Início

Questões de Concursos Atividade Técnica de Complexidade Gerencial

Resolva questões de Atividade Técnica de Complexidade Gerencial comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


261Q640085 | Informática, Linguagens, Atividade Técnica de Complexidade Gerencial, MEC, CESPE CEBRASPE

Os requisitos de um sistema definem o que esse sistema deve fazer, bem como estabelecem as restrições de operação e implementação desse sistema. Acerca de requisitos funcionais e não funcionais, julgue os próximos itens.

A frase a seguir é um exemplo de descrição de requisito funcional: A interface de usuário do sistema xxx deve ser implementada como simples HTML, sem frames ou applets Java.

  1. ✂️
  2. ✂️

262Q527777 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Edificações, Atividade Técnica de Complexidade Gerencial, MEC, CESPE CEBRASPE

Os revestimentos de construções civis devem ser executados de forma a permitir bom acabamento construtivo, qualidade estética e durabilidade. Com relação a esse tema, julgue os itens subsequentes.

A areia a ser utilizada para a confecção de argamassas de revestimento deve ter, no máximo, 15% em massa de grãos passantes na peneira n.º 200.

  1. ✂️
  2. ✂️

263Q357186 | Contabilidade Geral, Sistema Integrado de Administração Financeira, Atividade Técnica de Complexidade Gerencial, MDS, CESPE CEBRASPE

As três leis que regem o ciclo orçamentário — PPA, LDO e LOA — são estreitamente ligadas entre si, compatíveis e harmônicas. Elas formam um sistema integrado de planejamento e orçamento, reconhecido na CF, que deve ser adotado pelos municípios, pelos estados e pela União. Acerca dessas leis, julgue os itens que se seguem.

Em decorrência da implantação do SIAFI, a realização da receita e da despesa da União deve ser feita por via bancária em estrita observância ao princípio da unidade de caixa, e o produto da arrecadação de todas as receitas terá de ser, obrigatoriamente, recolhido à conta do Tesouro Nacional, no Banco do Brasil.

  1. ✂️
  2. ✂️

264Q644201 | Informática, Linguagem SQL, Atividade Técnica de Complexidade Gerencial, MEC, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, acerca de transação e suas propriedades.

Quando uma transação é abortada, todas as mudanças que ocorreram no banco de dados devem ser desfeitas. Essa operação pode ser executada por meio do comando ROLLBACK da linguagem SQL.

  1. ✂️
  2. ✂️

265Q622615 | Informática, Modelagem conceitual, Atividade Técnica de Complexidade Gerencial, Ministério da Educação, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos à transformação do modelo conceitual.

Quando se transforma um modelo conceitual em um modelo lógico, os dados passam a ser vistos como estruturas de dados voltadas para as características do modelo lógico escolhido (hierárquico, rede, relacional etc.).

  1. ✂️
  2. ✂️

266Q629127 | Informática, Linux ou Unix, Atividade Técnica de Complexidade Gerencial, MEC, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens de 71 a 75, relativos aos serviços de arquivo e impressão em redes.

No Linux, o arquivo /etc/exports enumera os sistemas de arquivos exportados por meio do NFS e os clientes que podem acessar cada um deles.

  1. ✂️
  2. ✂️

267Q628090 | Informática, Linux ou Unix, Atividade Técnica de Complexidade Gerencial, MEC, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsequentes, a respeito do ambiente Unix.

Se /usr/ast/books/mos2 for o diretório de trabalho, então o comando do shell cp chap-10 backup1 terá exatamente o mesmo efeito que o comando completo cp / u s r / a s t / b o o k s / m o s 2 / c h a p - 1 0 / usr/ast/books/mos2/backup1.

  1. ✂️
  2. ✂️

268Q635042 | Informática, Entidades de padronização, Atividade Técnica de Complexidade Gerencial, MEC, CESPE CEBRASPE

A respeito das tecnologias ADSL, julgue os itens que se seguem.

A primeira geração do ADSL permite acessos com velocidades de download de até 50 Mbps, quando são usadas linhas telefônicas de qualidade, com comprimento máximo de 2 km; para velocidades superiores a essa, é necessário o uso do padrão ADSL2.

  1. ✂️
  2. ✂️

269Q625754 | Informática, Windows, Atividade Técnica de Complexidade Gerencial, MEC, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, relativos aos sistemas operacionais Windows, Unix e Linux.

No Windows, os nomes de arquivos e diretórios podem ser formados por qualquer caractere, sem nenhuma limitação de tamanho ou tipo.

  1. ✂️
  2. ✂️

270Q442286 | Direito Constitucional, Advocacia Geral da União, Atividade Técnica de Complexidade Gerencial, MEC, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, relativos ao Poder Legislativo, ao Poder Judiciário e às funções essenciais à justiça.

A Advocacia-Geral da União tem por chefe o advogado-geral da União, de livre nomeação, pelo presidente da República, entre cidadãos maiores de trinta e cinco anos, de notável saber jurídico e reputação ilibada.

  1. ✂️
  2. ✂️

272Q633234 | Informática, Modelagem de dados, Atividade Técnica de Complexidade Gerencial, MEC, CESPE CEBRASPE

Com relação a modelagem de dados e OLAP, julgue os próximos itens.

Os atributos compostos em um banco de dados podem ser divididos em componentes menores com significados independentes, para facilitar a modelagem de casos em que ora se refere ao atributo como grupo ora a um dos componentes específicos.

  1. ✂️
  2. ✂️

273Q622423 | Informática, Linux ou Unix, Atividade Técnica de Complexidade Gerencial, MEC, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsecutivos, a respeito da tecnologia SFU (Services for Unix) da Microsoft, que permite a integração, até certo ponto, entre ambientes Unix e Microsoft Windows Server.

Um sistema com o SFU em funcionamento suporta as funcionalidades de pipes e links simbólicos.

  1. ✂️
  2. ✂️

274Q620809 | Informática, Engenharia de Software, Atividade Técnica de Complexidade Gerencial, Ministério da Educação, CESPE CEBRASPE

Considerando a UML (Unified Modeling Language), linguagem visual utilizada para modelar sistemas computacionais por meio do paradigma de orientação a objetos, julgue os seguintes itens.

Os diagramas da UML 2.0 dividem-se em diagramas estruturais e diagramas comportamentais, possuindo, ainda, estes últimos uma subdivisão representada pelos diagramas de interação.

  1. ✂️
  2. ✂️

275Q635111 | Informática, Banco de dados Distribuídos, Atividade Técnica de Complexidade Gerencial, MEC, CESPE CEBRASPE

Com relação aos conceitos de banco de dados distribuídos, julgue os itens a seguir.

A fragmentação horizontal divide uma relação segundo seus atributos, mantendo somente alguns atributos da relação. A fragmentação vertical de uma relação é um subconjunto das tuplas que pertencem a um fragmento especificado por uma condição sobre um ou mais atributos da relação.

  1. ✂️
  2. ✂️

276Q646386 | Informática, Arquitetura de Computadores, Atividade Técnica de Complexidade Gerencial, Ministério da Educação, CESPE CEBRASPE

Com referência às arquiteturas de hardware RISC, Intel e storage, julgue os itens subsequentes.

Atualmente, os processadores Intel contêm um núcleo RISC que executa as instruções mais simples — que normalmente são as mais comuns — em um único ciclo de caminho de dados, enquanto interpreta as instruções mais complexas no modo CISC.

  1. ✂️
  2. ✂️

277Q617572 | Informática, Banco de Dados, Atividade Técnica de Complexidade Gerencial, MEC, CESPE CEBRASPE

Considerando que o conceito de transação é usado dentro do domínio de banco de dados como uma unidade básica de computação consistente e confiável, julgue os próximos itens, acerca de controle e processamento de transações.

Os níveis de isolamento de transações definidos pela SQL ANSI 92 são leitura não consolidada, leitura consolidada, leitura repetível e serializável de anomalia.

  1. ✂️
  2. ✂️

278Q559278 | Informática, Aplicativos, Atividade Técnica de Complexidade Gerencial, MEC, CESPE CEBRASPE

Acerca de arquitetura de aplicações para Internet e web, julgue os itens subsecutivos.

Nas arquiteturas cliente/servidor de dois níveis, a aplicação tem uma lógica de apresentação, executada no browser, mas a lógica de negócio deve ser executada em outra máquina diferente do servidor HTTP.

  1. ✂️
  2. ✂️

279Q628458 | Informática, Outros, Atividade Técnica de Complexidade Gerencial, MEC, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsequentes, relativos ao EnterpriseDB.

As distribuições do EnterpriseDB são suportadas pelas plataformas Linux, Windows e Solaris, além dos seguintes conectores para as linguagens de programação e ambientes: JDBC, ODBC, Python, PHP e Perl. Entretanto, ainda não oferecem suporte para NET (dot net) e ESQL/C + + (Embedded SQL para C++).

  1. ✂️
  2. ✂️

280Q621606 | Informática, Banco de dados Orientado a Objetos, Atividade Técnica de Complexidade Gerencial, MEC, CESPE CEBRASPE

A respeito de banco de dados orientado a objeto, julgue os itens subsequentes.

Normalmente um objeto é criado por algum programa de aplicação em execução, pela chamada da operação construtor do objeto. Nem todos os objetos criados são armazenados permanentemente no banco de dados. Os objetos persistentes terminais existem durante a execução do programa e desaparecem quando o programa termina. Os objetos transitórios são armazenados no banco de dados e continuam a existir após o término do programa.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.