raízes culturais próprias das diferentes regiões do País que, juntas, formam a Nação. Nela se ressignifica e recria a cultura herdada, reconstruindo as identidades culturais, em que se aprende a valorizar as raízes próprias das diferentes regiões do País. Essa definição de escola está presente nas: ✂️ a) Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. ✂️ b) Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. ✂️ c) Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. ✂️ d) Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
52Q882134 | Pedagogia, Legislação da Educação, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024Como as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica influenciam a prática pedagógica na educação infantil? ✂️ a) Limitando a autonomia dos educadores em sua prática pedagógica. ✂️ b) Estabelecendo padrões rígidos de avaliação que todos os alunos devem atender. ✂️ c) Orientando a elaboração de currículos que respeitem a diversidade e promovam uma educação integral. ✂️ d) Focando exclusivamente no desenvolvimento cognitivo das crianças. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
53Q882129 | Pedagogia, Ética Profissional, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024A ética profissional é um conjunto de valores e princípios que orientam o comportamento dos profissionais no ambiente de trabalho. Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta um exemplo de comportamento ético que o trabalhador precisa ter. ✂️ a) Indisciplina. ✂️ b) Desonestidade. ✂️ c) Improbidade. ✂️ d) Respeito. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro